Potenciômetro de tonalidade (dúvida pra quem entende de elétrica)

Autor Mensagem
Pepe Le P
Veterano
# out/10 · Editado por: Pepe Le P
· votar


Poisé eu fiz uns testes rápidos mexendo na regulagem do meu Vox VT 50 (tirando agudos e médio e colocando graves) e não conseguir obter um timbre exatamente como fechando com o controle de tom da minha guitarra.

Provavelmente eu nunca vou usar em condições extremas como as que testei rapidamente (tom todo fechado), mas pode ser interessante fechar um pouquinho pra obter um timbre mais puxado pro "jazz das semi-acústicas".

Pretendo que a guitarra que vou encomendar seja versátil o suficiente pra tirar timbres distintos com qualidade, mesmo sabendo que não da pra contemplar tudo com um único instrumento, ao menos não "aquele timbre" que o cara possa vir a imaginar.

Vou dar uma testada se consigo timbrar legal só pelo amp mesmo, pois eu sou simpático a opinião do colega xGumAx de deixar a guitarra simples gerando o som mais "bruto" e ir timbrando no amp (ou eventualmente pedais).

Mais opiniões são bem-vindas para enriquecer a discussão.

emaniox
Veterano
# out/10
· votar


PRa ter versatilidade, pode-se usar no lugar do potenciometro de tonalidade uma chave rotativa com N posições. Uma delas vc deixa deligada, e nas outras vc coloca um capacitor diferente em cada. Se quiser pode colocar também um resistor em série em cada. Cada capacitor muda a frequencia de ressonancia/corte, e o resistor serviria para dosar o efeito. Em tese pode-se até "afinar" a ressonancia, para ressoar o mi, o si, etc, mas pra isso seriam necessários componentes muito precisos.

O problema deste esquema é que o resistor é fixo, nao tem como trocar. Acredito que com o pot de volume seja possível alterar (muito) pouco o efeito.

Flw.

two
Veterano
# out/10
· votar


Acho que isso que vou postar não responde a questão por completo, mas pode ajudar a entender melhor a ligação do pot de tonalidade etc.
http://pisotones.com/Articulos/LP-Wiring/LP-Wiring.htm

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Potenciômetro de tonalidade (dúvida pra quem entende de elétrica)