Construindo uma guitarra indestrutível.

Autor Mensagem
Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06 · Editado por: Fritz_mkvl


Estive pensando em como seria uma guitarra capaz de aquentar qualquer tranco (Batidas de transporte, alguma possível queda, suor, sujeira), ser bem judiada mesmo. Considerei esses aspectos:

- Madeira:
Teria que ser algum tipo bem duro, resistente, e leve (Mogno por exemplo eu acho um pouco mole demais). Existe alguma madeira assim?
Que madeira usar pra escala? Ébano?

- Construção:
Pensei na construção do tipo inteiriça (corpo e braço em uma peça só), imagino que vá conferir mais resistência.

- Modelo:
Qualquer uma com 2 cutaways e com o corpo não muito grosso (uma Les Paul por exemplo ficaria pesada demais).

- Acabamento:
De cor fosca.
Imagino que teria de ser em P.U., mas quantas camadas? Que eu saiba o normal são até 10, se eu fizer um acabamento mais grosso (tipo umas 25 camadas) eu vou obter mais resistência? Ou vou acabar com uma casca quebradiça que quando lascar um pedaço cai inteira?

- Ferragens:
Se for Floyd alguma de qualidade, gotoh, schaller, original e companhia. Mas pra facilitar a manutenção imagino que uma ponte fixa seja o ideal, mas qual modelo? Tune-oMatic? Aquelas estilo fender strato fixa? Tele? Através do corpo ou com stop-tail?
As tarrachas sendo de qualidade não devem dar muito problema.

- Captação.
Pensei nos EMG's, não tem polos, então não vão enferrujar.

- Parte elétrica:
Precisaria de recomendação, mas imagino que gotoh também de conta do recado.

Que me acham, é um bom caminho? Tem sugestões?

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# mar/06
· votar


acho que uam peça só braço e corpo deve ficar menos resistente, creio que o mais resistente seria vc parafuzar e meter cola tmb \o/


agora pq vc quer fazer uma guita inditritivel?

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Lord Derfel Cadarn
Pra poder "bater" nela sem dó, pra levar pra viajar sem medo de ferrugem e empenamento, não me preocupar em transportar com tanto cuidado e ficar limpando depois de tocar, etc.

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl
saquei vc quer destruila jogar no shão quando ficar bravo e enfiala nos amplificadores quando possivel........


bom acho que o negocio de ser inteira não é bom negocio parafuzado é melhor que tem movimento ai fica mais dificil de quebrar.....

quanto mais duro e menos movimento mais facil de quebrar, acho né não sou luthier

danilomagacho
Veterano
# mar/06
· votar


Faz uma de borracha... :)

Gasoline
Veterano
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl
Opte por braço parafusado. Mais simples de manutenção, e qualquer problema pode ser trocado. E pode facilmente ser desmontada para transporte.

Para ferragens : opte por ferragens pretas, ponte eu colocaria strato hardtail.
nut de grafite ou lock-nut preto também. tarrachas gotoh pretas com trava.
Captação EMG passivo (menos coisas para bater dentro da guitarra e estragar)

parte elétrica EMG (quick connect se possivel, ou então Switchcraft, CTS e Gotoh, tudo muito bem feito).

Madeira do corpo, eu diria cedro rosa, braço em maple com escala em rosewood / jacarandá, mas isso o Seiji pode te dizer melhor.

Acabamento somente em verniz, direto na madeira.

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# mar/06
· votar


Gasoline
verniz não só seladora pra deixar opaca só impermiabilizar

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


danilomagacho
hmmm... Borracha vulcanizada.

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl
compra uam guitarra velha antigona que a madeira dessas porra nem mechem mais, empenar braço nem ocorre

e tratando ela sem cuidado ela ainda pode ficar com o visual da do SRV UIAHuA

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl
Braco e corpo em ipê, vai ficar uma pedra de tão pesada mas mai ser bem resistente.
O modelo pode ser um SG !!! Ela é mais fina portanto mais leve.
O projeto original da SG era de neckthorugh, mas ela era inviável para fabricação em série naquela época.
Pra fica mais segura pode colocar cavilhas pra assegurar as colagens do corpo com o braço.
Acabamento em óleo, assim fica fácil de refazer o acabamento sempre que amassar, riscar e etc.
Ponte tune-o-matic larga (mais antiga) para ter mais robustez e o stoptail-piece para ter praticidade.
Ferragens com acabamento preto.

Dr Stein
Veterano
# mar/06
· votar


ponte de titânio..

cavaleirolouco
Veterano
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl


madeira naum é um bom materia.... tem que ser de aço inox massiço

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


Fábio Seiji
Tem alguma madeira resistente e leve?

Gasoline
Hmm, então a guitarra que o seiji está reformando pra mim está no caminho certo.

Fábio Seiji
Luthier
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl
Tem sim, mas nenhuma é mais resistente que uma madeira resistente e pesada, entende?
O marupá, por exemplo, tem uma relação peso/resistência muito bom, mas não é tão resistente quanto um mogno < ipê

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


entendi.

Fernando de almeida
Veterano
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl

Dá um olhada com os criadores do WOLVERINE e vê se eles te arrumam um pouco de ADAMANTIUM pra vc fazer uma guitarra indestrutível!!!!


hahahahahhahhahahhaha


Brincadeira!!!


Kara acredito que não tem como fazer uma guita indestrutível, mas procure um luthier e peça para ele fazer o melhor que puder só que mesmo assim essa guita terá um "ponto fraco".

[]'s

MatheusMX
Veterano
# mar/06
· votar


tudo em diamante

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


EduArdanuy
Daí dou com ela na sua cabeça e roubo sua jem.

Dr Stein
Veterano
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl
UHAUHAUHAHUAHUAHUAUHAHU......

ToRReSMo
Veterano
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl
aee
faz uma guitarra de corpo em aço braço em aluminio, escala de titanio, trastes de tungstenio, captadores de plutonio

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# mar/06
· votar


faltou usar criptonita!

ToRReSMo
Veterano
# mar/06
· votar


Lord Derfel Cadarn
puts..confundi cliptonita com plutonio..ahuhua

mas criptonica é bom para nivelar os trastes de tungstenio

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# mar/06
· votar



mas criptonica é bom para nivelar os trastes de tungstenio



ahahah isso ai saquei que vc manja :P

Blue Jazz
Veterano
# mar/06 · Editado por: Blue Jazz
· votar


Compra uma com braço de graffiti... ou compra um braço desses, se é que se encontra um separado pra vender...

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


Já vi guitarras com corpo de aluminio usinado, mas não é o que eu quero.

Williamfw
Veterano
# mar/06 · Editado por: Williamfw
· votar


braço de fibra de carbono. q nem os da steinberg

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


E onde vende isso?

Williamfw
Veterano
# mar/06
· votar


sei la, mas deve se caro pra burro, mas nao empena jamais

MatheusMX
Veterano
# mar/06
· votar


Daí dou com ela na sua cabeça e roubo sua jem.
Fritz_mkvl

huaehuae , se eu ficar com a guitarra de diamante , blz

francisco2004
Veterano
# mar/06 · Editado por: francisco2004
· votar


Olha, o Stevie Ray Vaughan judiava bastante da Fender dele (subia em cima, chutava, jogava no chão) e o máximo que acontecia era ter que pedir na Fender um braço de reposição, contam as histórias. Acho que sai mais barato do que fazer uma guitarra indestrutível :P

Faça o seguinte: mande fazer a guitarra e peça uns 3 ou 4 braços sobressalentes, para quando der na telha arremessar a guitarra contra um amplificador ou um headbanger alucinado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construindo uma guitarra indestrutível.