Descobrindo tom e escala pelo guitarpro

    Autor Mensagem
    RenanPa
    Veterano
    # ago/09


    Boa noite, o titulo do topico ja diz tudo, eu tenho uma tab aqui do guitar pro, queria saber se tem uma maneira fácil de descobrir em que tom esta a musica e em que escala é utilizada nos solos e riffs.

    obs: Já usei a busca; nao sei ler partituras.

    é isso, valeu! abraço.

    himynameisllucas
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Aperta F6,
    ou vai em pista > propriedades.

    RenanPa
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    himynameisllucas

    nessa opção só achei a afinação do instrumento e algumas outras opções, e não o que eu procurava.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    RenanPa

    Cuidado com as informações do GuitarPro.

    Ele é um ótimo programa, mas aceita informação errada. E se você se basear neste tipo de informação pode passar anos acreditando na informação errada.

    Compre um bom livro de teoria.

    kyo_ryo
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    RenanPa
    Ferramentas>Escalas>Procurar Escalas. Basta selecionar os compassos que quiser e clicar em procurar.

    RenanPa
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: RenanPa
    · votar


    LeandroPanucci

    sem usar o guitar pro, pra descobrir o tom seria pelo campo harmonico ou pelo ouvido certo? ja to estudando um pouco isso, mas por enquanto gostaria de uma maneira mais rapida e fácil, até por que se a musica é feita só em riffs, sem acordes, é mais difícil de achar o tom né?

    kyo_ryo

    obrigado, selecionei os compassos e apareceram varias escalas em que o solo se encaixa, e apareceu tambem que a penta de C maior é igual a de Am pelo que eu notei, ta certo isso? elas tem os mesmos desenhos?

    e o tom da musica, onde eu vejo?


    e a musica é stairway to heaven, se alguem falar o tom dela já quebra um galho hehehe

    abraço

    LeandroP
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    RenanPa

    Stairway To Heaven está em Lá menor.

    Em riff não é difcícil... Pode ser até mais fácil.

    É sério. Use o GuitarPro porque ele é muito bom, mas não pra achar o tom da música.

    Eu posso escrever a música inteira em Fá maior e você vai acreditar que está em Dó maior porque o programa lhe dirá isto.

    RenanPa
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: RenanPa
    · votar


    opa

    valeu cara.

    RenanPa
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    e a penta de C é igual a de Am?

    RenanPa
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: RenanPa
    · votar


    ...outra duvida que eu tenho, se a guitarra é afinada meio tom abaixo, o tom da musica é "bemolizado" tambem?

    exemplo: na musica no more tears o Zakk usa sua guitarra afinada meio tom abaixo, em que tom esta a musica?

    Shredder_De_Cavaquinho
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Eu acredito (posso estar falando besteira) que mudar afinaçao só altera a altura da notas Não á nota que esta sendo tocada.

    RenanPa
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Shredder_De_Cavaquinho

    Eu acho que altera a nota tocada, tipo se vc toca a primeira corda(E) solta, na afinação normal vc vai continuar tocando um E, ja em meio tom abaixo vc vai ta tocando um D#, acho que é isso.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    Shredder_De_Cavaquinho

    mudar afinaçao só altera a altura da notas Não á nota que esta sendo tocada.

    Ué, se muda a altura, muda a nota.

    RenanPa
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    up!

    alguem pra respoder as duvidas ae? vo cita-las novamente:

    a penta de C é igual a de Am?

    se a guitarra é afinada meio tom abaixo, o tom da musica é "bemolizado" tambem?

    exemplo: na musica no more tears o Zakk usa sua guitarra afinada meio tom abaixo, em que tom esta a musica?

    desculpem se to sendo chato, auto-didata é foda hehehe

    Shredder_De_Cavaquinho
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    LeandroPanucci
    é então falei merda mesmo :>

    lipe_2104
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: lipe_2104
    · votar


    RenanPa

    a penta de C é igual a de Am?

    Sim, pois C é o tom relativo de Am,
    os tons relativos são
    C/Am
    D/Bm
    E/Cm
    F/Dm
    G/Em
    A/Fm
    B/Gm

    Por exemplo: Wasting Love do Iron maden, o tom é Em, mais vc pode usar a penta de G

    b]RenanPa[/b]
    Sim, por exemplo se o cara ta tocando a música em D, e o cara ta tocando com uma guitarra afinada meio tom abaixo, o tom da música é C#.

    RenanPa
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    lipe_2104

    brigado ae, eu já sabia dessas coisas de "tom relativo", porem nunca imaginei que eram escalas exatamente iguais às outras em outro tom.

    abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Descobrindo tom e escala pelo guitarpro