Verdades sobre Shelter

Autor Mensagem
Slave of hell
Veterano
# mai/10
· votar


eu gosto de fender eiojoeijeoi

As2P
Veterano
# mai/10
· votar


thmenezes_RJ

rafa_rovero

opa, muita calma nessa hora hehehe.

Vamos por partes.

A Shelter não é a fabricante das SX. Essa questão já foi exaustivamente discutida aqui no fórum. Na verdade a Shelter não fabrica nada, ela é apenas uma marca que a importadora Habro coloca em uma série de guitarras genéricas que ela importa. Da mesma forma que a Equipo faz com a Groovin, com G.P.A (aquela dos microfones clones do shure 57 e 58).

A SX segue o mesmo princípio. Se eu não me engano foi uma importadora da Espanha quem primeiro lançou a marca e logo a guitarrinha fez um "certo sucesso" nos EUA devido ao seu alto custo-benefício, sendo vendida a 90 doletas. É uma guitarra chinesa genérica, porém é outra série, diferente das Shelter SST por exemplo. Toda a confusão se deu porque quando a Habro começou a trazer essas guitarras pra cá, ela resolveu lançar elas como Shelter também (colocando sua própria marca). Depois daquele lance do processo da Fender e da mudança do headstock é que a Habro passou a colocar o label SX.

Sobre o seu questionamento em relação às Shelter. Cara, guitarra barata é barata por algum motivo. Pode ser acabamento, captação, ferragens, madeira, trastes... enfim, existem milhões de maneiras de "baratear" uma guitarra. E todas elas tem um custo na qualidade final do produto. Milagre não existe. Não tem como uma guitarra de 500 reais ter a qualidade de uma guitarra mediana de 2000, muito menos de uma guitarra top.

Sou um defensor das stratos SX SST 62/57. Acho elas guitarras com ótima construção. Porém, é um fato, são guitarras baratas. Eu tenho uma Fender e uma SX... gosto das duas. Porém na SX, gastei quase o próprio preço de uma outra guitarra em modificações. Troquei os captadores, tarraxas, nut, trastes, escudo, chavinha e fiz a regulagem. Depois ela ficou uma excelente guitarra, pelo menos pra mim. Pau a Pau com a minha Fender.

Você nunca vai me ver dizendo que a SX é excelente. Nem o Bertola, ou Ogner. Sempre vai ouvir que a guitarra é um excelente custo-benefício, e que vale a pena investir nela. O problema é que a galera (principalmente a molecada mais nova) tem a tendência de misturar as coisas. Daí vai e compra a guitarra porque ela foi recomendada no fórum sem nem testar direito e já vem no dia seguinte postar dizendo que tem a melhor guitarra do mundo. E não é bem assim.

Nossa, que bíblia. Nem eu tenho coragem de ler.
Abraços



Agora você elucidou todas as minhas duvidas -.-
Biblia mesmo eim
aEHOhaEOHaehoa

ogner
Veterano
# mai/10 · Editado por: ogner
· votar


J. S. Coltrane
Quais seriam as china de primeira?

Todo o resto que não é de segunda? hehe

O que eu quis dizer ou expressar é que nem tudo que vem da China, que alias é tudo, é necessariamente um produto porcaria, eles tem boas fabricas lá também. Só isso.
Sei agora de cabeça que algumas Ibanez Top são fabricadas lá...Ou posso estar enganado...Existem pendrives xexelentos fabricados lá ( que queimam em 3 dias) e pendrives ótimos que duram a vida toda...Só pra exemplificar..o/

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/10
· votar


ogner

Saquei, mas acho que guita eles ainda nao sabem fazer, a nao ser que essa historia da ibanez seja verdadeira.

likerock
Veterano
# mai/10
· votar


Existem pendrives xexelentos fabricados lá ( que queimam em 3 dias) e pendrives ótimos que duram a vida toda...Só pra exemplificar..o/

Isso eu posso confirmar, tenho 6 pendrives kingstone originais, todos por dois anos ou mais e nenhum queimou. Em compensação comprei um falso uma vez pra testar, na segunda vez que eu pluguei ele queimou...

Sir.Paulo
Veterano
# mai/10 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


Galera

Em termos técnicos, existem as guitarras americanas e orientais (tire Japão - porque é outro nível - agora China e Coréia/Indonésia ja é outra historia).


90% das guitarras são feitas por um desses 3 fabricantes: Aria, Cort, Samick. Se bobear, em um dado momento, uma Cort, uma Epiphone LP, uma Squier Standard, uma PRS SE e uma Condor são feitas numa mesma fábrica (nesse caso, da Cort).
Se for contar a história (que se iniciou no Japão na década de 60), tenho que resumir:

Os chineses, sem querer ofender, culturalmente acham normal copiar tecnologia - e absorveram o que puderam dos primeiros japoneses que por lá se aventuraram. Mão de obra extremamente barata e "zero" de problemas trabalhistas - paraíso para um capitalista predador... Mas a China "capitalista" é infinitamente mais inescrupulosa (dentro dos nossos parâmetros) que qualquer outro. Hoje, na China, as guitarras não têm "pai e mãe". Gibson, PRS, Fender, Gotoh, Wilkinson, Grover - passam as especificações e os chineses fazem. Quem fizer mais barato - dentro das especificações - leva. O produto volta como Fender Squier, PRS SE, Gibson Epiphone, Gotoh OEM, etc.

A Condor é honesta à ponto de admitir que usa Nato e não Mogno.Mas a Condor não produz um parafuso.No máximo, eles montam os instrumentos aqui.

Os chineses não vêm nenhuma maldade (será?) em vender "SEN" como se fosse "ASH". E existe o "Maple Chinês"... Por aí vai...

Então, antes que você leve gato por lebre, dê uma pesquisada, leia os testes, conheça a história da guitarra e, mais importante pegue-a nas mãos e analise-a profundamente (leve um luthier, se necessário).

O que dizer das Epiphones,eles coloca uma folha de mogno ou impressa para esconder as emendas. É o limite mais baixo das epiphones até então - o mogno esta ficando escasso e as árvores com diâmetro menor. Duas peças? Isso é a Gibson que usa. Epiphone vai de 3 a 6 peças coladas...

Aposto o que vocês quiserem que, por debaixo dos panos, a Epiphone criou uma "sub da sub" Les Paul só para o terceiro mundo. Tipo: "Ha! Essa tá com 5 pedaços? Meio feinha? Coloque uma folha impressa por cima e mande para os latinos!" Não é à tôa que o preço caiu...

Pelo menos, na Epiphone é folha de mogno SOBRE mogno. Diferente da minha Tagima 735 Special (outra história), que é folha de Alder sobre uma madeira que não serve nem para lenha...

A Cort, mesmo com a mudança prá indonésia, ainda produz guitarras com boas madeiras, que é o ponto crucial da sonoridade. Madeira, depois o resto. E não custa nada ir atrás de guitarras antigas: Tenho uma Aria dos anos 80 de mogno e maple de primeira, que paguei 450 reais, usada. Tenho também uma Samick Tele antiga de Alder, duas peças. Paguei 350 reais!

PS: Querem ver como a pessoal pesquisar um pouco?
Ninguém se tocou que a Cort G260 (modelo tipo strato HSS), que esta à venda por aqui por uns 950 reais é de "Swamp Ash". Madeira real, peça única, levíssima e com excelente sonoridade. Clássica da Fender. Hardware excepcional: tarraxas staggered (hastes de altura diferentes) auto-lock e abaixadores roller. Nut de grafite e a ponte wilkinson (só a ponte Wilkinson VS50 II já vale uns 250 reais).


Esse texto não é meu é do fórum Guitar Player mas eu gostei e achei bom postar aqui!

Video Fabrica de guitarras na China
http://www.youtube.com/watch?v=u3bKDa_F2Do

PauloFernando
Veterano
# mai/10
· votar


Meu irmão tem uma Shelter Nashville.

O instrumento cumpre o que promete: uma les paul barata, é feita com coisas baratas.

O acabamento tem falhas, as tarrachas são ruins e os captadores estão frouxos na molduras. Mas a sonoridade é boa apesar de tudo.

A questão é se vc tem mais de 1k para investir, não perca seu tempo compre algo melhor. Se voce quer matar a larica e melhorar a longo prazo, vai de shelter, com o tempo dá para colocar uns caps e umas tarrachas com trava e não fica ruim.

O Amp de teste foi um Hughes and Ketner, ela soa muito bem.

ogner
Veterano
# mai/10
· votar


PauloFernando

Acredito que a coisa esta numa situação tão feia que se vc encontra uma guitarra bem construida, que respeite pelo menos as medidas pra se ter uma entonação e afinação geral descente, já é lucro, os upgrades de hardware e captação já se tornaram regras. E claro com uma madeira que não seja compensado de palha de bambu.
Falando de guitarras abaixo de 1k.

Curly
Veterano
# mai/10
· votar


Embora o custo/benefício das Sx continue muito bom, existem outras opções bem interessantes, sugiro pesquisar uma guitarra barata mas que não precise de upgrades, já venha com caps em alnico e boas ferragens. Existem muitas opções nessa faixa, como essa aqui:



Bigtransa
Veterano
# mai/10
· votar


ogner
até pouco tempo rolavam umas guitarras muito boas abaixo de 1k..... atualmente tá complicado mesmo..... por isso prefiro os usados...... os preços das lojas estão fora da realidade.....

Sir.Paulo
Veterano
# mai/10
· votar


Curly

Tagima T635 se encaixa nessa relação sua também!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Verdades sobre Shelter