É preciso OMB para participar de festivais?

Autor Mensagem
toty
Veterano
# abr/09
· votar


Daqui a pouco o Roselito aparece!!!

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


A OMB fatura (R$) dinheiro fácil com a obrigação da carteirinha e o poder de repressão. Qual interesse dela em dar benefícios aos associados???
Jinkxs
Essa é exatamente a minha pergunta fundamental sobre a OMB. Parece uma instituição que somente visa o lucro e se utiliza da repressão pra ganhar dinheiro. Se for só isso mesmo, é vergonhoso! Pelo que já li aqui, qualquer um tira a carteira de tão fácil que é o exame. Afinal, pra que dificultar se o interesse seria lucrar? Uma instituição que tem como força o medo pra mim não é séria. Espero que eu esteja errado.
Abs

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia

Me parece que existem 2 exames. Um de músico Prático, para que a galera que simplesmente saiba tocar alguma coisa possa tocar na boa por aí, e outro para músicos profissionais... Esse sim, bem mais complexo.

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Me parece que existem 2 exames. Um de músico Prático, para que a galera que simplesmente saiba tocar alguma coisa possa tocar na boa por aí, e outro para músicos profissionais... Esse sim, bem mais complexo.
Jozza
Tô sabendo! Eu tô falando justamente da primeira, a de Músico Prático. :-)
Abs

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia

Mas aí é que está o detalhe... Pelo que eu entendi, essa primeira prova é pra isso mesmo... Pra galera toda poder tocar na boa em qualquer lugar, sem ser importunado pelos caras da OMB, ou seja, para andar dentro da lei.

Alguém me corrija se eu estiver errado, por favor.

Eu acho que deve haver uma ordem sim, para separar o joio do trigo. Na minha ocupação, não existe um órgão de classe, e é uma zona, tem várias pessoas que trabalham na área por um salário de merda, sem saber o que está fazendo (já trabalhei com vários assim). Isso acaba nivelando o mercado por baixo. Uma ordem que certifique que o seu trabalho tem alguma qualidade é excelente. Isso prova, de alguma forma, que você é músico, certificado por alguém!

Isso é apenas a minha opinião, por favor, não me crucifiquem...

Rabbit
Veterano
# abr/09 · Editado por: Rabbit
· votar


Bigtransa
acho q ficou chateado pq não poderia participar do meu festival....... hehehe

Nem queria. Num festival onde só tem homem e de pica grande. Eu heim! Super obscuro.



Quanto ao tópico. Não sei, não sei opinar.

Jinkxs
Veterano
# abr/09
· votar


Jozza

Cara, eu também acho que deve haver uma associação como a OMB. Mas acho que ela deve atuar como um orgão de referência, tanto para os músicos como para quem os contrata.

Ou seja, se associa quem quer.... faz a prova, ganha a carteirinha e paga a anuidade. E vai fazer isso porque tem uma série de vantagens sobre quem não tem... tipo, seminários, feiras, eventos, workshops, descontos, etc... além de pertencer a uma comunidade que auxilia no seu network pessoal, facilitando o contato com empresários, técnicos, estúdios, casas de shows eoutros músicos....

Seria tipo uma chancela.... um plus.

Agora, coibir, reprimir, confiscar etc... é uma abominação. Se o neguinho não quer pagar anuidade, ou tem preguiça, ou medo de fazer a prova (que deveria separar o joio do trigo) problema dele. Se o cara é bom... ele é bom... basta. Se é ruim, não vai ter espaço no mercado.... isso é natural.

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


Agora, coibir, reprimir, confiscar etc... é uma abominação.

Concordo! Como tudo nessa vida, deve haver um bom senso. E sempre haverão os bons e os maus profissionais. Aqueles que fazem cumprir a sua obrigação, e aqueles que querem apenas levar vantagem.

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


MauricioBahia
Pelo que já li aqui, qualquer um tira a carteira de tão fácil que é o exame.
ô se é...rs...

Jozza
Essa de músico prático é um modo fácil de todos PAGAREM a associação...o exame pra músico profissional deveria ser mais aprofundado, já que deveria analisar o conhecimento geral do cara...digamos o cara pode não ler e escrever partitura, mas tem noções de harmonia muito avançadas!!! Eu acho que deveria ser assim...se é que realmente precisa!!! Ainda que houvesse isso, seria subornável, e muito mané tiraria a carteira...

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


Will Bejar

Isso tá parecendo a CNH...

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Jinkxs
Se é ruim, não vai ter espaço no mercado.... isso é natural.
Podes crer!!!

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Jozza
Pq?

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


Will Bejar

Ainda que houvesse isso, seria subornável, e muito mané tiraria a carteira...

É a cara da CNH... Quem é que não tira a carteira de motorista?

Will Bejar
Veterano
# abr/09 · Editado por: Will Bejar
· votar


Jozza
Ah sim...mas é como eu respondi no outro tópico do Música em geral, o pessoal treme na hora e não consegue fazer, pq é muito fácil (tanto a prova da CNH quanto a da OMB).

Eu tenho 28 anos e aprendi a dirigir nas aulas da auto-escola em janeiro do ano passado!!! E te falo (com muito orgulho) que passei de primeira sem pagar a propina e sem perder nenhum ponto!!!

Mas no geral é diferente...muita gente não sabe que não precisa mais da OMB pra tocar em SP...mas todo mundo sabe que precisa da CNH pra dirigir!!! Então é muito mais fácil pagar propina pra CNH que pra OMB (que é sim repressiva até certo ponto!!!).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É preciso OMB para participar de festivais?