Configuração de captadores na guitarra

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jul/08


    Boa tarde, pessoal!
    Segue abaixo algumas dúvidas que tenho em relação à configuração de captadores numa guitarra (no caso a minha):

    1 - Sempre gostei dos humbuckers para drive, porém adoro o som dos single coils para guitarra limpa. Se eu usasse um stack, seria um bom meio termo? Sei que não ficará com a pauleira dum humbucker, mas melhoraria o drive "xôxo" que é característica dos single com distorção (amigos, não estou desprezando os single, é que a característica deles é o habitual "hum" e o drive mais leve)?

    2 - Numa configuração H-S-S, poderia trocar o Humbucker por um Stack e conseguir esse meio termo que procuro?

    3 - Numa configuração H-S-S o humbucker não "abafaria" o single do braço? Pergunto pois a potência de um humbucker costuma ser maior que a de um single, não? Tenho medo de cair para o cap single do braço e o som "sumir".

    4 - Com um "stack" na ponte (ainda usando a configuração H-S-S e substituindo o humbucker por single) eu conseguiria harmônicos artificiais satisfatórios ou cairia na mesma que um single coil (respeitando a técnica e coisa e tal, é muito mais fácil dar um A.H com um humbucker que com um single coil)?

    Valeu!

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/08
    · votar


    Boa tarde!!!

    Kleber Blacklock
    Como diria Jack, "O Estripador", vamos por partes...
    Esta é a minha opinião e, portanto, considere apenas como outro ponto-de-vista, ok?
    Vamos lá:
    O Humbucker que vc tem na ponte é um tradicional ou um Humbucker em formato Single?
    Sua guitarra está com espaçamento H-S-S ou S-S-S?
    Respondido isso, vamos ao que eu sugiro:
    1- Dependendo da configuração do Cap, vc tem várias opções de ligação que lhe darão flexibilidade na hora de escolher o timbre que este Cap lhe proporciona. Ligações em série ou em paralelo, sliptar ou defasar o Cap trazem possibilidade e resultados diferentes quando o assunto é timbre.
    2- Este meio termo pode ser alcançado dependendo das características que o fabricante observou no projeto do seu Cap. Mas como eu falei anteriormente não lhe dará flexibilidade; ou será um ou outro ou um intermediário que, de qualquer forma obrigará vc a escolher.
    3- Vai depender da saída que o Cap do braço tem em comparação com o da ponte, mas em geral há diferença sim no volume de cada um, mas se bem escolhido o Set, nada que chegue ao ponto de uma diferença tão gritante.
    4- Os harmônicos dependem das características construtivas do Cap. Para responder a esta pergunta, vc deve pesquisar junto a fabricantes as características oferecidas pelos vários modelos de Cap em conjunto com outros fatores que também têm influência no timbre de seu instrumento, como apoios e madeiras utilizadas na sua construção.
    O assunto é muito vasto e sugiro que vc estude e pesquise o máximo que puder para não se decepcionar com possíveis resultados ou acabar não utilizado tudo o que o equipamento pode proporcionar.
    Valeu!!!

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Penta_Blues
    Então, cara, eu tenho duas guitarras:

    - 1 SX strato toda modificada, humbucker na ponte e no braço, defasagem e o diabo a quatro;
    - 1 Eagle com três singles originais.

    A Eagle eu pensava em colocar uma configuração parecida com a SX, mas aí ficarei com duas guitarras com a mesma configuração. A idéia é algo mais potente que os singles, porém nada tão forte como os humbuckers, por isso pensei nos stacks que me dariam o som clean bem próximo aos singles, porém, creio eu, com drive seria algo um pouco mais potente que os singles.
    Valeu pelas respostas!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Configuração de captadores na guitarra