construir guitarra semi-acustica

    Autor Mensagem
    danirock
    Veterano
    # set/10 · Editado por: danirock


    eu quero saber como construir uma guitarra semi-acustica

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/10
    · votar


    danirock
    Pergunte a seu luthier...
    Já vou avisando: Sai BEM caro...
    Abç

    danirock
    Veterano
    # set/10
    · votar


    ^^eu sei que sai caro^^

    kiki
    Moderador
    # set/10
    · votar


    pesquise

    tem material de luthieria espalhado pelo fórum
    tem vários sites sobre construção de guitarra

    é necessário saber um pouco de ingles, se não nao vai achar quase nada.

    danirock
    Veterano
    # out/10
    · votar


    eu gostaria de mais respostas

    Conde_guitar
    Veterano
    # out/10
    · votar


    danirock

    Vc mesmo quer contruir????

    Se a resposta é sim, não faça isso!!
    Antes comece com guitarras mais fáceis como stratos,telecasters e tal,guitarras com braço parafusado.
    Fica esperto pq em tempos e tempos o Valter Bergamo (Espetinho xD) disponibiliza um curso virtual de luthieria que te dá a possibilidade de construir essas guitarras mais fáceis como stratos e teles.

    Mas se quer construir uma além de madeiras,parte elétrica completa,materiais para acabamento vai precisar de ferramentas para tal construção.

    danirock
    Veterano
    # out/10 · Editado por: danirock
    · votar


    parafuso,maquina que deixa madeira umida,etc
    eu tenho isso tudo!

    Conde_guitar
    Veterano
    # out/10
    · votar


    danirock

    parafuso,maquina que deixa madeira umida,etc
    eu tenho isso tudo!


    Já tem blocos de raiar,fretsaw,cola quente caseira,prensa de colagem e outros???

    Já tem conhecimento básico em luthieria? Ou é mais uma aventureira que nem sabe se é facil ou não construir guitarras de braço colado?

    Hambo
    Veterano
    # out/10
    · votar


    danirock

    parafuso,maquina que deixa madeira umida,etc
    eu tenho isso tudo!


    agora sim a coisa mudou totalmente de figura...
    velho o que voce tem ou deixa de ter nao muda nada, ja construiu algum instrumento antes?? se não comece por algo de corpo sólido, pois uma vez conversei disso com meu luthier ele falou que é muito mais dificil construir um violão ou uma semi-acustica.

    Conde_guitar
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Conde_guitar
    · votar


    danirock

    parafuso,maquina que deixa madeira umida,etc
    eu tenho isso tudo!

    agora sim a coisa mudou totalmente de figura...
    velho o que voce tem ou deixa de ter nao muda nada, ja construiu algum instrumento antes?? se não comece por algo de corpo sólido, pois uma vez conversei disso com meu luthier ele falou que é muito mais dificil construir um violão ou uma semi-acustica.



    Disse tudo meu velho!

    MMI
    Veterano
    # out/10
    · votar


    danirock

    No último mês visitei a fábrica da Gibson e a oficina de um dos maiores luthiers dos EUA, justamente reconhecido por fazer archtops. Na fábrica da Gibson que visitei (Memphis) é exatamente onde se produz as semis e algumas archtops, já que em Nasville se faz as sólidas e em Montana se faz os violões. Vi fazer e fui apresentado às máquinas e alguns processos.
    Na Gibson se usa na quase totalidade madeiras laminadas, utilizam um "sanduíche" de 2 folhas de maple e o do meio é em poplar.As madeiras são secadas e depois vão para uma prensa onde se cola e molda (o "abaulamento") do tampo e fundo. Não se esqueça que são usadas folhas de maple "bookmatched". Existe uma prensa que faz as laterais, também com madeiras "bookmatched". Depois as laterais são coladas ao bloco central e depois ao fundo e tampo e amarradas para que fiquem unidas. O braço não foge muito doprocesso de um braço normal.
    Para dar uma idéia, esse videos vão lhe ajudar mais...
    corpo
    braço
    inspeção final
    Eu também estive com Jimmy Foster e pude conhecer seus processos de fabricação, ele não usa madeiras laminadas, suas guitarras são "carved".
    video 1
    video 2
    Espero que ajude, já que essas guitarras são extremamente difíceis de fazer e cheias de truques, especialmente as archtops.

    danirock
    Veterano
    # out/10
    · votar


    acho que pode fechar o topico

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a construir guitarra semi-acustica