Ajuda na leitura de partituras

    Autor Mensagem
    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # abr/09


    to tentando ler parituras + nnhum site explica do nivel zero, eles ja vao falando de clave e simbolos sem nem explicar a funçao deles, alguem pode me explicar melhor e + pratico como ler partituras?

    CheshireCat
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    LeondelFefon
    Oi, eu fiz um tutorial que explica bem do começo mesmo. Vê se te ajuda. =) Qualquer dúvida, é só perguntar.

    http://nocturne-in-the-moonlight.blogspot.com/2009/02/aprenda-ler-part ituras-parte-1.html

    (acabei de postar em outro tópico também, espero não estar virando spammer x_x)

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    brigado ae

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    ou como eu sei q dó eh o representado na partitura?

    makumbator
    Moderador
    # abr/09 · Editado por: makumbator
    · votar


    LeondelFefon

    o melhor a se fazer é comprar um livro de música. Indico o "Teoria da música" do Bohumil Med.

    Há explicação e demonstração da simbologia básica na leitura musical, além é claro de todo o restante do livro, com a parte teórica geral da música, o que por si só já valeria a pena como investimento.

    ou como eu sei q dó eh o representado na partitura?

    Depende de alguns fatores:

    Se a parte em questão foi escrita para instrumento transpositor.

    Se existe indicação de 8a acima ou abaixo(ou mesmo duas oitavas acima ou abaixo) no trecho.


    Fora isso, você precisa saber em seu instrumento qual oitava dele corresponde a tal oitava escrita em determinada clave. Levando-se em conta sempre a questão de instrumento transpositor.

    Por exemplo, violão guitarra e baixo são transpositores de oitava, a música escrita para eles é impressa 1 oitava acima do que realmente soa. Caso a parte tenha sido escrita diretamente para o próprio instrumento não haverá adaptações a serem feitas. Mas se quiser por exemplo, tocar algo escrito para violino em uma guitarra, terá que ler a parte do violino oitava acima, para assim anular a transposição de oitava do instrumento. Caso um pianista queira tocar uma frase escrita para guitarra, ele terá que ler oitava abaixo do escrito, também para anular a transposição e soar na mesma oitava original.

    ganja2
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    cara eu estudo violão e guitarra, tb com partitura faz 6 anos, e é foda!!!
    Tem de estudar muito para tocar uma partitura. Eu ate entendo a linguagem mas ate ai, sair tocando é outra historia. Na verdade eu passo dias (apos o trabalho) estudando uma prtitura para poder tocar sem erros.
    Alem do livro postado pelo colega acima, se puder procure um professor, que ensine por partitura tb. Com certeza vai facilitar!

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    + alguem sabe se da pra eu aprender sozinhu partitura em menos de 8 anos?

    CheshireCat
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    LeondelFefon
    + alguem sabe se da pra eu aprender sozinhu partitura em menos de 8 anos?
    Cara, ler partitura é questão de praticar. Você só vai aprender se pegar um monte de partituras e for lendo. No começo é normal você demorar pra identificar uma nota, até que se acostume.

    Ler à primeira vista(não sei se é isso que você quer), ou seja, pegar uma partitura que você nunca leu e já sair tocando, é mais difícil. Eu mesma não consigo, só se for uma música muito fácil. Mas isso nem é assim tão importante, aprenda a ler e estude a partitura pra entender a música e poder tocá-la e talz.

    Enfim, não dá pra dizer em quanto tempo você vai aprender a ler fluentemente. Vai depender do seu empenho em praticar.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Ajuda na leitura de partituras