Video Regulagem perfeita para Stratocaster!

Autor Mensagem
Philipi
Veterano
# ago/09




Pessoal achei este vídeo que o cara mostra alguns truques para fazer uma boa regulagem e poder usar o tremolo a vontade em uma guitarra normal sem roller na ponte nem roller nut nem tarraxas com trava nem coisas do tipo.
Pontos Importantes.
1.Esticar as cordas da maneira que ele mostra no Vídeo.
2.O ultimo movimento que deve ser feito antes de afinar qualquer corda é dar uma alavancada total para frente, e assim sucessivamente ir afinando uma por uma das cordas.
3.Depois de dar sucessivos bends num solo não mexer nas tarraxas apenas alavancar forte a ponte para frente assim fazendo com que a guitarra volte a sua afinação.

Espero ter ajudado.
Abraços pessoal.

Snakepit
Veterano
# ago/09
· votar


Resumindo, por nao tem tarraxas com trava, nem roller na ponte nem no nut, voce tem que "acomodar" as cordas por que elas ficam sempre "esticando" ou se "movendo", não sei exatamente qual palavra usar.

A melhor dica ele deu no fim, sempre depois dos solos dar uma alavancada pra "acomodar" as cordas.

Philipi
Veterano
# ago/09
· votar


Snakepit
Pow eu também achei que essa foi a melhor dica, imaginar que o cara quando não sabe isso vai lá e afina nas tarraxas aew quando da alavancada elas se acomodam mau e aew ferra com a afinação, aew o cara perde um tempão nessa.

GuitarHome
Veterano
# ago/09
· votar


Philipi
Boa!!!
Mas mesmo assim, essa guitarra não tem tarraxas com trava nem roller nut porém é uma Fender né. As tarraxas não são com travas mas muito provavelmente são de alta qualidade, a ponte idem e o nut também deve ser o que ajuda bastante.
A minha antiga SX até que aguentava umas alavancadinhas porém eu tinha colocado tarraxas Gotoh sem trava e nut de osso. Eu coloquei tarraxas sem trava pois me disseram que a trava não ia mudar muito na estabilidade da mesma.
Abraço!!!

Philipi
Veterano
# ago/09 · Editado por: Philipi
· votar


GuitarHome
Realmente isso tem que ser levado em consideração, o pior nas pontes de guitarrras baratas é que tem um monte de farpa nas cavidades assim fazendo as cordas emperrem e/ou arrebentarem e os saddles de baixa qualidade que tem a cavidade por onde passa as cordas muito ruim acaba fazendo um zumbido quando se usa a alavanca, mas a SX tem bons saddles a ponte também é bem legal visto que o bloco não é daqueles bem fininhos e dando uma boa lixada e assim tirando as farpas e cantos vivos das cavidades e fazendo uma trava natural das cordas nas tarraxas a SX pode segurar muito bem a afinação, outra coisa é que fazendo a trava natural nas tarraxas você pode é até retirar um ou ate os dois abaixadores.
Outra dica é lubrificar o nut os saddles e os abaixadores com pó de grafite ou óleo ou usar os dois.
Abraço.

GuitarHome
Veterano
# ago/09
· votar


Outra dica é lubrificar o nut os saddles e os abaixadores com pó de grafite ou óleo ou usar os dois.
Abraço.


É essa é uma boa também, sempre ouço falar disso mas nunca fiz. Na minha SX eu tinha tirado um dos abaixadores, sei lá, ele saiu uma vez e achei melhor sem!
Um nut bem feito também faz a diferença para a corda não emperrar e tals. Ainda joga umas 5 molas lá tras da guitarra e ja era hahahah!!!

Marcosrcf
Veterano
# ago/09
· votar


GuitarHome
Coloquei um abaixador com roller e passei pó de grafite no nut da minha SX, ficou animal... tá segurando que é uma beleza!

Tava pensando em colocar as 5 molas, mas ainda não deu tempo de correr atrás disso.
hehehe

Philipi
Veterano
# ago/09 · Editado por: Philipi
· votar


Marcosrcf
Pois é mas eu não acho uma boa usar 5 molas, a não ser que você use encordoamento 0.13, porque se você colocar as 3 molas assim: /|\ a ponte vai sempre retinha quando você alavancar mas se você colocar todas as cinco ou colocar as 3 retas a ponte vai ir meio torta para o lado que você alavancar.
Pow mas a SX é uma guita Pro, eu tenho uma e a unica coisa que me descontentou foi o fato de éla não vir com captadores de alnico, mas se trocar fica uma belezinha rsrs.
Tem algum video aew com a sua?

Philipi
Veterano
# ago/09
· votar


GuitarHome
Use o pó de grafite e wd-40 você não irá se arrepender.

Dr Jivago
Veterano
# ago/09 · Editado por: Dr Jivago
· votar


Não assisti o video, mas eu tenho uma TAGIMA Strato regulada com ponte flutuante e três dicas que aprendi em outros foruns e acho muito válidas foram:

1) A ponte deve estar sempre paralela ao corpo da guitarra
2) Não enrolar demais as cordas na tarracha
3) Retirar os abaixadores da 3 e 4 corda.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# ago/09
· votar


Dr Jivago

3) Retirar os abaixadores da 3 e 4 corda.


pq isso?

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/09
· votar


Minha dica é: Usem Les Paul.

Bigtransa
Veterano
# ago/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
esses abaixadores antigos redondinhos e os tipo "árvore" meio que "prendem" a corda prejudicando um pouco a afinação (caso não estejam sempre lubrificados)..... o ideal é usar os tipo "roller"..... as vezes a diferença na troca dos abaixadores é mais perceptível do q em uma troca de tarraxas.....

erico.ascencao
Veterano
# ago/09
· votar


Pergunta para todos:
Depois de dar sucessivos bends num solo não mexer nas tarraxas apenas alavancar forte a ponte para frente assim fazendo com que a guitarra volte a sua afinação.

Quando você dá um bend, a afinação da corda tende a cair, certo? Para consertar este problema, seria indicada uma alavancada no sentido de esticar as cordas, certo? Mas como se dá uma alavancada para esticar as cordas numa strato sem o back box? Este truque eu uso bastante na minha guitarra que tem Floyd Rose, inclusive quando eu pego a guitarra e percebo que todas as cordas estão desafinadas na mesma quantidade, aí eu dou uns "tranquinhos" na ponte para acomodar as cordas.

Philipi
Veterano
# ago/09
· votar


erico.ascencao
Pq isso faz um movimento que reacomoda as cordas da maneira correta.

Marcosrcf
Veterano
# ago/09
· votar


Philipi
Se eu colocar, será pra puxá-la pra trás mesmo, com ela eu qse não uso a alavanca, mas depois de ver esse vídeo, vou tentar regular parecido pra ver!

Rod Turtle
Veterano
# ago/09
· votar


Galera, tarraxas com trava não melhoram estabilidade de afinação, exceto pelas sperzel que eliminam a necessidade de abaixadores de cordas. Fora isso, o único ganho de tarraxas com trava é o tempo, pois não é preciso enrolar a corda na tarraxa.

Manubio
Veterano
# ago/09
· votar


The Root Of All Evil
to contigo, vendam estas stratos, comprem uma Les Paul.

Marcosrcf
Veterano
# ago/09
· votar


Philipi
Só pra registro, SX com tarrachas originais: Não funciona!
AOEIUHaeoiuHEAOIUaehoIUAHEOiuaehoAEIUHaoiuhE

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


Rod Turtle

Cara, elas melhoram sim, um dos problemas com alavancada em strato é que quando vc dá a alavancada e as cordas folgam elas nunca voltam perfeitamente para o mesmo lugar por causa de diversos fatores, que vão de nut, abaixadores de cordas até o pedaço de cordas já enrolado na tarracha. Se você bota uma tarracha com trava e estica bem a corda antes de travar, ela não vai ter enrolamentos significativos, fazendo com que haja menos problema com a estabilidade.

Obviamente o problema inteiro só se resolve trocando o sistema inteiro, roller nut ou nut de grafite, tarrachas com trava e abaixadores de corda tipo roller.

ogner
Veterano
# ago/09
· votar


Marcosrcf
Só pra registro, SX com tarrachas originais: Não funciona!

Hehehehe, fiz meio nas cochas essa regulagem ae, com cordas velhas mesmo, e incrivelmente, desafina pouco...Só q o interessante é q quando desafina a afinação SOBE...Eita!!
Alguem explica??

Só não regulei com 3 molas, a minha esta com 4, se eu tirar vou ter q regular coisa demais..Preguiça...Umas alavancadinhas modestas...mas melhorou muito viu!! hehehehe...

Tarraxas originais e ponte modificada a minha SX62

Van_Lorien
Veterano
# ago/09
· votar


ogner
Pois é, aqui na minha SX, quando desafina a afinação sobe também. Muito estranho isso!

2Humbucker
Veterano
# ago/09
· votar


Pow algumas dúvidas nos termos técnicos utilizados por vcs.

Roller
Roller Nut
Abaixadores
Saddles


Abaixadores são akelas seis peças que tem na ponte onde se apoiam as cordas assim que elas saem da buraco no corpo da guitarra?

Mas o resto num entendi o que são... =/

(Desculpe pela ignorância)

Marcosrcf
Veterano
# ago/09
· votar


ogner
A minha tá com 3 molas, regulei seguindo o vídeo, mas só de olhar pra alavanca já sobe a afinação, como eu quase não uso a alavanca na strat eu não perdi muito tempo, mas todas as tentativas foram FAIL
hehehe

Van_Lorien
MiSXtérios! Já vi outros users falando a mesma coisa, hehehe
MEDO!

2Humbucker
Veterano
# ago/09
· votar


Uma outra pergunta, apesar de ainda num ter resposta da primeira, ele afroxou as molas pra poder puxa o trêmolo como se fosse uma floyd rose?

GuitarHome
Veterano
# ago/09
· votar


ele afroxou as molas pra poder puxa o trêmolo como se fosse uma floyd rose?


Mesmo que você afrouxe a tremolo de uma strato comum ela nunca vai ter a mesma "ação" que uma Floyd rose, alias, bem longe disso.

2Humbucker
Veterano
# ago/09
· votar


então não entendi pra que ele afroxou as molas

=S

ogaitnas
Veterano
# ago/09
· votar


tarracha com trava melhora muito a estabilidade em strato, quem fala que não, é pq usou a tarracha com trava como uma tarracha comum e deixou voltas de corda na tarracha, se colocar direito já ajuda pacas, se colocar roller nut, melhora mais e por aí seguem n dicas que já rodaram o fórum hehe

Marcosrcf
Veterano
# ago/09
· votar


2Humbucker
Pra poder alavancar pra trás como em um Floyd, mas como o GuitarHome disse a ação de um tremolo é bem menor!

2Humbucker
Veterano
# ago/09
· votar


Marcosrcf

Vlw, entendi agora ^^

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Video Regulagem perfeita para Stratocaster!