Fender e gibson!

Autor Mensagem
jimmy vandrake
Veterano
# mai/08
· votar


Não é só por questões autorias, quem iria comprar uma Gibson Stratocaster, ou uma Fender Les Paul ????????? Nem soa direito esse troço aí.

Juliguitar
Veterano
# mai/08
· votar


jimmt vandrake
se o som fosse bom qual seria o problema em comprar?Vai dexa de compra a q tem o som melhor por causa da marca?

Leo-RJ
Veterano
# mai/08
· votar


Pois é, existe o "caráter" de design de cada marca, como uma característica. O que, certamente, não exime o caráter jurídico protetivo à invenção do desenho do modelo.

Não nos esqueçamos que quando Leo Fender começou a produzir a Telecaster no início dos anos 50 causou enorme impacto no Rock'n'Roll, possibilitando o aparecimento de técnicas como o chiken picking, bends diferenciados e e sons explosivos gerados pelo seu captador de ponte, conforme James Burton enumera, e este "mestre" das teles costuma(va) dizer que aquele timbre era(é) "capaz de cortar uma árvore".

Fender já estudava há algum tempo uma maneira de substituir os pesados captadores usados até então nas guitarras da época, para isso construiu um protótipo maciço que fez logo sucesso entre os músicos dos EUA: A Broadcaster (de 1948), era a "mãe" da Telecaster (problemas jurídicos de registro do nome, esses sim, com o nome o Broadcater, fizeram adotar o nome Telecaster - em 1951 a Gretsch exigiu a exclusividade do nome, pois utilizava o nome "Broadkaster" em alguns de seus produtos para bateria).

Assim, a Telecaster forçou a Gibson a criar um modelo de corpo sólido, que por razões de "orgulho" (e competição) não poderia ter o mesmo design de uma Fender.

O elevado nível de vendas da Telecaster (a partir de 1950), que abocanhava cada vez mais mercado da Gibson, a fizeram lançar logo o seu modelo de corpo sólido e com "desenho" bem diferente da Fender. Desse modo, em 1952, chegava ao mercado a Gibson Les Paul, com corpo e braço em mogno e tampo em maple, e seus dois single coils P-90.

Com o sucesso da Les Paul (que não foi imediato), a Fender lançou, em grande campanha de mídia à época, um modelo com desenho "futurista e revolucionário, diferente de tudo o que existia" (segundo a propaganda de então, citando a Les Paul): nascia a Stratocaster, em 1954.

Portanto, noves fora a parte jurídica com relação ao direito autoral e patente de desenhos e invenções (assim é descrito jurídicamente), Fender e Gibson tinham de, mercadologicamente, lançarem desenhos distintos entre seus modelos, de modo que não poderiam simplesmente copiar, como fazem outros fabricantes, que vão atrás do "design" Strato e Les Paul.

Abraços!!

Juliguitar
Veterano
# mai/08
· votar


Leo-RJ
nossa senhora! tu te matou pesquisando isso né?hahahahah
vlw pela explicaçao

Leo-RJ
Veterano
# mai/08
· votar


Juliguitar

Rsrsrsrshuahuahua...

Imagina, foi tudo do meu conhecimento cultural...huahuahuahua... foi pesquisa mesmo. No caso, uma pesquisa específica que fiz, há algum tempo atrás justamente sobre a "Broadcaster", que depois virou Telecaster, para um trabalho sobre "Propriedade Imaterial", onde fiquei com a parte de "Nomes e Patentes".

Abraços!

Juliguitar
Veterano
# mai/08
· votar


Leo-RJ
heiuasheiusha
abraço

Headstock invertido
Veterano
# dez/08
· votar


Eu tinha um catálogo da fender e tinha vários modelos heim...várias séries sem ser as tradicionais stratos, se não me engano tinha umas que lembrava bem uma les paul...

PipaAvuada
Veterano
# dez/08
· votar


Existem teles da Epiphone tmb!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-85094655-guitarra-epiphone-tele caster-by-gibson-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-85448258-guitarra-epiphone-tele caster-baixei-imperdivel-r-95000-_JM

Achei medonha com esse headstock de explorer!

markolino
Veterano
# dez/08
· votar


eu ja toquei em uma Gibson Strato nos Eua

a guitarra parecia ter uns 30 anos

agora nao me perguntem mais detalhes
pois foi em 2005 e eu usei ela para testar um amp de 15 watts silvertone..

estava começando a tocar guita..

old steel
Veterano
# dez/08
· votar


Eus acho que tem algo parecido sim.Não digo identicas porque os Yankees respeitam patentes,mais deve ter sim.

old steel
Veterano
# dez/08
· votar


PipaAvuada
Olha aí o cara já achou.
rsrsrsrsrsrs

Leblues
Veterano
# dez/08 · Editado por: Leblues
· votar


pq a pepsi não fabrica a coca ?
pq a ferrari não fabrica um porshe carrera ?




sem comparação idiota também, quer comparar, então compara marca com modelo e não marca com marca né filhote!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender e gibson!