Pergunta de prova - Edge Pro setup

    Autor Mensagem
    FelipeMassa
    Veterano
    # jan/08


    Pessoal!

    Tenho uma ibanez RG1550, e coloquei cordas 0.10 d'daddario na afinação padrão. A ponte é a Edge Pro. Levei no luthier da teodoro sampaio na Vintage. Assim que fui retirar o instrumento percebi que a angulação da ponte estava errada, estava super inclinada para frente assim /. Aí pedi para deixar a ponte na posição neutra como descrito no manual. Aí o luthier arrumou e deixou correto. Achei estranho o Luthier não conhecer essa ponte, será que é tão nova assim?

    Para quem tem Edge Pro, ela tem uma marca na base da ponte que deve ser alinhada com o corpo. A ponte lo-pro edge fica ligeiramente inclinada para frente, mas a edge pro não, segundo o manual deve ficar paralela com o corpo. Pode conferir a foto da ponte Edge Pro e o marcador para alinhar aqui http://www.ibanezrules.com/tech/setup/angle.htm é a primeira foto. A edge pro tem um compartimento rosa para armazenar a bolinha. No manual explica exatamente igual no site.

    Deixei a guitarra com a angulação assim: http://www.ibanezrules.com/images/tech/angle/ep_angle1.jpg
    http://www.ibanezrules.com/images/tech/angle/ep_angle2.jpg

    Diferença da Lo_pro Edge
    http://www.ibanezrules.com/images/tech/angle/lp_side.jpg
    Edge Pro
    http://www.ibanezrules.com/images/tech/angle/ep_side2.jpg

    A guitarra está com ação média 2.5mm e cordas 0.10 d'ddarios. As molas são de fabrica, e estão na posição padrão, 3 molas retas.

    Meu problema é o seguinte:

    A tensão das cordas está muito leve, mas consigo tocar e dar bends. Se eu deixar a ponte ligeiramente mais inclinada / a tensão fica perfeita para mim muito boa mesmo, só que tem um grave problema (por isso que abri o tópico), o problema é que como a escala é muito plana 430mm(traste jumbo), é praticamente impossível dar bends na Mizinha, por que a corda escapa. Resumindo, com a ponte neutra a corda fica macia demais, e com a ponte inclinada fica boa, porem não consigo tocar em toda extensão do braço.

    Alguem tem alguma experiência com essa ponte? sabe se devo tentar trocar para 0.11 e deixar a ponte reta?

    agradeço a todos!
    abs

    thigsm
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    O que é aquela pecinha vermelha?

    luthier da teodoro sampaio na Vintage
    Aí o luthier arrumou e deixou correto. Achei estranho o Luthier não conhecer essa ponte, será que é tão nova assim?
    Ta explicado, nunca fui lá, mas nunca ouvi ninguem falar bem da vintange.

    Soulface
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    FelipeMassa
    Cara... pra mim, esse negócio de ponte ter q ficar paralela ao corpo é apenas uma recomendação. Um padrão.
    A ponte tem q ficar equilibrada, e nada mais.
    Ela tem q ser o ponto de apoio entra a tensão das cordas e a tensão das molas.
    Se ela ficar um pouco mais alta, ou um pouco mais baixa, não tem problema.

    impossível dar bends na Mizinha, por que a corda escapa.
    Escapa como???
    Não entendi essa parte.

    FelipeMassa
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: FelipeMassa
    · votar


    thiago motta,

    A pecinha vermelha/rosa é um compartimento para acomodar a bolinha da corda. Essa ponte não precisa cortar a bolinha, aí coloca ela até essa pecinha. Não levo a guitarra na vintage de novo, gostei do trabalho que fizeram nos trastes(nivelar), mas não curti a regulagem de oitavas, e angulação da ponte. Estava lotado de guitarra, então não deve ser muito ruim.

    FelipeMassa
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Soulface,

    Vou experimentar inclinar um pouco a ponte para ver o ponte que fica melhor.

    A escala dessa guitarra é de 430mm, é quase plana. Imagina uma superfície plana e lisa com apenas a corda E (mizinha) com uma tensão 0.10 padrão (corda EXL110 regular light). Como o braço é bem fino, não existe apoio suficiente para realizar um bend a partir da 12º casa. Quando a ponte está mais neutra, a corda fica mais frouxa e aí dá para fazer o bend tranquilo, o problema é que todas as outras ficam mais frouxas e isso me incomoda.

    Acho que se a escala fosse tipo de fender, mais curva, daria mais conforto para realizar bends nessa região. Não estou sentindo conforto em toda extensão do braço.
    abs

    Soulface
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    FelipeMassa
    Bom, independente de qualquer coisa, acho q vc deve procurar uma regulagem para a sua ponte q deixe vc mais à vontade pra tocar mesmo. Independente do q di o manual.
    Eu, particularmente, não me dou bem com os braços da Ibanez. Principalmente as RGs. Não consigo me adaptar às dimensões deles. Portanto, acho q entendo esse seu desconforto.
    Mas já q vc já comprou a guitarra e tudo mais, o negócio é tentar suprir isso com regulagem. Ou em último caso, refazer o abaulamento dessa escala aí.

    Steve Van Halen
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    FelipeMassa
    1- A edge pro não é tão nova. Ela ja é a ponte padrão das ibanez top a 5 anos (ou um pouco menos).
    2 - Ja levei a minha guitarra na Vintage os caras fizeram oq eu pedi, mas a guitarra ficou longe de ficar nos trinques... Hj eu peguei minha guitarra no Zaganin e posso falar que compensou cada centavo, nao foi tao caro qunaot o pessoal pensa (tudo bem, nao foi barato) mas a minha guitarr aparecia que tinha sido ajustada pelo tecnico do Edge(U2) ficou mtooo boa. E uma coisa que eh um pessimo sinal, a Vintage é assistencia tecnica autorizada da Ibanez, se os caras nao conhecem a edge pro eh mau sinal...
    3 - A altura das cordas ta em 2.5mm, é uma regulagem media, nao eh alta nem mto baixa isso acaba deixando a guitarra macia mesmo.
    4 - Apesar dq o Soulface falou, a ponte eh projetada pra funcionar de um determinado modo, entao acho q vc devia manter ela nivelada.
    5 - Se vc acha q ta mto mole, mto macia, coloca um jogo mais pesado. O seu som vai ficar melhor e vai parar de te encomodar
    6 - No negocio da medida da escalalvc nao ta flando coisa com coisa. Os braços da fender podem ser confortaveis pra dar bends por causa do formato que eh em C e da medida deles, e nao da escala. Pq quanto mais plana for a escala, melhor pra bends, pq escalas mais planas melhoram a entonaçao dos bends; escalas mais curvas sao mais legais pra acordes.

    Se vc nao gosta do braço das Rgs nao posso fazer nada pq eu somplesmente amo!

    7 - Não consegui entender o problema da corda escapando

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pergunta de prova - Edge Pro setup