É preciso OMB para participar de festivais?

Autor Mensagem
Lasanha
Veterano
# abr/09


Meus caros,

Sei que esse tópico deveria estar no "música em geral", mas por lá sempre posta uns caras que se dizem da OMB, que mais me parece ser fakes interessados em tumultuar, e por isso a discussão na rende.

Por isso pergunto aqui mesmo: para participar de festivais é necessário carteirinha de músico da OMB? Quais as consequencias possíveis se os músicos não tiverem OMB?

Obrigado

GuitarUser
Veterano
# abr/09
· votar


Se o festival for em São Paulo, não.

Lasanha
Veterano
# abr/09
· votar


Sim, em SP não por conta de uma lei estadual, mas festivais rolam por todo o Brasil... E nos outros estados?

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


GuitarUser
Lasanha
Que lei estadual??? Eu mandei dar baixa na minha semana passada!!!

Liro_Points
Veterano
# abr/09
· votar


Se tiver fiscalização sim se não, não. Simples.

Lasanha
Veterano
# abr/09
· votar


Will Beja,

A lei é a 12.547 de 31/01/2007. Mas só vale para o Estado de São Paulo.

Segue o link http://www.al.sp.gov.br/portal/site/Internet/menuitem.f737045a72a1eec5 3700aa5cf20041ca/?vgnextoid=82ea0b9198067110VgnVCM100000590014acRCRD

Mas e em outros estados, como ficam especificamente os festivais?

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Lasanha
Caraio, nem sabia dessa!!! Vou imprimir uma cópia para cada guitarra e violão e deixar nos cases, pro caso de aparecer um fiscal MALA!!! hahahaha
Valeu, cara!!!

Lasanha
Veterano
# abr/09
· votar


Liro,

Vamos complicar mais então. Se tiver fiscal no festival e o cara não tiver carteirinha o que acontece?

Jozza
Veterano
# abr/09 · Editado por: Jozza
· votar


Até onde eu sei, o Serra baixou uma lei que desobriga a ter a carteirinha para tocar em qualquer lugar no estado. Mas isso se limita ao estado de São Paulo.

Se for tocar fora do estado, estará sujeito às leis daquele estado...

Thiago N
Veterano
# abr/09
· votar


Aqui em Minas pelo menos na minha cidade e proximidades num tem esse negócio de carterinha não, nem em bares.
Abç

Lasanha
Veterano
# abr/09
· votar


Vou explicar, tenho me inscrito para alguns festivais em vários Estados (inclusive MG). Queria saber o que acontece se o cara tiver sem carteirinha. Tem boatos de que confiscam instrumentos, cobra-se multas, etc... Mas tb já ouvi que não acontece nada com o músico, no máximo com o estabelecimento, isso quando acontece...

Alguém aqui já passou por essa situação para saber qual é a verdade???

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# abr/09
· votar


Lasanha

Tem boatos de que confiscam instrumentos

eu imagino a voadora nas costas q eu ia dar no viado que tentasse confiscar minha guitarra hahah

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
Podes crer!!!

Lasanha
Eu acho mais fácil o cara tentar te extoquir...hehehe...em todo caso, tenha uns R$50.00 e diga que é tudo o que vc tem!!!

GuitarUser
Veterano
# abr/09
· votar


Lasanha
Fiscal não tem autoridade pra te tira o instrumento. Ninguém tem. É objeto de trabalho, nem se você for processado por matar uma pessoa a guitarradas você tem chance de perder a guitarra. Se o fiscal vir tirar pode dar porrada.
O que ele pode fazer é te multar, mas é só recorrer que ganha.

Liro_Points
Veterano
# abr/09
· votar


Lasanha
Já vi casos em que eles barram a apresentação e multam o dono da casa de show (em torno de 10 mil reais). Já vi fiscal absurdamente " prendendo" os instrumentos, e tbm já vi (e conheço um fiscal) que dá batida, se não tiver carteira ele conversa com os músicos e o dono da casa de show, dá uma autorização carimbada e assinada e com data de vencimento, para dar tempo dos músicos tirarem a carteira e agendam a prova. Esses voram os casos em que já presenciei.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# abr/09
· votar


Liro_Points

Bah cara, aprendendo mesmo? Mas como? Um fiscal de merda peitando a banda? Ou rola policia?
q absurdo isso

Liro_Points
Veterano
# abr/09 · Editado por: Liro_Points
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
Cara, isso foi depois dos caras ( que não eram MUSICOS, não viviam disso e tocam em troca de cachaça e tomam o lugar dos verdadeiros MUSICOS) quererem brigar com os fiscais, mas eles tavam com apoio de PM's, levaram todo mundo pra delegacia, equipos tbm! Aí já viu neh... foi uma apreenção temporária.

OBS. Alguns fiscais são de merda sim, usam o distintivo que é muito parecido com o da Policia Federal pra entrar em festa e outros lugares de graça e ficam tirando onda, e quando dão batida já vem sentando o pau! Mas existe fiscais sérios, que trabalham de forma correta e dígna.

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Liro_Points
tbm já vi (e conheço um fiscal) que dá batida, se não tiver carteira ele conversa com os músicos e o dono da casa de show, dá uma autorização carimbada e assinada e com data de vencimento, para dar tempo dos músicos tirarem a carteira e agendam a prova.
Isso aconteceu comigo!!!

Liro_Points
Veterano
# abr/09
· votar


Will Bejar
Com um amigo meu tbm já aconteceu. Isso é trabalho de fiscal competente e digno.

Bigtransa
Veterano
# abr/09
· votar


nunca vi ninguém pedir carteirinha pra nada...... no caso de festivais acho q depende de quem organiza...... eu posso organizar um festival e exigir uma pica com mais de 15cm pra participar.... deixo claro q não conheço a legislação e estou apenas fazendo suposições.....

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Liro_Points
Então, a gente tocava direto no bar em questão, aí o cara colou enquanto a gente tava passando o som, aí o cara multou a casa e deu prazo de um mês pra pelo menos 2 tirarem a OMB (éramos 5). Aí eu fui lá, fiz uns bi-li-li e passei na boa...(como se fosse a coisa mais difícil do mundo!!! rs)

Aí na semana passada eu pedi baixa na minha carteira, e não paguei os 5 anos que tava devendo!!! hehehehe

Liro_Points
Veterano
# abr/09
· votar


Essa carteira não é a de profissional, certo?

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Liro_Points
Nah!!! Tô longe de profissional...hehehehe...

Liro_Points
Veterano
# abr/09 · Editado por: Liro_Points
· votar


Will Bejar
Hehe eu tbm to longe! Aki na minha região tem um fiscal(esse que faz bem o seu trabalho) não aprova qualquer um não (não to falando que vc é qualquer um!)... tem que quer umas boas noções, pra pelo menos ter direitos na hora de cobrar pelo seu trabalho. Profissional então nem se fala! tem que saber muito!

Rabbit
Veterano
# abr/09
· votar


Bigtransa
eu posso organizar um festival e exigir uma pica com mais de 15cm pra participar....

Cara, tu tem um lance com pica meio obscuro.

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Liro_Points
não to falando que vc é qualquer um!
Que é isso, mano...aposto que se vc me vir na rua nem vai me reconhecer!!! hahahahaha...zuêra...no meu teste a tia só pediu pra eu tocar um solo, um pedacinho de reggae, de jazz, de rock e sujar o dedo na carteirinha!!! Fora que a foto ficou BUNITA!!! hehehehe

bom, se fosse levado à sério, tivesse ordem e benefícios reais, seria uma boa!!!

Bigtransa
Veterano
# abr/09
· votar


Rabbit
Cara, tu tem um lance com pica meio obscuro.

acho q ficou chateado pq não poderia participar do meu festival....... hehehe

MauricioBahia
Moderador
# abr/09
· votar


Perguntas:
Quem tem carteira não ganha desconto em eventos, tipo shows, feiras, etc.? Nem na compra de instrumentos?
Abs

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia
Ganha!!! E entra "digrátis" na Expomusic!!!

Jinkxs
Veterano
# abr/09 · Editado por: Jinkxs
· votar


Apenas profissões cujo exercício possa por em risco a vida ou integridade de pessoas ou patrimônio deveriam ter uma legislação regulamentadora que garanta a formação adequada dos profissionais e o exercício da atividade. Ex: Medicina, Engenharia etc...

Profissões como Economista ou Administrador, por exemplo, não possuem nenhuma regulamentação.

Artistas em geral (músicos, atores, pintores, escultores, poetas etc...) deveriam ter liberdade de expressarem sua arte independentemente de diplomas, sindicatos ou entidades de classe, pois nesse caso, o que vale é o talento.

Tanto faz se o cara é formado Maestro pela USP, ou um autodidata que não sabe bulhufas de teoria... o que vale é o talento.

E se ele quer pagar, sei lá, R$200,00 por ano para uma entidade de classe, problema dele, mas quem não quer deve também ter o direito de se apresentar onde bem entender, desde que, é claro, alguem se disponha a lhe ceder espaço para tanto.

Se tem nego que toca em barzinho em troca de cerveja, com certeza é muito ruim... porque músico/banda boa sabe o que vale. Além disso, é problema do dono do espaço... se o cara quer oferecer barulho ao invéz de música, problema dele. Mas com certeza a clientela vai saber escolher o que ouvir.

A OMB deve dar apoio e vantagens ao associado, de modo que valha a pena ser sócio e ter a carteirinha. Pode promover cursos, workshops, convênios com escolas, casa de espetáculos etc...

A OMB fatura (R$) dinheiro fácil com a obrigação da carteirinha e o poder de repressão. Qual interesse dela em dar benefícios aos associados???

O que entra de dindin (R$) é realmente revertido em vantagens aos músicos, ou serve apenas para sustentar uma burocracia inutil, que alega proteger a classe, mas que na verdade só desestimula e limita o talento e a criação???

Ficam as questões....vocês acham certo???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É preciso OMB para participar de festivais?