Tome coragem e regule sua guitarra (correndo o risco de estragar)!

Autor Mensagem
fill.zanchez
Veterano
# ago/09 · Editado por: fill.zanchez


Tenho uma Washburn WG530 (floyd-rose).

Adquiri essa guitarra em 2000, por volta de 2006 a guitarra começou a apresentar alguns problemas, então segui o conselho de alguns guitarristas amigos meus (que hoje vejo que não manjavam nada, nada de hardware) e levei a guitarra num luthier pra regular as oitavas, pois esse foi o primeiro problema que tive. Não demorou poucos meses a guitarra começou a descer a afinação, e novamente a levei a um luthier, depois foi problema no jack... Porém algo realmente me chateava quando eu levava a guitarra aos luthiers.
O primeiro me devolveu a guitarra sem a tampa traseira das molas (a tampa nunca mais apareceu), o segundo fez uma porcalhada que resumindo não valia o que paguei, o outro trocou o jack mais me devolveu a guitarra suja, isso mesmo, o infeliz a sujou e nem foi capaz de passar um paninho... E o último a quem levei pra regular a guitarra pra cordas .10 e trocar de novo o jack, regulou a tensão corretamente mas desregulou as oitavas... Esse infeliz tinha fila de espera de clientes e cobrou quase cem pila!!! Como pode?

Resumindo eu já tava puto com esses caras e resolvi dar um "basta" nesses gastos com luthiers bundões!

DEIXO CLARO AQUI QUE NÃO CITO TODOS OS PROFISSIONAIS! EXISTEM SIM LUTHIERS QUE FAZEM BONS TRABALHOS! E CASO VOCÊ TENHA UM DE CONFIANÇA, VALE A PENA. Mas esse não é meu caso...

Então desde o início do ano venho eu mesmo regulando minha guitarra, confesso que a dor de cabaça e trabalho vale o que os luthiers cobram (claro, quando bem feito). Já houve ocasiões de eu perder a tarde toda regulando a ponte... Ontem foi o mais emocionante, eu regulei o tensor baixando a altura das cordas e melhorando a pegada. Estou me sentindo um luthier mirim uahuhauhaahua

Com isso digo que vale a pena meter as caras e tentar consertar sua guitarra! Se ferrar aí você leva ao luthier, afinal, você já não ia gastar com ele mesmo? De quebra você ainda aprende mais sobre o hardware dela... Isso aí galera, um abraço!

Megamedes
Veterano
# ago/09
· votar


fill.zanchez

Vale também levar no Luthier antes de fazer cagada e aprender, ou tentar perceber vendo o trabalho do mesmo (se for possível). E pedir umas dicas, nem todo luthier é safado, alias é o contrário. Pouquíssimos são (pelo menos por aqui)

fill.zanchez
Veterano
# ago/09
· votar


Megamedes
Vale também levar no Luthier antes de fazer cagada e aprender

Foi o que fiz...

ou tentar perceber vendo o trabalho do mesmo (se for possível)

Nunca consegui...

nem todo luthier é safado, alias é o contrário. Pouquíssimos são (pelo menos por aqui)

Sorte a tua!

Vlw pela opiniao! abs!

Megamedes
Veterano
# ago/09
· votar


fill.zanchez
Eu sempre agendo uns horários quando preciso regular as guitas, ai agente vai em rapazeada (como mora em outra cidade) e passamos uma tarde, manhã etc lá. Nisso já pegamos dicas. É cool :)

fill.zanchez
Veterano
# ago/09
· votar


Megamedes
passamos uma tarde, manhã etc lá. Nisso já pegamos dicas. É cool :)

Deve ser legal mesmo!!! Pena que aqui não rola isso...

Philipi
Veterano
# ago/09
· votar


O bom é comprar varios livros sobre manutenção de guitarras e ir lendo.

fill.zanchez
Veterano
# ago/09
· votar


Philipi
Fiz isso tmb... Na verdade esses livros me ajudaram e encorajaram, acho q eu n faria tudo "as cegas"...

braddock
Veterano
# ago/09
· votar


fill.zanchez

Sabe o que acontece, tem muito lugar que "dizem" ter luthiers bons, aí vc leva a guitarra lá e é bem atendido por um luthier que até conhece o assunto e tal, mas sabe quem vai fazer o trabalho?

Um moleque que está aprendendo a regular, ganhando mal para kct, e vai fazer de qualquer jeito porque precisa regular 350 guitarras até o final do dia, isso pq o FDP do gerente da luthiaria quer faturar muito.

No final a regulagem fica uma merda, o braço as vezes nem é regulado, e fica nisso. Você passa 170 reais para a Luthiaria, o dono da luthiaria fica com a grana e os trouxas dos clientes que na maioria das vezes são alunos e nem sabem dizer se a guitarra está realmente regulada. Isso é tipo um golpe mesmo. E já aconteceu comigo, ficou uma merda a regulagem.

Um luthier bom e correto é o Márcio Benedete, é de São Paulo. Leva lá que o cara vai fazer o melhor por sua guitarra.

abs

braddock
Veterano
# ago/09 · Editado por: braddock
· votar


a coisa é mais ou menos assim..

teve uma semana aqui em São Paulo que choveu de segunda à sexta, e claro que todo mundo levou o carro para lavar no sábado. Todos os lava-rápidos estavam lotados, até que achei um melhor. Aì então, deixei o carro e depois de 4 horas fui buscar. O carro não foi aspirado, estava cheio de sujeira por fora, estava cheio de barro dentro do carro.. ou seja, o serviço foi uma verdadeira merda. Tive que ficar uns 15 minutos mostrando tudo que estava sujo para o FDP do dono do lava-rápido.

O cara viu chegando 5 carros/minuto e cresceu o olho: "Nossa, vou faturar um absurdo hoje" aí quem lava é o funcionário que ganha uma miséria e faz aquele serviço porco..

Tem luthier que funciona assim, principalmente na teodoro sampaio, mas não quero citar o lugar claro..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Cara, infelizmente existem muitos sujeitos mal preparados, sem cuidado e sem cultura, bem como profissionais que passam o serviço para auxiliares ainda não muito experientes; tudo isso é fato. Mas creio que a atitude do braddock é a mais eficaz, por exaltar o trabalho correto de um luthier, isso valoriza o profissional e ao mesmo tempo "dá a dica" para os outros colegas do fórum.
Abç

Deji
Veterano
# ago/09
· votar


como profissionais que passam o serviço para auxiliares ainda não muito experientes

esse é um grande problema!

FeaR-ME
Veterano
# ago/09
· votar


a atitude do braddock é a mais eficaz, por exaltar o trabalho correto de um luthier, isso valoriza o profissional e ao mesmo tempo "dá a dica" para os outros colegas do fórum.

Pow gente o bertola quer q citem ele, rápido algum cliente dele!


Se ajuda Bertola eu sou seu fan aqui no fórum, um dia ainda vo pra sampa (acho q eh sampa q vc mora neh?) só pra levar minha guita pra vc fazer uns mod's e regular =P

bpv
Veterano
# ago/09
· votar


FeaR-ME

Se ajuda Bertola eu sou seu fan aqui no fórum, um dia ainda vo pra sampa (acho q eh sampa q vc mora neh?)

Hehe. Você não é fã do Bertola cara, se fosse saberia que ele mora em Niterói :P

morrissy
Veterano
# ago/09
· votar


fill.zanchez
ah cara, vale a pena meter as caras viu... se vc faz com cuidado é dificil de estragar alguma coisa. Tem que se informar antes, tem um monte de pdf's na net que ajudam e muito. Eu paguei 125 reais p/ um luthier conhecido aqui de SP, o serviço foi feito por um ajudante e a guitarra voltou trastejando e com as oitavas bichadas...
vai voltar p/ ele ate acertar...

luckseven
Veterano
# ago/09
· votar


fill.zanchez
Só depois de 3 anos comecei regular minha guitarra, mas tbm li muito sobre o assunto, assisti videos no youtube, olhei sites de luthier e tentei entender melhor a guitarra antes de abrir e fuçar.

O principal motivo foi mudar para o interior do estado onde não tem quase ninguém que faz esse serviço e achar alguém de confiança é mais complicado ainda. O preço do serviço realmente é valido, mas compensa demais fazer em casa e economizar a grana.

Floyd Rose não é tão complicado assim como dizem. Logo de cara minha primeira guita teve floyd.

Bigtransa
Veterano
# ago/09
· votar


fill.zanchez
Também costumo regular minhas guitarras e até me arrisco em trabalhos mais elaborados...... mas faço isso por hobbye e financeiramente tenho certeza que não vale a pena..... Também já tive problemas com luthiers e o conselho que eu daria neste caso é ir tentando até achar um de confiança.... quem toca guitarra e mora por aqui (Santos) não tem muito problema com isso.... A falta de opção faz com que todo mundo leve as guitarras no Lee (aproveitando pra fazer propaganda).... por sorte o cara é um dos melhores do país e o preço é justo.....

Will Bejar
Veterano
# ago/09
· votar


Eu regulo as minhas...mas logo mais terei de trocar os trastes da minha guitarra...meeeeeeeeeedo

Bomsteen
Veterano
# ago/09 · Editado por: Bomsteen
· votar


Dependendo do serviço e do valor, o melhor é levar no luthier, mas há situações em que pode valer a pena se aventurar...

No meu caso, o luthier fez uma regulagem completa e retífica de trastes que a guita voltou nova! E com um preço bem justo pela qualidade do serviço.

Mas teve um outro caso em que eu qria apenas trocar os caps e os pots, o cara quis me cobrar 270,00 só pelo serviço (eram 3 caps e 3 pots)!

Achei absurdo o preço e fiz eu mesmo o serviço!
A guita ficou ótima!

MatheusFarage
Veterano
# ago/09
· votar


nunca levei minha guitarra ao luthier, eu msm regulo, mas sabendo o q estou fazendo.

Philipi
Veterano
# ago/09
· votar


O bom é o cara comprar uma Guita velha caindo aos pedaços e treinar, ir testando antes na velha se der certo faz na nova se não leva pro Luthier.

GuitarUser
Veterano
# ago/09
· votar


fill.zanchez
que azar hein brother :/
sorte que meu luthier é fodão (:

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# ago/09
· votar


levei a minha á um luthier, ele devolveu maravilhosamente limpa, brilhando, inclusive constatei que o mesmo substituiu as 5 molas da floyd, e repintou os alguns parafusos, por um preço otimo de 50 reais, agora só levo lá

betolive
Veterano
# ago/09 · Editado por: betolive
· votar


fill.zanchez
Em primeira mão eu concordo plenamente com vc, concordo tambem que existem profissionais qualificados por aí.

Levei minha guitarra para um luthier uma vez e não gostei do trabalho dele, estava olhando enquanto ele mechia no instrumento:
Ele se mostrou descuidado com o instrumento, tinha uma bancada suja, máquinas improvizadas, ele não tinha chave-de-fendas apropriadas, usou um martelo de ferro (vc's devem saber que existem martelos de vários tipos... (meu pai é carpinteiro), martelo de ferro e tamenho grande (pesado demais para um serviço fino em guitarras) usou o martelo e uma chave-de-fendas velha para "agredir" um trast, que estava desnivelado... foi aí que mandei ele parar... peguei meu instrumento, dei R$ 30 pra ele e fui embora. Então percebí que o que aquele cara fez eu tambem podia fazer, então eu mesmo regulei meu instrumento, e ficou tão bom que que 4 pessoas me confiaram seus intrumentos para regular (mas eu não quiz correr esse risco... imagina regulando a Ibanez do cara).
Mas, quando eu comprar minha Jackson não vou regular vou levar para um cara daqui que "dizem" que é muito bom. acho que é um dos mais famosos daqui de Salvador chamado Marinho.

é isso... mas de modo geral eu mesmo regulo meu instrumento.

Bom tópico!!!

Um abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


FeaR-ME
Pow gente o bertola quer q citem ele, rápido algum cliente dele! De modo nenhum cara. Apenas quis saber à todos a necessidade de separar "o joio do trigo"
Abç

Leblues
Veterano
# ago/09
· votar


o que me deixa puto eh que tem luthier que cobra 100 conto soh pra regulagem geral de guitarra, uma vez mandei regular e falei: po cara regula ja com essas cordas novas aqui 0.11 pra mim?

o cara me disse: pra colocar corda nova são mais 20 reais.
eu falei: poooooooo mas eu tenho as cordas aqui, voce vai ter que tirar as velhas e coloca-las do mesmo jeito cara, coloca ja com as novas...

o cara: po velho mas o preco pra trocar as cordas são 20 reais

eu falei: caralho, deixa quieto, vo pegar esse dinheiro e fazer um curso de luthieria, devolve minha guitarra aqui, não quero mais o servico não...


vou citar o nome do cara aqui pra nego não cair na dele, careiro e sem nocão: Doca de Brasilia.

prog_jam
Veterano
# ago/09
· votar


Leblues

Soh conheco dois tipos de guitarra nas quais a regulagem eh uma missao impossivel: as que tem floyd e as que estao empenadas. No mais, com um pouco de paciencia voce mesmo faz.
Caso nao saiba como, vou detalhar as de ponte fixa como parametro. (tem um livreto do Edmar Luigi que mostra os outros tipos de regulagem).

Para regular as oitavas, primeiro troque as cordas. Aproveita e tira todas elas logo pra fazer uma limpeza na escala com oleo de limao (se ela for rosewwod ou similar) ou com algum produto proprio para o seu tipo de escala.

Aproveita a guitarra sem as cordas para apertar todas as porcas e parafusos dela, tais como os das tarrachas, que sao frequentemente negligenciados e fazem toda a diferenca para a sustentacao da afinacao.

E jah que tah ali mesmo, limpe o corpo dela tambem. Me disseram uma vez que usar poliflor ou algum produto do genero nao faz bem a guitarra. Se isso eh verdade eu nao sei, mas procure usar um produto proprio para isso tambem (no caso dela estar muito suja) ou passe soh uma flanela (a laranja nao) seca mesmo.

Passe um cotonete na ponte, nos locais onde o paninho nao chega.

Ponha as cordas e afine normalmente.

Pegue o afinador mais preciso que tiver ao seu alcance e comece a regulagem de oitavas:
Afine o harmonico da decima segunda casa com a decima segunda casa pressionada com a corda solta. Para corrigir, corra o carrinho da ponte e afine novamente repetindo o procedimento ateh ficar perfeito ou o menos imperfeito possivel.
Faca nas outras cordas.
Verifique uma a uma e sempre reafine a guitarra por inteira.

Essa eh a regulagem mais simples que tem. Mais que isso comeca a envolver o tensor, que eh muito delicado e exige muito mais tempo e paciencia, dado que a madeira do braco precisa de tempo para reagir a mudanca, e comeca a envolver tremolos e floyds e chaves....
Um de cada vez...

Falou ae.

Bigtransa
Veterano
# ago/09
· votar


Leblues
Quando eu mando fazer regulagem geral meu luthier não cobra pra trocar os captadores (caso o serviço seja requisitado)..... ele diz que como a guitarra já vai estar desmontada o trabalho adicional é mínimo..... e a regulagem geral é geral mesmo.... ação, trastes, parte elétrica (na minha strato ele trocou até parafusos enferrujados).... mas tb já conheci maus profissionais....já levei num cara q regulou minha guitarra com as cordas velhas e pegou o jogo novo que eu levei pra ele (e ainda ficou insistindo que tinha trocado as cordas)

Manubio
Veterano
# ago/09
· votar


Bigtransa
Se vc for de SP, indique, eu precisava de um luthier.

Bigtransa
Veterano
# ago/09
· votar


sou de Santos..... o nome dele é lee luthier.... colocando no google vc acha

Leblues
Veterano
# ago/09
· votar


prog_jam
valeu pela dica brothr!!!


Bigtransa
po velho luthier picatera eh o cumulo, voce morre 200 conto de captador e o cara cobra mais 100 pra instalar.....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tome coragem e regule sua guitarra (correndo o risco de estragar)!