Mauro Hector - grande guitarrista santista

Autor Mensagem
Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/08
· votar


Ainda que o Mauro Hector seja um bom guitarrista/instrumentista, ele não pode ser considerado, jamais, extraordinário. Ele é bom instrumentista, mas como compositor nem tanto. Suas músicas não me agradam. (opinião pessoal).

Alias, o disco dele - Atitude Blues - não é muito focado em blues não. Parece mais um portfólio dos diversos estilos musicais que ele interpreta. Técnica apurada, porém com um fraseado bem repetitivo. Volta e meia os mesmos "runs". TOO MANY NOTES.

É como explicou Steven Seagal, - "quando você costuma falar demais, as pessoas já não prestam atenção no que você diz".

O Eric Gales vem de uma família de guitarristas, irmão de Little Jimmy King, tem uma carreira bem mais sólida e muitos discos a mais para que se possa avaliar seu desempenho como guitarrista e compositor. É um discípulo de Hendrix.

Ouçam os discos: Pictures Of A Thousand Faces, That's What I Am, Crystal Vision, Psychedelic Undergroud, The Story Of My Life e tirem suas próprias conclusões.

Acho o Eric Gales bem mais comedido e mais focado, ele sabe escolher melhor as notas. Na minha opinião um guitarrista mais enxuto e mais completo, sem exageros.


E sou EU que tenho que procurar conhecer melhor o trabalho dos outros. (rs)

Concordo em tudo que foi escrito aqui.

Bigtransa
Veterano
# jul/08
· votar


Zero Zen
Talvez o q vc disse até se aplique ao disco anterior ao que vc citou(Sonoridades).... este sim passeia por estilos diferentes.... o q é natural que um guitarrista q toca vários estilos faça no disco de estréia.... Atitude Blues é um disco 100% focado em blues.... O que não qr dizer que vc vá escutar penta e modo mixo do começo ao fim.... É possível tocar blues mostrando influências de diversos estilos que é o que o Mauro faz com maestria neste disco.... Não entendi a crítica quanto ao fraseado.... na minha opinião é o ponto forte deste disco.... os temas são de muito bom gosto e a riqueza do vocabulário de frases dele é impressionante.... longe de ser repetitivo.... aliás é um dos poucos guitarristas não repetitivos que eu conheço....

pr0view
Veterano
# jul/08
· votar


Curly
tu estrago o tópico hein!! uhaeueaueauhe
mas dúvido que teria tantos posts, se não tivesse essa discussão.

meu prof falo que ele manda a cadência de um blues I VI II V, em um blues normal, totalmente pirado kkkk

Bigtransa
Veterano
# jul/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
E sou EU que tenho que procurar conhecer melhor o trabalho dos outros. (rs)

Todos nós temos.... é parte do aprendizado musical.... Qdo disse q vc deveria procurar conhecer melhor o trabalho de alguns guitarristas não tive a intenção de provocar, criticar ou promover qualquer tipo de ataque pessoal..... Já ouvi algumas coisas de som suas e acho q vc toca legal e tem bastante potencial.... mas ao mesmo tempo algumas coisas q vc posta passam a impressão d q vc é um cara meio intransigente quanto a certas posições.... Isso é péssimo pra qualquer artista.... Vc é o primeiro cara q eu vi criticando o Henderson tocando blues (antes disso disse que ele nunca tinha tocado blues).... se tanta gente curte e você não, por q não dar uma ouvida com mais atenção? Quem sabe vc não muda de idéia.... Já passou pela sua cabeça que TALVEZ vc possa estar errado, que seja possível tocar blues com outsides de jazz e que o Scott Henderson faça isso muito bem? Rever conceitos e mudar de idéia d vez em quando faz muito bem..... humildade ajuda no processo....

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/08 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


Bigtransa

Cara a história do Gales eu já sabia, depois que inventaram o Google e o Wikipedia todo mundo virou sabichão.

Já ouvi algumas coisas de som suas e acho q vc toca legal e tem bastante potencial.... mas ao mesmo tempo algumas coisas q vc posta passam a impressão d q vc é um cara meio intransigente quanto a certas posições.... Isso é péssimo pra qualquer artista....

Não toco legal, não penso em potencial (nem quero) e muito menos sou artista. Toco pra mim.

Mas conheço bastante sobre música. Antes de nascer meu pai já tocava guitarra e quando eu nasci discos do Hendrix já tocavam em casa... só não iniciei muito cedo na guitarra pq meu pai sempre achou que era profissão de vagabundo e não me deixava aprender.

É possível tocar blues mostrando influências de diversos estilos que é o que o Mauro faz com maestria neste disco

Como disse o Nuno Mindelis... ou você nasce com o blues ou não adianta... é um estilo que não se aprende em escola de música. Blues é blues, não existe outra definição, outside em blues é coisa de guitarrista malabarista.

torresmo vermelho
Veterano
# jul/08
· votar


Caramba, quanto recalque no ar.

Vi o vídeo com o Eric Gales, estava tudo dentro da lógica da harmonia, não um monte de notas soltas, o Mauro manda muito, ótimo músico.

Zero Zen
Veterano
# jul/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


Bigtransa

Você se equivocou.

Mencionei o disco ATITUDE BLUES. É este que eu acho bem variado, um portofólio/demonstração.

Como o disco Erotic Cakes do Guthrie Govan.

Já adianto: GUARDADAS AS DEVIDAS PROPORÇÕES.

Pois os GGs (Guthrie Govan e Gerald Gradowhl) estão anos a frente do Mauro Hector, que é um bom guitarrista.

O disco que você mencionou - SONORIDADES -, não ouvi por inteiro.

Mas se ele é mais variado ainda que o - ATITUDE BLUES - , conforme você afirmou acima, acho que fica mais do que clara a intenção de mostrar uma grande flexibilidade do guitarrista, ainda que em prejuízo de uma identidade musical.

É uma escolha dele, personalíssima. Tem gente que vai gostar e tem gente que não.

Não me agradou, mais ainda a ponto de qualificá-lo como extraordinário,

Com relação ao fraseado dele, cumpre dizer que é bom, mas EU acho excessivamente repetitivo, apesar da velocidade e boa digitação (limpa).

Quanto a considerar ele um dos guitarristas menos repetitivos que você conhece... Bem... Eu tenho opinião diversa.

No Fusion, Além dos citados acima dá para mencionar o John Scofield, Scott Henderson, Alan Holdsworth, Chuck Loeb, Bill Connors...

No Blues... que tal Joe Bonamassa, Larry Carlton (é, ele também toca blues com outsides), Ronnie Earl, Gary Moore (tocou fusion no Colosseum), Greg Koch, Thomas Blug e Jeff Beck (que mistura tudo com inigualável bom gosto)

T+.

Curly
Veterano
# jul/08
· votar


tenho um cd chamado "Left Hand Brand" que o Eric Gales lançou com os irmãos guitarristas Eugene Gales e o falecido Manuel Gales (aka Little Jimmy King), esse último para mim é o melhor guitarrista de blues surgido após SRV, infelizmente também partiu cedo... esse cd é excelente !

Bigtransa
Veterano
# jul/08
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Como disse o Nuno Mindelis... ou você nasce com o blues ou não adianta... é um estilo que não se aprende em escola de música. Blues é blues, não existe outra definição, outside em blues é coisa de guitarrista malabarista.

E o Mindelis falando tá falado? parei de curtir o Mindelis quando ele deixou de usar aquelas perucas engraçadas....


Zero Zen

Como o disco Erotic Cakes do Guthrie Govan.

este disco é do caralho mesmo..... tb gostei da lista no fim do tópico....

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Revivendo/enriquecendo aqui pq o cara é demais. Muito legal. Só não achei a parte 3!





Konrad
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia

Esse cara é muito bom mesmo. Tô escutando O Hector e o Craig Erickson direto!

buddy guy
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia


Jazz é foda,envolve muita criatividade !!!

MauricioBahia
Moderador
# ago/10
· votar


Konrad
buddy guy

Up pro cidadão!

Abs

PAltafim
Veterano
# jul/11
· votar


Vim dar um up aqui no tópico pra falar sobre o novo cd do Mauro, "Retratos".
Acabei de chegar do show de lançamento no Sesc. As composições estão excelentes! Segue abaixo um vídeo com trechos das músicas do novo disco.



Em breve posto mais vídeos. Abs

Forneria
Veterano
# jul/11
· votar


O cara toca muito e timbra o instrumento bem.

E ainda tem quem queira falar mal do cara...

Calime
Veterano
# jul/11
· votar


Mauro Hector é o melhor guitarrista "desconhecido" do Brasil, uma pena...bate de frente com vááários guitarristas gringos que a geral idolatra.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mauro Hector - grande guitarrista santista