Zuei o tensor do braço e agora ?

Autor Mensagem
Malcomx
Veterano
# mar/07


Pessoal, acho que fiz besteira, minha guitarra (Jackson), sempre é regulada em Luthier de confiança, o braço dela costuma de tempos em tempos variar, isso já sei que é normal por eu morar no litoral, como em algumas notas a estava trastejando e não saindo o som da nota eu resolvi mexer no tensor, pois tenho ensaio hoje e show amanhã, o problema é que acho que zuei todo o braço, agora quando toco acordes próximo as primeiras casas as cordas E, B e G soam desafinadas, e em vários pontos está trastejando apesar do som soar normalmente.

Já fiz uma busca no Forum mas não achei nenhum material que me auxliasse para resolver o problema, mesmo que de forma paleativa, até eu levar em um Luthier, será que alguém tem alguma dica ?

[]'s

Marcio Baron
Veterano
# mar/07
· votar


Rapaz, observe o braço da sua guita... ele de estar completamente alinhado assim: __________________ , veja tbm se os trastes da sua guitarra não estão gastos demais...

Sua guitarra tem floyd né?


Aobserve isso e diaga o que viu.

TheChaosSpirit
Veterano
# mar/07
· votar


alem de correr ao um luthier ?

pode se arriscar tentar voce mesmo
http://www.athensmusician.net/archive/2001-05-01_geneimbody1.php

danilomagacho
Veterano
# mar/07
· votar


Marcio Baron

Errado, ele não deve estar totalmente alinhado.

A regra mais geral é apertar a corda na primeira e na última casa, ele deve estar com um leve empenamento positivo, de modo que a distância do traste para a corda na casa 12 seja de 0,5 a 1 mm.

Malcomx

o grande problema agora é que acertar isto leva algum tempo, é necessário esperar o braço dar uma acomodada próximo ao empenamento correto antes de fazer um "ajuste fino".

Rapha_krust...
Veterano
# mar/07
· votar


alinhado assim: __________________ ,

deve ter ajudado bastante essa explicação...

conehc
Veterano
# mar/07
· votar


TheChaosSpirit
belo site...

Malcomx
vc ja olhou se o braço tem a mesma curvatura tanto na parte das cordas graves quanto das cordas agudas?? quantas voltas vc deu no tensor? geralmente 1/4 de volta nao costuma torcer o braço nao...

Malcomx
Veterano
# mar/07
· votar


Valeu pessoal.....

Bom, eu fiz o ajuste ontem a noite, agora só vou poder no final da tarde (estou no trabalho), esse lance ver a distância da corda na 12º casa é interessante !

A guita tem sim floyd e todos os trastes são novos, pelo que aprendi lendo o histórico do forum eu afroxei o tensor, depois tentei voltar a posição original e por fim afroxei novamente um pouco mais de 1/4 de volta, não consegui perceber no olho curvatura do braço, o que realmente me incomodava era o fato de em pelo menos tres pontos diferentes a corda estar pegando e não saindo som algum, mas já tenho minhas duvidas se o problema era tensor mesmo, o que acham ?

conehc
Veterano
# mar/07
· votar


olha, geralmente em bons instrumentos 1/4 ja resolve tudo, mais que isso so por sua conta e risco...

detalhe, depois que vc mexeu no tensor vc regulou a altura das cordas e as oitavas na ponte? quando vc afrouxou o tensor sua ponte deve ter levantado um pouco, o que fez com que a altura das cordas ficasse muito baixa... chega em casa, olha o braço pra ver se ta com a mesma curvatura tanto no lado das cordas agudas quanto no das graves e da uma boa regulada na sua floyd... toda regulagem de tensor exige regulagem no resto do instrumento...

Marcio Baron
Veterano
# mar/07
· votar


danilomagacho
Errado, ele não deve estar totalmente alinhado.

A regra mais geral é apertar a corda na primeira e na última casa, ele deve estar com um leve empenamento positivo, de modo que a distância do traste para a corda na casa 12 seja de 0,5 a 1 mm.



Negativo companheiro, o único motivo para haver esta altura na 12 quando vc realiza este teste é o trastex angulo do braço em relação ao corpo.

O Braço da guitarra DEVE estar sempre plano, caso contrário alguma variação de afinação irá ocorrer.


Abraço.


Rapha_krust...

Ajudou...

não tenho foto para exemplificar, então vai na mimica mesmo rsrsrs



Abraço

danilomagacho
Veterano
# mar/07
· votar


Marcio Baron

Não sabe ler????

apertar a corda na primeira e na última casa

Na primeira e na última!!!!!!

Inclusive esta informação não "inventei" carinha...

Deve sim existir um leve empenamento positivo, o que permite uma ação bem baixa nas ultimas casas sem trastejamento nas primeiras... este empenamento deve ser entre 0,5 e 1 mm medido na casa 12 (isso apertando a corda na primeira e na última)

Volto a insistir que você está errado, se não tem experiência em regulagem de instrumentos então evite comentários errados.

danilomagacho
Veterano
# mar/07 · Editado por: danilomagacho
· votar


Marcio Baron

E para calar sua boca grande de uma vez por todas, achei no Google uma página que podem exemplificar o que estou falando (se procurar direito vai achar N páginas sobre isto).

O que eu chamo de "leve empenamento", em inglês é chamado de relief (alívio):

Leia mais a respeito bocudo:

http://www.fretnotguitarrepair.com/trussrods.htm

Marcio Baron
Veterano
# mar/07
· votar


danilomagacho

Vc tá bravo cara? Vai pescar que passa.

Eu sei ler e estamos falando a mesmo porra de maneiras diferentes.

E tenho sim conhecimento, pois larguei tudo para ser luthier e estudo MUITO para isso, no B&H no inicio e muito em breve junto ao Edmar.

Não tome isso como ofença , pois não é esta minha intenção.

E se acalme, não estou aqui para discutir com vc.

Abraço.

Marcio Baron
Veterano
# mar/07
· votar


danilomagacho


VOCÊ TEM PROBLEMA CARA???

TA ME OFENDENDO PORQUE??? TE OFENDI???

VAI LEVANTAR UMA PAREDE, ENGENHEIRO!!!

danilomagacho
Veterano
# mar/07
· votar


Marcio Baron

Quando estiver errado ASSUMA.

Vai ser Luthier... mas estude bastante porquê está precisando.

danilomagacho
Veterano
# mar/07
· votar


Marcio Baron

Engenheiro mesmo, mas não sou CIVIL. Deixo a parede pro teu pai levantar pra mim.

Percival
Veterano
# mar/07
· votar


Marcio Baron
Voce esta errado meu amigo... o braço deve SIM estar levemente empenado pra frente... se coloca-lo reto demais vai trastejar nas primeiras casas

Daydream
Veterano
# mar/07 · Editado por: Daydream
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=48702&page=0#31

Dei umas dicas ai (como Diflydream), no começo é difícil de regular legal, mesmo porque você meche no tensor e só depois de um tempo que isso reflete na madeira (até ela acostumar), mas depois que pega as manhas da guitarra fica até meio mecânico. Porém, com outra guitarra será diferente, pois também depende do ângulo do braço em relação ao corpo/ponte da guitarra.

Abraços !!!

Marcio Baron
Veterano
# mar/07 · Editado por: Marcio Baron
· votar


danilomagacho
Então tá bom.



PAUL GILBERT.

Padrão 1 : cordas 0.11 afinadas em D
Braço completamente plano
Alivio de tensão junto ao tróculo, proporcionando menor pressão das cordas junto ao braço, e redizindo a altura das cordas no 24 traste.


.

Marcio Baron
Veterano
# mar/07 · Editado por: Marcio Baron
· votar


danilomagacho

Não tem como, meu pai tá ocupado escrevendo livro.


Abraço.

Marcio Baron
Veterano
# mar/07
· votar


Percival
danilomagacho

Enfim, vcs tem uma teoria, eu tenho outra.

Fim.

Percival
Veterano
# mar/07
· votar


Marcio Baron
voce toca guitarra???

Marcio Baron
Veterano
# mar/07
· votar


Percival


Sim, a minha guitarra tem esta regulagem, uma ação baixa que dá até medo, extremamente macia.


Abraço.

Marcio Baron
Veterano
# mar/07
· votar


danilomagacho

É muito desonrado mandar um homem calar a boca, e impedilo de se expressar. Ainda mais se o mesmo esta a distância.

Acredito que você pessoalmente não seja ma pessoa, alias, muito diferente do está aqui.

Assim, se te ofendi em algum momento, peço minhas com muita honra desculpas, não foi minha intenção deixar o sr. irritado, afinal hoje é sexta feira.

Imagino que o sr. sera tbm honrado em se desculpar pelo que falou. Não tenho a menor intenção de ficar alimentando intrigas e brigas de forma alguma, e espero que o sr. tambem não.


Abraço e até uma proxima em condições mais amigaveis.

Marcio Baron
Veterano
# mar/07
· votar


Percival


Este padrão de afinação do Paul Gilbert é só um exemplo, PG usa muitas afinação, algumas muito esquisitas para ser honesto.

Não sou nenhum grande guitarrista, mas não sou o pior.


Abraço.

Daydream
Veterano
# mar/07
· votar


Marcio Baron
Fala velhinho, onde você conseguiu esses dados do Paul Gilbert?
Tive uma ibanez e tentei de tudo que era jeito de deixar o braço totalmente plano, mas não tinha jeito, sempre trastejava, ai virou questão de honra, cheguei até a fazer um calço na junção do braço para dar um pequeno "aclive" e nada.

Abraço!

sugesto
Veterano
# mar/07
· votar


não sou luthier, toco guitarra nas tora mermo
mas tenho a impressão que cada instrumento possui uma maneira de alinhamento diferente do braço, e portanto do tensor...
vai depender da madeira, tensão das cordas, construção do instrumento

tenho um amigo que tem um baixo ibanez
que possui uma pequena barriga, entre 5a e 7a casas
bem visível, e trasteja até... mas o som sai perfeito, e não dá problema na afinação
o melhor luthier aqui da cidade falou que ele não precisava se preocupar, porque o braço não estava empenado
então, acho que não existe uma regra: "tem de ser assim", "tem de ser assado". acho que cada instrumento necessita de um ajuste diferente

Percival
Veterano
# mar/07
· votar


Mas no topico estamos falando de uma guitarra comum com uma afinação comum... e essa regra em geral é valida para qualquer guitarra... mas é claro que existem casos isolados...

Marcio Baron
Veterano
# mar/07
· votar


Daydream


Quando o Paulo Gilberto veio ao Brasil sei lá quando que ele se apresentou la no IGT, o Edmar ficou responsavel e de plantão como luthier, assim ele teve contato com várias guitarras famosas.

Pelo que vc escreveu, vc calçou o braço na junção do corpo, isso deixa a tensão das cordas mais leve e incluna levemente o braço deixando a 24 casa mais próxima das cordas.

O braço esta perfeitamente alinhado, agora se as cordas ficarem trestejando junto a primeira casa, erga a ponte um pelimetro (pelimetro = um bostésimo) se ainda siom você acha que as cordas acabaram ficando altas demais, terá que erguer o nut um pelimetro... assimm as cordas ficaram socadas no braço e sem trastejar =)

da trabalho mas você será um guitarrista muito mais feliz.

Regnum_irae
Veterano
# mar/07
· votar


(pelimetro = um bostésimo)
UAHuAHUAhaUhauAHuAH
essa foi do caralho!!!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


Calma povo! Vamos ajudar o nosso amigo ai com a dúvida dele!

C´est fini

ou Zéfini, se preferirem.

=)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Zuei o tensor do braço e agora ?