Técnicas para uma boa solda em estanho !

Autor Mensagem
Del-Rei
Veterano
# mar/10
· votar


buddy guy

Putz, cara... valeu MESMO pela tua ajuda!!

Esse "questionário" me foi extremamente útil!!

Obrigado mesmo!!

Outra coisinha (Tô até com vergonha já... haha):
É necessário mesmo ter o sugador de solda?
Ele serve pra retirar a solda "seca"?

No caso de troca de potenciômetros... esse sugador irá retirar a solda dos pots pra que eu possa liberar os fios e soldar no novo pot... é isso?

Abraços!!!

Curly
Veterano
# mar/10
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/137494/#3489670

buddy guy
Veterano
# mar/10
· votar


Del-Rei
buddy guy

Putz, cara... valeu MESMO pela tua ajuda!!

Esse "questionário" me foi extremamente útil!!

Obrigado mesmo!!

Outra coisinha (Tô até com vergonha já... haha):
É necessário mesmo ter o sugador de solda?
Ele serve pra retirar a solda "seca"?

No caso de troca de potenciômetros... esse sugador irá retirar a solda dos pots pra que eu possa liberar os fios e soldar no novo pot... é isso?

Abraços!!



Espero que eu tenha de algúma forma acertado no que eu disse...hehehe.. Abração !!!!!

buddy guy
Veterano
# mar/10
· votar


Curly
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/137494/#3489670



Nobre Curly,sempre fazendo presença,trazendo coisas boas e dicas bacanas. Obrigado por agregar mais conhecimento bacana por cá. Forte abraço !!!!!!

Del-Rei
Veterano
# mar/10
· votar


buddy guy

ehehehe... valeu, cara!

Mas ae... responde minhas outras dúvidas ae... hehe


Curly
Valeu pelo help, cara!!!
Achei muito interessante os vídeos postados, mesmo sendo em inglês compreendi uns 70%. haha

buddy guy
Veterano
# mar/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Del-Rei



Olha Del-Rei,"gruda nessa féra" aqui( Curly ),que esse manja da arte !!!!!! Podes crêr !!!!!!!

Del-Rei
Veterano
# mar/10
· votar


Beleza, galera!!!

Dei uma lida em vários tópicos... sobre isso.

A tal solda BEST AZUL já vem com a pasta dentro? Com esta solda não vou prcisar da pasta?
Esta pasta tem a mesma função do tal FLUXO??

Help ae...


:)

buddy guy
Veterano
# mar/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Del-Rei
Beleza, galera!!!

Dei uma lida em vários tópicos... sobre isso.

A tal solda BEST AZUL já vem com a pasta dentro? Com esta solda não vou prcisar da pasta?
Esta pasta tem a mesma função do tal FLUXO??

Help ae...


:)



Sei lá,esta vc me pegou. Eu sempre uso a pasta separada e desconheço este esquema do "estanho pronto" com pasta !!!! Deixo esta para os colégas que como o nobre Curly ,sacam mais do que eu !!!!!! Abração .

Messiah King
Veterano
# mar/10
· votar


buddy guy
VOu usar isso no meu tutorial... hj eu vou soltar os componentes... to meio doente, mas farei o possível...

Del-Rei
Veterano
# mar/10
· votar


Entendi....

Mas então o lance da pasta é como exatamente?

Vamos supor que eu queira soldar um fio num pot. Eu passo a pasta na superfície do pot e do fio, dou uma "pré soldada" em cada um, depois coloco os dois juntos e soldo os dois?

É isso?

Curly
Veterano
# mar/10
· votar


buddy guy
Del-Rei

não precisa de pasta para essas montagens eletrônicas pequenas. Soldar se aprende na prática, compre um ferro de 30w, um sugador, um descanso, uma espuminha de limpeza e solda de boa qualidade e comece fazer uns testes, em poucas horas vc pega o jeito.

buddy guy
Veterano
# mar/10
· votar


Messiah King

buddy guy
VOu usar isso no meu tutorial... hj eu vou soltar os componentes... to meio doente, mas farei o possível...



Faça uns testes com fios antes de se aventurar(é o que recomendo). Boa sorte !!!!

buddy guy
Veterano
# mar/10
· votar


Del-Rei

buddy guy
Del-Rei

não precisa de pasta para essas montagens eletrônicas pequenas. Soldar se aprende na prática, compre um ferro de 30w, um sugador, um descanso, uma espuminha de limpeza e solda de boa qualidade e comece fazer uns testes, em poucas horas vc pega o jeito.



Del-Rei,não falei que o homem manjava da arte? Pois é meu camarada Curly,quem sabem,sabe !!!!!!! Abração !!!!

Curly
Veterano
# mar/10 · Editado por: Curly
· votar


buddy guy

gosto de eletrônica desde cedo, ainda criança meu pai me deu um brinquedo chamado Engenheiro Eletrônico da Phillips, era incrível, vc montava amplificadores, rádios, etc usando um painel que prendia as peças com umas molinhas, depois era só desmontar e montar outra coisa, não existem mais coisas assim...

Depois segui os estudos, escola técnica, faculdade... Em 1982 coloquei as mãos pela 1a vez em um computador, um sinclair zx 81... Aí nunca mais quis saber de eletrônica na vida huahaahuhua !

buddy guy
Veterano
# mar/10
· votar


Curly
buddy guy

gosto de eletrônica desde cedo, ainda criança meu pai me deu um brinquedo chamado Enegenheiro Eletrônico da Phillip, era incrível, vc montava amplificadores, rádios, etc usando um painel que prendia as peças com umas molinhas, depois era só desmontar e montar outra coisa, não existem mais coisas assim...


Poxa velhão,super bacana esta passagem. Boas lembranças a gente não esquece mesmo !!!!

Depois segui os estudos, escola técnica, faculdade... Em 1982 coloquei as mãos pela 1a vez em um computador, um sinclair zx 81... Aí nunca mais quis saber de eletrônica na vida huahaahuhua !



Ashuashuashausha......podes crêr. Realmente,quando passa deixar de ser uma diversão,para virar obrigação,desmotiva mesmo. Mas que tú manja da arte tú manja. Por isso que comentei anteriormente ao Del-Rei,para "grudar" em vc,já tendo a certeza da vossa sabedoria em eletrônica rsrs... Grande abraço !!!!!

Del-Rei
Veterano
# mar/10
· votar


Curly
Beleza então!!!
Putz... vcs me ajudaram muito mesmo, galera!!!

buddy guy
Muito obrigado a vc tmb!!!!


Vcs estão de parabéns, galera!!!

Vou aguardar minhas "coisinhas" chegarem e vou meter a mao na massa... hehehe

Depois posto o resultado aqui!!

Grande abraço!!!

Del-Rei
Veterano
# mar/10
· votar


AE, galera... só mais uma coisinha!!!

hehehe


Estou tentando comprar tudo junto... pra evitar pagar muitos fretes.

Na mesma loja (Prisma Equipamentos) eu encontrei os seguintes itens:

PASTA PARA SOLDA CAST 110g - R$4,00
SOLDA COBIX 0,5 mm - 500GR - R$27,90
SUPORTE PARA FERRO DE SOLDAR HIKARI ZD-10 - R$10,00
FERRO DE SOLDA HIKARI HK PULS 40W - 110V ( BLISTER ) - R$17,00

Total: R$ 58,90


Alguém sabe se essas marcas (COBIX e CAST) são boas?


Abraços!!!

buddy guy
Veterano
# mar/10
· votar


Del-Rei
Alguém sabe se essas marcas (COBIX e CAST) são boas?


Abraços!!!


Estas não conheço. Eu indico a Best !!!

Ramsay
Veterano
# mar/10
· votar


Del-Rei

Cara, tão te enrolando!!
Compra a Cobix 60x40 que é a que eu uso aqui e dá uma solda espelhada e não precisa de pasta nenhuma!!

Del-Rei
Veterano
# mar/10
· votar


Ramsay
Valeu, cara...

Essa aqui?
http://www.prismaequipamentos.com/index.php?page=shop.product_details& product_id=1076&option=com_virtuemart&Itemid=2&vmcchk=1&Itemid=2

Ian Anderson
Veterano
# mar/10
· votar


buddy guy

Muito interessante o tópico, estava com duvida nessa parte, jah que to fazendo uam guitarra, e principalmente depois de soldar um jack de uma amigo, e a guitarra começou a fazer um puta chiado (ela vinha com humbucker).

vlw +1

buddy guy
Veterano
# mar/10
· votar


Ian Anderson
buddy guy

Muito interessante o tópico, estava com duvida nessa parte, jah que to fazendo uam guitarra, e principalmente depois de soldar um jack de uma amigo, e a guitarra começou a fazer um puta chiado (ela vinha com humbucker).

vlw +1



Legal,fico feliz de ser útil de algúma forma por cá. Por vezes, vejo-me na obrigação(dentro dos meus parcos conhecimentos,claro)de retribuir o muito que aprendo com os colégas desta casa e fico chateado quando não consigo ajudar. Grande abraço !!!

Del-Rei
Veterano
# jun/10 · Editado por: Del-Rei
· votar


Ae, meu povo!!!

Esses dias estive tentando minhas primeiras aventuras no campo da solda.

Arranquei toda a parte elétrica da guitarra (que eu vou trocar) e fiquei testando (=brincando) de soldar fios nos pots.


Minhas dúvidas, pra quem puder ajudar:

1) O ferro de solda ficou com a ponta toda escura depois que usei a primeira vez... e agora parece que não vai clarear mais. É assim mesmo?

2) Em algumas soldas, ficaram minúsculos pontinhos pretos e algumas manchinhas meio beges em volta... é assim mesmo, ou tem que ficar 100% prata?

3) Percebi que soldar os fios nos pots é bem complicado. Principalmente porque é preciso ter umas 4 mãos pra segurar a solda, o ferro, o fio e o pot. Alguém tem alguma dica??

4) Uso a solda de 0,5mm como indicaram e é bem fina. Achei difícil ir "alimentando" a solda durante o processo... o fio de solda é muito fino e conforme vou "alimentando", o fio vai saindo do local exato, ou dobrando (por ser muito fino).
Será que é melhor usar uma solda mais grossa? Tipo uma de 0,8 ou 1mm ???

5) Limpei com álcool as superfícies que iria soldar.
É melhor lixar as superfícies??

6) Em alguns momentos me parecia que a PONTA do ferro de solda não aquecia suficientemente a solda para derretê-la... só conseguia derreter a solda se a encostasse um pouco mais acima da PONTA.
Alguém sabe o porquê??

7) Eu devo ESTANHAR a ponta do ferro de solda a cada soldada, ou só uma vez depois de ligar o ferro???


Bom, quem puder ajudar... agracereria demais!!

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

Del-Rei
Veterano
# jun/10
· votar


Help!!!



Um aceno de longe!!!

Arimoxinga
Veterano
# jun/10
· votar


Del-Rei
Minhas dúvidas, pra quem puder ajudar:

1) O ferro de solda ficou com a ponta toda escura depois que usei a primeira vez... e agora parece que não vai clarear mais. É assim mesmo?

sim ele da uma escurecida mesmo depois do primeiro uso limpa a ponta com palha de aço com o ferro frio é claro hehe.

2) Em algumas soldas, ficaram minúsculos pontinhos pretos e algumas manchinhas meio beges em volta... é assim mesmo, ou tem que ficar 100% prata?

Bom os pontos pretos devem ser por conta da ponta do ferro estar suja como vc falou, e as manchas beges é por que os estanhos de hoje em dia já vem com breu na composição.

3) Percebi que soldar os fios nos pots é bem complicado. Principalmente porque é preciso ter umas 4 mãos pra segurar a solda, o ferro, o fio e o pot. Alguém tem alguma dica??

tem um suporte para segurar as peças na hora da solda vende em lojas de eletrônica, mas usa a criatividade hehehe.


4) Uso a solda de 0,5mm como indicaram e é bem fina. Achei difícil ir "alimentando" a solda durante o processo... o fio de solda é muito fino e conforme vou "alimentando", o fio vai saindo do local exato, ou dobrando (por ser muito fino).
Será que é melhor usar uma solda mais grossa? Tipo uma de 0,8 ou 1mm ???

????? estou por fora não sou profissa hehehe?????

5) Limpei com álcool as superfícies que iria soldar.
É melhor lixar as superfícies??

????tbm não sei porém acho q só o alcool daria jeito eu mesmo nem limpo de lixo quando vou soldar algo só tiro a sujeira com os dedos mesmo.???

6) Em alguns momentos me parecia que a PONTA do ferro de solda não aquecia suficientemente a solda para derretê-la... só conseguia derreter a solda se a encostasse um pouco mais acima da PONTA.
Alguém sabe o porquê??

????? não sei por que mais isso acontece com migo tbm com soldas mais velhas principalmente????

7) Eu devo ESTANHAR a ponta do ferro de solda a cada soldada, ou só uma vez depois de ligar o ferro???


creio que sempre que a ponta do ferro estiver ficando sem estanho.


Bom não sou profissional nem nada apenas respondi com oque eu achei que fosse certo para mim.


Peace!

Del-Rei
Veterano
# jun/10
· votar


Arimoxinga


Bom não sou profissional nem nada apenas respondi com oque eu achei que fosse certo para mim.

hehehe... falou, cara!! Mas já ajudou banstante!!

Se alguém tiver mais dicas, tamos ae!!

hehe...

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

Ian Anderson
Veterano
# jun/10
· votar


m alguns momentos me parecia que a PONTA do ferro de solda não aquecia suficientemente a solda para derretê-la... só conseguia derreter a solda se a encostasse um pouco mais acima da PONTA.
Alguém sabe o porquê??


Boa pergunta, o meu ferro (vagab) soh consigo soldar quase no meio da ponta. Eu tinha um da Fame (RIP) e não fazia isso.

Del-Rei
Veterano
# jun/10
· votar


Ian Anderson

Pô, o meu é um Hikari (ou algo assim)... dizem que é bom!!!

Bizarro...



Um aceno de longe!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Técnicas para uma boa solda em estanho !