Dúvida com Harmonização nos modos gregos!

    Autor Mensagem
    Ganso
    Veterano
    # out/03


    Ae galera, blz :)
    Tô estudando os modos gregos e to com dúvida na parte de acordes. Que tipos de acordes eu uso na em cada modo? No livro que eu tenho, diz assim:
    " Escala Jônica é aplicada nos seguintes acordes: M,M7,M7(9)
    M6, M7(6)."
    Ou seja, só se pode usar acordes maiores? E quanto ao Dm, Em,Am que também se encaixam na escala de C Jônico?

    LeandroP
    Moderador
    # out/03
    · votar


    Se você analisar todos os outros modos, verá que todas as notas são as mesmas, só mudam a ordem dos semitons da escala. Mas e aí? Pra que os modos então?
    Agora se você comparar o modo Jônio (Iº grau) com o Lídio (IVº grau), você notará uma diferença com a quarta nota das escalas.

    Exemplo em Dó (Jônio - Iº grau) e
    Fá (Lídio - IVº)

    |C| D E |F| G A B C


    |F| G A |B| C D E F

    A distância do Dó para o Fá (Iº para IVº) é de dois tons e meio e a distância do Fá para o Si (Iº para o IVº) é de três tons inteiros, que produz um intervalo de quarta aumentada (#IV).

    Ou seja, quando você estiver tocando uma música (exemplo em Dó) que aparecer o Fá, experimente um dedilhado sobre este acorde, colocando a nota Si no acorde de Fá. O resultado é muito interessante e melódico. Não pense só em escalas, pense nas tensões que os acordes dispõem para você aproveitar.






    [/b][b][/b][b]

    zealot
    Veterano
    # out/03
    · votar


    o livro esta certo.
    acho q qnd ele diz escala jonica, ta se referindo a escala de notas, intervalos e tal...
    exemplo:
    qnd na musica aparecer esses acordes M, M7, M7(9), etc,
    vc pode solar com a escala jonica (q tem os semitons entre III-IV e VII-VIII)
    alguem me corrige se falei besteira.

    LeandroP
    Moderador
    # out/03
    · votar


    No modo Lídio também tem acordes M, M7, M7(9), etc...
    Então temos dois modos para estes acordes... tudo depende do contexto harmônico.

    Ganso
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Deixa vê se eu entendi: é que no tom de C, tem-se a sequência de acordes: CM, Dm, Em, FM, GJ, Am, Bº. Sendo assim, o CM é o acorde Jônio, o Dm o Dórico, o Em o frígio, etc no tom de C. Ou seja, se eu tiver uma música com os acordes C-Dm-F-Am eu posso usar todos os modos para improvisar, sendo eles relativos de C Jônico?

    LeandroP
    Moderador
    # out/03
    · votar


    É quase isto. A palavra "relativo" não é aplicada desta forma. Esta progressão que você fez (C-Dm-F-Am) é bem interessante porque ela branje duas tonalidades (?).
    Veja isto:

    Compare os campos harmônicos de Dó Maior e de Fá Maior:

    C Dm Em F G Am Bdim

    F Gm Am Bb C Dm Edim

    Os acordes que você mencionou estão nas duas tonalidades, então o campo para improvisar ou arranjar é maior:

    Veja cada acorde e as escalas que podem ser usadas (em Dó e em Fá respectivamente)


    **DÓ** **FÁ**

    C - Jônio - Mixolídio
    Dm - Dórico - Eólio
    F - Lídio - Jônio
    Am - Eólio - Frígio

    Agora você deve utilizar os modos para cada acorde. Não escolher um e mandar ver! Algumas notas, mesmo pertencendo a tonalidade, podem chocar (é ovo?) ou levar para outros caminhos, muitas vezes indesejáveis.

    Ganso
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Saquei

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida com Harmonização nos modos gregos!