Resumão Blues Parte II (Grande Final)

    Autor Mensagem
    Rapha_krust...
    Veterano
    # jun/08


    Vamos a Parte final deste Resumão blues...no primeiro vimos nomes bem antigos de raiz...mas tb vimos caras que fizeram o blues perpetuar até hj...bem agora continuemos nessa linha e veremos grandes nomes...

    Magic Sam, O Rei do Boogie

    Magic Sam dispensa comentários. Portador de uma voz sem igual, oscilando de altos a baixos e com sua guitarra tranqüila e ao mesmo tempo nervosa, faz do Blues algo encantador aos ouvidos despreparados.



    Earl Hooker, o primeiro a usar pedais e wah no blues...

    Earl Hooker por muitos críticos está um nível acima de Buddy Guy, Otis Rush, Magic Sam, Elmore James e outros guitarristas de lá, por conta de sua técnica avançada na guitarra e por sua multiplicidade de estilos que vão do hillbilly ao jazz. E ele talvez tenha sido o único bluesmen tradicional a fazer uso de pedais de distorção e wha-wha, sem soar estranho.



    Otis Rush, voz potente caracteristica...

    Uma das vozes mais potentes do blues...Otis Rush (nascido em 29 de abril de 1934 em Philadelphia, Mississippi), Rush é canhoto e usa a guitarra para destros simplesmente virada ao contrário, sem trocar o encordoamento. Com isso, a corda mais fina (E) fica em cima, e os bends têm que ser realizados para baixo, contribuindo para seu som distinto.



    Bo Diddley, homenagem póstuma ao grande Guitarboxbluesman!

    Ele é mais conhecido pela "batida Bo Diddley", uma batida meio rumba feita usando-se a clave,Bo Diddley usa uma variedade de outros estilos entretanto, do back beat ao pop, frequentemente com o uso das maracas de Jerome Green. Ele foi também um influente guitarrista, com vários efeitos especiais e outras inovações no tom e no ataque.



    Parte especial dedicada aos Kings! BB King, Freddie King, Albert King

    Estes dispensam comentários, por favor apenas curtam oq de mais poderoso o blues tem!





    John Lee hooker, uma influência unanime

    Sim esse cara influenciou quase todos que vimos até agora...A carreira de Hooker começou em 1948 quando ele alcançou sucesso com o compacto "Boogie Chillen", apresentando um estilo meio falado que tornaria-se sua marca registrada. Ritmicamente, sua música era bastante livre, uma característica que ele tinha em comum com os primeiros músicos de delta blues.



    Buddy Guy, influencia para grandes nomes

    Nascido George Guy, em 30 de julho de 1936 em Lettsworth, Louisiana é um guitarrista e cantor norte-americano de blues e rock. Conhecido por servir de inspiração para Jimi Hendrix e outras lendas dos anos 60, Guy é considerado um importante expoente do chamado Chicago blues, tornado famoso por Muddy Waters e Howlin' Wolf. Como quase todos bluesmans começou como músico de estúdio e finalmente chegando a carreira solo.



    Eric Clapton, pra provar que na inglaterra também tem blues...

    Mestre Slowhand...foi discriminado por ser branco e pora ser da inglaterra mas provou pra todos que branco inglês tambem sabe fazer blues...estou lendo a autobiografia do cara e é um grande exemplo de luta conrta drogas, grande exemplo de persistencia pra quem ama a música!!



    Stevie Ray Vaughan, a pegada mais fantástica do blues...

    Falar de Vaughan é dificil pra mim...ele é uma das minhas maiores influencias pra mim na guitarra, morreu cedo tinha muito oq dar pra música ainda...mas deixou um legado de som, pegada, potencia...incrivel!!! num tem como resumir o Stevie...ele é simplesmente o Stevie...



    Com certeza ficaram muitos de fora, precisariamos de 20 tópicos desses pra contar tudo e lembrar de todos...mas oq vale é o blues!!

    Valew pra quem comentou e vai comentar!!! curtammm!!

    Victor-
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Putz que legal cara, faltou Johnny Winter ai hehe...
    Gostei da sua iniciativa de criar um topicos sobre o assunto.
    abç

    diwillo
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Rapha_krust...

    Cara, eu curto blues, mas nunca conheci bem o estilo.
    Legal sua iniciativa. Graças a vc, vou me aprofundar um pouco nos grandes blueseiros "desconhecidos" (pra quem não é do meio) e na técnica.

    Já to baxando coisa no BitComet

    abraço

    sugesto
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Rapha_krust...
    muito bom o tópico!
    vou colocar aqui o link da primeira parte,
    para ficar mais fácil pra galera:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/189280/

    Penta_Blues
    Moderador
    # jun/08
    · votar


    Boa tarde!!!

    Rapha_krust...
    Cara, só vou discordar de uma coisa. Criticar mesmo...rs
    O "Grande Final" é apenas o começo, pois o seu bom gosto na criação dos tópicos é apenas a "ponta do iceberg"!
    Muito legal essa iniciativa de colocar os colegas de FCC em contato com música e músicos de qualidade.
    Longe de ser o único gênero que possui qualidade, é sem dúvida um estilo contagiante!
    Valeu!!!

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Magic Sam, O Rei do Boogie

    Esse ai eu não conhecia, simplesmente espetacular.

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Rapha_krust...

    Fantástico cara. Só posso reiterar as palavras que disse no primeiro tópico. Falando nisso, se tiver alguém por aí de fortaleza.. vamos tirar umas Jam's. Vida longa ao blues.

    Rapha_krust...
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    SaldanhaPessoa
    jimmt vandrake
    Penta_Blues
    sugesto
    diwillo
    Victor-
    valew aew galera...sempre falta alguém!!! mas mesmo assim acredito que ficou legal a seleção! bem Penta blues...valew aew rapaz...mas na verdade como voce falou...o grande final é só o começo!!!

    e o Magic sam realmente é fodaaaaaaaaa

    Rapha_krust...
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    sobe

    Foukez
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Stick!
    E parabens de novo.

    guitar djow
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    cade o Hendrix?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Resumão Blues Parte II (Grande Final)