mudar afinação constantemente

    Autor Mensagem
    bruno maia
    Veterano
    # nov/10


    e ae galera!
    to com uma dúvida:mudar constantment a afinação da guitarra(tipo afinar em D e dpois em E) pode fazer com q as cordas(ou algumas cordas) arrebentem?
    abraços

    Iommi Young
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Sei lá cara, eu faço isso e nunca me preucupei em arrebentar não....

    Mas eu nao mudo assim com tanta frequencia sabe...

    Doggy
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Não, e se quebrarem, é porquê já deveriam estar num museu.

    GOREFESTA
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    to com uma dúvida:mudar constantment a afinação da guitarra(tipo afinar em D e dpois em E) pode fazer com q as cordas(ou algumas cordas) arrebentem?

    As cordas não, mas o braço sim...

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/10
    · votar


    Boa noite!!!

    bruno maia
    Na minha opinião, considerando seu exemplo não, pois as cordas têm sua tensão normal afinadas em E.
    Agora, toda vez que vc alterar a afinação terá que regular o tensor da sua guitarra e isso pode não ser tão bom para a vida útil do braço de sua guitarra.
    Valeu!!

    bruno maia
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    agradço todas as respostas, mas pr q dvo regular o tnsor toda vz q mudar a afinação?

    msp1909
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    bruno maia

    Imagine que o tensor esta regulado a tensão das cordas afinadas em E.
    Se vc muda a afinação, vc vai ter que regular o tensor pra poder ficar em "equilibro" de novo

    Neirocker
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    bruno maia
    porque afinando em D as cordas vão ficar mais moles e conseqüentemente gerar menos tensão no braço fazendo com que ele se empene levemente para traz e com isso as cordas mais grossas irão tratejar, para várias afinações é indicado ter 2 guitarras(uma para cada afinação)

    jimmy vandrake
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    bruno maia

    Sem problemas, basta que as cordas sejam de boa qualidade.
    Não traz nenhum tipo de problema quanto a braço e tensor.

    Gareth
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Penta_Blues
    Aproveitando o tópico, não sei se tem logica ou não, mas com guitarras com micro-afinação tambem pode diminuir a vida util do braço se, por exemplo, eu tocar direto em E e umas 3 musicas em D? (alterando a afinação apenas na micro-afinação)

    Neirocker
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Gareth
    sim, pois as cordas vão exercer menos tensão do mesmo jeito e a ponte vai ficar desregulada em D e demora pra a afinação ficar constante se você tocar afinado em E e depois mudar pra D, vai ficar desafinando durante uns 20 minutos.
    flw

    Spect
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Não acredito que mudar a regulagem do tensor toda hora também seja uma opção exatamente boa. Você vai estar expondo o braço e o próprio tensor a uma mudança de tensão constantemente, não deve ser muito bom isso. O ideal seria você ter 2 guitarras.

    Anyway, afinar em D você fala open D ou drop D? Se for só drop D, não vejo problema algum, tendo em vista que a diferença na tensão que as cordas vão exercer vai ser mínima.

    Gareth
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Neirocker
    Okay, valeu =D

    Daniel_MV
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Falando de guitarra com ponte fixa, acho que para tocar uma música ou outra de vez em quando em D ou Eb não pega nada nem essa parada de tensor, o Edmar Luighi me falou isso.

    Lógico se vc tem muitas músicas no seu repertório com afinação mais grave aí é legal considerar a idéia de ter uma guitarra somente com essa afinação.

    Agora com floyd o negócio é mais embaixo.

    lcsrs
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    aproveitando o topico qual o tempo maximo pra deixar uma corda na guitarra?? pq eu to com as minhas da dunlop a 5 meses e sei la pra mim nao muda nada mas prejudica a guitarra?
    valew

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    lcsrs
    Troque as cordas quando você ver que elas estão enferrujadas, veja se elas estão "escuras" e se após vc tocar fica alguma ferrugem no seu dedo.

    Se sim, então troque elas! Cordas de marcas melhores duram mais.

    O Pessoal aqui recomendam muito a D'Addario e a Elixir.

    Math14
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Math14
    · votar


    lcsrs
    não tem tempo exato ,cara vc tem q trocar quando tiver enferrujada,eu geralmente troco a minhas quando arrebenta uma corda,e eu sempre que vou limpar a guitarra passo um pano seco debaixo das cordas pra tirar a sujeira

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Essa estória de ficar mudando constantemente a afinação pode resultar em uma coisa: Empeno do braço.
    Se vc quer tocar com outra afinação, use outra guitarra regulada para tal.
    C'est fini.
    Abçs

    Daniel_MV
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    E para quem tem floyd e usa o D-Tuna direto, zoa o braço?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Daniel_MV
    Menos, pois vc só mexe na tensão de 1 corda...
    Abç

    Daniel_MV
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Bertola, aproveitando esse assunto de braço , sabem aquele truque que o Nuno Bettencourt fazia no violão, empurrando o corpo para trás e o braço para frente, para simular um trêmolo?

    Ontem eu estava tocando com a minha Fender e sem querer, toquei um mizão solto e depois apoiei a mão na parte de trás do braço e notei uma pequena variação na afinação do mizão.

    Ai fiz essa simulação, bem de leve, e vi que rolava mesmo, tanto para frente quanto para trás, ai fiquei encanado do braço não estar 100% travado, mas depois refletindo bem, isso é uma flexibilidade natural da madeira correto? Nenhum braço de guitarra é duro igual uma barra de aço...

    EU fiquei encanado de ser algum problema na junção do braço com o corpo mas acredito que não tem nada a ver correto? A propósito eu nunca faria esse truque constantemente pois isso sim deve ser um prato cheio para zoar o braço.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Daniel_MV
    Sim, essa "tática" comum. Todos os grandes guitarristas faziam isso.
    Porém, evite isso, principalmente se sua guitarra tiver braço fino ou for de baixo custo.
    O dia em que vc puser as mãos em uma Fender ou Gibson dos anos 60/70 verá o quão robustas essas guitarras eram, além de usarem madeiras mui estáveis e de alta qualidade, de estoques que datavam da 1ª Guerra Mundial! e de árvores que chegavam a idades avançadas (e eram grandes), coisa que não existe mais hoje em dia. Portanto, não há como comparar um Fender Strato dos anos 60/70 com (a maioría) de hoje.

    Abç

    Daniel_MV
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    To ligado disso ai Bertola, aquelas stratos do Malmsteen são desse naipe ai, por isso que ele faz o diabo com elas, ponte levantada para poder ter ação para trás, etc...e ainda assim pelo que sei as guitarras dele são impecáveis.

    ENtão mas vc confirma que esse lance ai que eu citei da minha fender não tem nada a ver com a junção do braço correto?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Daniel_MV
    Não tem nada à ver não...
    Abç

    ppaulo
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    revivendo o tópico...

    tenho uma fender jaguar e nao tao constantimente, mas algumas vezes por mes eu mudo a afinação dela...

    se alguem puder acrescentar algo no tópico em relaçao aos prejuízos que isso pode causar em uma guitarra... obrigado desde já

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a mudar afinação constantemente