Guitarra acustica de compensado naval, loucura?

Autor Mensagem
Jo-Jo
Veterano
# dez/10
· votar


Perdao devo ter me enganado, tenho 28 anos.

Deiab
Veterano
# dez/10
· votar


Jo-Jo
14 anos, Araraquara / SP, Brasil

Cadastrado em 14/12/2010

Mensagens: 7 · Tópicos: 2


Na tua página inicial, detalhes do usuário.

Deiab
Veterano
# dez/10
· votar


Por isso a galera ficou preocupada. Nem esquente, todo mundo já se estranhou e voltou ao normal por aqui algum dia.
Um abraço e capriche na viola.

Jo-Jo
Veterano
# dez/10
· votar


Ja corrigi o meu perfil, perdao por ter ficado nervoso e que nao me chamavam de ''moleque'' a ums 15 anos!

Deiab
Veterano
# dez/10
· votar


Jo-Jo
ahahahaahahahaha.
Calma, com o tempo você vai adquirir o meu status de "tio"!
Um abraço.

Math-Ador
Veterano
# dez/10
· votar


Ei amigo Jo-Jo
Se conseguir concluir essa façanha...aproveita e posta umas pics e uns sons pra gente conferir aqui! vlw!

Jo-Jo
Veterano
# dez/10
· votar


Deiab

Isso acontecera logo, minha cunhada esta gravida de oito meses!

Vou sim tentar fazer tal facanha, dando certo posto fotos de minha experiencia, so que provavelmente nao farei o braco de compensado,algo como cedro ou mogno da?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


Jo-Jo
Cara, eu não disse que vc é adolescente...
E eu usei o termo "moleque" genéricamente (não dirigido especificamente à vc) e não no sentido pejorativo do termo (moleque = pilantra, mas sim moleque = menino), ademais, era o que o seu perfil dizia (14 anos!).
Apenas tentei fazê-lo ver que "...querer NÃO é poder...".
Para mexer com ferramentas de corte, elétricas e construir uma guitarra, é preciso TREINAMENTO adequado e estudo teórico e prático, que muitas vezes leva anos...
Se vc quer construir uma guitarra, algumas dicas:
1) Estude atentamente, na teoría e ná prática o processo.
2) Aprenda a mexer com ferramentas (vc sabe como se usa um formão, por exemplo?).
3) Compre partes prontas (principalmente o braço); até grandes luthiers fazem isso regularmente.
Abç

Curly
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

todos que quiserem mexer com ferramentas deveriam ler isso:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=4027631&tid=2512032500650786 561

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


Curly
Pois é cara...
Eu tenho os dedos e mãos cheios de cicatrizes, e volta e meia, mesmo com toda a minha experiência eu me machuco...
E eu sou baixista, tenho uma banda com amigos... Ter que parar de tocar (mesmo sendo péssimo baixista) seria um suplício....
Abç

kiki
Moderador
# dez/10
· votar


Jo-Jo
E pra alguns precepitados, que por acaso nem minha idade perguntaram, tenho 28 anos, sou arquiteto e musico por hobbye, tenho boa experiencia em marcenaria ja que sou ferreomodelista(modelismo ferroviario) e mexo muito com estruturas de madeira, porem mesmo tendo experiencia com madeira nao entendo muito de sua aplicacao em instrumentos musicais por isso recorri a este forum.

ué, mas foi a primeira coisa que eu perguntei:
voce ja mexe com marcenaria?
voce sabe usar esse tal "compensado naval"?
fale mais sobre ele, eu não sei do que se trata.


justamente pra saber se voce sabe o que ta fazendo.
como voce nao respondeu, ficou a duvida no ar.

eu entendi perfeitamente seu intuito, pois eu já fiz um projeto parecido, construi uma guitarra meio na raça. ou seja, eu sei que é possivel, e sempre que alguem quiser fazer uma, eu to disposto a ajudar.

mas tambem ja vi varios metidos a "vou virar luthier" chegar aqui com mil ideia e depois desistir. mais do que projetos que deram certo.

só pra constar, tambem sou arquiteto, e te garanto que isso ajuda em diversos aspectos.

Jo-Jo
Veterano
# dez/10
· votar


Kiki e Bertola

Perdao, houve uma confusao, por engano coloquei no perfil a idade de 14 anos e nao percebi. Por isso alguns membros me advertiram(achando que eu tinha 14 anos) como nao sabia que minha idade no perfil estava errada me senti ofendido! Mas esta tudo ok, e eu no lugar de vcs tambem advertiria um garoto de 14 anos querendo fazer um violao sozinho!

makumbator
Moderador
# dez/10 · Editado por: makumbator
· votar


Deiab

No perfil dele agora aparece 28 anos...mas pelo visto estava antes em 14 anos.

Jo-Jo

Como vc diz que tem experiência com madeira(mesmo que não exatamente em lutheria) e seu objetivo é mais na construção pelo prazer do próprio processo de fabricação(e não em obter necessariamente um instrumento excelente), acho que vale a tentativa.

Claro que vc mesmo sabe que não sairá um primor, mas como isso não é tão importante, vá em frente!

Mas é sempre importante lembrar da segurança, independente se sua idade(um forista daqui já perdeu parte de um dedo tentando fazer um pedalboard, ou case, não me lembro exatamente). É salutar também consultar lguma literatura básica de lutheria, para vc não começar totalmente sem bases.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


Jo-Jo
Tudo bem cara, também peço desculpas. Mas, por favor, procure seguir o que lhe recomendamos.
Outra coisa: Fazer um violão é coisa para profissional altamente gabaritado, demora, custa caro e são necessárias ferramentas muito específicas que não estão à venda em lugares comuns. Portanto, faça uma guitarra, e, como eu disse acima, comece comprando o braço pronto.
Abç

Jo-Jo
Veterano
# dez/10
· votar


Valeu pessoal, foi analisar a ideia, qualquer novidade posto algo!

kiki
Moderador
# dez/10
· votar


Jo-Jo
o louco, o cara dobrou de idade em um dia!

no aguardo de novidades...

T-Rodman
Veterano
# dez/10
· votar


Jo-Jo
quer um projeto bacana pra começar?

- cigar-box guitar
- home-made lap steel

Creio que com um desses dois projetos, você possa se iniciar na arte de construção de instrumentos, aprender um pouco sobre a história da música (a guitarra nasceu das cigar-box, incluindo o blues) - pra depois chegar em projetos mais detalhados.

É o que eu faria. A idéia o cigar-box-lap-steel eu ainda tenho na cabeça pra fazer, mas sei que isso não é tão simples.
Minhas artes manuais começaram com PCs, tentando fazer casemods e watercooler. Nunca me machuquei, mas vi como é perigoso manipular uma serra-copo em latão, por exemplo. Hoje em dia, eu só trabalho com dremel, que é menor e mais seguro, rs.

boas façanhas.

amplexos

T.

MMI
Veterano
# dez/10
· votar


T-Rodman

Creio que com um desses dois projetos, você possa se iniciar na arte de construção de instrumentos, aprender um pouco sobre a história da música (a guitarra nasceu das cigar-box, incluindo o blues) - pra depois chegar em projetos mais detalhados.

Desculpe, mas não é bem isso... A guitarra veio do violão eletrificado, tipo o violão que o Jo-Jo postou no início. E esse tipo de violão veio luthiers que resolveram fazer um meio entre a viola e o cello (de orquestra), ficou grande para tocar como viola/violino e pequeno para tocar como cello ou contra-baixo. Esse instrumento ficou popular e depois ganhou captadores, nascendo as guitarras. Depois vieram Leo Fender e Les Paul que fizeram guitarras elétricas sólidas e o resto é lenda.

De qualquer forma, o lap steel e cigar box guitar são boas idéias sim. Para o cigar boz,o problema continua sendo o braço. O lap é muito legal, eu gosto muito.

Jo-Jo
Veterano
# dez/10
· votar


Gostei da ideia da cigar box, valeu T-Rodman, muito obrigada!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra acustica de compensado naval, loucura?