Qual é a diferença do Harmonico Natural do Harmonico Artificial?

Autor Mensagem
Fabiano_GuItAr
Veterano
# abr/05


Ae eu queria saber qual a diferença do harmonico natural para o harmonico artificial....Eu ja fui na busca...mas nao encontrei a resposta que eu queria

LeandroP
Moderador
# abr/05
· votar


O harmônico natural é feito apenas encostando o dedo levemente sobre a corda (na reta do traste). Em algumas casas os harmônicos naturais saem mais fáceis: 12, 7, 5, 4 e 3... e nas respectivas casas oitavadas: 24, 19, 17, 16 e 15

Harmônicos atificiais são obtidos através de uma palhetada e dedada ao mesmo tempo. Eu uso (na mesma mão que segura a palheta) a palheta pra dar o toque e a ponta do dedão pra tirar o harmônico, mas é muito pessoal isso.

__spike__
Veterano
# abr/05
· votar


É mais ou menos assim: O harmonico natural depende da casa que c for fazer.. ele ocorre com mais intensidade nas casas 5, 7, 12, 19, e 24 (se eu não me engano). Para executá-lo, vc coloca o dedo sobre as cordas, de leve, bem em cima do traste. e o som sai em sincronia com a corda solta.
Já o artificial, é mais ou menos assim: quando vc palheta a nota, logo em cima da palhetada vc usa o mesmo dedo da palheta pra "abafar". quando palheta, a corda está vibrando com tal intensidade, fazendo tal distância de oscilação. E logo depois de abafar, a distância de oscilação dela diminui, logo a frequência da corda aumenta, tornando o som mais agudo. O harmônico artificial pode ser feito em qualquer casa, mas dependendo de qual, vc vai ter que "abafar" de forma diferente, por exemplo, usando o dedinho (se a nota for muito aguda). Espero ter esclarecido um pouco a sua dúvida.
[]'s

LeandroP
Moderador
# abr/05
· votar


__spike__

Eu percebi que se você usar a técnica de harmônico artificial e palhetar numa região de harmônicos (isso depois do fim braço - exige precisão) o harmônico sai mais intenso. Experimente isso onde seria a região do 27º traste... não sei se é paranóia, mas percebi isso e gostaria que alguém me confirmasse esta impressão também.

__spike__
Veterano
# abr/05
· votar


LeandroPanucci
Sim, parece um pouco mais definido e mais grave também! (minha impressão)

LeandroP
Moderador
# abr/05
· votar


__spike__

Você percebeu isso também é?! hehehehe agora vou ficar bilolado nesse papo de hamônicos.... um harmonicuzinho não faz mal

__spike__
Veterano
# abr/05
· votar


LeandroPanucci
uhhuuhauhahahuuhauha é é

Rowashburn
Veterano
# abr/05
· votar


Olha cara, é assim:

O harmônico natural, é conseguido encostando o dedo levemente na altura de algum traste.
Dependendo do traste, gera um intervalo, referente à corda aonde vc está fazendo o harmônico.
Alguns harmônicos são mais fáceis de tocar, são estes:

3° traste gera um harmônico de quinta duas oitavas acima em relação à corda.
4° traste gera o intervalo de terça maior duas oitavas acima.
5° traste gera tônica 2 oitavas acima
7° traste gera quinta uma oitava acima em relação à corda.
9° traste gera a mesma terça do 4° traste.
12° traste gera tônica uma oitava acima.
15° traste gera sétima menor duas oitavas acima
16° traste a mesma terça do 4° traste
17° traste gera tônica 3 oitavas acima
19° traste a mesma quinta do 7° traste
22° traste a mesma sétima menor do 15° traste
24° traste gera mesma tônica do 5° traste

Tipo, harmônica artificial, é feita palhetando e ao mesmo tempo encostando o dedão em um ponto específico da corda, na altura dos captadores, tipo, dá pra conseguir os mesmos harmônicos que os trastes dão, mas daí, pra mim te falar a posição exata é mais difícil...o esquema agora é ir procurando...

Falow jovem!!!

__spike__
Veterano
# abr/05
· votar


Fabiano_GuItAr
Como já foi comentado acima, mas de outro modo, não se esqueça que o local onde vc palheta interfere no som do harmônico artificial.

Fabiano_GuItAr
Veterano
# abr/05
· votar


LeandroPanucci
__spike__

Valeww velhos!!! por esclarecerem a minha duvida....agora eu sei q o harmonico q eu faço é o artificial...vo começa a testa essa tecnica do harmonico natural tb! achei interessante pra caramba!
HARMONICO EH UM TEZAO!!!

Rowashburn
Veterano
# abr/05
· votar


Fabiano_GuItAr
estuda direitinho os intervalos como eu te disse cara, fica bem legal pra improvisar, e colocar o harmônico certo no lugar certo!!!

Fabiano_GuItAr
Veterano
# abr/05
· votar


Rowashburn

Po nao tinha visto seu comentario kra....vi agora! legal...vlew pela dica!

Fabiano_GuItAr
Veterano
# abr/05
· votar


Mais uma duvida, no harmonico natural, quando eu coloco o dedo na corda em cima do traste tem que palhetar ou é só colocar o dedo q ja sai o harmonico?

Rowashburn
Veterano
# abr/05
· votar


hahahahaha, tem que palhetar né cara!!!!

Outra dica pra vc, se vc tiver um amp bom, e que dê uma potência legal, tipo, e colocar ele em um volume bem alto, vc consegue esses harmônicos também, mas de outra maneira!!!

Tipo, vc toca uma corda, ou mesmo uma nota no braço, normal, daí com o volume bem alto, o harmônico aparece sozinho, e daí, é só achar pra onde se locomover!!!!
hahahahahauhauhauah
é cara, se locomover mesmo, tipo, anda de um lado para o outro, devagar, e os harmônicos vão aparecendo, e mudando de um para o outro sozinho, dependendo da posição e distância que vc está do amp!!!!

__spike__
Veterano
# abr/05 · Editado por: __spike__
· votar


Rowashburn
através de microfonia né? mas isso se consegue com mais intensidade com 2 distorções ligadas né? Lógico que depende do ampli. no daqui de casa eu preciso usar 2 distorções com volume muito alto mesmo :P

Marco_Uber_Alles
Veterano
# abr/05
· votar


Vocês tiram harmonico artificial mais fácil nas primas ou nos bordões? Conseguem tocar um harmônico portátil (acho que é esse o nome) durante um solo?

_Kasakolt_
Veterano
# abr/05
· votar


eu nao consigo fazer harmonico na mizinha T_T

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


Marco_Uber_Alles
O que seria um harmônico portátil?

Rowashburn
Veterano
# abr/05
· votar


__spike__

não cara, às vezes até com o som limpo dá esses harmônicos, mas não é microfonia, pois a nota continua soando...
O Steve Vai faz uma demonstração disso no 1° G3, logo antes de tocar
For the Love of God....
O Joe Satriani também usa muito isso, nos dois G3 dá pra ver ele fazendo isso....

Mas tem que ter um amp poderoso, e usar um volume alto, tipo, não adianta ter um com um falante de 8", ou mesmo dois...que aí não dá...

Eu consigo fazer isso com o meu, mas é que o meu é grandão:

http://img.photobucket.com/albums/v710/rowashburn/V-toneeUltrastack.jp g

Marco_Uber_Alles

Olha cara, eu consigo tirar harmônicos em todas as cordas, mas acho mais fácil nas 4 últimas, tipo, na "mizinha" e na "si" sai mas fácil ( pra mim) fazendo outra técnica junto, tipo, eu não lembro bem o nome da técnica, mas é aquela de vir palhetando outras cordas abafadas, até chegar na corda que vc está querendo fazer soar!!!
Adoro essa técnica, e uso bastante, normalmente sem dar o harmônico essa técnica dá um ataque muito louco, dando ênfase nessa nota....com o harmônico então é muito mais louco!!!!!!!!
E cara, o que vc quis dizer com esse harmônico portátil??? Sei lá o que é isso.....durante um solo????explica aí...

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


Rowashburn
__spike__
Vocês estão falando sobre feedback, não?

Rowashburn
Veterano
# abr/05
· votar


BlaCk LaBeL
oh yeah!!!

Rowashburn
Veterano
# abr/05
· votar


BlaCk LaBeL
...pelo menos eu...hehehehehehe

Marco_Uber_Alles
Veterano
# abr/05 · Editado por: Marco_Uber_Alles
· votar


Eu não consigo fazer harmonica artificial direito nas mizinha e na si... :( o resto tudo sai perfeito!

Harmonico portatil é assim, quando tu toca em qualquer casa da guitarra, tecnicamente tu tá diminuindo a corda, certo? A 12ª casa da guita fica exatamente na metade da corta (entre o capotraste e a ponte). Ali dá pra tocar harmonica natural. Então nós pegamos por exemplo a 6 casa da si (Fá), ali não sai harmonica nenhuma, daí faz o seguinte:

coloca o dedo na casa 6 da 2ª corda (ele vai fazer o papel de capotraste) ;
bota levemente o indicador da mão direita na casa 18 dessa mesma corda (é o Fá uma oitava acima, ele vai fazer o papel da 12ª segunda casa). Com o dedo mindinho da mão direita tu toca a 2ª corda, vai sair um harmonico artificial do Fá!

Deu pra entender? Tu vai diminuir a corda e por o indicador da mão que tu toca exatamente no meio da "corda diminuida". E não precisa ser tudo dentro da escala hehe é uma coisa bem matemática, Se tu quiser tirar um harmonico dessa Fá mais uma oitava acima, coloca o dedo 13 da mizinha e encontra a metade da corda em cima dos captadores heheh.

Repito, não sei se o nome disso é "harmonicos portáteis".

edit: deve ser meio difícil fazer durante um solo, mas o legal é que sai um som bem doce né

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


Marco_Uber_Alles
Ahhhh... saquei. Se você tocar a nota Fá (2º corda 6º casa) e puser o dedo levemente sobre Fá oitavado, pra mim é um harmônico natural mesmo. Se você pressionar esse mesmo Fá (2º corda 6º casa), posicionar o dedo da outra outra mão sobre o Fá oitavado e tocar a corda, é o conceito de harp harmonic. Obviamente isso vale para qualquer nota e qualaquer harmônico, não só os de oitavas. :)

Marco_Uber_Alles
Veterano
# abr/05
· votar


isso ^^

Penta_Blues
Moderador
# abr/05
· votar


Boa tarde!!!!
Acho que posso contribuir um pouco pra esse tópico...
Cada vez que uma corda é tangida, ela vibra de acordo com um padrão bastante complexo. O som por ela gerado é composto de várioa elementos, derivados deste padrão. O constituinte básico de todo o som é a fundamental. Este é o componente de maior volume que ouvimos, e através do qual identificamos a altura da nota. Trata-se do som gerado pela vibração da corda numa frequencia correspondente ao comprimento de onda igual ao comprimento da corda. Ao mesmo tempo, a corda produz uma série de harmonicos. Estes são, simplesmente, sons cujas frequencias são múltiplas da frequencia fundamental. Eles são gerados pelo fato da corda não vibrar apenas na frequencia fundamental, mas também e simultaneamente com comprimentos de ondas menores. Tais comprimentos de onda começam uma oitava acima da fundamental e então sobem em intervalos específicos (a quinta, a oitava seguinte, a terça posterior, etc). Quando vc toca levemente o dedo em determinadas casas do braço, vc está anulando a fundamental e tocando exatamente onde se localiza o comprimentos das tais ondas menores, produzindo assim o harmonico natural. O 1º harmonico natural é a própria nota ou seja a corda tocada uma oitava acima (12º traste). O 2º HN é uma oitava mais uma quinta (7º ou 19º traste). O 3º HN duas oitavas acima (5º ou 24º traste). O 4º HN duas oitavas mais terça meior (4º, 9º ou 16º traste). O 5º HN duas oitavas mais quinta (3º traste + 1/3). Todos estes harmônicos se referem à nota fundamental tocada com a corda solta. Para outros harmonicos, respeite o comprimento da corda. Ex: caso vc pressione a 1º casa de uma determinada corda, seu 1º harmonico estará localizado no 13º traste, para consegui-lo, use a técnica da beliscada.
Na verdade o único harmonico natural é a prórpia nota, ou seja, a fundamental, todos os outros são harmonicos artificiais. Convencionou-se no entanto de chamar de harmonicos naturais aqueles onde vc usa a escala e artificiais aqueles que vc tira "beliscando" a corda. Esta técnica foi a que o Lenadro Panucci comentou. Vc dá a palhetada e imediatamente em seguida encosta o dedo exatamente na altura da onde existiriam outros trastes caso a escala tivesse 50 trastes...rs, ou sejs no ponto exato onde se encontra determinado comprimento de onda. Neste caso, é necessário conhecer o comprimento exato do harmonico que se deseja tocar. Nos harmonicos naturais, vc pode tocar a nota com a palheta encostando levemente o dedo da mão esquerda no traste desejado.
Valeu!!!

Fabiano_GuItAr
Veterano
# abr/05
· votar


Penta_Blues

Entendi!

anonymous4
Veterano
# nov/05
· votar


Segundo o Guitar pro existe uma variedade incrível de harmonicos, confesso que sei fazer 4 tipos diferentes mas não sei o nome de tais...

Existem os Naturais e os Artificiais, que eu já sei o que são e como se faz...

Agora tem o Pitch Harmonic, o Semi Harmonic e o Tapped Harmonic...

Meu professor passou algumas técnicas de violão erudito que aplico na guitarra... por exemplo vou tentar explicar...

Tem um onde monto um acorde por exemplo um E Maior e depois posiciono o indicador da mão direita em cima dos trastes (nas respctivas oitavas do acorde) e com um outro dedo (médio por exemplo) puxo a corda soando assim um harmonico...
EX: «12» simboliza dedo indicador apoiado na corda sobre o traste

e-0---------[Uma oitava abaixo no braço]------«12»--
B-0---------[Uma oitava abaixo no braço]------«12»--
G-1---------[Uma oitava abaixo no braço]------«13»--
D-2---------[Uma oitava abaixo no braço]------«14»--
A-2---------[Uma oitava abaixo no braço]------«14»--
E-0---------[Uma oitava abaixo no braço]------«12»--


espero ter podido explicar e ensinar para aqueles que não sabiam. Mas voltando a minha dúvida, como se chama esta técnica que se utiliza o harmonico.

Penta_Blues
Moderador
# nov/05
· votar


Boa noite

anonymous4
Eu não conheço Pitch mas sim Pinch Harmonic e trata-se de uma forma de se "tirar" harmonicos artificiais com uma "beliscada", o que vc explicou é somente outra técnica que é mais usada por violonistas e que ao meu ver pode-se encaixar na definição de Tapped Harmonic.
Valeu!!!

Minow
Veterano
# nov/05
· votar


Fabiano_GuItAr
Eu ja fui na busca...mas nao encontrei a resposta que eu queria

Liar liar pants on fire!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual é a diferença do Harmonico Natural do Harmonico Artificial?