Dúvidas permanecentes sobre F-Rose

    Autor Mensagem
    Bozolina
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Bozolina


    Olá, desculpem, eu sei que esse assunto é chato e passado.
    Mas mesmo lendo o excelente tópico que o Rowashburn fez sobre regulagem de floyd rose ainda sobraram as seguintes dúvidas:

    (procurei na busca mas nenhum tópico teve respostas boas o suficiente pra sanar minhas dúvidas)

    - Eu consegui finalmente "regular" (acho que consegui ehehe sei lá) a minha floyd rose, a nivelação da ponte precisa estar milimétricamente correta? eu tenho uma ibanez jem jr. e a ponte não é na altura do corpo, é um pouquinho mais pra cima, e eu deixei ela reta, mas está bem pouquinho (realmente muito pouco) pra baixo (não do corpo, pra baixo da outra extremidade (a extremidade do pivô) da ponte), tem problema?

    - Quando eu vou afinar (pelas tarraxas) ela afina certinho, dae eu travo o lock e geralmente desce um pouquinho a afinação tudo bem, por isso eu tenho afinado sempre um pouco acima do tom, pra depois deixar certinho com a micro-afinação. Em alguns casos os "botões" da micro-afinação não são os suficientes pra chegar no tom certo da nota, então antes de travar o lock nut, como eu tenho que deixar estes "botões" da micro?

    - Antigamente que eu tinha ponte non-floyd eu regulava de ouvido, mas agora é impossível, comprei um afinador digital cromático da Dolphin, gostei dele até. Mas eu to viciado na afinação dele, sempre que eu toco eu vejo como ficou a afinação, e mesmo tocando um pouquinho a afinação (segundo o afinador) sobe 1/3 de meio tom e eu já fico loco pra afinar e deixar a "luizinha" verde de afinada 100% acender UAHEUHAEUHae loucura minha ou realmente não deveria desafinar (mesmo que seja 1/3 de MEIO tom)?

    por favor responda o que vc puder e tiver certeza.
    obrigado, e desculpa pelo tópico repetido.

    Bozolina
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Outra dúvida:
    - Além de tensor, nivelamento da ponte, regulagem das oitavas e afinação tem algo mais à ser regulado pra guitarra ficar 100%?

    Bozolina
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    UP (ajuuuuda!)

    WeslleyGuilber
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Bozolina
    como eu tenho que deixar estes "botões" da micro?

    deixe-os até a metade...com relacao a afinacao, afine normal , depois trave..a afinacao vai subir um pouquinho, ae vc "micro-afina"..caso julgue nescessario, mecha no tensor..

    pra baixo (não do corpo, pra baixo da outra extremidade (a extremidade do pivô) da ponte), tem problema?

    o problema é se a guita estiver omitindo...mas o ideal é esta perfeitamente nivelada, zero grau.

    e eu já fico loco pra afinar e deixar a "luizinha" verde de afinada 100% acender

    se sua afinacao estiver voltando, entao vc tem um problema...mande para um luthier... talvez seja sua ponte de má qualidade, ou simplismente má regulada...

    Bozolina
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    WeslleyGuilber
    eu nao sei mexer no tensor... nao faz nem 1 mes que o luthier regulou o tensor, só pq eu mexi na ponte eu terei que regular tensor denovo?

    a afinação nao tá voltando, geralmente ele tá subindo!!

    WeslleyGuilber
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Bozolina

    bom, kra...na verdade esse tipo de coisa vc acaba levando um tempo msm pra aprender a regular, saca...todos passaram e pelo msm caminho q vc...

    se o tensor esta regulado, blz... o q ta faltando ae é msm precisao e experiência...mas nada pra tirar seu sono.

    Bozolina
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    WeslleyGuilber
    pior que o braço tá pra frente, eu liguei pro luthier e ele falo que de boa, se as oitavas estão reguladas, a afinação nao está caindo entao tudo okey, ele falo que até tem guitarristas que tocam com a guitarra com a ponte desnivelada e que isso é questão de gosto, e o braço tá torto pq a temperatura mudo do nada aqui.

    Matheus Bertolino
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Aproveitar esse tópico de Floyd Rose pra postar umas duvidas bestas minhas. Se criar um topico novo todo mundo fica atordoado.

    1 - Como saber se minha Floyd Rose é original?

    2 - Um dos carrinhos (acho que é carrinho aquele q vai pra frente e pra traz), mais especificamente, o da mizinha, está meio mole, não é firme como os outros? O que pode ser? Alguma coisa estar solta ou frouxa?

    3 - Se eu quiser colocar cordas 0.09 na minha guitarra com floyd com cordas 0.08 que não estão altas, o que eu tenho que fazer pra não trastejar nas graves?

    sidguitar1
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Matheus Bertolino
    1..tem a marca escrita em algum lugar..mas se segura afinaçao e se vc estiver satisfeito com ela q diferença isso fasz?????/

    2-tem um parafuso q prende cada carrinho q vc aperta com uma chave allen menor q a do nut e de prender as cordas..é so pegar a chave e apertar

    3se tem cordas 0,08 e colocar 0.09 nao vai trastejar..vai ficar mais alta ainda as cordas ..vc vai ter q apertar as molas q seguram a base da ponte atras da gfuitarra

    Ramsay
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Bozolina

    Pelo jeito parece que as molas da sua Jem jr. estão um pouco frouxas.
    Então, pegue uma chave de fenda philips e gire os parafusos, do poste que prende as molas, no sentido horário até a ponte ficar totalmente reta.
    Coloque os parafusos da micro-afinação no meio do curso e afine a guitarra, pode ser de ouvido mesmo.
    Agite vigorosamente a alavanca do tremolo para cima e para baixo várias vêzes e veja se a ponte permanece reta e se a afinação se mantém. Se não, aperte um pouco mais os parafusos das molas e repita a operação até que a ponte permaneça reta e a afinação se mantenha.

    Depois disso, aperte os parafusos do locknut e a afinação deverá se manter.
    Espero ter ajudado.
    Abraço.

    Edit: Se o procedimento não funcionar, é sinal de que as molas da ponte da Jem jr. estão desgastadas e então, vc precisa trocá-las.

    Matheus Bertolino
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Matheus Bertolino
    · votar


    1 - Está escrito: Licensed Under Floyd Rose Pats.

    É só pra ter uma ideia de quanto ela realmente vale, se, como dizem, veio premiada. Já que ela é antiga (mas nova) e comprei pelo preço antigo.

    2 - É o parafuso que tira pra mexer pra frente e traz?

    3 - Com 0.10 a mesma coisa? Não vai precisar mexer no tensor?
    ____

    Ramsay, axo que o Bozolina em 3 anos já não tem mais essa duvida.

    Ramsay
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Matheus Bertolino

    Putz, tem razão, eu não tinha reparado na data do tópico, gastei dedo a toa!!
    Mas, de toda forma fica postado aí, pra quem tiver dúvida sobre...

    Mas, no seu caso a Floyd Rose não é original, porque as originais atuais são de propriedade da Fender e feitas na Alemanha pela Schaller, e são boas, mas não tanto como antigamente.

    Iversonfr
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Matheus Bertolino
    Licensed Under Floyd Rose Pats.

    Floyd Rose é uma tecnologia patenteada. Isso aí só diz que seja lá quem fez, tem autorização para fazer.

    Com 0.10 a mesma coisa? Não vai precisar mexer no tensor

    Colocando 0.10 as cordas vão tensionar mais, puxando mais a floyd fazendo com que as cordas fiquem baixas. Tem que regular denovo. Se não tiver como levar num luthier, fuça uns videos no youtube que tem alguns que ensinam o passo-a-passo de como regular floyd. Abs!

    Matheus Bertolino
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Matheus Bertolino
    · votar


    Regular eu sei =D.

    Floyd Rose é uma tecnologia patenteada. Isso aí só diz que seja lá quem fez, tem autorização para fazer.
    Hmmmmmmmmm... só tem isso escrito, nem deve ser original mesmo, mas de boa, de uma guitarra de 600 reais não se pode esperar isso.

    Ramsay
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Matheus Bertolino

    Se a sua guitarra usa cordas .08 e vc botar cordas 0.10 a ponte vai subir legal, as cordas vão ficar com ação alta e vc vai ter que apertar os 2 parafusos que prendem as molas até a ponte ficar reta e sustentar a afinação, conforme eu falei antes.
    Mas, o pior de tudo vai ser o aumento na dificuldade que vc vai ter para fazer bends, porque de .08 pra 0.10 fica mais difícil!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas permanecentes sobre F-Rose