Entrando só em estúdio para gravar! Dicas?

    Autor Mensagem
    Guitarrist
    Veterano
    # mai/07


    É isso aí galera, quem já entrou em estúdio para gravar, que dicas que vc´s podem dar para que a gravação ocorra de maneira mais otimizada e sem transtornos possível?

    Eu estou com idéia de gravar minhas músicas num estúdio, mas nunca entrei em um! E ainda pretendo contratar "free-lancers" para gravar a bateria e o baixo pra mim. São músicas próprias, e como não tenho banda, acho que farei meu registro sozinho mesmo... cansei de adiar meu sonho.

    Aliás, aí está outro problema, estou um tanto enferrujado, principalmente o vocal (isso é o que mais me preocupa)! Se vcs tiverem algumas dicas, já fica aí um tópico de orientação para os músicos de primeira viagem que entrarão num estúdio para fazerem seus registros!
    Agradeço.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Bom, entrei algumas vezes em estudio e duas dicas que posso te dar são as seguintes :

    "Estou imaginando que voces vão gravar um instrumento por vez ok !?"

    - Ensaie bastante antes, esteja com as musicas já no esquema

    - Pra guitarra e vocal nem tanto, mas pro batera e baixista, acho que é legal os caras ensaiarem com um metronomo do lado. Pode ser que não seja preciso, as vezes o musico dispensa, mas muitas vezes é legal colocar o metronomo junto com o REC pra marcar o tempo.

    E se serve uma ultima dica :

    - Esqueca o botão REC !! Eu nunca consegui hehehe Mas se vc conseguir já é um ótimo lance.

    belinox
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Eu jah tive algumas experiencias de gravação em estudio tb...
    A dica que eu posso dar eh:
    Ensaie, Ensaie e ensaie...
    Chegue pra gravação totalmente afiado...
    Chegue com a musica pronta mentalizada jah... Todas passagens, timbres e etc...
    Isso reduz drasticamente o seu tempo no estudio e consequentemente o preço final da gravação;...

    Guitarrist
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Guitarrist
    · votar


    JoeCruzGuitar
    Mas e eu que vou ter que gravar guitarra e vocal apenas, para deixar pronto para o baterista e o baixista gravarem depois?!
    Eu não tenho nem base de como fazer para deixar tudo alinhado no metronomo, já que minhas músicas tem variações de tempo absurdamente malucas... até para esreve-las em partitura, meu professor (que me ajudou) teve que mudar várias vezes os bpms, para se ajustarem aos compassos.

    Seria possível gravar um trechinho e o pessoal do estúdio, fazer as colagens? Tipo, invés de eu gravar a música toda de uma vez, ou uma boa parte, eu ir riff a riff, na maior tranquilidade e depois ir fazendo as colagens?
    Se sim, será que encareceria muito o valor?


    belinox
    Chegue com a musica pronta mentalizada jah... Todas passagens, timbres e etc...

    É nessas horas que eu sinto a falta de uma banda. Pois no estúdio, realmente não será boa hora de ficar mudando as musicas...

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Guitarrist

    No teu caso complica um pouco mais, mas ainda sim é possivel usar o metronomo.

    Imagino duas possibilidades, uma é escrever os compassos (não precisa escrever a harmonia/melodia), seria só a marcação de tempo mesmo num software tipo o Encore, ou até um Guitar Pro, respeitando as variacoes de tempo/compasso das tuas musicas.

    Outra é gravando uma trilha com toda a banda tocando junta.

    Ai quando o batera for gravar, ele vai ouvir no fone a banda tocando e pode se basear no tempo do que já está gravado.

    Teoricamente, seria interessante gravar nessa sequencia :

    - Bateria
    - Contra-Baixo
    - Teclados
    - Guitarra
    - Vocal

    Ou grava todo mundo junto. Dependendo do estudio e da aparelhagem, dá pra fazer gravacoes muito legais, mesmo gravando todos de uma unica vez.

    Guitarrist
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    JoeCruzGuitar
    Eu tenho todas as músicas escritas no Encore. Com os tempos, tudo certinho, só é estranho o pianinho...hehehe... mas dá pra entender tranquilo.
    Sendo assim, qual seria o procedimento então? Eu gravaria ouvindo o encore no estúdio?

    Gravar o baterista primeiro não tem jeito, porque eu não tenho um. E se fosse gravar todo mundo junto, eu teria que arrumar um baterista e ensinar as músicas pra ele... não seria mais complicado assim?

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Cara, a principio tudo é possivel.

    Mas acho mais facil acertar o timing da musica com o batera e baixista gravando primeiro, e só depois guitarra e vocal.

    Mas não é regra não ok !! Voce pode gravar primeiro e eles depois. Mas voce vai ter que acertar bem o timing pra que eles não tenham muita dificuldade pra gravar os respectivos instrumentos na sequencia.

    Sobre o Encore, voce pode manter a estrutura da musica e colocar só um beat tocando junto. Vc pode tocar junto com o Encore, tocando o som todo, ou pode simplesmente aproveitar a estrutura de compassos/tempos e substituir a harmonia/melodia da tua musica por uma unica nota "que marcaria o tempo como um metronomo".

    Se os compassos usam uma seminima como nota default, então use esta figura de tempo para marcar o tempo.

    Pra facilitar ainda mais as coisas, voce poderia arrumar um batera e um baixista já, e ir ensaiando com eles.

    Se a musica ficar bem ensaiada, é completamente possivel gravar com qualidade registrando a banda toda ao vivo, num take só.

    Dificulta só para a mixagem do som, mas pro timing da gravação facilita demais.

    Guitarrist
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Pra facilitar ainda mais as coisas, voce poderia arrumar um batera e um baixista já, e ir ensaiando com eles.

    Isso é o que eu mais queria. Já se passou muitos anos e eu não consegui arrumar banda cara, ou mesmo alguém que tocasse por prazer, mas que eu aproveitasse para entrar em forma... vou fazer me registro sozinho, cansei de esperar. Tá na hora de pegar as malas e ir pra "capitár" ...hehehehaaa...

    Eu preferiria muito que o batera fosse o primeiro, mas nesse caso, não vejo outra maneira! Eu sou obrigado a gravar as guitarras primeiro! Daí o estúdio vai contratar alguém pra colocar a bateria. Depois de tudo pronto, eu retorno e coloco o vocal... não vai ser muito prazeroso, mas não sei o que poderia fazer de diferente...

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    To ligado, ai é dificil mesmo.

    Tenho um sobrinho que é baterista, então pra mim facilita nesse sentido.

    Mas complica no sentido de que sou extremamente preguicoso pra compor hehehe

    O Nick_oliveri_guitar gravou uns lances sozinhos voce já viu ?

    Uma outra possibilidade é fazer como ele. Compor a linha de batera num Guitar Pro ou Encore da vida, usar bons soundfounts e registrar a batera desta maneira (virtual/eletronica), mas hoje em dia dá pra conseguir otimos resultados.

    Acho a batera a parte mais dificil, baixo é mais tranquilo, até pq pode ser que voce mesmo consiga registrar uma linha de baixo decente na track caso não arrume um baixista de verdade.

    Guitarrist
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    JoeCruzGuitar
    Não ouvi as gravações do Nick oliveri não... mas eu já tentei gravar em casa, baixei programas, plug ins, e enchi o saco... sou impaciente demais! E como eu quero obter um grande resultado, acho melhor procurar um bom estúdio mesmo, pois não tenho experiencia suficiente para tirar os melhores timbres qdo o assunto é gravação.

    Sabe o que me ocorreu agora?!
    Eu posso ir pro estúdio, gravar só guitarra e baixo?
    Depois com o tempo, se eu achar um baterista, eu dou o cd pra ele, e então o baterista vai com o cd pro estúdio e grava!
    A mesma coisa com o vocal, quando eu estiver mais preparado, ou com uma grana a mais, eu volto pro estúdio e gravo! Dá certo?
    Se sim, no caso seria um cd normal de mp3, ou o cd contendo a gravação midi no computador?
    Tem que ser a matriz gravada no pc né?! Pq regravar por cima de mp3 vai fuder com a qualidade não?!

    Bom, acabei de enviar a pergunta pra um estúdio sobre isso, (www.area13.com.br, mandei pra esse por ser o mais próximo a mim, vc conhece?) vamos ver o que eles me respondam... mas de qualquer maneira, se vc souber de algo nesse sentido, te agradeço.

    gustavo_gremio
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    MP3 prejudica qualidade, melhor gravar em WAV a faixa da guitarra, que depois fica bem mais facil para adicionar outras faixas de bateria, baixo, etc...

    Outra dica que te dou, grava a guitarra o mais crua possível, uma distorção e um reverb no máximo para dar sustentação a nota. Os delays e outros efeitos utiliza depois os do programa, porque assim pode se regular com mais precisão o tempo na mixagem.

    Uma coisa que te digo pra tu não se arrepender depois, não exagere nos efeitos, porque depois que a mixagem estiver pronta, não tem mais como retirá-los caso queiras mudar alguma coisa depois. De preferência pede pro cara do estúdio gravar a faixa crua num cd qualquer para caso de querer remixar mais tarde, caso por exemplo se arrepender de botar um flanger e depois querer retirá-lo (meu caso, tive de regravar a guitarra de novo por causa disso).

    Depois disso faça a mixagem final da música.

    gustavo_gremio
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    No estúdio em que gravava com minha antiga banda era assim, o cara do estúdio sempre gravava dois cds, um faixa por faixa, para caso querer alterar algo depois e outro com a mixagem final.

    Guitarrist
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    gustavo_gremio
    Cara, sua dica veio demais a calhar!!!
    Eu uso quase nada de efeitos, só distorção mesmo... porém, em duas músicas eu uso effects (phaser e chorus), e estava pensando em comprar os pedais, para poder regular em casa com paciencia e levá-los para o estúdio.
    Mas agora, já é uma grana que eu economizo! Realmente não valeria muito a pena, pois é numa pequena parte da música.

    Só uma dúvida me restou, e no caso de wha-wha? Esse tem que ser gravado na hora né!? Não fica legal adicionar depois né? (Se é que tem como).

    PS: MP3 foi uma maneira meio que burra de eu me expressar, eu quis dizer, que o cd de música que a gente ouve no som, é diferente daquele do gravado direto no programa do computador (protools, nuendo etc), não é??? Por exemplo, pra eu fazer futuros reparos, é melhor ter um cd que abra direto no programa do pc, ou pode ser um cd wav normal com a música gravada?! (baixo e guitarra no caso).

    gustavo_gremio
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: gustavo_gremio
    · votar


    O Wah Wah pra ficar realísta tem de ser gravado na hora.

    Para futuros reparos o ideal será gravar num cd cada faixa(canal) separados, só guitarra, só baixo, só bateria, uma separada da outra.

    gustavo_gremio
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Os programas de gravação geralmente exportam as faixas .WAV do CD, quantoa isso não se preocupe, só não grava em MP3.

    Guitarrist
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Estou cotando preços nos estúdios, e normalmente se vende por hora. Ou pacotes, que também contem horas!!!
    Quanto tempo médio se gasta pra gravar uma música? (levando em conta que sou inexperiente). O que o estúdio costumava cobrar de voces?

    Gasoline
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Pelo visto tu tens muitas duvidas.

    Posso aconselhar uma coisa ?

    Leva teu midi do encore/finale/etc, registra uma faixa tocando as guitarras (se preocupe apenas com : arranjo e timing da gravação) e se possivel vocal (se preocupe apenas com : melodia e timing da gravação).
    Então com essas faixas, faça a gravação final na seguinte ordem :

    Bateria
    Baixo
    Teclados
    nesta altura do campeonato, tu já tem uma BT, ai tu volta para o estudio e regrava as guitarras, agora sim, tem que ficar perfeito.
    então :
    guitarras (regravadas, e com as dobras finais)
    e por ultimo vocais.

    É a melhor maneira de se gravar um lance sozinho.
    Tu faz uma trilha "suja" (pode conter pequenos erros desde que não comprometam para gravar a bateria/baixo e/ou teclados) e depois regrava por cima.
    Já fiz alguns lances assim, ficou satisfatório o resultado, até. Dava para fazer melhor se eu tivesse mais tempo de estudio/grana. Mas não tinha.
    Mas enfim..
    é a melhor maneira.

    Tiago Almeida
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    3. É proibido!

    3.1. Qualquer tipo de comercialização no fórum;

    3.4. Fazer propaganda de outros sites;

    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    qew
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Tiago Almeida

    Tu tá brincando né?

    Upou um tópico de 2007 pra fazer propaganda?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Entrando só em estúdio para gravar! Dicas?