Equalização - parâmetros de regulagem

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # abr/07


    Bunos dias, muchachos.
    Senhores, o negócio é o seguinte: estou pensando seriamente em adquirir um pedal equalizer (acredito que a escolha seja o Groovin), porém ao consultar o fórum (e o google) várias dúvidas apareceram, porém nenhuma resposta foi encontrada. Um exemplo no que se refere à equalização é a falta de parâmetros para equalizar, pois cada guitarra tem um timbre, cada amplificador tem um timbre, cada pedal tem um timbre, por aí vai.
    Estive pensando no seguinte: apesar de cada instrumento e periférico possuir seu timbre distinto, as faixas de equalização (que normalmente são 7 em um pedal para guitarra + a faixa de volume) são iguais, todas trabalham com aproximadamente 100 Hz a 6,4 kHz... Levando-se esse fato em consideração não seria possível a criação de um parâmetro universal (vejam bem, um parâmetro, não uma regra, pois como já colocado anteriormente os timbres variam de instrumento para instrumento) para equalização?
    Vou tentar exemplificar: penso em uma tabela com timbres que vão desde o grave até o agudo, usando timbres "famosos" como exemplo... Tipo assim: para regular o timbre e ficar "próximo" ao da guitarra de fulaninho-de-tal, usa-se a seguinte regulagem: faixa 1 no 7, faixa 2 no 6, etc, etc e etc...
    Isso seria legal, pois leigos (como eu) pastam pra caramba, eu quero deixar minha guitarra com som parecido de fulano (em termos de timbre) porém não entendo bulhufas das faixas (tudo bem, sei que as primeiras servem para o grave, as do meio para o médio e as do final para os agudos) e para piorar, por serem 7 faixas, não dá para ter idéia de onde mexer para melhorar o som...
    Sei lá, é só uma idéia, e poderia ficar no topo do fórum para ajudar os orelhas-secas de plantão como euzinho aqui...
    Valeu, pessoal!!!

    Guitar_L
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Kleber Blacklock
    Velho, como vc mesmo disse, é quase impossível. Daria muito trabalho e os resultados poderiam não ser satisfatórios. O esquema é ir testando, com o tempo vc pega a prática de regular teus equipos. Esqueça isso de "fórmula pronta". Isso só funciona em Física. ;)
    Abraços

    Igor Fediczko
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    hoje em dia, nem em física... a física quântica mudou tudo.

    Vinicius Nogueira
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    kleber, eu tenho um equalizer GE-7 da BOSS..
    pedais - sansAmp TRI-AC, Brutal Distortion da Landscape e DD-30 da Oliver.

    eu uso

    ampli <- EQ GE-7 <-SansAmp <- Brutal dist <- DD-30 <- guitarra (tagima 635 com hot rails na ponte)

    cara, eu nao vivo mais sem o EQ ...
    citei tudo isso pois vc disse sao 7 bandas e nao sabe onde mexer pra melhorar o som... qualquer uma das 7 bandas q vc mexer pode ou melhorar MUITO o som, ou cagar tudo.
    sinceramente eu acho melhor mesmo um padrao, vamos dizer assim pras coisas, principalmente timbre.
    bom, soh se for padrao paitrocinio, o papai paga pra vc um mesa boogie rectifier e um POD xt Live, uma fender american, dai pode ter certeza que seu timbre vai ser bonito!!

    Guitar_L
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Vinicius Nogueira
    o papai paga pra vc um mesa boogie rectifier e um POD xt Live
    Pra que diabos alguém com uma Fender e um Recto vai precisar de um POD?!??!??!
    Abraços

    Bog
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Kleber Blacklock

    Não tem como encontrar configurações "universais" para o equalizador. O que ele faz é aumentar ou reduzir o volume do som em faixas de frequência específicas. Mesmo que as faixas sejam as mesmas, o que elas fazem com cada equipamento é completamente diferente. Imagine uma configuração para ressaltar os agudos de uma Les Paul, deixando o som mais cristalino. Numa Stratocaster, a mesmíssima configuração pode deixar o som insuportavelmente estridente.

    TG Aoshi
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Como o Bog explicou (bem),

    é impossível, a não ser q vc esteja compartilhando a regulagem com alguém que tenha exatamente o mesmo set que vc. Como vc mesmo disse, cada equipamente tem um timbre diferente, não da pra achar uma regulagem q te deixe igual ao EVH, e que também funcione para outro.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Putz, aí complica... Pensei que, apesar de mudar instrumentos e aparelhagem, o "básico" da regulagem acabaria sendo próximo um do outro...
    Bom, a idéia foi boa, porém só a idéia, hehe...
    No mais, agradeço ao pessoal pela participação e pelas explicações à respeito, apesar de brincar na guitarra a muitos anos não tenho experiência nenhuma com equalização (tocar apenas em casa é uma bosta, hehe)...
    Um abraço e valeu!!!

    rafaelcerqueira
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Velho, vai testando mesmo pois é a única forma de você encontrar um timbre legal pro seu equipo porque todos os aspectos influenciam nisso aí como guitarra, calibre do encordoamento, amplificador, pedais, pegada ou seja, tudo mesmo. Tire um sábado de tarde e brinque um pouco com ele sem compromisso com nada mais que é a melhor maneira de você achar algo que te agrade e de preferência, anote os resultados pro seu gosto pessoal.

    Abraço
    Rafael Cerqueira

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    rafaelcerqueira
    Cara, é isso mesmo, vou tentar fazer o que me disse, se bem que o ouvido perde a noção de timbre após um tempo tocando com um certo tipo de timbragem, aí até achar um timbre legal vão vários dias tentando...
    No mais, só mais uma dúvida em relação à timbre e equalização: vou pegar também uma outra guitarra (só que dessa vez é meia boca), já tenho uma "principal" e quero uma para usar de "step" bem como uma mais simples sem floyd rose para mudar afinação (a minha principal é com floyd)...
    Bom, estou em dúvida de qual guitarra pegar, pois tenho uma Charvel (estilo das Ibanez) e toco rock/heavy, mas não entendo muito das diferenças de timbre de um modelo para outro...
    À princípio eu tava pensando em pegar uma Shelter stratinho, porém não sou muito fã do modelo... Agora a vontade é pegar uma Les Paul (bem barata, tipo goldem, e trocar captação com o tempo, lembrando-se que será uma guitarra "step", apenas para emergências e para tirar músicas em afinações diferentes, bem como usar para ensaios também)...
    Resumindo: gostaria de que, se possível, alguém postasse alguns parâmetros e diferenças entre os principais modelos de guitarra para que eu (e quem mais tenha dúvidas como as minhas) possa ter uma idéia de um tipo de guitarra para ir atrás e testar...
    Agradeço novamente...
    Valeu...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equalização - parâmetros de regulagem