Não existe mais genialidade na música?

Autor Mensagem
Atum Bluesman
Veterano
# ago/07


Perece que de uns 10 anos para cá(no mínimo) não apareceu nenhum guitarrista considerado genial, qual será o motivo? Em relação a outras geraçôes temos muito mais material didático a vista, temos mais facilidade em compor e gravar, mas mesmo assim faz tempo que nada "grande" surge no mundo da guitarra...

james_the_bronson
Veterano
# ago/07
· votar


Todos os standards já foram compostos ÔÔ ...

LeandroP
Moderador
# ago/07
· votar


Não acredito que falte "criatividade", mas sim que rola uma banalização generalizada. Tudo tá banalizado: a música, o sexo, a religião, a política...

As armaduras de clave não se faz mais com sustenidos e bemóis, mas com cifrõe$.

Talvez a internet seja uma janela pra esses "gênios anônimos".

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/07
· votar


Atum Bluesman

Andy Timmons... acho que você ainda não ouviu o Resolution.

Minow
Veterano
# ago/07
· votar


As armaduras de clave não se faz mais com sustenidos e bemóis, mas com cifrõe$.

Ótima frase!

Slash_Wylde
Veterano
# ago/07
· votar


Atum Bluesman
Perece que de uns 10 anos para cá(no mínimo) não apareceu nenhum guitarrista considerado genial

Verdade cara...
Apareceram muito guitarristas bons, riffs e introduções boas, mais nada a comparado as décadas anteriores, bem no começo msm tipo hendrix, jimi page etc etc..

=/

guilhermerizzo
Veterano
# ago/07
· votar


Como assim? Dê uma olhada nisso:




TG Aoshi
Veterano
# ago/07
· votar


guilhermerizzo
fantástico!

lukeswall
Veterano
# ago/07
· votar


os guitarristas considerados gênios hoje em dia ouviam vários tipos de música, em sua maior parte, bem fora do estilo na qual eles tocam. os guitarristas aspirantes hoje em dia ouvem esses primeiros e tentam tocar no mesmo estilo.

hoje em dia tá cheio de guitarrista muito bom, pra mim. o Sunn 0))) faz coisas que simplesmente não aconteciam antes (pelo menos por tanto tempo seguido hahaha), o Makoto Kawabata cumpriu o que o Hendrix só prometeu e começou a tentar. O Matt Pike só consegue fazer coisa FODA com a guitarra de 12 cordas nova dele.

o Euroboy, do Turbonegro, então, nem se fala.

Corupá
Veterano
# ago/07
· votar


Há com certeza o lance da banalização. Mas temos vários exemplos de musicos (vou citar guitarrista) ... um é o Mattias Eklundh (particularmente não gosto muito da sonoridade dele, mas quantos não torciam o nariz pro Hendrix na sua época?). Outra coisa, talvez justamente pelo fato de termos excesso de informação, alguns acabam ficando perdidos e outros até "letrados" demais, podando a criatividade com convenções da teoria musical.

Michel Top
Veterano
# ago/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Andy Timmons... acho que você ainda não ouviu o Resolution. (2)
Achei o CD Resolution um dos melhores cds instrumentais de todos os tempos (gosto pessoal, é claro).


LeandroPanucci
As armaduras de clave não se faz mais com sustenidos e bemóis, mas com cifrõe$.
Concordo plenamente mas ninguém trabalha de graça, são os cifrõe$ que nos mantém vivos :)

Corupá
Mattias Eklundh
Músico de extrema originalidade e personalidade, considero um gênio, talvéz um dos mais fortes da atualidade.

Abraços amigos!
Michel Top

james_the_bronson
Veterano
# ago/07
· votar


guilhermerizzo

Ah, mas a música em si não é algo muito diferente. Isso aí parece com o Chapman Stick. Procurando agora, acabo de descobrir que o Chapman Stick é bem antigo. Eu achava que era algo desta última década...

Aí:



Snakepit
Veterano
# ago/07
· votar


Atum Bluesman
John Mayer, Derek Trucks e Joe Bonamassa.

E viva o blues \o/.

Mas cara, gênios não aparecem assim de um dia para o outro, precisa de tempo. Esses que eu falei são ótimos, mas pra saber se são gênios só daqui 10 anos, pra ver se sobrevivem.

luiz_sjrp
Veterano
# ago/07
· votar


Acho que antigamente era tudo feito na garra, no improvisado, sem muito recurso. Hoje está tudo num clique de um mouse (mau Zé), as pessoas se preocupam em melhorar aquilo que criaram e esquecem que a criação é a melhor coisa. Por isso esse saudosismo todo. Faz tempo que eu não ouço algo diferente e bom. Uns dias atrás eu comprei um DVD por $9,99 era um tributo a um tal de Steve Marriott, nunca vi ou ouvi na vida, mas na 5° música eu parei e disse: "Até aqui já valeram os $9,99." E olhem que eram 25 músicas. Foi gravado em 2001.
Se quiserem leiam meu comentário nesse tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/167498/

r2s2
Veterano
# ago/07
· votar


Atum Bluesman

Até vc veio com esse papinho saudosista, Atum? Jajá vai estar dizendo que prefere vinil a CD, e VHS a DVD....

Uma coisa eu concordo, o paradigma das rádios mudou. Essas coisas de solos imensos não vende mais como antes, então os solistas fazem um trabalho menos comercial.

Mas eles existem, e têm seu mercado cativo.

Gasoline
Veterano
# ago/07 · Editado por: Gasoline
· votar


Acredito que exista, até porque, genialidade, depende do referencial.

Mas tem muita gente fazendo ótima música por ai. A questão é que vivemos numa época dominada pela comunicação / massificação da midia. Ou seja, dificilmente alguém vai aparecer e ser unanimidade.
Aliás, dada a quantidade de informação e influências que uma pessoa pode ter hoje, dificilmente alguém vai ser unanimidade. Porém existem gênios sim.

Aliás, não se esqueçam, muda o referencial de tempos em tempos. Assim como meu pai não gosta de Malmsteen, e acha que é só barulho, eu penso assim do Cobain, e meu irmão pensa assim dos Emos, porém acha que Cobain é O cara (gênio, ele diria).

Então tudo muda.
Referenciais "timeless" como Hendrix, acredito que não aparecam mais.
Mas mais por uma questão cultural.

rsp_guitar
Veterano
# ago/07
· votar


Eu acho que depende do que entedemos por genialidade. Algumas pessoas tem facilidade em compor coisas inusitadas. Outras conseguem improvisar super bem em cima de harmonias bem elaboradas. Outras desenvolvem uma técnica fora do comum em pouquíssimo tempo. Será que esses exemplos não são formas de genialidade.

Veja por outro lado: alguns artistas tem várias músicas que pouca gente gosta, mas com uma música que fica famosa. Podemos dizer que este artista é genial? Eu diria que ele foi genial naquela composição. E tem mais.
Eu acredito que todos nós temos momentos de genialidade. E tem gente, que por suas facilidades técnicas e artísticas tem momentos como esse.

Para mim, genialidade é um estado que permite que nossas capacidades fluam melhor.

rubensosouza
Veterano
# ago/07
· votar


As armaduras de clave não se faz mais com sustenidos e bemóis, mas com cifrõe$.

perfeito....

rubensosouza
Veterano
# ago/07
· votar


só de ver o chimbinha com uma fender até dói o coração..... o mundo tá perdido..... ou melhor a musica tá perdida.....

NerdKiller
Veterano
# ago/07
· votar


Acho que hoje em dia acho que já não tem mais como surpreender na guitarra ou em qualquer instrumento e vou dizer porque eu acho isso.

Hoje em dia temos dois grandes problemas. O primeiro e mais importante é a consciencia músical da nossa era. Eu lembro de um tempo que a grande rivalidade era: Punks, Cabeludos (metaleiros), Funkeiros, Pagodeiros e os Clubbers. PONTO FINAL.

Eu sou meio velho pra essas coisas e confesso que mesmo nessa época a coisa toda já era complicada demais... Hoje em dia tem mais estilo músical por ai do rugas no corpinho da Hebe e isso faz com que um determinado artista de um determinado estilo músical não consiga CATIVAR tanta gente quanto se conseguia na epoca de Hendrix, Joplin, Sabbath, etc...
O gosto do mercado musical está se multiplicando em PG.

No NY Times saiu um artigo falando sobre os sub-generos que existem hoje e o cara fazia uma observação que tem estilo musical hoje chamado POWER VIOLENCE, um nome tão nada a ver com dinamica musical... vai entender né?

E isso tudo causa o segundo problema que vou detalhar abaixo.

Uma coisa é certa: Tem muita gente boa por ai. Mas acho que o grande resgate da coisa toda não é ser o gênio da guitarra, gênio do pandeiro, gênio da gaita ou coisa que o valha...
O lance está em fazer música genial!

Ai você me pergunta: "Tio, eu sou um guitarrista sensacional e faço músicas muito boas! Porque eu não estou na MTV comendo duzias de modelos no final de semana e o portão da minha casa não está recheado de reporteres?"

Simples!

Porque o cenário musical do mundo está sucateado. Tem muita gente! Ninguém mais tem visibilidade porque nos tempos modernos todo mundo quer subir no palco, agitar a galera, ganhar as gatinhas e descolar uma grana da música. Isso faz com que os músicos realmente bons sejam apreciados só pelos "anti mídia" que são uma minoria. E não é só no Brasil não heim.

Se você parar agora de ler isso aqui, correr lá no youtube e procurar guitarristas geniais você vai encontrar muitos vídeos amadores de músicos MUITO BONS em todas as partes do mundo mas que não vão além porque esse tipo de coisa não vende mais... não tem mais espaço... Você precisa mesmo é ser um fenomeno pop mais do que ser um fenomeno da música pra conseguir superar aquele primeiro problema que eu citei.

Eu arriscaria até a dizer que bandas como o Guns N Roses eram bons exemplos do que é cativar massas de todos os tipos pois qualquer pagodeiro conhecia Patience ou Sweet Child O Mine, muito metaleiro já bateu o pézinho ouvindo Welcome to the Jungle na festa de 15 anos da vizinha gostosa... Hoje em dia isso não acontece mais.

Estamos cheios de bons músicos anônimos nadando contra corrente nas águas da internet e torcendo pra não morrer na praia da tribo errada... Vai ver quanta gente hoje em dia ta mais preocupada em criticar o Malmsteen por que ele faz bululululu, ou criticar esse ou aquele estilo por ser "emo", ou até mesmo inovar demais pra morrer no banco de dados do MySpace sem nunca receber um tapinha nas costas de "vlw ai".

Welcome to the Jungle baby :-)

guilhermerizzo
Veterano
# ago/07 · Editado por: guilhermerizzo
· votar


Bom, na linha da música genial, vejam isso:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/168800/

old steel
Veterano
# ago/07
· votar


Na minha modesta opinião,o último Guitar Hero que realmente inovou foi Ed Van Halen.Os outros até são ligeirinhos,mas não contam uma história nos solos.
Obs.Na minha modesta opinião.

LDC
Veterano
# ago/07
· votar


existe sim, mas vc tem tanta informação musical que quase mais nada soa como novo, mas aposto que tem muitos genios em off por ai

Marco_Uber_Alles
Veterano
# ago/07
· votar


LDC

Pois é, cara... Concordo contigo! Pega o Paganini lá, o cara inovou na época dele, hoje qualquer conservatório, revista ou site tem os estudos dele pra quem quiser. Eu creio que esse é o preço da evolução, as coisas se tornam um pouquinho mais complicadas! hahahahaha

Curly
Veterano
# ago/07
· votar


como esperar criatividade de alguém cujo método de estudo consiste em tocar 1234 durante horas seguidas...

LDC
Veterano
# ago/07
· votar


Marco_Uber_Alles

diria muiito mais complicadas UIAHuiAui

NerdKiller
Veterano
# ago/07
· votar


Eu quero minha guitarra Chimbinha Signature imediatamente pra arrumar uma Joelma pra mim ( minha namorada que não leia isso ).

Chimbinha Signature Fender guitarra FTW!!!

Marco_Uber_Alles
Veterano
# ago/07
· votar


LDC

O Gary Moore já falou sobre isso uma vez, ele disse que o músico de hoje tem tudo muito fácil, mas ao mesmo tempo é bombardeado por essa informação toda...

LDC
Veterano
# ago/07
· votar


Marco_Uber_Alles


sim é muita coisa pra assimilar ao mesmo tempo, mas hoje tem simplesmente muita gente que toca o que quiser num instrumento, chegamos ao limite ja de muita coisa, a parte tecnica hoje em dia pqp, tem tanta coisa e tudo tão facil de acessar que a galera fica perdida....

é foda eu fico imaginando não importa muito o que eu crie pq provavelmente alguem ja teve a ideia antes, acho que no fim o que destaca um musico é a forma com que ele toca , tipo o dom do cara de passar o que sente atravez de um som, e não apenas o fato dele tocar a musica em si.......

Hello
Veterano
# ago/07
· votar


olha!!....a genialidade realmente eh uma coisa dificil de se discutir....afinal genio eh quem inova.....e isso nao ocorre mais =/

musicos como stevie, hendrix, gilmour, van hallen....nao existem mais...mas nao pq nao existem mais guitarristas bons....mas sim pqlo que tudo se impoe a ele.......hoje em dia quem faz sucesso eh o cara com dinheiro e bunitinho......nao quem faz musica boa =[

na minha opiniao um musico que se revela hoje em dia....e eu o considero mt bom....mas nao genial.....
eh o Luca Turilli.....eh um guitarista italiano.....possui uma criatividade fora de serio......eh o principal compositor de uma das melhores bandas de heavy metal na minha opiniao....o rhapsody (rhapsody of fire), e tem mts projetos fora do rhapsody que me impressiona tamanha criatividade nos riffs e solos dele....alem de suas letras....qum tbm sao expetaculares....

vale a pena conferir galera!

vlw!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não existe mais genialidade na música?