Video Regulagem perfeita para Stratocaster!

Autor Mensagem
Dark Fallen Angel
Veterano
# ago/09
· votar


Aproveitando o embalo, alguém tem alguma dica para abaixar as cordas duma fender, para não ficar tão "berimbau". Sei lá, minha shelter ordinária (regulada por mim) tem a ação digamos alta, já a fender tem ação astronômica, nas alturas. Ela já foi regulada por luthier e etc, mas sei lá. Quando tento baixar os carrinhos, no inicio do braço, lá pelas primeiras casas, fica perfeito, poderia até baixar mais, se não fosse pelo fato das ultimas casas (na verdade 12ª até 21ª) ficarem trastejando. É bem estranho, nas primeiras fica legal e nas ultimas trastejando. É assim mesmo? O braço que tá torto? Falta apertar o tensor?
Quanto ao fato de afrouxar as molas, não recomendo. Eu coloquei duas molas extras na minha, colei a bunda dela no corpo e ficou muito bom (apenas exige mais força nas alavancadas).
Talvez esteja desvirtuando o tópico, mas é que cansei de tocar berimbau...

Philipi
Veterano
# ago/09
· votar


2Humbucker
roller nut
abaixador de cordas
saddle

Ele modificou a ação da ponte para ficar mais próxima a um FloydRose, mas não tão efetiva quando.
Se você quiser uma ponte ainda mais próxima a um FloydRose porem fácil de regular use uma Gotoh modelo Wilkinson.

Philipi
Veterano
# ago/09
· votar


Dark Fallen Angel
Tenho 95% de certeza que é o tensor, faça o seguinte compre uma régua retificada da Western(é ótima tenho uma) use ela para medir a concavidade do braço e afrouxe as cordas e vai apertando o tensor até o braço ficar qse reto ou reto, veja também se os trastes estão bem retificados, veja também se o braço não esta mau parafusado no corpo verifique também se não tem nenhum problema nos abaixadores, e preste atenção as vezes uma coisa que você tem quase certeza de que não é o problema é o que pode ser o problema.
Qual Fender é a sua?

2Humbucker
Veterano
# ago/09 · Editado por: 2Humbucker
· votar


Philipi

Vlw pelas imagens, agora entendi, eu tinha confundido Saddle com abaixador de corda, o abaixador da minha guitarra eu quero trocar eu axo ele ruim, e os saddles da minha eu regulei todos em linha reta, fiz merda fazendo isso ou não influi em muita coisa a regulagem deles? Eu fiz isso pq tava achando a alavanca sem força, por mais que eu forçasse ela tava dando pouca variação. Mas depois que eu fiz isso melhorou a variação da alavanda.

P.S.: minha guitarra é uma Washburn X-18 só difere dessa ai pq a minha é prata.

Dark Fallen Angel
Veterano
# ago/09
· votar


Philipi
Obrigado, ela é uma standard (México)
Ela veio toda zuada, sabe como é, Brasil. A guitarra veio na bagagem do vendedor lá dos EUA, ficou mais uns anos estocada na loja.... Mas não tem nenhuma marquinha ou coisa do tipo, mas seria uma "new old stock". Vlw pela dica da régua, onde posso achar ela? Ferragens e lojas de materiais para construção?

Philipi
Veterano
# ago/09
· votar


2Humbucker
Você não pode fazer isso, visto que cada corda deve ser regulada de maneira diferente para que as oitavas fiquem certinhas,se não as notas vão ficar todas erradas.
Procure por regulagem de oitavas no google ou na buasca aqui do FCC que você vai achar muita coisa relacionada a isso
Dark Fallen Angel
Sim, tambem tem da marca STANLEY que é muito boa, mas não precisa necessariamente ser dessas marcas só não pode ser aquelas com cabo.
Você está com uma ótima guitarra que é sonho de muitos aqui, cuide bem dela e se você não conseguir dar uma boa regulagem nela sozinho leve a um bom Luthier que você não irá se arrepender.
Qualquer coisa coloque umas fotos dela aew que fica melhor de ver o problema.

2Humbucker
Veterano
# ago/09
· votar


Philipi

Eu fiz essa regulagem quando estava trocando as cordas

2Humbucker
Veterano
# ago/09
· votar


Philipi

Realemente eu dei uma busca rápida no fórum e vi q isso realmente influi, hoje mais tarde ou amanhã eu devo colocar um encordamento novo na guitarra, ai eu aproveito e regulo isso. Do jeito certo dessa vez!! ^^

E mais uma vez vlw pelas dicas!! XD

Dark Fallen Angel
Veterano
# ago/09
· votar


Philipi
Sim sim, já levei, mas sabe, parece que falta algo. Eu raramente toco nela, sei lá, tenho pena e etc. E sempre que pego limpo bem, tiro o pó e as marcas dos dedos. Cuido até a roupa que uso para não arranhar e etc. Guardo no bag com 3 daquelas embalagens de sílica. Pode parecer frescura, mas é o melhor que posso ter, então tenho que cuidar. Quando mandei para o luthier pedi para colocar encordamento .010 e colocar 2 molas extras na ponte, para ficar colada no tampo, aquele procedimento padrão. Infelizmente enferrujou um parafuso do escudo (não sei como) e não sei se troco (por esses parafusos de ferragem vagabundos) ou dou um jeito de conseguir um kit original.

2Humbucker
Veterano
# ago/09
· votar


ai axei na net esse link de regulagem pra quem quiser ver

http://www.edmarluighi.com.br/dicas_12-regulagem-de-oitavas.asp

Philipi
Veterano
# ago/09 · Editado por: Philipi
· votar


Dark Fallen Angel
Tente também dar uma levantadinha na ponte deixe uns 4mm de distancia do corpo e tente usar somente 3 molas nessa posição:
http://3.bp.blogspot.com/_NkaWFxkMbLE/SWFTE_q0khI/AAAAAAAAACI/7t16vX5P Jfw/s320/02012009(005)2.jpg
5 molas eu só acho bom se você for usar encordoamento 0.12 ou 0.13, depois disso reafine a guita e reajuste as oitavas como no link que o 2humbucker postou, se não adiantar volte para o que era antes.
Talvez também o cara tenha deixado muito alto os carrinhos, tente abaixar com uma chave allen, abaixe a mesma quantia todos os parafusinhos para que fiquem proporcionais em relação um ao outro se ficar ruim volte para o que era antes, assim vai fazendo esses testes quem sabe você não acha uma boa regulagem para ela.
E não deixe de comprar a régua para ver se a escala não está côncava, pois esses sintomas que você citou me dão 90% de certeza de que seja esse o seu problema.
Também o Luthier que você levou pode gostar de cordas bem altas e não ter mexido no tensor por achar que não era necessário, o bom é você pedir para um Luthier ir regulando e você vai testando assim ele vai arrumando conforme o seu gosto.
Abs.

Philipi
Veterano
# ago/09
· votar


Dark Fallen Angel
Cara aqui tem umas reguas: http://www.casacruz.com.br/pg_produtos.cfm?cod_depto=8&cod_categoria=4 26
Se você não achar por aew compre uma desas.

MAF1050
Veterano
# ago/09
· votar


Quanto custam tarrachas com travas da gotoh? E onde posso achá-las? Não encontrei nada no ML...

lindoso
Veterano
# ago/09
· votar


Pessoal, to com umas duvidas aqui, queria que se possivel vcs respondessem...

-Vi que algumas pessoas tiram os abaixa-cordas da 3 e 4 cordas, tbm sinto as cordas meio apertadas, entao queria experimentar.
Porém, minha guitarra acabou de sair do luthier(no ultimo sabado fui buscar ela), sera que se eu tirar o abaixa cordas, ha algum jeito de o regulamento ser prejudicado?

-Quando eu for colocar novas cordas, quantas voltas devo dar nas tarraxas?

-Mandei regular minha guitarra no calibre 010., quando eu for trocar de cordas, posso por de outra marca do mesmo calibre normalmente, ou devo manda la para uma nova regulagem?

-De que maneira devo aplicar o grafite em pó nos abaixa-cordas e no nut?

vlw ae galera!

Philipi
Veterano
# ago/09
· votar


MAF1050
Não sei mas as Wilkinson EZ-Lock são bem legais e bem boas de preço.

lindoso
Se as tarraxas forem com trava você pode tirar tranqüilamente, mas se não procure algo no Youtube sobre como enrolar as cordas nas tarraxas e tente tirar somente um dos abaixadores(o das cordas mais grossas), teste se não melhorar coloque os novamente.
Não sei exatamente quantas voltas você deve dar na tarraxa.
Se você colocar cordas do mesmo calibre não tem problema porem toda vez que você trocar de cordas você irá sentir uma perda na regulagem e na afinação de oitavas.
Coloque o pó de grafite nas cavidades por onde as cordas passam.

2Humbucker
Veterano
# ago/09
· votar


é só comigo ou a 3ª corda é mais dificil de regular a oitava? pq as outras eu regulei, menos a 3ª

Philipi
Veterano
# ago/09
· votar


2Humbucker
A 3ª corda é a que exerce mais pressão assim fica mais duro o parafuso.

daniel_guitar
Veterano
# ago/09
· votar


Dark Fallen Angel
trocas os parafusos por uns de inox

2Humbucker
Veterano
# ago/09
· votar


na verdade a dificuldade num é nem em apertar ou afrouxar o parafuso e sim em achar o ponto certo da oitava, as vezes to quase lá e derrepente o tom volta a ficar alto =/

Dark Fallen Angel
Veterano
# ago/09
· votar


Philipi
Vlw. Ele regulou o tensor sim, até pq troquei o encordamento de .09 para .10. O estranho é que se abaixa os carrinhos, as cordas começam a trastejar nas ultimas casas, não nas primeiras, como seria o normal.
Eh, gostei bastante dessa ideia da régua, já tinha tentado com réguas normais mas sem sucesso hehehehe
Mas já estou me acostumando com as cordas mais altas, pra dar bend é muito bom. Se não me engano o próprio luthier tinha dito que se eu quisesse poderia baixar mais a ação.

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# ago/09
· votar


Quando eu regulo minha strato (com floyd) Eu boto todas cordas uma a uma Esticando elas ao maximo possivel, depois afino tudinho e fico tocando, e afinando tocando e afinando, depois de um tempo a guitarra não desafina mais, nem com as alavancadas mais brutais..

Philipi
Veterano
# ago/09
· votar


Dark Fallen Angel
Se é só nas ultimas é porque a escala esta concava necescitando de um aperto no tensore se fosse trastejamneto no inicio seria ao contrario.
Talvez seja pelo raio da escala da Fender, um raio muito acentuado não permite uma ação muito baixa porem é melhor para fazer pestanas mas pior para dar bends.
Qual o raio da escala da sua Fender?

guitarfusion
Veterano
# set/09
· votar


massa esse video tenho problemas com minha lavanca strato vou tentar essas dicas

guitarfusion
Veterano
# set/09
· votar


alguem sabe se isso tbm resolveria esse problema de desafinaçõa fazendo com que a ponte sempre volte a sua posição normal...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-105574377-estabilizador-de-trem ulo-p-pontes-de-strato-e-floyd-rose-_JM

Thallesxx
Veterano
# set/10
· votar


Desculpa ai por ressuscitar esse tópico mais carara! esse vídeo salvou minha ponte e meu bolso, já tava pesquisando pontes da fender que sairiam no mínimo uns 300 reais mais tarraxas que seriam uns 200, vlw msm FFC esse tópico é essencial pra qualquer pessoa que tenha uma guitarra com esse tipo de ponte, agora nesse mesmo momento estou dando alavancadas realmente OGRAS com a minha guitarra Shelter EG4k que nem é uma guitarra tão boa assim e ta aguentando legal sem mexer na afinação, isso com 2 tarraxas lascadas e o nut rachado que colei com cola epoxi! AHUHUAHUAHUA, os esquemas dos solos e dos bends desafina bem mais ai é só alavancar e volta a afinação de boa! THX =D

ogner
Veterano
# mar/13
· votar


Do mesmo luthier, ótimo video de regulagem de ponte/altura/saddles:




raphael.rui
Veterano
# mar/13
· votar


muuuuuuito bom esse video, consegui melhorar bastante minha SX que veio com trastes desnivelados. agora melhor do que tá so luthier mesmo rs.

to pra mandar pro bertola a um tempao e nunca consigo. esse mes vai rs.

Megadave
Veterano
# mar/13
· votar




esse cara conhece...passei mal quando vi, depois que descobri tudo isso para deixar uma strato regulada e com a ponte bem segura para usar uma alavanca sem tantas desafinações, comprei uma les paul kkkkkkkk

Philipi
Veterano
# mar/13
· votar


Legal reviverem esse tópico.

Esse cara aqui sim é que é o mestre das regulagens:


Ele é o Luthier Stewmac!!!

Philipi
Veterano
# mar/13
· votar


Nesse vídeo a partir dos 49minutos ele da um show de Luthieria:



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Video Regulagem perfeita para Stratocaster!