Existe bastante preconceito contra guitarristas bases né?

Autor Mensagem
atari
Veterano
# nov/08
· votar


é algo muito relativo.

ivan_puppets
Veterano
# nov/08
· votar


Guitarrista é guitarrista.

Guitarrista que se preze consegue tocar solo ou base, independente do momento.

Não tem essa de base ou solo,melhor ou pior, isso é a banda que escolhe/dita para sua melhor apresentação.

Billy The Kid
Veterano
# nov/08
· votar


eu acho que quem tem preconceito nao entende nada de musica

Centauro
Veterano
# nov/08
· votar


Realmente galera, isso é comentário só de moleque querendo aprender a tocar ou de leigos, tenho colegas guitarristas que solam bem, mas deixam muito a desejar na execução de bases, principalmente nas mais harmônicas e ritmicas. Solos mais rápidos exige técnica, dedicação e habilidade, nos mais lentos e ritmicos se mostram o Feeling, pegada e alma do músico e são até mais ricos em detalhes na minha opnião, agora as bases exigem uma perfeita execução sempre... não tem melhor nem pior, eu acredito que o que importa é o entrosamento dos músicos.

Gui
Veterano
# nov/08
· votar


MANFREDINI
acordes bem elaborados e bem executados são o que há
de fato!!

ivan_puppets
Guitarrista que se preze consegue tocar solo ou base, independente do momento.
ainda bem que meu forte é o baixo!

Blackus
Veterano
# nov/08
· votar


nunca vi nada disso, aliás meus guitarristas favoritos são o Pete Townshend e o Alex Lifeson, ambos com o forte na guitarra base, apesar de serem bons em tudo.

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


O destino do cara que só sabe solar é tocar com backing tracks pro seu bel prazer. Se der mole ficará sozinho com seu Guitar Rigs da vida, encurvado na poltroninha do micro e mandando pra análise da galera do FCC! hehehe

Uma música rica e encorpada é temperada e apimentada pela levada da base o tempo todo, base esta responsável pelo feedback com o solo. Um solo é, na verdade, é 1/10 da música. Como o nome diz: "solo", seu momento sozinho... MOMENTO. Há casos que não é necessário solo pois fica "over", chato, massante.

Pro meu gosto, banda legal, todos os guitarristas fazem base e todos solam. É legal ouvir o estilo e o timbre das guitarras modificando a sonoridade da música. É por isso que eu adoro o Lynyrd Skynyrd... Um banquete harmônico perfeito! No final da banda eram 3 guitarras e em certas músicas as 3 juntas, harmonicamente, solando. A música pedia aquele ataque!

Resumindo, saber fazer base é fundamental e, pra mim, mais importante que saber solar.

Abs

ivan_puppets
Veterano
# nov/08
· votar


Gui
hauhauhauhuaha.

O que eu quis dizer é que pra um músico real não importa se tocar solo ou base, já que os dois ele saberá executar com perfeição.

O preconceito existente é de quem não entende de musica, e fica 'rotulando' as pessoas.

Gui
Veterano
# nov/08
· votar


ivan_puppets
isso é, de fato

mas há de concordar, que há gente que se dá melhor nos solos..e gente que se dá melhor nas bases..
eu, por exemplo..sei fazer solos..curto meus improvisos..mas acho que sou muito melhor em bases..talvez por sentir mais a música..como baixista....sei lá..

ivan_puppets
Veterano
# nov/08
· votar


Gui
Ah, eu toco solo e base.

Talvez eu me saia melhor no solo, já que sou Metal/Shredding, mas isso não interfere nem um pouco nas minhas bases. (Dependendo do estilo, é claro.)

erico.ascencao
Veterano
# nov/08 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Eu sou partidário de que se uma banda tem dois guitarristas é pra usá-los o máximo possível. Nem que seja pra ter um 2º guitarrista pra fazer aqueles detalhezinhos que as músicas gravadas no estúdio têm e que não dá pra serem feitos por um guitarristas só.

pikxu
Veterano
# nov/08
· votar


cara...
se o cara fizer umas bases fodas... Oo...
tipow os caras do kiss! no "god of thunder" por exemplo...

maniac123
Veterano
# nov/08
· votar


Eu particularmente não tenho nada contra guitarrista base. Não tocando junto comigo, tá beleza.

Billy The Kid
Veterano
# nov/08
· votar


maniac123
Não tocando junto comigo, tá beleza.
?? n entendi isso...

slash_web
Veterano
# nov/08
· votar


tem sim , a maioria das pessoas pensam que quem é bom , toca rapido ou sola.... mas fazer oque , sem as guitarras base iria ficar uma merda.

tipo , ve uma declaraçao do Frusciante que ele fala algo do tipo '' nao pego um pedaço de madeira e mostro tudo que posso, eu toco pela musica"

era algo assim xD

Billy The Kid
Veterano
# nov/08
· votar


AE Galera,vão postando ae,otra hora eu vejo o que vcs postaram...fiquem a vontade...
Gud Nait, nerds...

MauricioBahia
Moderador
# nov/08
· votar


Billy The Kid

Tá legal, mais tarde a gente te chama pra ver!

Gui
Veterano
# nov/08
· votar


ivan_puppets
Talvez eu me saia melhor no solo, já que sou Metal/Shredding, mas isso não interfere nem um pouco nas minhas bases. (Dependendo do estilo, é claro.)

depende do estilo..tá ai o ponto

erico.ascencao
Eu sou partidário de que se uma banda tem dois guitarristas é pra usá-los o máximo possível. Nem que seja pra ter um 2º guitarrista pra fazer aqueles detalhezinhos que as músicas gravadas no estúdio têm e que não dá pra serem feitos por um guitarristas só.

também acho isso..e apoio!

maniac123
Eu particularmente não tenho nada contra guitarrista base. Não tocando junto comigo, tá beleza.

um tanto cuzão de sua parte..=O

Adrianodevil
Veterano
# nov/08
· votar


Regra número 1:

Antes de aprender a solar, aprenda a fazer e entender bases decentemente...

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Tem discriminação quando a banda é uma merda egoísta e ninguém entende que música é um conjunto harmônico. Mais evidente fica, quando o vocalista e o guitar solo querem ser os "fodões" e aparecer.
É por isso que 99% das bandas acabam. As amadoras então nem começam. Enquanto existir discriminação em uma banda, não é banda, mas um bando.
Músico que não tem humildade acaba literalmente "solo".

Kadu864
Veterano
# nov/08 · Editado por: Kadu864
· votar


Putz eu sou um cara q realmente defendo a igualdade nas bandas...
Eu achu um cumulo apenas 1 ou 2 da banda ficarem famosos, sendo q a banda INTEIRA percorreu JUNTAMENTE o caminho para chegar ali aonde estao.

Nao creio q os guitarristas tenhao q sempre dividir as tarefas no estilo 50% solo 50% base para cada. Achu que isso eh realmente de unica e exclusiva decisao da banda, para q haja o melhor resultado possilvel.
Eu por exemplo nao curto mto solar, adoro fazer bases, e nao tenhu problema nenhum com isso, pelo contrario tenho o maior prazer de ver o outro guitarrista mandando super bem nos solos.

Acredito q como disse MauricioBahia mtas bandas nao dao certo pois os integrantes acabam pensando mto mais em seu sucesso proprio do q no da banda. Um guitarrista, q manda mtoo melhor nas bases e nao tao bem nos solos qnt ao outro guitarrista da banda, acaba se sentindo inferior e toma frente aos solos para poder apenas se aparecer mais, o que mtas vezes acaba comprometendo o som da banda.
O que deveria existir era um igual reconhecimento para ambos guitarristas assim como para tdos os outros integrantes da banda.

daniloslz
Veterano
# nov/08
· votar


cara, minha tem dois guitarristas. ambos fazemos os solos. cada qual do seu modo. quando o lance eh fritação, fica pro outro, quando eh mais feeling, fica cmg. do mais, a gente divide os solos e as bases e naum grilo nenhum, mas todos da banda fazem questao de naum rotular guitarra base e guitarra solo.

Nycolas
Veterano
# nov/08
· votar


Mas convenhamos que o Guitarrista Solo come mais mulher que qualquer um da banda... Acho que só perderia pro Vocalista :P

Kadu864
Veterano
# nov/08
· votar


Nycolas
Mas convenhamos que o Guitarrista Solo come mais mulher que qualquer um da banda... Acho que só perderia pro Vocalista :P

Ahh ivan_puppets esse nycolas eh uma daquelas pessoas das quais vc tava falando q nao sabem porra nenhuma de musica e ficam rotulando as pessoas, achando q so vocal e guit solo q sao mais famosos/melhores e por isso pegam mais mina...
Na minha Ex-banda eu tenhu q assumir q o cara q mais comia mina era o batera... putaaa mano era concorrencia desleal... hahuaha

edukotzen
Veterano
# nov/08
· votar


olha eu sinceramente não ligo muito pra isso, o mais importante é a cozinha e gosto muito de fazer parte dela

eu divido os solos com meu amigo em minha banda, somos bem educados em quanto a isso se ele gostar de um solo e quer tirar, ótimo, e vice versa!!

bpv
Veterano
# nov/08
· votar


haha, mto bom o tópico.

na minha banda, eu sou o lead guitar. mas quem disse que nos restringimos a nosso papéis? ele sempre disse que eu seria o solo por eu ser "melhor" q ele, tocar a mais tempo, ter mais teoria e técnica, etc. ele não tem mto de td isso, mas tem mta criatividade, fazendo com o q o solo dele saia mais legal as vezes. esse é o negócio.

e como não sou um fdp, mesmo sendo guita solo, já falei pra ele dividirmos o solo. maioria das nossas músicas tem 2 solos. um meu, e o outro dele. claro, eu tenho a prioridade por ser o guita solo definido, aí as vezes enquanto ele faz 1 solo de um compasso, as vezes o meu são 2 compassos.

Diego Vermelho
Veterano
# nov/08
· votar


"Só o kara q sola sabe realmente a importancia da base"

fabãorenato
Veterano
# nov/08
· votar


Bom eu acho que vai de escola. Por exemplo o Malcon que sempre disse preferir bases e uma harmonia bem feita na proposta rock dele. E tem GUitarristas que pensam assim também e solam pra caralho como o Alex Lifeson que é um tremendo guitarrista. Tem também Jerry Cantrell do Alice in Chains que é bom também nos solos e que numa entrevista disse ser da escola do Malcon Young.

MauricioBahia
Moderador
# nov/08
· votar


Imagina vc numa jam de blues com outro guitarrista e vc solando com altas bases de guitarra, aquele "soul" todo, o som encorpado e na hora do cara solar vc pára ou perde a força da levada por sua causa. Fica até chato... Tem que saber base!! É básico!!!

Abs

Davi Dornelles
Veterano
# nov/08
· votar


Bom



não desprezando bases, até pq um bom guitarrista tem q ter disciplina, saber a sua hora e saber a hora do batera, baixista, etc...

e por fim sabemos q nem todos os ''solistas'' são bons ''basistas''

mas quanto ao grau de dificuldade, o cara q ''sola'', obviamente tem capacidade mecanica pra fazer boas bases. Agora não se pode dizer o mesmo do cara q faz base.

Mas como o proprio nome diz, ''Base'' é Base e da o suporte geral.

Hj em dia muitas bandas literalmente ''pesadas'', sao muito agradaveis de se ouvir e não tem guitarras solo...

o q diremos não é...

abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Existe bastante preconceito contra guitarristas bases né?