Vale a pena dar esse upgrade nesta guitarra?

Autor Mensagem
samick21
Veterano
# set/10 · Editado por: samick21


Pessoal, por favor me digam se vale a pena investir numa Ibanez RG 321 (coréia).

Tenho ela há 1 ano, e resolvi colocar uma ponte gotoh, captadores: Dimarzio Evolution(bridge) e Seymour Alnico Pro II (neck).

Tenho as peças, e vou gastar por volta de 150 reais com luthier.

Sei que muitos vão dizer que a guitarra é compensado e talz...mas gosto muito desta guitarra, mesmo sendo ponte fixa...

o que me dizem?

Iversonfr
Veterano
# set/10
· votar


samick21

Eu só não acho legal por a floyd, pois modifica demais a guita e quando voce quiser vender, não vai ter como por de volta a ponte original dela por motivos óbvios... já os caps eu acho muito legal por sim já que estão parados aí, qd for vender, tira e poe os originais... esses caps são pra vida toda...

samick21
Veterano
# set/10
· votar


Eu só não acho legal por a floyd

é vdd, a fixa iria valorizar mais a guita, deixá-la mais original, será que tem gotoh ponte fixa? se não, que marca seria boa?

PedroAugustoMusic
Veterano
# set/10
· votar


cara ... concordo com vc quando diz que muita gente vai dizer q não vale a pena investir nessa guitarra.
mas eu sou da seguinte opinião, gosto é gosto cara, se vc gosta dela, acha confortável, enfim, nesse caso vale a pena sim, vc vai colocar uns equipos tops de linha na sua guitarra que não é top mas é uma boa guitarra ... logo vc vai ter uma guitarra que agrada o seu gosto e com otimos equipamentos instalados que vao melhorar sua qualidade.

acho q vc deve pensar o seguinte, o som é bom? eu gosto? é confortável de tocar? atende aquilo que eu espero e quero tirar dela?
se as respostas forem positivas OK vá em frente seja feliz com seu equipo e não ligue pro que vão dizer

Hammer
Veterano
# set/10
· votar


a minha opiniao... se a guitarra é de compensado não vale...

colocar caps bom em guitarra de compensado é "salgar carne podre!" eles nunca vao te dar um som satisfatório o quanto foram feitos para dar.... (vc vai gastar e não vai sentir uma diferença significativa...)

na minha opiniao se vc gosta da guitarra deixa ela para treinar e parte para uma guitarra melhor... ou até um amplificador bom vai te da melhores resultados que a troca dos caps em si....

é o que eu penso...abs!

Conde_guitar
Veterano
# set/10
· votar


samick21

Sendo mudanças assim, não-permanentes, vale sim a pena visto que vc tem um carinho por ela, depois se pegar uma guitar melhor, tire as peças top que pos e ponha na outra.

Hammer
Veterano
# set/10
· votar


e mais ponte floyd por melhor que seja possui uma grande chance de desafinar e te decepcionar e ai não tem como voltar atrás ...

Metal bass
Veterano
# set/10
· votar


Faça as contas de qto vai agstar, mais o preço das peças. Com o valor total, veja se consegue comprar uma guitarra melhor no mercado... se não conseguir, turbine a sua!

daniel_guitar
Veterano
# set/10 · Editado por: daniel_guitar
· votar


samick21
as 321 que vi não eram de compensado não, e sim nato (mogno asiatico) pela qualidade da guitarra e a sonzeira que deve ficar com a captação vale a pena sim, agora só precisa dos captadores mesmo, ponte fixa enrolando bem as cordas nas tarrachas não deve ter problema não Edit: agora que vi certeza que usar os caps mesmo Dimarzio Evolution(neck) e Seymour Alnico Pro II (bridge). ia ter mais peso no braço que na ponte...

daniel_guitar
Veterano
# set/10
· votar


o cara usa a mesma guitarra que a sua saca aí http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/239478/

samick21
Veterano
# set/10
· votar


as 321 que vi não eram de compensado não, e sim nato (mogno asiatico) pela qualidade da guitarra e a sonzeira que deve ficar com a captação vale a pena sim, agora só precisa dos captadores mesmo, ponte fixa enrolando bem as cordas nas tarrachas não deve ter problema não Edit: agora que vi certeza que usar os caps mesmo Dimarzio Evolution(neck) e Seymour Alnico Pro II (bridge). ia ter mais peso no braço que na ponte...

Pois é cara, é uma discussão danada...uns dizem que é compensado, só porque foi fabricado na coréia, outros dizem que não...pra falar a verdade...a guitarra tem um timbre que eu gosto...impossível piorar com uns caps desses...(eu acho)...e sobre o peso no braço...quero colok o dimarzio na ponte para solos mais brilhantes, porém agressivos...o alnico é só pra compor o conjunto, e usá-lo para clean...já toquei com um, é muito da hora!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


samick21
Cara, em 1° lugar certifique-se de que material é feito o corpo de sua guitarra: Compensado ou madeira maciça. Se for compensado, esqueça. Venda-a e compre outra. Se for madeira maciça, faça um "up-grade".
Agora, na minha opinião, o ideal, ao se fazer um "up-grade" em um instrumento, é sempre respeitar a relação custo-benefício. Gastar de mais, ou de menos, é sempre contraproducente.
Abç

daniel_guitar
Veterano
# set/10
· votar


samick21
a sua é com pintura ou sem? segunda o Tubarão da comunidade ibanez Brasil ele afirma que a RG 321 natural é maciça, agora a com pintura ele não viu para afirmar

samick21
Veterano
# set/10
· votar


a sua é com pintura ou sem? segunda o Tubarão da comunidade ibanez Brasil ele afirma que a RG 321 natural é maciça, agora a com pintura ele não viu para afirmar

Ela é com pintura sim. ano 2003 e como eu disse fabricada na coréia...veio com captadores Ibanez INF3 e INF4. Ponte fixa Ibanez...

Já tive samick, les paul shelter sx, tagima zero e agora estou com esta...se for para trocar de guitarra eu irei pegar no mínimo uma ibanez japonesa, e no momento não tenho cash pra isso, minha intenção é ficar com a 321, sossegar por uns 2 anos no mínimo...e depois, "pensar" em adquirir uma guita top...

samick21
Veterano
# set/10
· votar


Faça as contas de qto vai agstar, mais o preço das peças. Com o valor total, veja se consegue comprar uma guitarra melhor no mercado... se não conseguir, turbine a sua!

Se eu conta quanto paguei nela...caps e manutenção...essa guitar vai sair para mim por volta de 1500,00 contos...

daniel_guitar
Veterano
# set/10
· votar


Faça as contas de qto vai agstar, mais o preço das peças. Com o valor total, veja se consegue comprar uma guitarra melhor no mercado... se não conseguir, turbine a sua!

mas no caso você já tem a guitarra, séria você ver quanto conseguiria vendendo ela + a grana dos captadores se poderia pegar uma guitarra de nível melhor, mas sei lá é bacana ter uma guitarra de médio porte turbinada, se o cara for só usar guitarra de 2 mil para cima quando não tiver com carro nem carona não vai tocar fora...

samick21
Veterano
# set/10
· votar


mas no caso você já tem a guitarra, séria você ver quanto conseguiria vendendo ela + a grana dos captadores se poderia pegar uma guitarra de nível melhor, mas sei lá é bacana ter uma guitarra de médio porte turbinada, se o cara for só usar guitarra de 2 mil para cima quando não tiver com carro nem carona não vai tocar fora...

Pode crer cara...olhando por este lado, você disse o que eu sinto...não adianta me prender a pegar uma guita top, se ando á pé...rsrsrs

Ps. Vejam que corrigi o tópico, o SD é neck(braço), e o DZ que é bridge(ponte)...foi malz...

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


samick21

Eu acho que não importa esse negócio de desvalorizar a guitarra tirando pote fixa para colocar flutuante, a não ser que tu vá vendê-la, mais tarde. E se for para esse fim, então nem gaste teu dinheiro investindo nela.

Enfim, se quer investir na guitarra, tranquilo, até porque eu sou a favor disso. Tenho uma 350 e planejo fazer uma série de mudanças nela. Os captadores que tu escolheu são muito bons, apesar de eu nunca ter visto Dimarzio junto com Seymour Duncan, hehe. Sobre a ponte, se tu quer tirá-la para colocar uma flutuante, já vou avisando que tu vai ter de fazer um novo corpo pra ela, que tenha as medidas da Floyd Rose Gotoh.

Outra coisa: quem foi que te disse que essa guitarra é feita de compensado? Até onde eu sei, essas Indonésia são os mesmos Basswood usados nas japonesas. Pra mim, isso tá com cara de conspiração de alguém por aqui...

Abs

samick21
Veterano
# set/10
· votar


Vinícius Iron

Eu acho que não importa esse negócio de desvalorizar a guitarra tirando pote fixa para colocar flutuante, a não ser que tu vá vendê-la, mais tarde. E se for para esse fim, então nem gaste teu dinheiro investindo nela.

pois é através deste tópico resolvi que vou deixar a ponte fixa mesmo...

vc acha que Dimarzio com SD não fica legal? porque senão vou colocar os 2 evolution...ou os 2 SD Alnico...

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


samick21

Vejamos, cara... qual a tua intenção? Evolution são captadores de alta saída e, na minha opinião, um dos timbres mais bonitos da Dimarzio, pra não o mais bonito.

Sobre o Duncan, se eu não me engano (posso estar enganado, hehe), eles são os das Gibson do Slash. Não tem saída muito forte, mas tem um timbre bonito também. Bom, EU acharia que eles ficariam melhores em uma Gibson, mas a decisão é tua.

Dois Evolution ficariam bem legais na guitarra. O da ponte vai te dar alta saída e belo timbre e o do braço tem um som extremamente aveludado. Fica de arrepiar fazer arpejos com ele.

Eu colocaria, nessas tuas opções, os dois evolutions, mas a escolha é tua. ;)

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


pra não dizer o mais bonito.



Vivo comendo palavras...

Bigtransa
Veterano
# set/10
· votar


samick21
pelo que me lembro essa ibañez é em mogno e é uma excelente guitarra..... não vejo muito sentido em trocar uma ponte hardtail....... os captadores tb acho legais.....

samick21
Veterano
# set/10
· votar


Vinícius Iron

Então cara, sou apaixonado pelos evolution, amigo meu tem uma jem indonésia que tem eles...cara...parece outra guitarra...

porém o alnico como vc disse é o que o slash usa sim, veja no site da SD...ele é muito bom pra clean...como eu toco reggae ele será bem versátil para mim...

Eu tenho medo desta combinação, o captador foi caro...rsrsrs, o luthier tem o evolution do braço, disse que se eu quiser ele troca comigo...até lá terei que decidir...

samick21
Veterano
# set/10
· votar


Bigtransa

Cara! a melhor coisa foi abrir este tópico...estou quase 100% convencido de que minha guitarra é corpo sólido!

Bigtransa
Veterano
# set/10
· votar


samick21
pode ter certeza...... eu tenho uma GRG121 que é uma versão inferior a sua e a guitarra é sólida tb.......

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


samick21

Tu toca Reggae? Então a tua intenção seria usar mais o som limpo, certo?

Nesse caso, não compre os Evolution. Eles não tem som limpo.

- Óbvio que tem, mas eu digo no sentido de o som limpo deles serem horríveis. Evo são captadores para canal sujo, para a distorção, e nisso eles fazem um trabalho perfeito -

Se a tua intenção é, principalmente, limpo, então vai com os Seymour.

samick21
Veterano
# set/10
· votar


Vinícius Iron

Eu sou o guitar solo na banda, então pra solos uso distorção (boss me 8) e acrescento um wah (cry baby)...para evolution combinam extremamente bem, por isso quero tanto eles...

o limpo seria para quando não estiver solando, fazendo a base e frases...

samick21
Veterano
# set/10
· votar


Vinícius Iron

Sem contar que nas horas vagas, toco muuuuuito rock clássico...hehe.

Vinícius Iron
Veterano
# set/10
· votar


samick21

Hmm... nesse caso, a tua combinação seria a mais ideal. Tu pode colocar o Evo na ponte para solar e colocar o Seymour no braço para o limpo. Tu também pode colocar aquele gatilho (não sei o nome real dele) que tu seleciona o captadores, no meio. Assim, ele pega um pouco do timbre do Evo e um pouco do Seymour, dando um limpo um pouquinho diferente, que tu pode gostar.

Tu não conhece o PAF Pro, também da Dimarzio? É EXCELENTE para o braço. Tem um limpo muito legal e um timbre muito bonito também. A maioria dos guitarristas gosta muito de usá-lo, quando estão a procura de um captador pro braço.

daniel_guitar
Veterano
# set/10
· votar


Vinícius Iron
Nesse caso, não compre os Evolution. Eles não tem som limpo.
sem criar confusão um amigo toca na igreja com uma Jem com o Evo. no braço (o captador da ponte é um JB já pegou ela ssim) e ele se comporta bem tanto na distorção como no clean, o da ponte meu professor usa uma n4 e toca de hard rock, rock´n roll, até cover de pink floyd e ele se comporta bem também o lance e paciência para timbrar...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vale a pena dar esse upgrade nesta guitarra?