Pensando em Modos gregos

    Autor Mensagem
    Leo Porto
    Veterano
    # fev/09


    Olá galera, a dúvida é bem simples...
    Estou pensando em modos da seguinte maneira... Estou num acorde de SOL, Tipo: vou usar um G mixolídio (5°modo),

    ae penso " sol é o quinto de quem? "
    Sol é quinto de dó, uso escala de dó maior..

    Ta certo isso? Estive lendo agora um treco aki no forum, acho que essa teoria minha ta me quebrando..rsrsr

    Valew abração!

    luckseven
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Leo Porto
    Pode pensar assim. Mas apenas na matemática do instrumento.

    Por exemplo a música tá em fá lídio, vc então pode usar a escala de dó jônio.

    Mas sempre lembre q tem q enfatizar as notas do modo "original" da música.

    Vc pode usar o modelo da escala de dó maior, mas as notas q vai enfatizar são as notas do acorde de sol mixolídio

    GLM_Cyber
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Cara se tu tiver na tonalidade de sol e quiser tocar o modo mixolidio, vai ter que partir de ré só que fazendo a escala de sol.
    Para tocar o Sol Mixolidio a harmonia terá que estar em Dó.(jonio)

    cabeludoloucoII
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    porra cara tenho a maior duvida nisso ai tbm

    cabeludoloucoII
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: cabeludoloucoII
    · votar


    queria saber isso tbm

    toty
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    cabeludoloucoII

    Estamos de Olho...

    |Cid Moreira Off|

    Mr.cuca
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    cabeludoloucoII

    aff, dinovo?
    da ultima vez a moderação disse que se voltasse a postar eh pq vc eh filho do Sam...
    Paternidade confirmada!!!!!!! haushaushshaus

    toty
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Mr.cuca

    acho que ele não esta mais entre nós...

    Clauber guns, Suicide Messiah, O_raffa, tncv, Fahrenheit, Lezinha.m, toty, Música de Preto, KaTy, Dana Beatriz, Julia., Hansen, Tivertimailaif, .:Anonimato:., Bozo_O_Palhaco_Traquino, Dark Fallen Angel, Mr.cuca, BaNdAiD, diego-santos, Teclgait, mum, Dazoo, Marcosrcf, Headstock invertido, Digopost, Bizet, AdrianSygnos, Joe Road, Gustavo de Oliveira, RBFecury, Peter Gun, Richard Uberaba, Rafael do Baixo, MauricioBahia, gwallner, Kamus23, torão Bgi, Bog

    Leo Porto
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Leo Porto
    · votar


    luckseven
    GLM_Cber
    Valew mesmo, mas me deem uma luz ae... por favor...

    G A B C D E F# G Escala de SOL ( Está rolando uma harmonia qualquer, por exemplo I V VI IV (4/4) ) primeiro compasso sendo executado, acorde de SOL....

    SOLO:

    C D E F G A B C -> SOl mixolídio ou dó jônio

    Estava pensando, a única coisa diferente é o F#, o resto é a quadrada(sem maldade) escala maior... Ae eu vou enfatizar o F#?

    Já que é só uma nota, não fica mais facil eu ir enfatizando algumas notas e consequentemente estária alternando entre modos?

    Tipo, pego um shape de SOL maior e uso as notas dando inteção dos modos?

    Ta errado, ou é mais complicado pansar e fazer assim?

    Espero a ajuda!
    Valew! Obrigado!

    Thio
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Cara se tu tiver na tonalidade de sol e quiser tocar o modo mixolidio, vai ter que partir de ré só que fazendo a escala de sol.
    Não entendi, cara. Por que tem que partir de ré?

    Para tocar o Sol Mixolidio a harmonia terá que estar em Dó.(jonio)
    É uma regra isso aí?

    Thio
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Leo Porto
    Estava pensando, a única coisa diferente é o F#, o resto é a quadrada(sem maldade) escala maior... Ae eu vou enfatizar o F#?
    Cara, você não tem que enfatizar nenhuma nota que seu solo ou a harmonia não peça. quero dizer que se o acorde é um G, sem especificação de sétima (maior ou menor), você pode usar a sétima que for desde que ela não saia do contexto do solo ou da harmonia. Qualquer nota pode ser usada desde que seja com consciência e bom gosto, ou mau gosto, se for a intenção.
    Se o próximo acorde é um D (I V VI IV ) você pode usar qualquer sétima do Sol (terça do Ré) desde que ela não soe como um patinho feio no baguio. É o que eu penso.
    De qualquer forma você pode não usar sétima, ou usar somente aquela que o acorde pede e penso que não, que não há uma regra que diga qual nota deve ser enfatizada. Essas regras são frágeis, não são absolutas. Elas dizem respeito a uma situação específica, todas as outras são exceções.

    Já que é só uma nota, não fica mais facil eu ir enfatizando algumas notas e consequentemente estária alternando entre modos?
    Tipo, pego um shape de SOL maior e uso as notas dando inteção dos modos?
    Ta errado, ou é mais complicado pansar e fazer assim?

    Depende. Você acha complicado? Funciona contigo?

    leviribeiro
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    não, se a tonalidade é G maior, vc deveria usar D mixolídio.

    Leo Porto
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Thio Obrigado pela contribuição, também!
    Mas me explica mais uma coisa, por favor...

    Sendo a escala de sol, quase a mesma da de dó.. em termos de notas, tendo somente a variação do F#... e se eu não desse ênfase a ele.. não iria ficar algo "sem sal", não? Pq no geral seria a mesma escala.. não ia ficar mt quadrado?

    Desupe-me se estou sendo meio repetitivo, mas tô louco pra entender isso...

    Será que alguém conhece algum video onde eu possa entender isso na guitarra? Analisando assim, pode parecer que fique 'sem sal' mas ouvindo deve ser outro papo...

    Abração!

    Thio
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Você realmente pensa que omitir uma nota faz o solo ficar sem sal?
    Se você descarta as sétimas, você ainda tem outras dez notas pra usar. Resumindo um pouco mais, 8 notas, contando notas de passagem boas (3m e 6b). Talvez outras possam ser bastante usadas no acorde maior, mas sei que essas funcionam bem na maioria dos casos. Talvez eu esteja falando merda, digo partindo da minha perspectiva.
    Resumindo ainda mais, você tem T-2-3-4(#)-5-6. tira a quarta e você tem uma pentatônica maior. Tem um solo do Mclaughlin quase inteiro somente em penta menor (em "Cosmic Strut"), ou seja...

    Considerando a sétima em si (não a nota), ela caracteriza a função do acorde - tensão ou repouso. Isso mesmo no solo você pode fazer ou, pelo contrário, ocultar. Ou até mesmo modificar.

    Sendo a escala de sol, quase a mesma da de dó.. em termos de notas, tendo somente a variação do F#... e se eu não desse ênfase a ele.. não iria ficar algo "sem sal", não? Pq no geral seria a mesma escala.. não ia ficar mt quadrado?
    Eu que não entendi, Leo Porto. Não entendi a última pergunta. Dando ênfase ou não, a escala não seria a mesma?
    Aliás, você já experimentou? Ficou sem sal? Quero dizer... você pergunta pra alguém o que só você pode descobrir?

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    Leo Porto
    Já pensou em ler este tópico?
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/143428/
    Valeu!!!

    Guilherme Pereira
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    não, se a tonalidade é G maior, vc deveria usar D mixolídio.

    Mas D mixolidio nao é a mesma escala que G Jonio?

    GLM_Cyber
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Guilherme Pereira

    D mixolídio tem as mesmas notas que a escala de G jonio só que começando em D e tocando sobre uma harmonia em G.


    Leo Porto

    Há muitos recursos que podem ser usados para n ficar repetitivo como tu disse... pode se usar a pentatonica por exemplo, tu pode tocar em varias regioes do braço tbm, usar a escala da nota relativa que no caso de G é Em... Sem falar que tem infinitas combinaçoes de notas da mesma escala que tu pode usar. O que fica repetitivo é pegar um shape e ficar tocando só em cima dele.

    EvertonMach
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    [OFF]
    Pessoal, eu to lendo aqui mas muito de gaiato mesmo, mas me veio uma dúvida... Vocês na hora que tao tocando, ou construindo um solo, ou improvisando... você pensam matematicamente assim? tipo... "caramba agora na harmonia vai cair em Ré, então eu vou jogar essa nota aqui que é a setima do modo tal e vai soar legal?" Vocês tocam pensando nestes lances? ou é so uma questão de teoria mesmo? Fiquei intrigado

    Thio
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    GLM_Cyber
    tu pode tocar em varias regioes do braço tbm, usar a escala da nota relativa que no caso de G é Em...

    Mas cara... não importa qual região do instrumento, as notas serão as mesmas - assim como no caso da relativa menor.
    O que pode-se fazer, vendo por essa perspectiva, é utilizar a escala maior uma quarta abaixo, por exemplo, ou a penta maior um tom acima, coisas assim.
    Esse negócio de shape penso que serve pra facilitar no aprendizado, mas o melhor aprendizado vem depois: se desprender dos shapes e conhecer as notas, vê-las e ouvi-las. E degustá-las.
    É o que penso.

    Leo Porto
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Thio, como assim uma quarta a baixo no caso a hamonia esta em SOL, eu utulizaria a escala maior de RÉ?

    obs: estou no trabalho, mas não resister em fazer mais essa pergunta, quando chegar em casa vou dar uma olhada geral no tópico, e aproveitar e testar todas a dicas, agradeço a todos ae a força...
    Provavelmente, logo mais dou um UP nesse tópico...!

    Abração!

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: 22222 oirartnoc oa
    · votar


    Leo Porto
    Esquece essas baboseiras teóricas e escuta quem tem experiência.

    A intenção dos modos gregos é somente ser um auxílio à sua intenção musical. Não importa se está no campo harmônico ou não.

    Faça um teste você com você mesmo:

    Grave, escreve para repetir em um programa(Guitar Pro), uma só nota base, qualquer uma.

    Toque em cima dessa nota os modos gregos e enfatize as notas que fazem a diferença;

    Exemplo: de Jônio para Lídio a diferença fica somente da 4#

    Jônio: C D E F G A B C
    Lídio: C D E F# G A B C

    Faça a escala e enfatize a nota F#(IV#) debaixo do Baixo de C(I).

    É simples assim, é pra isso que serve. Faça com os outros modos e entenda o que as notas estão dizendo. É fácil observar que o mixolídio está preparando para uma quebra na tensão: (V) C7 > (I) F ou C7 > Fm.

    luckseven
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    EvertonMach
    "caramba agora na harmonia vai cair em Ré, então eu vou jogar essa nota aqui que é a setima do modo tal e vai soar legal?"

    Quando vc toca em harmonia mais complexa q vão além do campo harmonico e tem notas fora da escala tem q pensar assim.

    Tocando jazz, fusion ou blues tem q pensar assim.
    Eu não consigo ainda, mas vc tem q aprender aplicar a teoria na hora da música.

    Logicamente q depois de um tempo seu ouvido se torna seu maior guia, mas é essencial saber em q harmonia vc está improvisando e tbm aplicar seu conhecimento teorico dentro dela.


    Gosto muito de jazz e em alguns improvisos q eu gravo percebo q aplicando a teoria na hora do solo tudo fica mais fácil.

    EvertonMach
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    luckseven
    entendi... po cara... deve ser muito dificil pensar em teoria durante um solo ou improviso... preciso dar uma olhada nisso com calma, teoria... valeu ai...

    Thio
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    EvertonMach
    Desencana, cara. Isso aí é feito no estudo, meditativamente, pra na hora de tocar não precisar pensar. às vezes o pensamento vem, mas não pense nisso também.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pensando em Modos gregos