Evolução ou Embromassao(é assim que escreve?)?

    Autor Mensagem
    Serek
    Veterano
    # nov/08


    Boa Noite,
    Estou criando esse tópico para um desabafo ou uma dúvida, não sei ao certo defini-la.
    Eu tenho aulas de guitarra (aqui em São Paulo) no concervatório Souza Lima com o professor Ciro Visconti (Guitarrista do Diafanes), mudei para este professor no começo deste ano pois diziam que ele é muito bom eh teoria, e pude constatar, manda muito em teoria.
    No começo do ano ele querie me "avaliar", potanto me passou um repertório para tocar para ele:
    -Mozart
    -Recado Para Didi
    -Willian Tell
    -Preludio (criado por ele)
    -e o Brasileirinho
    e agora após tirar e mostrar a ele todas as musicas, começo com as aulas de teoria.
    Estou literalmente empacado a uns 4 meses em improvisaçao, mais no bem basicão, escalas maiores.
    Ele me passou gravações de bases como:
    -[Am/Dm] (toca repetitivamente isso) e me mandou tirar os modos na tônica C.
    O problema é que sou muito lerdo em teoria e não entendo muito bem as coisas.
    É muito dificil para mim decorar certas coisas, como achar o meio das escalas, decoro pelas beiradas e por ai entro nelas, mas se ele me pidir para começar uma escala do meio da guitarra (meio, meião mesmo por exemplo entre a 5 e a 15 casa da corda Sol) demoro muito para axar.
    (outro exemplo da minha lerdesa em decorar tais coisas, se alguem me pede para tocar uma das cordas soltas da guitarra por exemplo o mesmo G, tenho que contar de baixo para cima, Mi, Si, Sol, ah então é aqui, vcs me entendem?)
    E todos os dias pego para treinar a maldita escala, passo horas tentando improvisar em cima da base, e agora ele (o professor) me vom com a história de tocar em 2 tons alternados por exemplo 1 batida em Am e outra em Cm ou seja tenho que passar da escala de C para a de Eb, ai eu me Fo**.
    Decorei apenas a escala de Dó por lugares e não pelas notas (afinal se nem as cordas soltas da guitarra decoro, as do braço entao nao vou decorar nunca).
    existe algum truque para decorar tais escala ou mesmo algo, ou alguma dica de melhora ou sei lah outro disabafo, qualquer coisa.
    Desde ja agradeço.
    Serek

    Machine Gun Man
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Serek

    Cara, eu acho que, mais do que treino, isso é questão de tempo. Quando comecei a tocar e a estudar, me matava pra decorar e tocar escalas em qualquer lugar do braço. Nunca tive resultado muito satisfatório ne época.
    Depois, deixei a guitarra de lado e fiquei um pouco contra esse negócio de "treino" de guitarra, mas continuei tocando com minha banda, compondo e tocando um violãozinho quando tinha tempo.
    Hoje, não tenho muito problema quanto a localização das notas no braço. É uma coisa natural... Por exemplo, se o tom é E, ignoro automaticamente as notas que não fazem parte da escala, sem pensar. E não acho que seja resultado "atrasado" do treino que fazia. Pra mim, é mais questão de conviver e passar alguns anos com a guitarra. hahaha

    Serek
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Machine Gun Man
    hehe, legal,
    esses dias começei a tentar falar enquanto toco as escalas (as notas) mas sem improvisar tipo, só tocando mesmo sem metronomo até, só para ver se decoro, mas tem umas coisas meio estranhas
    ele quer que eu saiba montar o ciclo de oitavas, outra coisa MTO foda de decorar pra mim, consegui através de meio que uma "Brincadeirinha" quase decorar o ciclo, mas ainda levo uns bons minutos para pensar quando ele me pergunta a escala de Db tem quantos bmóis ou a escala de A tem quantos sustenidos, eu ainda nao consigo me virar no braço, e estou querendo fazer facul de música (estou no 2o ano do colegial) esse ano que virá vou ter que me matar com um metronomo na minha frente e parar de ficar tirando musicas... xDD
    Desculpa escrever tanto, é que esse ano e ano que vem tao mto confusos pra mim, se eu for fazer musica, não faco cursinho, se eu for fazer engenharia faco cursinho, ai tenho q me decidir esse ano ainda T.T.

    marcioguita
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Embromação,Abçs

    Serek
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    marcioguita
    Muito Util o Seu comentário, adorei os principais pontos em que vc colocou a sua posição, só axei que faltou um pouco de argumentação...
    mas muito profundo e sensivel de sua parte.

    marcioguita
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Vc perguntou,no título do tópico e eu respondi.Abç

    Serek
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    marcioguita
    Não te critiquei, apenas achei legal o seu comentário...
    só achei que faltou argumentação, vc pensou por um lado que eu não pensei...

    marcioguita
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Me referi apenas a ortografia. Qto ao teor do tópico, é de minha opinião que o amigo deveria tentar conciliar os estudos . Não acho legal deixar engenharia pela musica , nem vice-versa, a não serr que constate total inaptidão por uma ou outra materia. Se não és
    virtuose no instrumento, nem rico, lembre-se que a estarda do músico e dura, e que o salário de engenheiro te permitirá adquirir equipos super maneiros.
    De qualquer jeito estudar é foda, seja o q for, mas ,ruim estudando , pior sem estudar....

    Serek
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    O curso que pretendo fazer, é um curso de engenharia musical na Berklee , só que são nescessarios dois anos de musica antes do curso...

    A. Bissacot
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Serek

    Fala cara tudo bem?
    Bem, eu acho que não é embromação. Primeiro, faz quanto tempo que você toca? É importante saber isso antes de te falar alguma coisa! De repente faz um ano só e você tá vendo uma porrada de coisa que nunca imaginou na vida! É díficil mesmo. Eu há uns tempos atrás fui atrás de aulas pra aprender um pouco de técnica, que confesso eu, preciso estudar um pouco mais. Logo o professor me passou as escalas maiores e menores. Eu olhava pra ele solando só na escala de Dó e falava! Putz, dá até raiva. Era difícil decorar as notas no braço e tudo mais. Mas com o tempo eu fui melhorando descobri uma coisa! Tem muito mais de feeling num aprendizado do que de decoreba mesmo. Com o tempo seu ouvido vai ficando treinado para determinadas escalas, e parece que a sua cabeça sabe dizer onde você tem que colocar os dedos naquela hora naturalmente, sem sequer você pensar. Hoje eu faço o que ele fazia até sem pensar.

    Quanto a teoria, essa não tem jeito, só com muito estudo mesmo pra você ir decorando e entendendo o que rola. Mas não desanime, o que você aprende hoje (pelo menos comigo é assim), você demora pra conseguir aplicar, bem uns 3 a 4 meses.

    Abraços e mande notícias de Berklee no futuro!

    Serek
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    A. Bissacot
    Entao eu toco de 2000 a 2006 tocando violão com uma professora MTO lixo intaum eu meio que minto pras pessoas e falo que começei a um ano e meio 2 pq em 2006 entrei no concervatório ai peguei um professor exelente em técnica (Da um look no Utube o nome dele eh Ulisses Myazawa) soh q ele soh mi passava musica do Van Halen i mais nada (Literalmente MAIS NADA MESMO) ai vim pra esse professor agora no começo de 2008...
    Hehe c eu compra um lap top eu mando noticias sim hehe xDD
    intaum eu vo começa a treina todas as escalas mesmo me perdendo xDD mais vo continua treinando pq pra entra na facu pssiso ta improvisando e tocando bem xDDD

    A. Bissacot
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    É velho, eu comecei a tocar em 2000 também. Eu comecei a aprender violão com um amigo que tocava com meu irmão. O cara é conhecido por Mizino, é meio lenda aqui em Botucatu, um dos primeiros caras que começaram a tocar guitarra aqui. Na época em que quem sabia tocar sabia memo, num tinha cifra nem tablatura. Daí ele me ensinou as notas maiores, menores e zaz, e algumas com sétima. Ficavamos mais tocando umas musiquinhas básicas. Era o que eu tinha que aprender na época. Daí me virei por um tempo, tentando aprender sozinho, procurando coisas na net. Até que deu pro gasto. Daí senti a necessidade da técnica e fui procurar. Situação muito parecida com a sua por sinal!

    Na verdade eu acho que eu sou meio consumidor nesse ponto de aulas. Eu vou, aprendo umas coisas e abandono. Treino aquilo e quando acho que tenho necessidade vou atrás de novo, e assim vai. Faço isso com vocal também. Talvez não seja o ideal, mas eu me dei bem assim! Estranho, mas dá certo hehehehe!

    Esse lance do cara fica te passando Van Halen só é foda. É complicado quando o cara começa a querer passar o que ele quer, e não o que você precisa aprender. Geralmente é nesse ponto que eu caio for das aulas.

    Bom, estuda bastante ae, e se tiver algum material legal manda pra mim! hahahaha!

    Abraços velho e boa sorte!

    WeS Guitar Hero
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Serek
    falar enquanto toco as escalas (as notas)

    Isso que você falou é muito bom para decorar onde estão cada nota.

    Eu decorei da seguinte forma:
    Normalmente as músicas de rock, principalmente, usam o Power Chord, e a primeira nota do power chord é a fundamental... então, quando você decora onde estão as notas pra fazer um power chord você acaba decorando onde está cada nota.
    É um tanto quanto sem querer que isso acontece.

    abraço

    A. Bissacot
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    WeS Guitar Hero

    Power Chord, e a primeira nota do power chord é a fundamental... então, quando você decora onde estão as notas pra fazer um power chord você acaba decorando onde está cada nota.

    Isso é legal cara! Eu também faço!
    É interessante tentar sempre tocar o powerchord em lugares diferentes. Não se limite a fazer o Sol na casa 3, o Fá na casa 1. Procure fazer eles em outros lugares! É bom pra você e pra música, principalmente se tiver mais de um guitarrista. O efeito fica bacana!

    Abraços

    Serek
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    WeS Guitar Hero
    Esse é um método que eu utilizo ja faiz algum tempo, tanto que sei de cór achar notas faceis com Lá, Sol, Mi, Fá, isso tudo antes da 5 ou 6 casa ai dpois fod* o barato, fika mto osso xDD

    WeS Guitar Hero
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Serek
    Mas cara...
    quando chega na casa 12 as notas apenas se repetem...

    se você já sabe até a 6 intaum falta pouco...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Evolução ou Embromassao(é assim que escreve?)?