Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se

Autor Mensagem
Philipi
Veterano
# dez/09
· votar


Avner Bertolin
Pow valeu, mas acho que vou deixar assim, está aceitável!
Aqui do Sul deve ter mais gente sim, de Porto Alegre, lá tem bastante Luthier, aqui em Santa Maria não tem nenhum, só técnico de Lutheria rsrs.
E ai em Cachoeira tem Luthier?

Avner Bertolin
Veterano
# dez/09
· votar


Olha , meu pai disse q tem um conhecido que faz algumas guitarras(em cachoeira) ,vo conversa com esse cara pra ver se ele tem algumas dicas.

Aqui em poa tem 3 que eu achei, mas não consegui fala com nenhum deles.
To procurando pessoal pra ver se podemos fazer uns negócios pq a maioria das madeiras interessantes eu vou ter q encomendar do paraná e ae dividindo o custo do frete ficaria melhor pra todos =).

Se qualquer hora quiser trocar algumas peças é só avisar , talvez eu tenha algo do interesse,assim como eu posso querer algumas tb.flw

ae em sm trabalham com cedro rosa ou vermelho? :)

Valter Bergamo
Veterano
# dez/09
· votar


Philipi

Use um secador de cabelos com o ar no quente , e com bico no secador, pra direcionar o ar.
Dai comece do final da escala, e use uma espatula pra ir forçando levemente.

Assim ela descolara..porem este método vc nao podera reutilizara escala, já q devido ao calor ela ira empenar.

mas nao danifica o braço, quue é o mais importante

thiagome
Veterano
# dez/09
· votar


Espetinho
Valter, primeiramente um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Que todos os seus projetos pessoais e profissionais se realizem em 2010.

Tenho curiosidade em saber como é feita uma pintura do tipo sunburst. Já li em alguns sites e tenho uma ligeira noção, mas todos utilizam materiais que não são encontrados aqui no Brasil. Você poderia me dar alguma dica?

Aos demais colegas também, Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Um abraço.

Avner Bertolin
Veterano
# dez/09 · Editado por: Avner Bertolin
· votar


:)




pelo q vi é basicamente usando tingimento no selador e ou verniz e ir escurecendo do centro para a borda.

Philipi
Veterano
# dez/09
· votar


Avner Bertolin
Pow sobre o cedro, nem sei te dizer cara .
Pow POA é cheio de Luthier, só procurar.
Cara por enquanto tenho poucas peças para possíveis trocas, tenho um jack plate dourado e um neck plate dourado sobrando, devo ter alguma coisinha mais, mas no mais é só isso.
Abçs.

Espetinho
Pow valew, eu pensei no secador para tirar a tinta do Headstock da Eagle, mas não tinha acesso a um secador, tirei com uma mini retifica e taco(na verdade não foi bem um taco) com lixa deu um trabalho desgraçado demorei 5horas lixando(fazendo discos novos que iam rasgando para a mini retifica) mas ficou lisinho perfeito, a escala por enquanto vou ter que deichar assim por questões financeiras porem mais para frente pretendo trocar sim, valew pela dica será de grande validade para mim.

Abçs.

LordOfTheeeee
Veterano
# dez/09 · Editado por: LordOfTheeeee
· votar


Espetinho
P**** vlw ai kra, virei seu fan... rsrsrs
O que eu preciso pra faze o curso??? Se precisar de qualquer informação meu e-mail é janiljunior@hotmail.com

Vlw msm veiow, agora vo faze minha guita aeeeee

Valter Bergamo
Veterano
# dez/09
· votar


LordOfTheeeee

Fique antenado no forum ano q vem em FEV
vou iniciar uma turma, e enviar o livro pra todos sem falta.

Mulambo80s
Veterano
# dez/09
· votar


AI cara vai abrir novas "turmas" porque eu quero, mais parece que aqui já lotou! ^^

Se puder eu tenho muita vontade !

att,Mulambo

buddy guy
Veterano
# dez/09
· votar


Fala moçada,beleza? Então estou curioso para ver os trabalhos da galéra que está se aventurando na construção de suas guitarras. Deve estar saindo coisas bacanas abessa. Poxa,tenho um pedaço de vinhático aqui,cujo estou querendo fazer um corpo de stratocaster com ele. Puxa,só que não tenho a planta do corpo e não queria me a venturar a fazer "as cegas" e estragar este pedaço,pois só tenho esse. Baita dilema !!!!!!!

Anderson Grant
Veterano
# dez/09
· votar


buddy guy
então vende o vinhático pra mim =D

Jânio F. Lira
Veterano
# dez/09
· votar


Saudações a todos

Tenho estado ausente do fórum porque trabalho no comércio e este mês é um período bastante corrido. Além disso, estou tentando uma
vaga na UFPE no curso de Música e as últimas provas ocorreram no último final de semana.

Quero apenas aproveitar a oportunidade para desejar a todos boas festas e um feliz ano novo. Espero que todos consigamos no próximo ano realizar nossos projetos. Inclusive a construção de nossa própria guitarra.

Obrigado Valter. Que Deus te abençoe e você consiga iniciar 2010 com sua loja a todo vapor.

Avner Bertolin
Veterano
# dez/09
· votar


feliz natal a todos e um ótimo 2010 =D

thiagome
Veterano
# dez/09
· votar


feliz natal a todos e um ótimo 2010 =D (2)

MathGuitar
Veterano
# dez/09
· votar


Espetinho
Amigo, desculpa estar usando este espaço seu aqui para te fazer essa pergunta, mas gostaria de saber se voce conhece ou se voce faz a pintura cromada estilo a chrome boy do satriani. Caso faça ou saiba alguem que faça me mande uma menssagem. Voce saberia quanto ficaraia o servico +-? Obrigado e me desculpa.

RFSF
Veterano
# dez/09
· votar


feliz natal a todos e um ótimo 2010 =D(3)

henry afram
Veterano
# dez/09
· votar


awe galera do forum
Espetinho
ou quanquer um que queira responder


voltei com meu projeto do baixo agora ja acbou o meu vestibular ^^

e voltei com muitas duvidas

que ferramenta usar para fazer as cavidades da escala onde vao os trastes

e sobre a pintura

tanto do corpo como do braço....e a escala tbm tem que passar algum produto?

eu tenho aqui em casa alguns produtos sera que eles serao uteis?

tinta a base de nitrocelulose (exatamnente da cor que eu ia pintar o baixo)

verniz poliuretano


des de ja agradeço

Avner Bertolin
Veterano
# dez/09
· votar


pintura não sei dizer direito , mas a serra é a "japanese fretsaw" da stewmacdonald.
ou outra serra que nenha .6 milimetros

henry afram
Veterano
# dez/09
· votar


Avner Bertolin

muito obrigado pela informaçao cara vou comprar uma amanha mesmo ^^




ainda aguardo resposta sobre as outras perguntas

to doidao pra começar a pontar logo

hj mesmo ja me informei...pesquisei e acomprei a pistola certa para o meu tipo de compressor

quero acabar logo esse projeto para eu poder fazer outros projetos ^^

logo eu estarei fazendo o meu blog e colocando as fotos do meu projeto^^

falow abraço a todos e boas festas

Valter Bergamo
Veterano
# dez/09
· votar


henry afram
Avner Bertolin

A serra devera ter 0.56mm ou 0,39mm para que tenha um bom acabamento.

Caso queira as serras podera encontrar no site ano que vem em fevereiro.

OK
Ou me mandem um email.
Ate+

Valter Bergamo
Veterano
# dez/09
· votar


henry afram

Quanto a pintura, é extremamente delicada, mas nada complicada.
Peço que me mande um email pra poder te orientar sobre a pintura, e ver como esta o andamento do seu projeto.
Marcamos um dia no msn tb.

OK
Ate+

viniciusra
Veterano
# dez/09
· votar


Isso deve dar um trabalho.
Mal tenho coragem de montar um mini-fuzz.

henry afram
Veterano
# dez/09
· votar


Espetinho

pode marcar o dia que vc quiser e a hora que quiser tbm
como disse agora que passou meus vestibulares estou com bastante tempo até março

eu nao possuo seu email no momento mas ja faz uns dois meses te mandei um email para solicitar a apostila

hs_figueiredo@hotmail.com

obrigado pela ajuda

des de ja agradeço

Valter Bergamo
Veterano
# jan/10
· votar


henry afram

add o meu msn valter_bergamo@hotmail.com

e o do curso, curso_luthieria@yahoo.com.br

OK
A Apostila ainda nao mandei mesmo, estou a terminar, vou enviar ela a todos os contatos agora no lançamento da minha loja.
OK

Ate+

henry afram
Veterano
# jan/10
· votar


Espetinho

ja ta add obrigado por tudo

buddy guy
Veterano
# jan/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Anderson Grant

buddy guy
então vende o vinhático pra mim =D


Putz,vc não sabe a briga que foi para adquirir um sigelo pedaço,suficiente para fazer o corpo. Madeira cara,difícil de achar e de corte proibido. Esta dei sorte de achar um pedaço que me atendece e que foi de uma época que nem se cogitava proibição do corte. Essa vou guardar a 7 chaves. E quando descolar um "luthier de gabarito",vou mandar fazer um corpo de strato com ela sem titubiar. Pois o braço já tenho pronto. Que adquiri recentemente,com big headstock fender,todo em maple com respectiva escala em maple também. Não sei qual é a marca,é do tipo midnighit(sei lá como escreve esse nome). Abração !!!!! E desculpe a demora na resposta. Pois recentemente,fiquei um tempão sem monitor. Pois o antigo "capenga",deu seu"último suspiro" . E só hoje consegui adquirir um bonzinho para voltar a TC !!!!!!

EDIT Ah, e parabéns pelos seus trampos lá no palco mp3. Andei dando uma "fuçada" por lá e achei bacana. Grande abraço !!!!!!!

Anderson Grant
Veterano
# jan/10
· votar


buddy guy
eu vi um luthier aqui na cidade trabalhando com vinhatico e achei uma madeira super interessante, eu tenho sérios problemas aqui para conseguir madeira, as únicas madeiras boas que acho aqui é cedro, freijó e ipê, e mesmo assim difícil achar do tamanho ideal pra fazer corpo por exemplo, tenho que comprar tudo fora ficando bem mais caro.

buddy guy
Veterano
# jan/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Anderson Grant
buddy guy
eu vi um luthier aqui na cidade trabalhando com vinhatico e achei uma madeira super interessante, eu tenho sérios problemas aqui para conseguir madeira, as únicas madeiras boas que acho aqui é cedro, freijó e ipê, e mesmo assim difícil achar do tamanho ideal pra fazer corpo por exemplo, tenho que comprar tudo fora ficando bem mais caro.


É verdade,o vinhático é bem interessante e tem boa relação sonóra. Estas madeiras que vc citou também são muito boas. Em especial o freijó,que casa legal com corpo de stratocaster. Se eu não tivesse achado este pedaço de vinhático eu iria batalhar sem dúvidas um pedaço de freijó. Que particularmente,além da boa qualidade e sonoridade, tem as rajas da madeira muito bonita. Ideal para instrumentos que se quer deixar com a cor natural da madeira.

Anderson Grant
Veterano
# jan/10
· votar


buddy guy
é verdade, o freijó é muito bonito, o ruim é que vou ter que fazer um emenda porque o pedaõ é pequeno e a espessura tb é pouco mas para o próximo projeto vou usar um top então vai ficar na espessura correta. Existem muitas madeiras interessantes mas em minha cidade só acho essas, madeira pra braço é mais difícil ainda, nada de marfim por aqui.

buddy guy
Veterano
# jan/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Anderson Grant
buddy guy
é verdade, o freijó é muito bonito, o ruim é que vou ter que fazer um emenda porque o pedaõ é pequeno e a espessura tb é pouco mas para o próximo projeto vou usar um top então vai ficar na espessura correta. Existem muitas madeiras interessantes mas em minha cidade só acho essas, madeira pra braço é mais difícil ainda, nada de marfim por aqui.



Quanto à uma emenda bem feita,não vejo problema nisso. Bom seria se não tivesse,mas..... Quanto à expessura,essa sim é importante,pois isso terá principal influência no sustein da guitarra. Vejo que vc esta num dilêma por aí. Tenta trocar idéia com um luthier daí,pois estes caras já tem o "macete" de achar boas madeiras. Explica pro cara,que vc não é luthier e que vc não é concorrente dele. E que vc vai somente se aventurar à fazer uma guitarra pelo prazer e por hobby,que assim sendo,ele te dá um canal de madeira e tals .

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se