Solos no Campos harmônico !

    Autor Mensagem
    AndréBass8
    Veterano
    # abr/09


    fala aew galera, tranq???
    Tenho uma dúvida:

    Eu estou no campo harmônico de G (Sol):

    G - Am - Bm - C - D - Em - F#°

    Na seguinte sequência:

    G - Em - C - D7

    Na primeira, que é G (sol), na hora de solar, eu uso o campo harmônico de G. No acorde Em (por ser a relativa menor de G, obedece o mesmo campo). Mas, os outros acordes? C, eu posso usar o campo harmônico de C e em D, o seu campo também??

    Vlwww

    Carregando
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: Carregando
    · votar


    não seria a escala de G?


    e a menor relativa Em....

    marcio_zav
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    G - Em - C - D7

    que clichê x|


    Enfim, é Sol Maior..

    thomasmoura
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Voce quer dizer se no acorde de C vc pode usar a escala de C e no acorde de D a escala de D?

    A resposta é sim. Assim com vc poderia continuar na escala de G. Vc pode tocar qq escala, ou até nenhuma escala. O importante é vc enfatizar as notas do acorde sobre o qual está solando.

    fill.zanchez
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    AndréBass8

    Não cara... O correto seria vc solar a vontade em Sol ou Mi menor... Isso independente do acorde q esta tocando, por tanto que continue no CH de Sol...!

    lsnake
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    o que é campo harmonico?

    thomasmoura
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Tom, é o conjunto de notas que fazem parte do tom (dãa), isto é, harmonizam entre si.

    Escala é estas mesmas notas em sequencia ordenada.

    Campo harmonico, são os acordes formados pelas notas que compõem o tom.

    marcio_zav
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    lsnake

    Isso! :D

    AndréBass8
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Intão, tranq de eu usar a escala de C (c - d - e - f - g - a - b) e a de D (d - e - f# - g - a - b - c#).

    thomasmoura
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Tranquilo...

    Teste e vc vera o resultado.

    Só tome cuidado c/ as notas dissonantes (as que estao a um semi tom das notas do acorde), utilize-as como passagem.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/09
    · votar


    AndréBass8

    A escala de C maior não soaria muito bem por causa da nota F, que entraria em choque com a nota F# da escala de Sol. A nota F faria com que o acorde G fosse um G7 (porque F é a 7a menor de G).

    Todos os acordes fazem parte do campo harmônico de G como você pode notar.

    Pra dar ênfase em cada acorde, você pode tocar as pentatônicas de cada um, podendo utilizar as notas características de cada modo.

    O acorde G e Em pode-se utilizar das mesmas pentatônicas (Em / G). A pentatônica de Bm também soa muito bem sobre os dois.

    Sobre o acorde C, o modo é o lídio e a sua nota característica é a 4a aumentada. No caso de C é justamente a nota F# que dá este sabor lídio.

    O acorde D7 é o dominante, é o que prepara pro acorde G. O trítono (intervalo entre as notas F# e C) torna o acorde tenso e pede resolução no acorde G. Outro acorde que possui o mesmo trítono e pode substituir o D7 é o F#m7(b5). Este acorde pode ser encarado como um D7(9) invertido, ou seja, com uma de suas notas no baixo - no caso a 3a no baixo - nota F# = D7(9)/F#.

    No fim das contas tudo faz parte de uma única escala: G maior.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Solos no Campos harmônico !