Dicas sobre intervalos.

    Autor Mensagem
    Kirk Hammet Neto
    Veterano
    # dez/06


    \o/
    Mais uma tópico meu essa semana!
    Queria uma dicas de como eu estudo intervalo! >_>
    Essa pergunta parece bem idiota pra quem já manja do assunto, mas eu não tenho a mínima idéia de como treinar/estudar intervalos.
    Entrei em um tópico que falava sobre trítonos e eu não entendi bulhufas.
    Valeu pela atenção.

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # dez/06
    · votar


    Vc pode fazer o seguinte: pegue a escala maior de C, toque ela normalmente mas logo depois de cada nota toque um determinado intervalo. Por exemplo: num exercício de intervalo com terça depois de tocar um C toque um E, depois do D um F e assim por diante, faça isso com outros intervalos(quinta, sexta), é um exercício mto bom pra memorizar intervalos, depois vá subindo de tom, abraços.

    alexdiffer
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Pega minha tabela de intervalos que é so voce procurar por Escalas o metodo pratico e depois voce decora tipo:

    2ª maior----> 3trastes (por exemplo)


    E comeca descer as cordas com esse intervalo a fim de decorar as distancias e seus respectivos intervalos!!!

    Kirk Hammet Neto
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Thanks for the tips guys.

    busterchair
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: busterchair
    · votar


    cara eu tinha feito aki uma tabelinha pra melhor visualização
    mas ai vai uma prévia

    e: T 2m 2M 3m 3M 4 4# 5
    b: 5 5# 6 7 7M T 2m 2M
    g:3m 3M 4 4# 5 5# 6 7
    d: 7 7M T 2m 2M 3m 3M 4
    a: 4 4# 5 5# 6 7 7M T
    e: T 2m 2M 3m 3M 4 4# 5

    fico toda torta.. mas é tipo.. embaixo da tonica tem uma quarta
    embaixo da 7 tem uma 3m e por ai vai..
    vai falando os intervalos junto q vai pegando
    abraço

    Kirk Hammet Neto
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    busterchair

    Valeu de novo! Valeu também pela paciência! ^^"
    Segundo tópico meu que tu da uma explicação.

    Kirk_Hammett
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Kirk Hammet Neto

    Oi netinho, como vai seu pai?

    Kirk Hammet Neto
    Veterano
    # jan/07
    · votar



    Kirk Hammet Neto

    Oi netinho, como vai seu pai?


    LOL.
    ROFLMAO.

    Tá bem, tá bem...

    Kirk_Hammett
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Kirk Hammet Neto

    Trítono = Quinta diminuta ou quarta aumentada

    Kirk_Hammett
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Kirk Hammet Neto
    ROFLMAO.

    saúde

    Kirk Hammet Neto
    Veterano
    # jan/07
    · votar



    Trítono = Quinta diminuta ou quarta aumentada


    Isso eu descobri ontem. Só não quero aprender ainda como usa ele ou pra que ele serve.

    Thio
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    às vezes faço, por exemplo... quero treinar intervalos de sexta maior. Aí fico tocando esse intervalo começando de várias notas, em qualquer região do braço, independente de escalas, só pra acostumar a fazer o intervalo na guitarra (visualização). Mas o mais importante mesmo é fazer pro ouvido se acostumar. Tocar e ficar cantando mentalmente (quando sai na rua, por exemplo) aquele intervalo treinado. Tentar descobrir onde foi tocado, em qualquer música que se ouça...

    Kirk Hammet Neto
    Veterano
    # jan/07
    · votar



    às vezes faço, por exemplo... quero treinar intervalos de sexta maior. Aí fico tocando esse intervalo começando de várias notas, em qualquer região do braço, independente de escalas, só pra acostumar a fazer o intervalo na guitarra (visualização). Mas o mais importante mesmo é fazer pro ouvido se acostumar. Tocar e ficar cantando mentalmente (quando sai na rua, por exemplo) aquele intervalo treinado. Tentar descobrir onde foi tocado, em qualquer música que se ouça...


    Pra treina bem o ouvido também né? Cool...
    Isso vai ser mais dificil.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/07 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Kirk Hammet Neto

    Intervalo é a distância entre uma nota e outra, e pode ser medido de modo ascendente ou descendente, em outras palavras, de frente pra trás e de trás pra frente.

    O menor intervalo na música ocidental é o semitom, que é a metade de um tom inteiro.

    Pra evitar equívocos é importante treinar bastante (no papel) os intervalos. Você pode estudar novos intervalos a medida em que conhece ou passa a estudar uma determinada escala, ou um novo acorde, ou uma escala sobre um acorde, etc.

    Se você procurar na busca, pode encontrar boas explicações a respeito de intervalos. Não é algo complicado, mas exige muita atenção pra que você possa desenvolver outros estudos mais avançados, como aplicação das escalas, formação de acordes, etc. É fundamental conhecer intervalos.

    O violão e a guitarra é afinado em intervalos de 4a justa (das cordas graves pras cordas agudas) ou quinta justa (se você considerar das cordas agudas pras cordas graves), com exceção das cordas G e B, que estão separadas por intervalos de 3a maior (ou 6a menor se considerar B e G). Tendo isso em mente, você pode localizar todos os intervalos se tiver uma nota fundamental.


    e--------------------------------------------|---------
    B-----------------------------------|--------|- 4a ----
    G------------------------|----------|- 3a -------------
    D-------------|----------|- 4a ------------------------
    A---|---------|- 4a -----------------------------------
    E---|- 4a ---------------------------------------------

    (intervalos nos pares de cordas)



    busterchair
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    vo dá uma dica pra vcs aqui q sempre fiz, e estou voltando a fazer. Esse exercicio vc pega agilidade, pensa em intervalos e nas notas, e força tua cabeça. Vou colocar uma sequência de acordes aleatórios q vc pode montar os seus:

    C7+ | C#º | Dm7 | D#º | Em7 | Eº | Dm7 | Bº | C7+

    o legal aki é vc tocar as triades, tetrades ou até mesmo as triades escondidas.. vc pode escolher o tempo de mudança dos acordes a seu gosto e com o passar do tempo em um metronomo e ir aumentando e criando outros acordes.
    pegando como primeiro exemplo C7+ ( do mi sol si )
    neste acorde vc pode tocar 3 variações
    C: do mi sol
    C7+: do mi sol si
    Em: mi sol si

    e por ai vai...
    abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas sobre intervalos.