Mudança de Estilo a Época de Fritação Acabou E agora?

Autor Mensagem
Bruno Fernandes
Veterano
# abr/08 · Editado por: Bruno Fernandes


Seguinte, Comecei a tocar guitarra no início de 2003 como meus pais sempre achavam musica e rock em geral coisa de vagabundo, eu nunca tive muito apoio cultural muito menos financeiro , mas mesmo assim decidi começar a tocar guitarra sozinho mesmo sem aula na epóca eu era doido pra entrar na GTR (aqui de Brasilia) mas enfim como disse nao tinha esse apoio. Um amigo me emprestou uma Dolphin velha que ele tinha e aos poucos fui aprendendo a tocar. até que com muita insistência conversa e choros consegui negociar a trocar uma viagem escolar em janeiro de 2005 por uma Ibanez GRG 270DX, na época eu já tocava muitas musicas mais heavy metal mesmo assim como a maioria de todos os iniciantes. jah estava solando rapido conseguindo fazer as escalas bem feitas etc... Devo muito isso ao cifraclub e principalmente ao Guitar Pro hauhauhauha. Um Ano depois comecei a trabalhar e consegui comprar meu ampli (laney tf-200) uma Boss me-08 e um Gdi21 da behringer, quase que vendo até as calças pra pagar mas hoje ta tudo certo hehehe. Com o tempo fui conhecendo novos estilos musicais estudei sobre muitos guitarristas de diversos estilos, bandas nacionais indo do Chimbinha até Edu Ardanuy, e com o tempo parece que enjoei de fritação, do som estridente da minha ibanez de peso em musica, e hoje em dia eu levo mais um pop/rock com uma galera da minha turma Parece até que estou ficando velho ou amadureci musicalmente mas nao vem ao caso essa discurssão. O Lance é que estou pensando em Trocar minha guitarra por uma Epiphone Custom e to com essa dúvida, será que vo me arrepender, será que vo sentir mta falta da minha 1 guitarra etc... estou curtindo outros ares agora e ao mesmo tempo que a ibanez quebra o galho eu fico pensando nessa possibilidade de troca, experimentar outros timbres, outra pegada etc...

Alguem aqui já passou por isso? Mudança de Estilo, Largar a Vida de Fritação e curtir uma musiquinha mais calma, arrumar uma banda, tocar um pop/rock em barzinhos por aí, rock dos anos 80, inicio de 90. Enfim, O único usuário daki do Forum que jah conversei que tambem passou pela mesma situação é o Edu Ardanuy que vendeu sua JEM e Comprou uma Tagima Strato antiga (aquelas copias da Fender) e colocou os caps Fender texas e hoje ta curtindo uma musica mais leve.

Opiniões por Favor


Obrigado :D

zaqueu_grunge
Veterano
# abr/08
· votar


Bruno Fernandes
Eu passo pelo mesmo a todo instante, parece que chega uma hora que você enjoa daquele metal de sempre e quer ouvir algum lance mais calmo, ou até mesmo mais maluco (Hendrix e companhia), e dá vontade de ter uma strato e um ampzinho valvulado pra poder aproveitar a distorção de power tocando um blues heheh

Acho que isso é só amadurecimento musical...

Enfim, trocar sua 270 por uma Epi Custom vai ser ótimo, o que você vai sentir falta é a ponte, mas de resto, vai ser outra vida heheh
Eu sempre quis ter uma Les Paul pela pegada da mesma, mas ao mesmo tempo sinto necessidade de guitarra com ponte tremolo/floyd...
Acho que a solução é ter as duas, uma pra quando você está meio bêbado e calminho e quer tocar um blues raiz, e uma pra quando você quer tocar arpeggios from hell a 400 bpm :P

Floydiano
Veterano
# abr/08
· votar


Aconteceu a mesma coisa comigo, quando era mais novo só ouvia metal, hoje quase nunca escuto metal. Quanta à guitarra, fica com essa e junta grana pra pegar outra, sem dúvida vai ficar satisfeito com as duas.

ogner
Veterano
# abr/08
· votar


Pasei por isso tb, só tenho estratos e teles hoje. O ideal é ter varios modelos e varios timbres porem $$$. Sempre tive milhoes de pedaleiras e pedais mil, hoje com uma guitarra honesta e um bom amp, me divirto de montao. Só tinha ibanez. Como o Zaqueu disse a ponte é oq realmente faz falta. POrem faz falta pelo estilo q ela traduz. nao adianta pegar uma fender com uma super floyd e timbrar igual ao petrucci. nao tem graça. hehe.

nicida
Veterano
# abr/08
· votar


eu tive um amigo que só gostava de metal, trash e fritação. Odiava blues, jazz, e principalmente MPB.
Eu falei que ele ia enche o saco, mas ele não acreditou.

3 meses depois ele me vem implorando pra eu emprestar uns CD's do B.B.King rsrsrs...

Megamedes
Veterano
# abr/08 · Editado por: Megamedes
· votar


Normal isso, a sorte que a minha stratinho atinge minhas espectativas timbrais =D

[Edit:] Como você mesmo disse, tente comprar ela mesmo que tendo que vender as calças (Não, brincadeira). Espera um pouquinho, junta uma graninha e faz uma prestaçãozinha, aí você consegue comprar ela e fica com sua Ibanez. Há momentos para TUDO, e isso é ótimo pra você amadurecer como músico/pessoa.

Boa sorte aí!

Marcio Baron
Veterano
# abr/08
· votar


é normal...
as pessoas tem esta tendencia de acabar gostando de "tudo".

Eu sempre gostei de rock nacional e mpb, e tbm de anthrax, slayer, venon. Country e sertanejo e tbm de metallica megadeth e Pantera. VH e U2 e tbm de motorhead, ramones e sex pistols. Yan Van Dahl e Tiesto e tbm de Roy Orbson, Chuck Berry e Elvis.

Tudo tem a sua fase. Eu gostei de ter passado e passar por todas elas.


Abraço.

Gasoline
Veterano
# abr/08
· votar


Nunca fui da turma do metal do mal.
Mas não dispenso Floyd Rose.
Gosto da pegada/conforto das FRs, gosto da estabilidade da afinação delas, e gosto do "timbre" delas (se é que é possivel uma ponte influenciar no timbre).

Já toquei em bandas bem pop/rock e nunca tive problemas com o fato da minha guitar ter floyd rose.

Agora, não posso pensar por ti, se tu quer trocar a guitar, troca. Se tu vai te arrepender depois, só o tempo pode falar.

João_Luiz
Veterano
# abr/08
· votar


Bruno Fernandes
Isso é a idade, rs...

Na verdade todos nós somos muito impietuosos no início, e a necessidade de ser muito bom (fritação - p. exemplo), pode ser apenas uma necessidade de auto-afirmação.

Depois descobrimos que a música não é só técnica, e então nosso horizonte se expande até mesmo nas musiquinhas mais simples e óbivias e então passamos a toca-las com muito gosto também.

Aconteceu comigo - é claro (já tô com 40 anos, rs).

thigsm
Veterano
# abr/08
· votar


Bruno Fernandes
Parabens, chegou um ponto que você vai parar de tocar essas besteiras só para se aparecer e começar a estudar MUSICA.


Ps: Stratos >outas guitarras =D

\o/

Lak Lak
Veterano
# abr/08
· votar


to passando por algo parecido migrando da minha lp pruma strato (mas nao vou me desfazer da lp)

se eu fosse vc eu esperava, dava um jeito e comprava a epiphone sem vender a ibanez... ai vc nao sente falta, e tem uma peça a mais no seu set, mais versatilidade...

abraços

SmithGuitar
Veterano
# abr/08 · Editado por: SmithGuitar
· votar


Cara, passei por isso. Toco há mais de 10 anos e sou autodidata mas, sempre fui mais voltado para o pop/rock. Porém, de uns três anos pra cá, influenciado por um amigo meu que estuda muito jazz, passei a escutar Michel Leme, Joe Pass, Pat Metheny e outros que eu não curtia. Sinceramente, deu um nó na minha cabeça ao ver do que o Michel Leme era capaz sem distorção. E percebi que as escalas usadas no jazz eram muito mais complexas que as que eu utilizava. Fui me aprofundando em conhecer músicos de jazz e encontrei muitos que nem conhecia, como Bireli Lagrene, Robert Conti e outros e ví que havia também grandes guitarristas fora do rock. Isso me ajudou a muito, pois desenvolvi um estilo mais fusion, sem perder minha pegada pop/rock. Hoje estou bem mais eclético e isso me abre maiores possibilidades na hora de um improviso. Continuo curtindo uma fritadeira a lá Jason Becker, mais nunca mais ignorei outros estilos.

Quanto a trocar de guitarra, cuidado. Em um determinado momento, influenciado pelo jazz, troquei uma de minhas guitas (uma Epiphone LP) por uma Condor JNF. Sabe o q aconteceu? Me arrependi, pois o feedback de uma semiacústica em volumes altos é insuportável (pelo menos pra mim). Fiquei alguns meses c/ ela e troquei numa Washburn WI-64. Se vc puder, compre outra s/ vender sua Ibanez, pois, um floyd rose acaba fazendo uma falta danada pra quem está acostumado c/ ele.

Igor Martins
Veterano
# abr/08
· votar


estou pensando em Trocar minha guitarra por uma Epiphone Custom e to com essa dúvida, será que vo me arrepender,
Essa mudança musical faz parte da maioria, dificilmente alguém gosta das mesmas coisas a vida toda. Tb. passei por isso. O que importa é "se encontrar" musicalmente, independente do que toca.

Mas não acho q deva ser tão radical nessa mudança de equipos. Guarda uns trocos, mas não desfaz dessa ibanez, ou arruma uma strato no lugar dela.

A não ser que você realmente odeie essa guitarra nos dias de hoje, e te traz más lembranças (hehehe), mas daí é outra história, nesse caso, acho q deve passar a frente a ibanez.

Já vi na minha cidade uma banda pop, em que o cara usava uma Ibanez JS, assim como sei q o guitarrista do Pato Fu usa uma Fernandes com Floyd-Rose (tá em umas das últimas guitar player).

Tenho uma Les Paul, e dificilmente encosto nela em casa, mas uso bastante com minha banda, pois apesar de gostar do timbre, acho muito desconfortável estudar sentado. Então nesses momentos, sempre uso uma strato.

Acho q deveria arrumar alguma guitarra diferente por um tempo, e chegar a suas conclusões, pois isso é muito pessoal. Devem haver pessoas q achem as les paul confortáveis para tocar sentado... só testando para saber.

Bruno Fernandes
Veterano
# abr/08
· votar


Vlw aee Galera muito Obrigado Pela Opinião de Vocês, Antes eu sempre gostava de Metal, Mas a Época de ficar criticando os outros estilos jah passou a muito tempo, que foi quando comecei a ouvir com outros "olhos" (haioaeihhuai) as musicas e mtas vezes por trás de grandes guitarristas que eu criticava, eu vai grandea musicoa quando estudava sua carreira musical Já estou até me interessando por outros instrumentos estou aprendendo a tocar Piano Graças a influencia da minha namorada que toca tambem e está me ensinando o básico e o resto estou estudando por conta própria (autodidata) Hoje em dia me conceito Musical mudou muito hehe mas voltando ao assunto, realmente eh melhor eu juntar uma graninha pra comprar a lp e nao me desfazer da minha ibanez, afinal ela tambem me tras ótimas recordações como Primeira Guitarra, Alguns shows, e o sentimento em sí que voce atribui sobre o instrumento.

Abraço pra todos =D Obrigado

lucas-sarmento
Veterano
# abr/08
· votar


Cara, passei pela mesma situação que você! Quando era mais moleque era fascinado por heavy metal e fritação, e comprei uma ESP EX-260. Depois de um tempo comecei a acalmar meu gosto musical, e o auge disso foi quando eu ia fazer um pocketshow na escola tocando O Canto de Ossanha de Vinicius e Baden Powell, com uma EXPLORER, toquei bem mas me senti mal. Nesse momento decidi que precisava de outra guitarra, aproveitei que estava indo para os EUA e comprei uma epiphone dot semi-acustica (sem me desfazer da ESP) e um POD X3 Live. Essas aquisições aumentaram a minha variedade de timbres satisfatoriamente, as vezes sinto falta de uma stratozinha mas resolverei isso assim que possivel. E como hoje estou passando por um momento musical muito louco, cada dia ouço uma coisa diferente, vejo que versatilidade é essencial num set de equipamentos de pessoas que veem a musica dessa forma geral e variada. Poratanto não se desfassa da sua Ibanez e arrume um jeito de comprar essa epi que com as duas em suas mãos não tem erro

daniel_guitar
Veterano
# abr/08
· votar


Bruno Fernandes
vc podia dah uma sacada numa les paul mais baratinha como a clpII da condor ou a condor lp custom q é uma baita guitarra é mais barata q a epiphone

LeandroP
Moderador
# abr/08
· votar


...e então nosso horizonte se expande até mesmo nas musiquinhas mais simples e óbivias e então passamos a toca-las com muito gosto também.

2

Bruno Fernandes
Veterano
# abr/08 · Editado por: Bruno Fernandes
· votar


Tem um conhecido aqui no meu condominio que o amigo dele ta vendendo uma EP SG por R$ 600,00, acabei de me informar, se nao for a Special valle mto a pena, ele nao toca mais e nao precisa de dinheiro eh rico entao pode justificar o preço sim caso nao seja a especial hehe.

Vlw aee =)

Foi mal galera troquei as bolas hauauahua

Slowhand-
Veterano
# abr/08
· votar


uma LP SG
??

marcioguita
Veterano
# abr/08
· votar


Ephi nesse modelo???
deve ser SG sp ou lp sp ...

Echo Delta
Veterano
# abr/08
· votar


Bruno Fernandes

É isso aí, cara.... com o passar do tempo alguns aprendem q "menos é mais".

Parabéns.

Bruno Fernandes
Veterano
# abr/08
· votar


Foi mal aee troquei as bolas haiueoahuehioa eh a SG da Ep, nao sei onde tava com a cabeça hauhau. Entao por 600 reais, amanha eu fico sabendo se eh a modelo Special ou eh SG Standart ou Normal, como falei tenho chanses de nao ser o modelo Especial (feito de aglomerado huah) pois o vendedor eh rico nao toca mais guitarra e ela ta encostada. Abraço galera

vlw a ajuda

MatheusMX
Veterano
# abr/08
· votar


É isso ae mesmo.
Depois de muito treino intenso eu enjoei do "virtuosismo" tb, já não aguentava mais tocar guitarra, tava praticamente parado ...
Até que decidi vender minhas guitarras (Ibanez JEM7DBK e Jackson DKMG) e comprar guitarras dos velhos modelos clássicos e populares (uma Tagima Stratocaster 635 e uma Epi LP Standard), e me sinto muito mais satisfeito, além de ter sobrado uma boa grana, hehe.
Fora que hoje o que eu mais escuto são as mesmas músicas que eu escutava quando eu era mais novo, que era o que eu realmente curtia, e não por causa de técnica e etc ...

feliperr8
Veterano
# abr/08
· votar


acho que seria uma boa troca... mesmo pq sou do clube das les pauls.....


mas dizer que vai pegar uma LP pq ta cansado de fritacao nao faz tanto sentido assim.... temos ai como maior exemplo o Zakk wylde fritador Les Paul' user....

Homem Cueca
Veterano
# abr/08
· votar


Eu só estou descobrindo meu verdadeiro gosto agora...quase 8 anos depois que comecei a tocar guitarra.

Estou louco para pegar uma Cort M-600 (era pra ter pego jáá...imprevistos malditos), uma ESP Ec-1000 e alguma stratocaster.

Cansei de alavancadas e timbres hi gain.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# abr/08
· votar


Chama-se amadurecimento musical.

O espaço para fritação sempre haverá. Malmsteen está aí até hoje.

Gosto das duas coisas misturadas... um pouco de fritação como passagem de um solo e fraseados um pouco mais complexos e não tão rápidos... acho que soam melhor ao ouvido. Timbres muito hi-gain para solos não me chamam mais a atenção... mesmo para solos que exigem isso. Prefiro um solo mais limpo e tão bom quanto.

Um bom exemplo do que eu falei é o CD novo do Satriani.

WeslleyGuilber
Veterano
# abr/08
· votar


Bruno Fernandes

Burnao, saca só


country, jazz, rock, blues com Guita + Amp.

Eita G.A.Z

Kamus23
Veterano
# abr/08
· votar


Bruno Fernandes

Na verdade a fritação mesmo você nunca esquecera, você vai tar tocando uma musica com uma banda mais agitada e talvez você improvisse ai a fritação sempre vem a mente...

O negocio é você saber variar isso bem, porque fritação em certas musicas fica legal, e as vezes algo mais lento tambem fica legal em cetas musicas...

Você tem que saber variar entre fritação e mais calminho, ai você vai ter 2 estilos interessantes que quando misturados ficam magnificos...

Abraços

LuizJu88
Veterano
# abr/08
· votar


Ah, nunca fui da fritação, mas ja passei por várias mudanças de estilo...hehe
Metal, pop rock, hard rock....hoje em dia minha banda faz um som que pega um pouco disso tudo, indo dos anos 50/60 até os sons de hoje em dia...

aerolitos
Veterano
# abr/08
· votar


Fora que hoje o que eu mais escuto são as mesmas músicas que eu escutava quando eu era mais novo, que era o que eu realmente curtia, e não por causa de técnica e etc ...

[2]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mudança de Estilo a Época de Fritação Acabou E agora?