Quais recursos vocês usam para "se ouvir"?

    Autor Mensagem
    marcio_smdo
    Veterano
    # ago/07


    Creio que não postei no fórum errado, pois não estou falando de gravação com propósito de produção musical e divulgação, e sim para estudo e aprimoramento de habilidades musicais.

    Tenho uma grande dificuldade em perceber os meus erros enquanto estou improvisando sobre uma base qualquer. Gostaria também de ter uma referência para acompanhar meu progresso.

    Tenho pesquisado alternativas praticas para gravar, com um mínimo de qualidade, e gostaria de saber o que os colegas forenses usam (além dos ouvidos): hardware, software e boas práticas de uma maneira geral.

    Também gostaria de saber que grau de importância vocês dão à esta prática em seu desenvolvimento como músicos.

    laemcasa
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    marcio_smdo

    Tenho uma grande dificuldade em perceber os meus erros enquanto estou improvisando sobre uma base qualquer. Gostaria também de ter uma referência para acompanhar meu progresso.

    Cara, o melhor jeito pra vc fazer isso sozinho é gravar, gravar e gravar. O ato de gravar por si só já é um belo dum obstaculo, pois após apertar o REC os dedos misteriosamente travar e as idéias desaparecem :P Por experiência própria, posso te dizer q o unico jeito de driblar essa sindrome do REC é vencer por exaustão: grave até q isso fique "natural". Gravar e comparar as gravações de tempos em tempos ajuda vc a ir delineando como vai seu avanço (técnica, fraseado, improvisação).

    Tenho pesquisado alternativas praticas para gravar, com um mínimo de qualidade, e gostaria de saber o que os colegas forenses usam (além dos ouvidos): hardware, software e boas práticas de uma maneira geral.

    pra estudo, o melhor jeito q eu achei foi ligar uma "pedaleira simuladora de amplis" no LINE IN da placa de som do PC. Existem diversas opções de pedaleiras deste tipo, até uns softwares q vc usa no proprio PC. Eu prefiro usar fone de ouvido pra essas aplicações, pois minhas caixinhas de som são genéricas e fica sem vida o timbre. Se vc tiver como ligar um micro system e afins fica melhor. O lance é ter uma backing track decente pra solar em cima, vc pode fazer isso de "N" maneiras distintas. Na net vc acha diversos programas de gravação multipistas, ou seja, vc pode gravar cada coisa em uma faixa e ir mixando tudo da maneira q lhe interessar.
    Não é tão simples assim porém não é um bicho de 7 cabeças (tem só 6 1/2 cabeças xD),o jeito é vc ir tentando q as dívidas vão surgindo, ae q o fórum pode te ajudar pq tem toneladas de informação aqui, pode não existir uma verdade absoluta mas acho q todos concordam q o único jeito de aprender é na base da tentativa e erro: testa, se não ficar bom testa de novo, até vc ir "se achando".

    Também gostaria de saber que grau de importância vocês dão à esta prática em seu desenvolvimento como músicos.

    Eu acho importante para caralho xD Ajuda desenvolver senso ritmico, noção pra saber se está bom ou não, fraseado, melodia etc...Agora, eu aconselhoainda mais uma coisa: toque com banda! Tocar com fone sentado confortavelmente com tudo plugado num micro é uma coisa, tocar num estúdio/placo com gente interagindo são outros 500. Pra mim vc pegar esse "timing" de tocar tanto "ao vivo" quanto com backing tracks é o mais importante, vc aprende a respirar como músico e vai aprendendo como a guitarra tem q preencher o espaço na música e tal. Abraço.

    marcio_smdo
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    laemcasa
    Valeu! Sua explicação foi ótima e vem de encontro às minhas próprias conclusões.

    As BTs que uso foram fornecidas pelo meu professor. Estou usando o Mackie Tracktion pra gravação multipistas. Muito fácil de usar.

    Além de desenvolver o hábito de gravar regularmente, sinto falta de recursos adequados para gravar de forma prática: algo do tipo plug & play, sacou? O lance da banda está nos planos, mais pro futuro,

    A idéia da pedaleira é boa, mas não queria investir nisto, porque pretendo montar um set analógico no futuro. Uma interface de áudio acho que seria o ideal neste momento, para o meu propósito.

    Estou pensando em algo do tipo JamLab(R$ 270), Behringer GuitarLink(R$ 200) e afins. As Line6 parecem muito boas, mas chegam aqui caras demais. Ouvi falar de algumas unidades com defeito e dei uma desanimada delas.

    Mais opiniões?

    marcio_smdo
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Mais alguém quer opinar?

    ogaitnas
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Eu comprei essa da behringer hj, acho que até quinta to com ela em mãos,
    vamos ver como funfa o brinquedinho... atualmente o que eu uso é o bandinabox
    para fazer as bts, ou usar um das trocentas que já tem prontas, e toco no guitar rig
    e uso os tapedecks e a loop machine p/ gravar e praticar, ele consegue salvar
    em wavs, depois eu costumo usar o winlame p/ converter e guardar p/ acompanhar
    o progresso e talz.. apesar de ultimamente ter gravado pouco... resolvi pegar
    a usb da behringer pq usar o som onboard do note além de ter adaptadores demais pelo
    caminho o que acaba sempre dando mal-contato em alguém, tem uns chiadinhos
    que com usb eu espero eliminar, até pq no pc eu tenho uma audigy e a diferença
    é extremamente perceptível, mas tocar no note é mais prático, vai p/ qq
    cantinho da casa hehe
    Depois dou um reply com minhas impressões da interface, mas pelo andei
    lendo tanto ela qto a jamlab valem a pena.

    marcio_smdo
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ogaitnas
    Opa, legal esta informação.

    Se você puder, faça um review dela depois. Vou comprar uma das duas que você citou no próximo mês e suas informações vão me ajudar bastante.

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quais recursos vocês usam para "se ouvir"?