Lubrificar os trastes da guitarra.

    Autor Mensagem
    The Root Of All Evil
    Veterano
    # ago/09


    Na minha última troca de cordas atentei pra um detalhe:

    Como passei óleo de peroba na escala e consequentemente nos trastes, os primeiros bends logo após a troca das cordas ficam significativmente mais fáceis de executar, devido a ação lubrificante proporcionada pelo óleo.

    No entanto, esta ação do óleo é bem efêmera, e depois de alguns bends tudo já volta ao normal.

    Gostaria de saber, por curiosidade, se há algum lubrificante que seja indicado para passar nos trastes, de formar a obter este efeito por mais tempo (semana(s) ou até 1 mês), sem prejudicar a integridade da guitarra, das cordas ou afetar o timbre.

    Falou :D

    Alex Vaughan
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Não lubrifique.

    SK8Boy
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    The Root Of All Evil
    Não faça isso...a não ser aqueles produtos específicos para aumentar a durabilidade das cordas, NADA mais pode ser passado nelas

    fill.zanchez
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    The Root Of All Evil
    Gostaria de saber, por curiosidade, se há algum lubrificante que seja indicado para passar nos trastes, de formar a obter este efeito por mais tempo (semana(s) ou até 1 mês), sem prejudicar a integridade da guitarra, das cordas ou afetar o timbre.

    Falou :D


    Tem sim ó:
    Fast Frets - GHS

    é uma blz, minhas cordas duram muito mais (simplesmente n oxidam) e a "tocabilidade" melhora muito! A mão desliza nas escala =]

    fill.zanchez
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: fill.zanchez
    · votar


    The Root Of All Evil
    Aí no site tá caro... Eu comprei na Guitarra de Prata por menos de 20,00 ;)

    edit: mas não pode passar no violoncelo n hein!!! =p

    alele
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: alele
    · votar


    passa aquele treco da GHS... fast fret

    edit: ehehe não vi que já tinham sugerido pq não tinha dado refresh na página antes de responder! :-)

    fill.zanchez
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    alele
    SK8Boy
    Veterano # Enviado: 30/ago/09 02:05

    alele
    Veterano # Enviado: 30/ago/09 02:15


    Tu levou 10 minutos pra escrever uma linha?! =p

    Alex Jarrier
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    The Root Of All Evil

    Cara qual sua guitar?

    Vc sabe q esta maior "dificuldade" é proveniente do atrito do dedo com a madeira da escala, Se vc tiver traste jumbo, ou semi jumbo, seus decos ficaram "no ar" e o único atrito será no traste . Não esqueça da lei do menor esforço,( q nós humanos adoramos) se vc acostumar com : oléo, talco, produtos, etc..., vai sempre depender deles !. Acho melhor se acostumar SEM. Uma outra dica, qndo vc passar óleo de peróba, NÃO TOQUE ATÉ ESTAR TOTALMENTE SECO. Passe a noite antes de dormir e de um oi pra sua "mina" só de manhã.
    Abço !

    fill.zanchez
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Alex Jarrier
    se vc acostumar com : oléo, talco, produtos, etc..., vai sempre depender deles !

    Já vi vários guitarristas profissionais usarem produtos semelhantes ao Fast Freat. A principal ação dele é na manutenção das cordas, mas a verdade é que ajuda, e muito, na hora de tocar rápido.
    E então vc acha errado isso?
    Pois eu não vejo problema algum... Se algo te permite ter uma performance melhor porque evitar?

    alele
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    fill.zanchez
    içu aimgo... é k eu tenhu sertas dificudades kom a excrita!

    claro que não! é que eu abro muitas páginas de vez ehehe aí tava vendo outra coisa e só depois fui ler e responder este tópico! acontece... :-)

    fill.zanchez
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    alele
    Sei como é... Acontece comigo tmb, só tava te amolando mesmo! XD

    Alex Jarrier
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    fill.zanchez

    Então cara, eu não posso achar errado, cada um q sabe de sí. mas acho q para o musico, e o guitar q tem mta tralha pq levar é algo a mais pra "noiar" ,saca?. Tipo qndo eu toco , já tenho a mania de lavar as mãos antes de subir ao palco, só q tem vzs q não tem sabonete....e na passagem de som se já tá todo suado, é uma noia. Eu imagino o Jaco Pastorius q usava gordura de frango assado na mão pra " deslizar'...meu EU particularmente nao chegaria perto do palco...kkkk ( nojo mano)...sei lá acho q essas "manias' são complicadas. Eu ja tive problema com palheta estranha, hj uso uma q vc acha em qq esquina, pq agente acostuma com uma rara fodeo ! ! !... é zuado pra desacostumar....é meio isso q penso. Neste caso do tópico o q acho mais legal é tacar uma traste jumbo ou semi-jumbo e já era.
    Abço veio !

    Alex Jarrier
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    fill.zanchez

    Velho quer ver um bom " habito". Desde pivete, pagava pau pro Jimmy Page tocando , alucinado, guitar no joelho mas solando! ! ! babando ....nem olha quase pra guitar...o cara ao vivo..não tem pra ninguém ( meu gosto). Acostumei a tocar guitar de pé, não me sinto bem tocar sentado....haha, e foi uma boa, pq ja vi nego q só estuda em casa sentado e qndo chega ao vivo.... se perde, fica se "ajeitando" e sem presença alguma....é por aí...

    fill.zanchez
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Alex Jarrier
    Então cara, eu não posso achar errado, cada um q sabe de sí. mas acho q para o musico, e o guitar q tem mta tralha pq levar é algo a mais pra "noiar" ,saca?.

    Essa parte eu não "saquei" não...
    O resto foi complicado de traduzir, mas no final acho que consegui entender o que quis dizer.

    Eu imagino o Jaco Pastorius q usava gordura de frango assado na mão pra " deslizar'...
    sei lá acho q essas "manias' são complicadas.

    Eu não vejo como mania e sim como um recurso que te possibilitara ter uma performance melhor! Veja por exemplo os jogadores de futebol, cada dia usam chuteiras com mais tecnologia, mas isso não faz deles jogadores com menos ou mais habilidade. Se derem uma guitarra com a escala "seca" na mão do Juninho ou do Kiko eles vão continuam mandando bem, essas "manias" não prejudicam em nada um guitarrista...

    alele
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    mas acho q para o musico, e o guitar q tem mta tralha pq levar é algo a mais pra "noiar" ,saca?.
    acho que ele quis dizer que é uma coisa a mais pra se preocupar quando for ensaiar ou tocar fora...

    Alex Jarrier
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    fill.zanchez

    Ok velho, eu não disse q prejudica........ mas realmente eu não fui mto claro. Eu tava falando ; como disse o alele
    sobre o trampo q dá ao vivo, tipo levar pedalera, cabos, ampli, estacionar carro, não esquecer palhetas etc...., tem mta coisa pra se preocupar ,saca? e penso q se vc pode ter o mesmo efeito com algo q não precise se preocupar...(o cara nãovai ter como esquecer os trastes) é melhor, só isso, O dono do tópico pediu opiniões e eu dei a minha.......mas cada um faz o q quer ! ! ! usa o q quer..

    fill.zanchez
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Alex Jarrier
    Blz... Agora entendi. vlw!

    axleWs
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: axleWs
    · votar


    é simples: tocar deve ser algo prazeroso, se o fast fret (ou no meu caso WD-40) aumentam essa sensação boa, pq não usar?

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    The Root Of All Evil

    O lance é usar o já citado GHS Fast Fret cara,uma passadinha antes e depois de tocar,já é o suficiente pra obter esse efeito de lubrificação.Fora que isso,ele ainda conserva suas cordas.

    Caso você não goste de usar ele nas suas cordas,tem a opção de usar apenas na escala [tirando as cordas obviamente],já que esse produto não danifica a escala,os trastes e o acabamento do instrumento,e ainda hidrata um pouco a escala.

    Um outro produto muito legal de ser usado em conjunto com o GHS Fast Fret,é o Planet Waves String Cleaner,que é um ótimo limpador de cordas,caso você use o Fast Fret todos os dias,então é legal usar o String Cleaner uma vez por semana,pra tirar o excesso de "oleosidade" das cordas e as demais impurezas que possam se alojar nelas.

    Esses produtos podem ser usados em qualquer instrumento de corda,e como você teu um cello,recomendo principalmente o Sring Cleaner,pois ele é ótimo pra retirar a resina que fica presa nas cordas,e o Fast Fret caso não esteja usando cordas de alta qualidade [ele deixa as cordas com a pegada mais macia,como uma boa corda deve ter].

    Alex Jarrier
    Eu imagino o Jaco Pastorius q usava gordura de frango assado na mão pra " deslizar'...

    Isso é lenda cara,já tive contato com algumas pessoas que conheceram o Jaco,e eles me confirmaram que isso é só papo mesmo.

    Alex Jarrier
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    fill.zanchez

    "mas acho q para o musico, e o guitar q tem mta tralha( pq) levar é algo a mais pra "noiar" ,saca?. "

    kkkkk ...Agora q me liguei q em vez de: ( p/ = pra ) eu escrevi (pq)...
    Valeus !

    axleWs

    Claro véio, pq não? se o cara não tem alergia e tal ,quer andar com a parada no bolço,deixa ele !.....Como vc disse se é praseiroso...TÁ VALENDO ! ! ! Concordo total !
    Abç

    Alex Jarrier
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Rafael do Baixo

    Sério, bom achei isso mto bizarro. O cara passar gordura de frango?.....credo....bem deve ser mesmo mais uma das: " lendas do rock"...Os caras inventão mil coisas...

    Galera mals ae meus erros de português. Cheguei bebum e to esperando a F1 começar. To num lap de tela de 12 (as teclinhas mó bizarro pra digitar)...eu ainda sou dislexico .....rs.......daí sai uns " PRASEIROSO" ,"LEDI ZÉPELING". etc.........kkkkk
    Abç ! ! !

    Alex Jarrier
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    kkkk invenTÃO..é tipo nome de banda de axé....meu Deus ....eu não existo sem ritalina....oFf topic ? vou parar de postar
    e beber.kkkk

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Alex Jarrier: eu não existo sem ritalina

    ahuauhauhuha

    lindoso
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Alex Jarrier
    Vc tem défict de atenção com hiperatividade?

    Alex Jarrier
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    lindoso

    TDAH (é o novo nome de DDA) Transtorno do Défict de Atenção com Hiperatividade

    Cara tenho. Fui diagnosticado aos 15 anos, (após ser expulso de 3 colégios) fiz parte mto tempo do PRODATH q é no HC de sampa. Mas cansei pq moro em Moema e tinha q estar 7 da manhã lá...osso . Hj trato com psiquiatra particular. Bem de vez em qndo eu paro de tomar, qndo não to estudando ou férias e fim de semana geralmente não tomo, dái fica uma bagunça. Levo na boa... é até divertido pq não encano. Mas de vez em qndo vejo q escrevi : " caza, geito, jente"...kkkk.. Mas enfim, o problema maior é a concentração na hora de estudar ...é foda ! ! ! sem ritalina, minha cabeça fica em 100 lugares ao mesmo tempo.... Tem um lado possitivo nisso, mas é difícil explicar...rs...

    Abç...

    braddock
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    The Root Of All Evil

    Se a guitarra está bem regulada, tudo fica fácil, mesmo usando 0.11. Já tive vários problemas com bends por falta de regulagem, o braço estava ligeiramente empenado para frente causando dificuldade de bends e principalmente ligados.

    SAULO FLORESTEIRO
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Escalone a guita (com luthier), use cordas extra ligth (0.08 ou 0.09 ou até mesmo 0.11) e regule ela e seus bends serão sempre bem executados até o talo!

    falow.

    trashit hc
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: trashit hc
    · votar


    eu vi esse video e achei interessante.

    vejam.


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Lubrificar os trastes da guitarra.