AJUDA! Plate (capinha) do JACK com medidas dos parafusos diferentes!

    Autor Mensagem
    Stonner
    Veterano
    # jul/10


    Bom dia.

    Tenho uma Les Paul.

    Não encontro em lugar nenhum um plate (aquela capinha que protege o jack, na guitarra) que seja na mesma medida da minha.
    Os furos dos parafusos não casam!!!!!!

    Encontrei 2 tipos: Um de metal com os parafusos formando um retângulo, e um de plástico, com os parafusos formando um quadrado. VEJAM OS 2 AQUI!!!

    Bom, então, como não encontrei, talvez tenha que furar novamente nos locais dos novos plates pra poder prender direito.

    Então, peguei o plate e aparafusei 1 dos buracos, e marquei com uma caneta onde seriam nos novos furos!!
    VEJAM AQUI!!!

    Minha dúvida:

    Posso fazer novos furos com os parafusos nesses locais marcados?
    Vai haver problema de "estourar" a rosca por estar próximo do furo antigo??

    O que me aconselham? (os entendidos do assunto, por favor!!)

    Já li aqui no fórum pessoas dizendo que posso colocar palitos de dente com super-bonder nos furos antigos, esperar secar e colocar novos parafusos... isso é válido???

    Ajudem ae... please!!!


    Abraços!!!!

    janick
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Stonner
    Ajudaria se você falasse pra gente qual ó modelo e marca dela cara.

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    Stonner
    não sou um grande entendido, mas já mexi um puoco com isso... acho que a distancia é suficiente pra não estourar.

    o furo nao aparece? pra nao ficar feio...

    por superbonder nao acho muito legal nao... o superbonder nao vai ajudar muito na compressão.
    pode por só palito, mas acho que nao precisa. parece distante o suficiente. mas é chute, nao garanto.

    se quiser se arriscar menos, faça um furo só, o diametralmente oposto, que já deve segurar (eu tenho um plate parecido com esse, mas so com dois parafusos http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG5795.JPG ).

    é importante tambem atentar pro furo, ele precisa ser estreito, na largura do miolo do parafuso.

    se quiser uma opiniao mais precisa, poste o link deste topico no topico de luthieria do seiji e bertola.

    Stonner
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    janick

    Obrigado pela ajuda!!
    É uma Epiphone Standard!!!!

    Pra Les Paul só encontro peças modelo Gibson...


    kiki
    Obrigado pela ajuda também!!!

    se quiser se arriscar menos, faça um furo só, o diametralmente oposto, que já deve segurar

    Eu pensei nisso!!! E por coincidência, esse furo é o que mais está afastado da nova marcação... não sei se na foto deu pra notar.


    é importante tambem atentar pro furo, ele precisa ser estreito, na largura do miolo do parafuso.

    kiki, mas eu vou fazer o furo com o próprio parafuso... não vai ser com furadeira não... madeira não precisa!


    Outra coisa... talvez eu possa aparafusar todos, e os que estiverem bem próximos, eu posso colocar o parafuso inclinado, na diagonal, de modo que conforme for aparafusando, ele vá distanciando... que que vc acha???


    se quiser uma opiniao mais precisa, poste o link deste topico no topico de luthieria do seiji e bertola.

    Opa! Valeu, farei isso sim!!




    Valeu, galera!!


    Abraços!

    Leo-RJ
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Stonner

    Pra Les Paul só encontro peças modelo Gibson...

    Acho que é questão de mercado, pois as peças Gibson vendem muito porque as pessoas costumam colocá-las em suas Les Paul de outras marcas, creio que para deixá-la "mais Gibson".

    Abç!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Stonner
    Cara, apenas compre uma plaquinha de 4 furos maior que a atual, tape os furos antigos com palitos e cola de madeira, e fure de novo com uma broca bem fininha e com o cuidado e o esmero necessários.
    Abç

    Stonner
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Stonner
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Hum, valeu meu caro colega!!!

    Duas perguntas:

    1) Considerando que só farei os novos furos após a cola secar, quanto tempo leva pra secar? Horas? Dias?

    2) Não posso furar com o próprio parafuso não??

    Obrigado, Bertola!


    Grande abraço!

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    Stonner
    mas eu vou fazer o furo com o próprio parafuso... não vai ser com furadeira não... madeira não precisa!
    depende da madeira e do parafuso.
    se a madeira for macia e o parafuso pequeno, nao precisa mesmo.

    como essa peça é puxada (quando vai tirar o cabo), precisa de um parafudo um pouco maior e mais profundo.

    o meu (da foto postada) era parafusado em cedro, que é bem macio, e mesmo assim tive que furar.
    na verdade eu furei com um prego. peguei um prego fino e bati ele com o plate, ate entrar metade, e depois tirei ele com um alicate (mais violento, se tiver furadeira é melhor, mas eu nao tinha), e parafusei.

    os do escudo nao precisavam, que é bem pequeno (ninguem puxa o escudo tambem, e tem varios parafusos).

    Outra coisa... talvez eu possa aparafusar todos, e os que estiverem bem próximos, eu posso colocar o parafuso inclinado, na diagonal, de modo que conforme for aparafusando, ele vá distanciando... que que vc acha???
    nao acho uma boa nao... o melhor é tentar parafusar perpendicular.

    1) Considerando que só farei os novos furos após a cola secar, quanto tempo leva pra secar? Horas? Dias?
    cola de madeira, o ideal acho que é 12 horas (deve estar escrito na cola).
    deixa de um dia pra outro que não tem erro.

    Stonner
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    kiki
    OPA!

    na verdade eu furei com um prego.

    Putz.... que excelente idéia, kiki!!!

    Não tinha pensado nisso!!
    Vou tentar fazer assim então!!!
    Estava até procurando umas micro retíficas pra comprar....

    Sobre a cola, blz.. vou deixar de um dia pro outro!!!

    Valeu, cara!!!

    Grande abraço!!!

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    Stonner
    pois é, as vezes eu usava uma dremel do meu amigo, mas eu nao tava com ela e queria resolver aquela hora! (a pressa de tocar era grande).

    vá com cuidado, qualquer coisa começe cmo um prego bem fino e pwequeno.
    e bom trabalho!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Stonner
    Cara, a cola seca em 1 ou 2 horas.
    Como o kiki falou, use um preguinho para fazer um furinho e depois aparafuse. Simples e rápido.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a AJUDA! Plate (capinha) do JACK com medidas dos parafusos diferentes!