Fender Sourthen Cross x Fender Mexicana

Autor Mensagem
Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


keyson
Quais suas guitarras?

alfacorrea
Veterano
# jan/10
· votar


Cara... Minhas experiências no mundo das guitarras me levaram a uma conclusão interessante para mim.

Na minha opinião, as guitarras têm vida própria. A guitarra é um conjunto de componentes e fatores que fazem muita diferença.

Vc já pegou em uma guitarra e, ao colocar ela em seus braços e dar os primeiros acordes, sentiu que ela parecia que produzia timbres sozinha? Já ouviu falar na expressão: essa guitarra toca sozinha?

Pois bem. Eu já estive em Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Orlando, Miami, Nova Iorque, Paris e Londres. Já visitei e toquei em centenas de guitarras modelo stratocaster e a melhor guitarra que toquei foi em uma loja da Teodoro Sampaio, uma Fender Standard vermelha que custava uns R$3.500,00 na época.

Por que estou falando isso? Para que vc acredite que não existe uma resposta definitiva para a sua pergunta. Uma Southern Cross pode ser melhor que uma Mexicana, assim como a recíproca também é verdadeira. Tudo depende das guitarras envolvidas no teste.

Sempre é bom ressaltar que nós devemos falar de guitarras semelhantes, né?! Quando vc fala em uma Fender SC (Southern Cross) vc está se referindo a um modelo Standard. Para vc ter uma comparação razoável, vc precisa pegar uma Fender MIM (Made in Mexico) que também seja Standard.

Existem Fenders que são exclusivamente feitas no México e são modelos fora de série, tipo a Fender Buddy Guy e a Fender Jimmie Vaughn. Estas guitarras são MIM, mas são linhas bem superiores em termos de construção e timbre.

Então, vamos fixar o seguinte: vamos sempre considerar que vc esteja comparando guitarras de modelo Standard (STD).

Em termos de qualidade, eu colocaria assim, em ordem crescente de qualidade:

1) Fender std SC
2) Fender std MIM
3) Fender std MIJ
4) Fender std USA

O problema é que nada impede que exista uma Fender MIM que tenha uma qualidade de timbre melhor do que uma MIJ. Da mesma forma que nada impede que uma SC seja melhor que uma MIM. Tudo depende da guitarra. Tem que comprar guitarra por guitarra. Não se pode generalizar.

Entendeu?

Abraço.

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


alfacorrea
Legal, mas é isso mesmo.. grandes verdades vc falou!
Estamos comparando guitarras "semelhantes".

Mas a escala de qualidade pode variar!

Obrigado por acrescentar esse comentário!
Abraços!

keyson
Veterano
# jan/10
· votar


Niandra Lades
Tenho Fender mexicana, e SC. Posso tentar conseguir uma SC usada de um colega para p/ você.
Tem umas fotos no meu blog www.keyson.com.br

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


Bele..
então.. eu não consegui ver a guita, só aparece o Head dela..
Vc não venderia a sua SC? ou sua Mex??

Se não, veja essa SC do seu amigo, claro que se estiver em boas condições..

abração!

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


alfacorrea: Para que vc acredite que não existe uma resposta definitiva para a sua pergunta. Uma Southern Cross pode ser melhor que uma Mexicana, assim como a recíproca também é verdadeira. Tudo depende das guitarras envolvidas no teste.

Belo post. É isso aí que eu acho. Lembrando que o importante é a madeira e construção. O resto por ser alterado com facilidade e é algo que não exige "know how" aavançado.

Abs

keyson
Veterano
# jan/10
· votar


Niandra Lades
tenta ver agora, atualizei um post
www.keyson.com.br

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


Gostei da sua SC!

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


keyson

O que fez no braço/head da MIM?

Abs

keyson
Veterano
# jan/10
· votar


O antigo dono era queria parecer com Jimi Hendrix...

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


keyson
Ta afim de vender a SC preta?

keyson
Veterano
# jan/10
· votar


Pois é, ainda não estou interessado em vende-la.

Mas é possível, daqui a uns dois meses poderei ter uma resposta definitiva. Mas você deve conseguir uma guitarra usada boa, por um preço bem legal, comece a perguntar para todo mundo: amigos, visinhos, professores, igrejas.
Você sabia que encontrei essa SC numa igreja, ela estava jogada num quartinho, esperando a morte chegar, só porque estava mal regulada, o pessoal pensava que estava com o braço empenado, não conseguiam afinar, ela tinha sido adquirida em 1994, e desde então nunca ousaram trocar os trastes da mesma. Isso é ridículo! Quando um instrumento não tem dono ele sofre mesmo. daí eu resgatei ela...

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


keyson: ... encontrei essa SC numa igreja, ela estava jogada num quartinho, esperando a morte chegar,...

Quando um instrumento não tem dono ele sofre mesmo. daí eu resgatei ela...


hehehe. Adotou também? Como assim não tinha dono, não era da Igreja?

Já vi que em Igrejas pode-se achar guitarras abandonadas!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/216363/

Abs

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


huuuuum, é vou dar uma sapeada nas usadas... hehe
mas uma Fender por menos de 2000 aqui em Marília é dificil...
kkkkkkkk

Abração cara!
muito som!

keyson
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
Pois é, na verdade não adotei, pedi para o pastor me vender a guitarra.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


keyson: Pois é, na verdade não adotei, pedi para o pastor me vender a guitarra.

Então tá explicado o valor de R$250,00 que pagou! Ela tá mais de R$1000,00 no ML.

Flw!

Will Bejar
Veterano
# jan/10
· votar


keyson
Pois é, na verdade não adotei, pedi para o pastor me vender a guitarra.
Amém!!!

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


ah cara...
quem dera achar um trem desse..
rsrsrs

Abraços!

Ant--
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
Então tá explicado o valor de R$250,00 que pagou! Ela tá mais de R$1000,00 no ML.

Flw!


E a dele ta bem atraente. Eu diria que venderia facil por mais de 1000.

keyson
Veterano
# jan/10
· votar


Acho que vou mudar de profissão, e começar a vender guitarras usadas pela internet... Vou procurar essa galera que não da valor nas suas guitarras...

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


Cara... valeu pela dica da guita usada!!
achei uma Squier... meu pai do céu!!

É MINHA!
hahaha

650 mangos.... TODA ACABADA! LINDAAAAA...
bem velha... uma delícia de tocar... vou comprar e colocar as fotos aqui!!

Abraços a todos!

DaniloReis
Veterano
# jan/10
· votar


achei uma Squier... meu pai do céu!!

650 mangos.... TODA ACABADA!

Cuidado! Que squier é essa? Difícil uma squier acabada valer 650 manogs;

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


Acabada é modo de dizer... rsrsrs
Ela está antiga apenas...

Mas está tinindo.. rsrsrs

Está Vintage.

Abração!

edalko
Veterano
# jan/10
· votar


Niandra Lades

Squier por 650,00 é preço dessa guita nova!
Acabada! só se custar uns 100,00

keyson
Veterano
# jan/10
· votar


Niandra Lades
Squier usada por 650,00 acho que tá um pouco acima do preço que você poderia negociar. Lembre-se que você ainda vai gastar para fazer algumas manutenções.
Tente puxar esse preço mais para baixo. Ou procura outra guitarra que você vai achar

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


Ant--

Cara, eu já toquei com várias Southern Cross, e na boa, são guitarras muito legais, de qualidade interessante, especialmente se comparadas à maioria das guitarras de baixo custo de hoje, mas não vão muito além disso não.

Em termos de qualidade geral, elas, dependendo da época, chegam a empatar com as MIM atuais (pois o que ganham em alguns pontos é anulado por outros em que perdem), mas não vão além disso nem 1mm que seja, isso é o melhor que tu pode esperar duma Southern Cross. Os modelos mais no fim da série, nem numa MIM chega.

Querendo ou não a qualidade da mão de obra empregada numa MIM atual, está há anos luz acima da qualidade da mão de obra empregada nas Southern Cross. Isso faz uma diferença bem maior do que se o corpo é feito de 1, 2, 3, 5, 7 ou 9 peças. Até porque dependendo da época tinha Southern Cross com com corpo de várias peças também.

Em termos de tocabilidade não tem pra onde, a MIM ganha disparado, as Southern Cross embora a qualidade geral seja boa, tem um braço, que ao menos pra mim não é confortável, nesse ponto o Braço das MIM, que é bem proximo das american series, é bem mais interessante.

o braço da mexicana é feito com 2 peças, mesmo sendo escala clara. O da SC é peça única (como as American).

Cara, Braço one-piece é uma faca de 2 gumes, já que as vantagens dele vem as custas de uma maior facilidade de quebrar em caso de acidentes. Toda essa coisa de que braço bom é one piece é mais lenda do que realidade. Existe um motivo bem claro pra se usar 2 peças, que é cola-las com as fibras cruzadas, dando maior resistência mecânica ao braço. Sem contar que a resistência mecânica do Pau-Marfim é menor que a do Maple.

Os captadores da mexicana são cerâmicos, enquanto a SC possui captação de Alnico (também antigos, de uma época boa).

O problema é que a qualidade dos captadores, as Tagima de 10 anos atrás usavam captadores de alnico e nem por isso esses captadores eram bons.

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


keyson
edalko

Então, eu não vou ter que fazer manutenção nela não....
ela só está com umas marcas no corpo e tal... mas nada que compromete o som... é da safra antiga da Squier.. acho que a construção, e as ferragens tinham um capricho maior do que as guitarras de hoje, ou não?!

abraços

keyson
Veterano
# jan/10
· votar


Niandra Lades
é da safra antiga da Squier.. acho que a construção, e as ferragens tinham um capricho maior do que as guitarras de hoje, ou não?!
Não tenho informação sobre isso, eu procuraria um pouco mais antes de comprar, mas mantenha contato com o vendedor, para ele não fazer negócio com ninguém enquanto você procura outra.
Boa Sorte

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


É eu falei pra ele que essa semana dou uma passada lá..
mas enquanto isso estou vendo outra Squier Strato..
beeeem antiga tbm, toquei nela a +/- 8 meses... ela estava na mesma loja, mas foi vendida... descobri o dono dela.. e acho que ele está querendo vendê-la...
vou atrás disso hj...

Se não fechar com a Squier creme vou fechar com a preta mesmo da loja.... toquei nela e fiquei apaixonado pelo timbre e pela tocabilidade dela.. está muito, mas muito confortável....

Sou igual aqueles caras que pagam uma grana em um Maverick ou outro carro antigo... rsrsrs Gosto de coisas antigas... com história pra contar... rsrs

Abraço

observador251
Veterano
# jan/10
· votar


É, pessoal, estive na Argentina e terminei sem comprar a minha mexicana.

É complicado rodar em lojas de instrumentos musicais com mulher do lado, cansada, e ainda mais com pouco tempo (se forem deixem as suas em casa na hora da escolha do instrumento).

Logo que cheguei aqui em SP bateu um arrependimento, porque vi que a mais barata custa R$1100,00 a mais do que vi na Argentina. Só que vi também a americana, ao lado da mexicana e percebi a diferença abismal do acabamento.

Quero uma americana! Só que vou aproveitar alguma viagem à terra do Tio Sam para comprar. Vai ficar por menos de R$2000,00. Não pago esse preço extorsivo do Brasil de jeito nenhum.

Tenho uma squier, na qual coloquei captadores Fender SNC e tarrachas sperzel com travas.

Acho que vou comprar a Sourthen Cross e transplantar as peças da squier para ela, assim vou poder esperar a viagem aos EUA sem pressa.

Alguem tem alguma comparação entre a squier e a sourthen cross a fazer?

Abraços a todos!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender Sourthen Cross x Fender Mexicana