Existe bastante preconceito contra guitarristas bases né?

Autor Mensagem
Tataum
Veterano
# nov/08
· votar


Billy The Kid

cara vou te falar uma coisa que acontece numa banda de um amigo meu... tem 2 guitas... o guita base vive brigando pra fazer solo.... mas o que é solo mesmo, arrebenta pra solar, muito bom, no entanto pra não dar briga as vezes deixam o outro solar tb.... a qualidade dos solos cai, como deveria ser normal.... mas não é só isso.... a qualidade da base cai tb, pq o guita solo não sabe fazer tão bem qto o base oficial.... ou seja:

cada um na sua... um bom solo é fundamental, mas uma boa base é tão importante qto ou até mais pq qdo o cara erra uma ou outra nota no solo, passa rapido, mas se vc fizer uma porcaria de base, vc mata a musica toda....

Abraço.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# nov/08 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


Besteira. Já vi uma banda, em que a atração principal era o cara q fazia base, e não o solo. Timbres, ritmos animais e sempre colado no batera. A banda ficava incrível, graças a ele. Nem toda banda precisa de um solista foda, mas toda banda precisa de uma seção cozinha foda. A merda é que no rock todo mundo quer solar, então a quantidade desses caras tá diminuindo no meio. Vc geralmente tem que procurar esses caras mais no reggae, bandas de baile, etc.

Esses papéis têm de ser definidos(de quem vai tocar o quê) de acordo com as qualidades de cada guitarrista. Os outros músicos da banda devem ajudar a decidir que partes cada um faz, ouvindo os caras tocarem. Tem vezes que os dois são bons, mas é uma determinada combinação que mostra o melhor deles, quando TOCAM JUNTOS, e não individualmente. Têm casos tbm em que um dos caras toca melhor algum estilo, de repente é bom selecionar isso quando é uma banda que toca várias coisas.

A combinação ideal é a que o solista reage mais à base, enquanto que esta base permanece fiel com a cozinha, ditando os ritmos e pegada para o solista

A ruim é quando o cara da base toca parecendo que quer solar, e o solista fica dentro do solo que parece que não houve a base, toca sempre fechado no seu mundo.

Quanto aos solos, têm de se observar algumas coisas. N adianta só cara ser rápido, têm que ter algumas qualidades relacionadas a entonação, controle, etc. Um cara que é ruim de bend parece um cantor que semitona. Tb n dá pra chamar um guitarra base desafinado pra fazer duetos né, senão ele mata a performance dos dois.

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Tem "guitarristas solo" que se tirar a palheta dos dedos, ficam nus.

Abs

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# nov/08
· votar


MauricioBahia
A maneira como os caras executam a coisa, n tem nada a ver com isto. Se fosse assim, um violonista clássico que fosse obrigado a usar uma palheta ficaria nú. Se o cara usa o dedo, uma palheta, uma moeda pra tirar o som n interessa. Interessa se ele consegue tirar o som, se ele é bom.

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Rei Arthur Pendragon

hehe. Estou usando "a palheta" num sentido figurativo com que simbolizando o "solo", a rapidez, a agilidade, o ataque... É claro que a execução não tem a ver com isso. ;-)

Abs

Vinicius Nogueira
Veterano
# nov/08
· votar


MauricioBahia

Sou o guitarra solo lá da igreja, teve 3 vezes que tive que fazer solo e eu tinha esquecido de colocar a palheta na bag... Dá-lhe tap's hehehe.

Os solos ficaram ótimos, mesmo sem palheta.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# nov/08
· votar


MauricioBahia
É... depois q eu escrevi q eu fui entender o sentido da frase. :) mals

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Vinicius Nogueira

Como disse, foi só figurativo "ficar nu sem palheta". Estou justamente criticando os guitarras solo que não fazem base e só solam. ;-) Pegam a palheta como se fosse uma arma. uhauhauahuha
E na hora de uma base com arranjos com arpegios em dedilhados mais elaborados ficam perdidos e indefesos.

Mas, eu adoro tocar sem palheta! Alias, palhetada hibrida é o que há de melhor na minha opinião. A sonoridade que vc tira é "n" vezes maior que só palhetar ou dedilhar. Um dia eu chego lá!!!

Abs

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Rei Arthur Pendragon

Eu é que me expressei de forma dúbia... ;-)

Abs.

gucrispim
Veterano
# nov/08
· votar


Quem é o guitarrista solo do Iron Maiden? e do Kiss?

av av
Veterano
# nov/08
· votar


Cada um gosta do seu estilo eu prefiro solo mas também nao tenho nenhum preconceito com guitar bases eu faço as duas coisa ,acho que uma depende da outra...

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Galera, esse vídeo já rolou 345 vezes aqui. Mas é o exemplo vivo e em cores de bases deliciosas, timbradas, cadenciadas; com solos num volume de respeito... precisa dizer mais? Tudo bem... que são "os caras" né...

Se ouvir com cuidado dá pra perceber o baixo de chantily, o teclado de cereja e as guitarras de marshmellow... Deve ter sido um perfeito "sunday"! Pena que eu não estava lá...

Acho que a receita é essa!

Ouvir em melhor qualidade:
http://www.youtube.com/watch?v=F4OXrmxDp44&fmt=18

Abs



ps.: são 4 guitarras...

fulanno
Veterano
# nov/08
· votar


na verdade o base é menos notado.

Billy The Kid
Veterano
# nov/08
· votar


Desculpem o atraso ehehe
Se eu quisesse fazer uma banda,eu teria que fazer a base,pq sou melhor nisso, eu sou meio lento,em dedilhar e fazer aquelas locuragens...mas sou ótimo na palhetada...e extremamente criativo em riffs e letras de música e talz...

Muitos dizem que o Malcom Young é o ''cérebro'' do ACDC...

Elton Murray
Veterano
# nov/08
· votar


Esse é um artigo que está em falta hoje em dia. A geração atual é muito imediatista, e muitas vezes quer ser o centro das atenções.
Quer o reconhecimento de solar, de mostrar a técnica, e muitas vezes, esse objetivo é =querer se mostrar superior aos demais da própria banda.
Fora esse lance de em quanto tempo tocam "música x". Muitos aí estão valorizando tocar coisas difíceis em pouco tempo, será que não seria de muito maior valor mostrar a perseverança e estudar, estudar e estudar arduamente por um bom tempo para conseguir?

Paulo Gilberto
Veterano
# nov/08
· votar


Também acho, tem até guitarra base melhor que guitarra solo.
Na minha opnião Bittencourt é melhor que Kiko.

Guynho
Veterano
# nov/08
· votar


Na minha banda, Eu faço base. Eu sei solar, mas eu GOSTO de fazer base.

E não venham dizer que fazer base é igual a peidar dormindo, porque não é. Dois guitarristas "Fodões" que eu conheço, que fazem solos e talz, não conseguem fazer aquela batida de valsa, ou aquela mais ritimada.

Outra: Base não é só fazer aquele riffzinho ali, e já era. Assim como nos solos, tem técnicas. Abafadas, marcações, ritmos diferentes, caimentos...dá pra ficar horas falando sobre isso...

Claro, se tu é daqueles musicos que só toca cover de uma determinada banda, de repente tu é um guitarrista engessado, e se acha o gás da coca-cola. Agora, o cara que se considera musico, sabe da importancia de uma base segura, que cumpra sua função, sendo que inclusive se destaca quando bem feita.

Procurem ver musicas de outros estilos: Nativismo Gaucho, Moda de Viola, Valsa, Polca, etc...Depois, venham dizer que base é pra guitarrista fraco...

In The Navy
Veterano
# nov/08
· votar


Nycolas
a verdade é que só de você tá em banda você já tá comendo

Billy The Kid
Veterano
# nov/08
· votar


Paulo Gilberto
Também acho, tem até guitarra base melhor que guitarra solo.
Na minha opnião Bittencourt é melhor que Kiko.

um amigo meu me falou isso...

Deyvisson
Veterano
# nov/08
· votar


A base é a alma da música , o guitarrista base é a alma das guitarras pois é ele que da suporte ao guitarrista solo e sem ele é difícil fazer algo legal... pra falar a verdade existe músicas sem solos mas não sem base... sou guitarrista solo mas já fiz base por muito tempo e cheguei a dividir as funções com o guitar solo, sem falsa modéstia eu era melhor, tanto que eu tirava as músicas de ouvido e depois passava para ele... até os solos.Então os guitarristas bases não são ruins, tem quem diga que para ser o guitarrista base vc tem que ser o melhor guitarrista da banda...

markolino
Veterano
# nov/08
· votar


eu assumo, vivo deste mal

teteo
Veterano
# jan/09 · Editado por: teteo
· votar


Daví Dornelles


Agora não se pode dizer o mesmo do cara que faz base




acredito sim que um guitarrista solo tenha mais capacidade mecânica.
mas.. ô Davi,.. convenhamos
o bom guitar base tem uma "profundidade"incomun,voçe não acha?

Prof. Grosélio
Veterano
# jan/09
· votar


Deyvisson
A base é a alma da música , o guitarrista base é a alma das guitarras pois é ele que da suporte ao guitarrista solo e sem ele é difícil fazer algo legal...


Uma banda sem um "basista" bom, nunca estará completa. E hoje é muito mais fácil encontrar um "solista" bom do que um "basista" bom. Se voce é "basista" continue sendo, voce é tão importante quanto os outros integrantes da banda.

Um abraço

TobiasGuitar
Veterano
# jan/09
· votar


erico.ascencao
concorod contigo!e faço isso tbm quando vou tocar com a minha banda

MrSin
Veterano
# jan/09
· votar


daniloslz

do mais, a gente divide os solos e as bases e naum grilo nenhum, mas todos da banda fazem questao de naum rotular guitarra base e guitarra solo.

a minha banda tbm é +- assim


maniac123

Eu particularmente não tenho nada contra guitarrista base. Não tocando junto comigo, tá beleza.

uahsuahsua povo sem censo de humor!



Eu tambem não tenho nada contra guitarristas bases, acho o james hetfield muito mais guitarrista que o kirk hammet, e tambem acho que as bandas tem que tirar o maximo proveito dos dois guitarristas assim com lynard skynard!

Billy The Kid
Veterano
# jan/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Santas palavras! Falou certo,vou virar base se futuramente não me der bem em solos!!! huhuahuah
valew!

Phantom Of Death
Veterano
# jan/09
· votar


Esses dias estava vendo aquele DVD do Clapton, que não me lembro o nome, onde o Mark Knopfler faz base em boa parte das músicas...

É, geralmente o cara que faz base não sabe tocar nada...

zolluca
Veterano
# jan/09
· votar


fiii pega como exemplo o James Hetfield do Metallica.
Supostamente base
Totalmentee FODA neah?issu deve quebra um pokim o preconceito

Guilherme Pereira
Veterano
# jan/09
· votar


Putz o guitarra base da minha banda ta pensando em sair...e eu nao consigo arranjar outro que queira fazer só bases...isso é muito chato...mas eu nao consigo alternar...sei la....a sensação quando vc faz um solo pra galera e vai la na frente é muito boa...sem preconceito contra os basistas...

metalrox
Veterano
# jan/09
· votar


embora, o solo as vezes possa ser o mais notado por ficar "a frente", muitas vezes uma guitarra mais base, mesmo talvez sem nada muito difícil, seja igualmente importante na música, e não poderia ficasr sem ela assim como a solo.

Além disso, não necessariamente guitarristas fodásticos solos conseguem fazer qualquer base.
Me considero guitarrista intermediário dentro do meu estilo (metal), tanto solo como base. e com o tempo percebi que muitos fritadores não conseguem tocar legal algumas bases do metallica como battery e master of puppets (esta última com as palhetadas só pra baixo do james). Além disso sou guitarra solo numa banda de thrash metal (o outro guitarrista não gosta de solar), e no entanto, eu acabo pensando até um pouco mais em base na hora de treino, procurar timbres, etc. E até quanto aos guitarristas que sou fã, grande parte do que curto neles são as bases massa, como do dimebag darrel, zakk wylde, etc mas acho que o lance é desenvolver os dois igualmente, ou mais ou menos de acordo com o que você quer tocar. no meu estilo eu acho que bases são muito importantes também (ao menos eu adoro riffs foderosos de thrash metal ;)
Mas acho que é natural cada um se focar mais em certos objetivos nos seus estudos da guitarra, por isso que tem guitarristas melhores pra umas coisas e outras. Eu mesmo, fora do metal não me considero um bom guitarrista, e algumas pessoas que me veem tocando metal acham q to tocando legal, mas foi no que eu me foquei, só que sou um desses guitarristas que ficam "nús" sem palheta como falaram.

Eu pretendo corrigir isso, mas é uma questão de foco.
Longa vida as boas bases, sem elas nossas músicas seriam uma boa merda! Especialmente para os guitarristas do meu estilo, eu recomendo que treine bases, porque muitos do meio rock/metal acho que já começam sonhando em ser fritadores, mas o que faz o metal tão foda são as bases matadoras (claro que o solo é o climax), e tocasr mais ou menos elas não é a mesma coisa do que tocar com pegada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Existe bastante preconceito contra guitarristas bases né?