Harmônico Artificial: Tópico Avançado

    Autor Mensagem
    weedMasta
    Veterano
    # dez/07


    Olá a todos!
    Hoje eu estava treinando uma técnica de nota harmônica, que sempre gostei mas não sabia como executar.
    Ontem criei um tópico
    (Vide http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/177267/ )
    para discutir um caso específico dessa técnica e acabei por entender como se executa e talz...
    E fica mesmo muito foda!!!
    Ouvir a nota soar desse jeito é legal, mas fazer soar é mt melhor xD

    Então... criei esse tópico para discutir os aspectos gerais de uma configuração para meu set que me permita conseguir melhorar como está soando a aplicação dessa nota harmonica, que pra mim não é novidade a não ser pelo fato de que é na corda mais difícil de executar, a corda nº6, e no meu caso ainda é em drop D:
    Se certos fatores não estiverem a favor, como ganho etc, não vai soar como eu gostaria...
    Entre estes fatores estariam:

    1)Cordas.
    2)Captação.
    3)Palheta.
    4)Tipo de Guitarra.

    5)E finalmente a distorção usada, somada ao tipo de equalização e alguma ambiência talvez.(O que seria assunto para outro fórum, mas acredito que não há necessidade de criar mais 1 tópico só pra discutir os pedais sendo que o assunto é 1 só.)

    É mesmo uma questão de pegada/técnica ou o que quer que o valha.. Porém não se pode fazer um omelte sem quebrar os ovos!

    E analizando meu set atual constatei que não atende 100% nesse ponto a que me refiro.A configuração atual do meu set para conseguir esse som específico é:

    1)Cordas 0.12 D'addario.
    2)EMG 81.
    3)Palhetas Dunlop 3.0 e Planet Waves(Heavy).
    4)Dean V X Ponte Fixa.


    5)Pedais:

    Distorção: Rocktron Metal Planet, Marshall Guv'nor Plus.
    Equalizador: Não tenho equalizador.
    Ambiência: BOSS CH-1.

    Agora começam as perguntas...

    As cordas.
    Não tenho como analizar/comparar pois é o primeiro jogo 0.12 que uso na guitarra.
    Me atende muito bem, porpem gostaria de saber se alguma outra corda pode ter um desempenho melhor(lembrando da sonoridade em questão, mesmo que sutilmente.

    Captção: Eu mantenho o captador perto ou longe das cordas?
    Está a uma boa distância no momento... seria bom aproxima-lo alguns milímetros das cordas?

    Palhetas: Gosto dessas palhetas porém elas gastam um pouco rápido... Alguma recomendação de palheta resistente nesse mesmo estilo que as minhas?

    Pedais:

    Rocktron - não tenho do que reclamar... Ou não tinha.
    Quando eu usava ele em amp transist eu babava, agora em 1 Pré- Válvulado ele ainda arrepia porém proporcionalmente ele perdeu desempenho.
    Não vou me desfazer dele, mas estou pensando seriamente em uma nova opção de distorção.

    Guv'nor: Esse pedal é legal, mas pra esse harmônico que eu quero executar e nesse tipo de coisa, ele me atende tanto quanto ou ainda menos que o rocktron.

    Ambiência: BOSS CH-1 Dá uma bela "ardência" na nota, fica legal, mas modifica foge um pouquinho do "timbre-alvo".
    Que efeito eu poderia usar que pudesse dar brilho, enfâse, ou qualquer outro efeito desse tipo, que pudesse se aproveitar quando eu executar essa técnica de harmonico?

    Equalizador: Alguma recomendação de equalizador?
    De repente com um equalizador eu conseguisse tirar esse som em questão com as distorções que tenho...



    Agradeço qualquer ajuda, falow

    Slash_1989
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    mano do ceu!! vá com calma!! lembre-se que o importante eh tocar, naum adianta nada vc "calibrar" direitinho as coisas sem se preocupar com o fundamental!!
    esqueça os detalhes minimos: "oq eu devo? como usar? qtos milimetros?"
    concentre-se na musica em si, na sua pegada, etc...
    eh claro q o set ajuda mto, mais vc ta se prendendo de mais a ele!
    pense nisso!

    weedMasta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Acho que não cara na boa...
    Já entendi como se executa a nota, é um harmonico artificial como os outros praticamente, mas na corda em questão é um pouco mais complicado.

    Está soando apagado saca?
    Não soa nítido como no vídeo que linkei no primeiro tópico.
    Se vc puder dar uma analizando exatamente ao que me refiro, agradeceria a sua ajuda.

    Como já foi dito pode ser uma questão de equalização, porém outro pedal de distorção pderia vir a calhar, mas eu tenho que escolher entr 1 e outro.

    E também gostaria de saber como a distância do captador em relação as cordas afeta o som de uma forma geral.

    weedMasta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Meu limite de investimento é de R$500,00, então preciso decidir se entra no set uma distorção melhor ou um equalizador!

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    weedMasta
    cara...concordo com o o Slash_1989...Vc tah se prendendo DEMAIS a isso...cara...eskece...a única coisa q vc precisa...eh um set normal...Guitarra...distorção e palheta...pronto...e TREINO...eh soh vc treinar...tenho aki uma ibanez rg370dxl + gdi21 + amp de baixo e não tenho nada a reclamar...O som vem dos dedos cara....Garanto q tiro o harmônico q eu kiser...claro...uma boa equalização ajuda (mais médios e um pouco de agudos)...mas não eh isso q vai te limitar...

    weedMasta
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: weedMasta
    · votar


    Galera acho que não ficou uma coisa mt clara!
    Eu posso estar viajando pq eu to tentando executar na corda 6!!
    Vc tem idéia dq é isso?

    Acho que não é na 6, é na 5!
    Como essa carinha ta fazendo:




    Eu vou gravar um pouco desse harmonico e postar pra gente dar uma analizada e talz..

    Valeu foi malz aí, vcs conseguem dar pinch harmonic na corda 6?
    Como soa?

    falow

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: edilsonaragaojr
    · votar


    edilsonaragaojr
    cara eu consigo dar harmônico em QUALQUER CORDA...ateh de baixo hehehehehh...Se vc kiser eu gravo aki um som meu tirando harmônico da sexta corda, artificial e natural...

    weedMasta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    edilsonaragaojr



    Mas essa sonoridade a que me refiro vc não tira em qualquer corda.
    Vc usa distorção no baixo? heheehehuah

    falow

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    weedMasta
    não cara...o baixo foi uma hípérbole...cara...a sonoridade não vem do harmônico em si, mas da distorção do cara...

    Slash_1989
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    weedMasta
    cara... tenho uma memphis, guitarra lixo e amp nitrous drive da meteoro, boss md-2 e cry baby... as veses ateh sai um ghost harmonic, bem ruizin, mais sai (na sexta corda)

    eh soh vc se preocupar mais com a pegada... dar um vibrato na hora certa, tentar dar o harmonico mais perto da ponte, ou do braço, ou no meio...
    mais acho q o basico pra fazer o G.H vc tem... eh soh saber usar a seu favor...

    weedMasta
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: weedMasta
    · votar


    Sim, por isso pensei na possibilidade de uma nova distorção e talz..
    Mas eu poderia ao invpes disso ter um equalizador..

    No primeiro vídeo o carinha estava usando um pouco de delay parece...

    Esse ultimo vídeo o cara falou ali do "whacky" sound, ele parece tirar proveito disso...

    Que guitarra tem esse som "whacky", LP, Strato? Não tenho nenhuma guitarra nesse estilo, vou gravar o som da minha ora gente comparar :)

    falow

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    cara, não tem erro...palhete com força, deixe escorregar o lado do seu polegar e segure o harmônico com um vibrato...pronto...

    weedMasta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Slash_1989

    G.H Rula /º/

    B r u t u S
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    weedMasta

    cara

    pra fazer esses harmonicos ae, o ponto mais importante eh o vibrato após ele.

    afinação + drive + vibrato.

    pesquise sobre o Mattias "IA" Eklundh. o cara eh foda e eh uma aula de harmonicos artificiais e naturais.

    Steve Van Halen
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: Steve Van Halen
    · votar


    1)Cordas 0.12 D'addario.
    2)EMG 81.
    3)Palhetas Dunlop 3.0 e Planet Waves(Heavy).
    4)Dean V X Ponte Fixa.


    5)Pedais:

    bom cara vo dar umas dicas pra tu (partindo do principio q oq tu quer eh o pick harmonic - harmonico com a palheta - pq se vc for ver em ingles, artificial harmonic - harmonico artificial - eh aqles armonicos tocados 12 casas acima da nota tocada, tipo aqles do steve morse
    1) qnto maior a tensao na corda, melhor fica pra dar harmonicos, entao acho q 012 ja eh bem q suficiente
    2)qnto mais proxima da corda, maior sera o ganho, maior a saida e logo mais gritante o harmonico (apesar do harmonico perder um pouco de sustain)
    3) Qnto mais "pontuda" a palhetada fica mais facil, nao sei se fica melhor, mas q fica mais facil fica
    4) acho q a ponte influenciara o de menos, mas ela dara um sustain legal pro harmonico
    5) distorçao: regule o pedal pra obter uma saida alta (bastante volume) q assim ficara melhor, a com um overdrive nao mto pesado ja funciona (vide paul gilbert no get out of my yard), mas se oq vc procura for algo parecido com zakk wyld ou steve vai, coloque bastante dist mas preste mta atençao pra nao passar do ponto pq se ficar tdo mto sujo o hjarmonico vai ficar bem mais sujo q as notas normais e nao vai soar legal. Tb cuidado pra se vc colocar mta dist, aumentar mto a compressao, pq mta compressao deixa o harmonico meio sem graça.
    equalizaçao: exagere nos agudos e incremente os medios, eh ai q a presença do harmonico moram, capriche nele q vc ouvira belos gritos (cuidado pra nao deixar mto estridente q dai quase toda nota vai parecer um harmonico mau executado). OS graves sao mais pra deixar o harmonico mais bonito, e pra evitar q seus timpanos estourem, mtos graves e poucos agudos talvez façam os harmonicos quase sumirem.

    Espero ter ajudado, mas nao acho la mto sabio ou nromal regular todo seu equipamento soh para obter harmonicos

    Serek
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    weedMasta

    intaum dpois do topico (primario) q vc coloco eu consegui fazer o harmonico na corda 6 (d tuned) mais do jeito q o cara feiz, bem parecido mais como esse cara ai (2do video) faiz eu n tenho certeza c consigo n (afinal to num condominio de 21 andares com 3 predios a 12:00 imagina eu no talo com um amp ibanez 15r ,mediano pra baixo, um fender Straato ,arrepiando, e um g2.1u (q eu criei um efeito tirando Todos e colocando apenas 1 drive + eq + extra eq, cabei conseguindo tira um som pesado dessa coisa afinal xDDD)
    eu n vo tenta agora mais vo tenta di manha c eu consegui eu gravo e te passo xD

    weedMasta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Steve Van Halen

    Muito obrigado cara!! Foi muito esclarecedor mesmo seu post!
    Bom, com certeza a ponte fixa vai permitir que a nota soe nitida o tempo suficiente pra eu fazer um vibrato razoável de se ouvir...
    Pq tem mais sustain né...

    Assim cara, a palheta, começou a gastar a ponta eu já fico de cara hehe ><

    Essa Dunlop 3.0 tem dois tipos, uma maior outra menor, a menor e mais pontuda e gasta mais devagar, não sei explicar o motivo porém com essa palheta menor as notas perdem corpo e grave ao meu entender...

    weedMasta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Serek

    Eu tb , mesma coisa!
    Queria gravar, mas só amanha pra microfonar hehe xD

    Steve Van Halen
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    weedMasta
    mais uma coisa: apesar de dimebag ter feito o diabo com aqle amplificador transitorizado, eh quase concenso mundial q amplificadores valvulados respondem melhor a harmonicos q transitorizados. Entao, tenha na cabeça isso: q a mairia desses zakk wyld da vida tem uma parede de cabeçotes no maximo, plugados em uma montanha de caixas 4x12, q com certeza ajuda mto na execuçao

    Tecnicolor
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    ra fazer esses harmonicos ae, o ponto mais importante eh o vibrato após ele.

    afinação + drive + vibrato.

    pesquise sobre o Mattias "IA" Eklundh. o cara eh foda e eh uma aula de harmonicos artificiais e naturais.


    lembrando que você pode acertar vários lugares da corda para tirar harmônicos pq há lugares certos. (com o polegar da mão direita)

    Tecnicolor
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    na verdade dá pra tirar até com a guitarra desligada.rsrsr

    Diego_Serafim
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: Diego_Serafim
    · votar


    Eu consigo um harmonico com minha eagle...usando distorção da caixa pra naum gasta bateria do pedal, e uma palheta qualquer...cordas 0.10...

    B r u t u S
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: B r u t u S
    · votar


    da pra tirar ateh de violão !!

    da pra tirar com "tapping" !!

    Lak Lak
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    na boa, invez de sair comprando coisa mudando set soh pra dar harmonico, TREINA TREINA E TREINA...

    da pra dar harmonico artificial na mizona com a guitarra desligada

    andre735
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Cara isso não tem nada a ver, como já disseram aí dá pra tirar harmônico até com a guitarra desplugada ...

    Charge
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Pode creuza!!! ;/

    weedMasta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Pessoal, pessoal!!!!

    PORRA

    Acho que vcs não estão entendendo mesmo.
    Eu não tenho problema nenhuma com harmonicos artificiais!
    Aliás, eu tb aprendi a tirar no violao primeiro!
    Eu tenho facilidade e tal, mas NA CORDA 5 e 6, com essa sonoridade que eu procuro, eu realmente não estava acostumado.

    Vcs leram todos os meus posts?

    Se não, leiam por favor!!!!

    Que vcs vão entender que este é um tópic osobre harmonicos, mas um tópico AVANÇADO.
    Meu pedal tb está de boa, porém eu quero uma distorção melhor.
    E há dois jeitos de melhorar o som da minha distorção:

    1)Comprar um pedal de dist novo.
    2)Comprar um pedal de EQ.


    Entenderam agora, powrra????

    hehauhauahuaa

    Brigadão a todos pelas repostas
    falow

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Harmônico Artificial: Tópico Avançado