Intervalos - Teoria Elementar e Fundamental

Autor Mensagem
Adrianodevil
Veterano
# fev/07
· votar


Eu odeio inversões... Nunca consegui entender o senso melódico dessas coisas miseráveis...

LeandroP
Moderador
# fev/07
· votar


ki_suco

pelo que eu entendo:
um intervalo de 2a é simples
e um de 9a é composto


Entende certo.

LeandroP
Moderador
# fev/07
· votar


IMPOTANTE:

Quem quiser contribuir com tópico, seja bem vindo.

Este não é um tópico que criei pra mostrar meus conhecimentos de teoria. Em verdade não tinha nehum tópico tratando do assunto. Eu sempre chamo atenção do pessoal que fica com dúvida nos modos gregos e aplicação de escalas com relação aos intervalos.

Como eu posso falar que acordes diminutos são terças menores empilhadas se muita gente não sabe o que é uma terça?!

Tô pedindo a colaboração dos mais experientes pra gente ter um tópico de referência quando pintar esses grilos de intervalos.

Obrigado!

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/07
· votar


LeandroPanucci

Boa, este teu topico é muito bom, voce colocou nele muita informacao bacana sobre o assunto.

Não sei o que posso acrescentar, até pq meu conhecimento sobre o assunto é mais básico.

Enfim, vamos esperar a galera aparecer com umas duvidas pra ver se dá pra ir ajudando a responder.

LeandroP
Moderador
# fev/07 · Editado por: LeandroP
· votar


Adrianodevil


Am F G
e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------5~~---------2~~---------4~~---------------------
D------------------------------------------------------
A--5/7---------2/3---------3/5-------------------------
E------------------------------------------------------

Usando inversões.

Com relação aos acordes estamos partindo das respectivas 5as.

Com relação a melodia, estamos usando intervalos de 6as
(uma 6a menor, depois duas 6as maiores separadas por um tom).



JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/07
· votar


E sou mais um que compartilha da mesma opinião do LeandroPanucci.

Acho que intervalos é a base principal de estudo para se aprender escalas, para identificar notas no braço do instrumento, e pra formacao de acordes, entre outras cositas mais.

Prefiro estudar por intervalos, do que decorar shapes de escalas na guitarra, tipo os lances que o Frank Gambale e o Paul Gilbert passam nas video aulas deles.

Nestes exemplos, a parada se baseia muito em shape/desenho/patterns, seja lá o que for.

Eu acho muito louco, pra treinar tecnica e tals, mas pra estudar teoricamente acho intervalos mais interessantes.

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/07
· votar


Adrianodevil

O Panucci te deu uma explicacao mais embasada.

Eu não saberia explicar muito tecnicamente o assunto, mas o que percebo, é que em harmonia, dependendo da sequencia que se esta fazendo, uma inversão de acorde muda completamente o som, sem alterar em nada o acorde dentro da harmona.

Uso como uma carta na manga. Principalmente pra criar um clima legal numa condução de "baixo" dentro dos acordes.

Ou até mesmo pra dar o mesmo peso na nota mais grave do acorde, junto com o contra-baixo ou com o teclado da banda.

Enfim, não sei como te explicar como falei, mas eu curto e sempre tento encaixar inversões de acordes nas bases que faço.

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/07
· votar


hehehe falei, falei e não disse nada hehehe

precisaria pegar uma base pra simular ela com acordes na formacao normal, e a mesma base usando umas inversões, acho que ficaria mais facil pra explicar

Adrianodevil
Veterano
# fev/07
· votar


Seria em miúdos mudar fazer "anagramas" com as tríades de um acorde?

Por exemplo, pegar um acorde de C (tríade C - E - G)

E tocar a tríade E - G - C por exemplo? Seria +/- isso?

LeandroP
Moderador
# fev/07 · Editado por: LeandroP
· votar


é que em harmonia, dependendo da sequencia que se esta fazendo, uma inversão de acorde muda completamente o som, sem alterar em nada o acorde dentro da harmona.

É isso mesmo.

O lance é experimentar aquele lick que você começa da tônica e mudar ele, partindo da 3a ou da 5a, ou usar os dois, como "pergunta e resposta".


C7

e---------------------3---6-3--------------------------
B-------------------5---------5------------------------
G---------3-------3-------------5-3--------------------
D-----2-5-------5-------------------5-3-2--------------
A---3--------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Belloni
Veterano
# fev/07
· votar


Achei um link legal na net sobre teoria, bem resumida, e bem fácil de entender! =]

Over here!

LeandroP
Moderador
# fev/07
· votar


Belloni

Muito boa a página.

Dogs2
Veterano
# fev/07 · Editado por: Dogs2
· votar


ter a noção dos intervalos é muito interessante, e esse tópico foi muito útil pra isso
mas ficar decorando nome é baboseira
o ideal é ler isso que o Panucci postou e tentar achar como isso se encaixa no seu estilo, na sua realidade.

LeandroP
Moderador
# fev/07
· votar


Dogs2

Decorar é besteira mesmo, o lance é entender.

Você decora com o tempo, com a aplicação do estudo.

A melhor maneira é ter uma tabela de tonalidade com os nomes e observar as diferenças dos intervalos das diversas escalas, acordes, etc.

Por exemplo:

Escala maior:

F, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8 (T, T, ST, T, T, T, ST)

Escala menor:

F, 2, b3, 4, 5, b6, 7, 8 (T, ST, T, T, ST, T, T)

onde:

F = fundamental, tônica (primeira nota)

T = tom

ST = semitom

Separe as escalas maiores e menores em grupos, e compare os intervalos:

Maiores:

jônio (maior natural): F, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8
lídio (IVº grau do jônio): F, 2, 3, #4, 5, 6, 7M, 8
mixolídio (Vº grau do jônio): F, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8


Menores:

eólio (menor natural): F, 2, b3, 4, 5, b6, 7, 8
dórico (IVº grau do eólio): F, 2, b3, 4, 5, 6, 7, 8
frígio (Vº grau de eólio): F, b2, b3, 4, 5, b6, 7, 8
lócrio (IIº grau de eólio): F, b2, b3, 4, b5, b6, 7, 8

É a melhor maneira de "decorar" os intervalos, e ter mais liberdade pra improvisar.

Outra maneira interessante é treinar o ouvido pra cada intervalo, associando sensações a cada um deles, de modo a aumentar a percepção. Tem muitos softwares de treinamento, e são "leves" pra baixar.

http://www.audioware.com.br/programas-27.html

Dogs2
Veterano
# fev/07
· votar


LeandroPanucci
isso mesmo

vbavinicius
Veterano
# nov/07
· votar


Fala galera ... desculpa ressuscitar o tópico ...

então eu to aprendendo os intervalos e tal ...

Qual a melhor forma de estudar os intervalos tanto no papel quanto no guitarra ??

Valeu galera !

LeandroP
Moderador
# nov/07 · Editado por: LeandroP
· votar


vbavinicius

O ouvido humano ouve os intervalos, e não a nota propriamente dita. Ou seja, se tocar um intervalo de 3a maior, seja a tônica Dó ou qualquer outra nota, o intervalo se apresenta com a mesma sonoridade: de terça maior.

Experimente tocar a nota C e E juntas, ou tocar as notas A e C# juntas. O que você tocou foi um intervalo de terça maior. O que mudou neste exemplo foi a altura do intervalo, mas a sonoridade de terça maior não foi alterada.

Pra estudar os intervalos, escolha aleatoriamente uma nota pra ser a fundamental, no braço da guitarra (ou no papel), e analise os intervalos nas demais cordas, na mesma casa da nota que escolheu. Por exemplo:


casa: intervalo:
e------3--- oitava justa (tônica) ---
B------3--- quinta justa ------------
G------3--- terça menor -------------
D------3--- sétima menor ------------
A------3--- quarta justa ------------
E------3--- tônica ------------------


Acima eu utilizei como tônica a nota Sol, da 3a casa da corda Mi grave.

Estão faltando outros intervalos. Portanto se quiser um intervalo de 3a maior, eleve em um semitom a 3a menor.

Um intervalo de 9a (intervalo composto - 2a oitavada) está em um tom acima da tônica (duas casas).

Se quiser um intervalo de 7a maior, suba uma casa onde está a 7a menor.

Desta forma, você pode mudar apenas uma nota quando o acorde mudar de maior pra menor, por exemplo, diminuindo a sua terça.


Esta é uma maneira.

Agora mude a tônica pra corda inferior (corda A), e analise os intervalos da mesma maneira. Observe seus desenhos, seus formatos.


e-------------------------------
B-------------------------------
G-------------4-----------------
D-------3-----3-----------------
A-------2-----------------------
E-------------------------------
Que intervalo é este?


vbavinicius
Veterano
# nov/07
· votar


b5 e 4J ...

correto ???

Tem mais alguma dica ??

LeandroP
Moderador
# nov/07 · Editado por: LeandroP
· votar


vbavinicius

b5 ou #4 (quinta diminuta ou quarta aumentada)

b5 é uma inversão de #4

A 5a e a 4a são intervalos justos, e por isso continuam justos quando são invertidos. E quando um é diminuto, na inversão passa a ser aumentado, e vice-e-versa.

O intervalo que postei é chamado de trítono (intervalo de 3 tons) e caracteriza uma tensão ou um som preparatório.

Outro exemplo:


e-------------------------------
B-------------------------------
G---0---3---5-----0---3---6--5--
D---0---3---5-----0---3---6--5--
A-------------------------------
E-------------------------------


Observe acima o riff de Smoke on The Water, do Deep Purple. Veja como o Blackmore utilizou uma inversão do intervalo de 5a (5J invertido vira 4J), com o formato de um intervalo de 4a justa. Como a música está em G, a tônica é o G, e a nota da corda acima do G forma um intervalo de 5a justa.

vbavinicius
Veterano
# nov/07
· votar


LeandroPanucci

Ainda num entendi esse lance de invertido !

LeandroP
Moderador
# nov/07 · Editado por: LeandroP
· votar


vbavinicius

Pra ser mais exato, inverter é trocar a posição das notas.

Pra formar um intervalo você só precisa de duas notas.

Toque as notas C e D

Considere a nota C como sendo a fundamental, você terá um intervalo de 2a maior (1 tom).

Agora se inverter a posição das notas:

D e C

Considere a nota D como sendo a fundamental, você terá um intervalo de 7a menor (5 tons).

Percebeu que antes você tinha um intervalo de 2a maior, e depois de invertê-lo obteve um intervalo de 7a menor.

Intervalo maior quando invertido torna-se menor.

Koisa
Veterano
# ago/08
· votar


Galera, estou muito cafuso com essa parte de estudo.. Tipo:


Quando que um intervalo é considerado diminuto, aumentado, menor, maior, justo??? O que torna ele diminuto, aumentado, menor, maior, justo??

Penta_Blues
Moderador
# ago/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Koisa
Vamos lá.
O que caracteriza um intervalo é a quantidade de Tons e/ou Semitons que uma nota possui em relação à outra:
Isto pode ser verificado num quadro já postado aqui:
Tonica: considere como a nota inicial. Então, dela para a:
Segunda menor: 1/2 Tom
Segunda maior: 1Tom
Terca menor: 1 ton 1/2meio
Terca maior: 2 Tons
Quarta perfeita ou justa: 2 1/2 tons
Quarta aumentada ou quinta diminuta: 3 tons
Quinta perfeita ou justa: 3 1/2 tons
Quinta aumentada ou sexta menor: 4 tons
Sexta maior ou Sétima diminuta: 4 1/2 tons
Sétima menor: 5 tons
Sétima maior: 5 1/2 tons
Oitava: 6 tons.
Vamos à prática:
Qual é o intervalo de C para D#?
De C para D# existe 1 Tom + 1 Semitom (ou 1/2 Tom). Conferindo na tabela, trata-se de um intervalo de Terça Menor.
Sacou? Então tenta verificar qual é o intervalo de F para B.
Valeu!!!

Koisa
Veterano
# ago/08
· votar


Penta_Blues


Isso eu saquei, soh que tpo, tem que seguir essa tabela? Não existe outro modo de saber a caracteristica do intervalo pela lógica?? Exemplo, a segunda e a terça rem uma razão entre elas, as duas ao diminuir um tom, ela se torna maior, e ao diminuir um tom e meio, ela se torna menor..

pacificpoker
Veterano
# ago/08
· votar


Penta_Blues
opa tudo bem? eu estou bem confuso em relação aos relativos homonimos e etc.. nunca sei qual é o relativode qual e tendo uma escala maior eu nunca sei aonde fica a menor, confundo com pentatonica e etc.. será que alguem podia me ajudar?

Scrutinizer
Veterano
# ago/08
· votar


Não existe:

tônica aumentada, diminuta, maior ou menor. Tônica é tônica, sempre!

3a diminuta

4a diminuta

6a diminuta

6a aumentada

7a aumentada

8a diminuta, maior, menor ou aumentada. Lembre-se, a 8a é uma repetição da tônica.

Eu tenho vários exemplos de oitavas diminutas escritas em partituras (se realmente era necessário escrever daquele jeito, isso eu não sei. =P).
E isso vale para alguns dos outros intervalos...
Numa menor harmônica, por exemplo, a terça e a sétima formam uma quinta aumentada, se for invertida, vira uma quarta diminuta, que você disse que não existe... Como pode não existir a inversão de um intervalo que existe?

Carina K
Veterano
# ago/08
· votar


valeu pela iniciantiva ^^

só ainda tá meio confuso aqui =/

Koisa
Veterano
# ago/08
· votar




Isso eu saquei, soh que tpo, tem que seguir essa tabela? Não existe outro modo de saber a caracteristica do intervalo pela lógica?? Exemplo, a segunda e a terça rem uma razão entre elas, as duas ao diminuir um tom, ela se torna maior, e ao diminuir um tom e meio, ela se torna menor..
²

Penta_Blues
Moderador
# ago/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Koisa
pacificpoker
Scrutinizer
Carina K
Amigos, vou tentar responder aos poucos e na medida do que eu sei, ok?

Vamos lá pro nosso amigo Koisa
tem que seguir essa tabela?
Sim. Tem que seguir a tabela

Não existe outro modo de saber a caracteristica do intervalo pela lógica??
A lógica dos intervalos está justamente na tabela, ou seja distância entre notas considerando Tons e Semitons

a segunda e a terça rem uma razão entre elas,
Entre a Segunda e a Terça há 1 Tom, portanto, entre elas existe um intervalo de Segunda Maior.

as duas ao diminuir um tom, ela se torna maior, e ao diminuir um tom e meio, ela se torna menor..
Isso não está correto. O máximo que vc pode ter visto, e imaginado que há uma lógica, está em:
Intervalos Maiores quando bemolizados encontram intervalos Menores;
Intervalos Menores quando sustenizados encontram intervalos Maiores;
Intervalos Justos quando bemolizados encontram intervalos Diminutos;
Intervalos Justos quando sustenizados encontram intervalos Aumentados;.
Mas isso é coincidência porque por Enarmonia, um intervalo justo quando sustenizado pode encontrar um intervalo aumentado ou menor e um Intervalo Maior ao ser bemolizado pode encontrar um intervalo menor ou um intervalo aumentado...
Ex: Sexta Maior se bemolizada é uma Sexta Menor, mas também pode ser uma Quinta Aumentada...

a segunda e a terça..., as duas ao diminuir um tom, ela se torna maior, e ao diminuir um tom e meio, ela se torna menor..
Diminuir 1 Tom de uma Segunda Menor a torna uma Sétima Maior
Diminuir 1 Tom de uma Terça Menor a torna uma Segunda Menor
Diminuir 1 Tom e 1/2 de uma Segunda Menor a torna uma Sexta Maior
Diminuir 1 Tom e 1/2 de uma Terça Menor a torna Uníssono ou Tônica, nem Maior, nem Menor...

Regra mesmo existe para as Inversões, onde:
Intervalos Maiores quando invertidos tornam-se Intervalos Menores;
Intervalos Menores quando invertidos tornam-se Intervalos Maiores;
Intervalos Aumentados quando invertidos tornam-se Intervalos Diminutos;
Intervalos Diminutos quando invertidos tornam-se Intervalos Aumentados;
Intervalos Justos quando invertidos tornam-se Intervalos Justos (daí seu nome ser justo); e
Uníssono ou Tônica quando invertido torna-se Oitava;

Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# ago/08
· votar


Boa noite!!!

Agora vai pro pacificpoker
eu estou bem confuso em relação aos relativos homonimos e etc.. nunca sei qual é o relativode qual
Cara, eu não conheço este termo "relativo homônimo". Vou tentar encontrar algo que fale a esse respeito, caso exista.

tendo uma escala maior eu nunca sei aonde fica a menor,
Neste caso é mais simples, pois a Escala Relativa Menor, ou Menor Natural pode ser encontrada no VI Grau (ou sexta nota) da Escala Maior, por exemplo:
A Escala Menor Relativa de C é Am, já que A é a sexta nota na sequência de C (C - D - E - F - G - A - B).

Valeu!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Intervalos - Teoria Elementar e Fundamental