【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

Autor Mensagem
morais.sc
Membro Novato
# fev/16
· votar




luisgabrielrs14
Membro Novato
# fev/16
· votar


Boa tarde pessoal do cifraclub, então, tenho uma Sx Telecaster e uso um Malagoli HotBlade na ponte com o single original no braço, mas desde que instalei o Hotblade na ponte nunca mais consegui utilizar os dois captadores juntos na posição intermediária da chave seletora, o som sai extremamente magro e sem volume, parece que os dois captadores se anulam, o que pode estar causando isso?

morais.sc
Membro Novato
# fev/16
· votar


Inverter os fios do single deverá resolver.

luisgabrielrs14
Membro Novato
# fev/16
· votar


morais.sc
Obrigado pela dica mano, funcionou perfeitamente!

neurocorpuz
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: neurocorpuz
· votar


A dica funciona perfeitamente com a possibilidade de dar certo.

morais.sc
Membro Novato
# mar/16
· votar




monterohv
Membro Novato
# mar/16
· votar


Olá galera alguém conhece bem os captadores EMG DG20 x Malagoli Custom DG X fender HotNoiseless x fender Noiseless a ponto de poder fazer uma comparação? tenho uma tagima t635 e quero trocar os caps e esses foram os captadores que me animaram, procurei muito sobre eles e aprendi muito do individual de cada um, porem não conseguiria descrever uma boa comparação entre.

Alguem sabe mais algum captador nessa linha que eu poderia estar procurando mais sobre?

nanoSlash
Membro Novato
# mar/16
· votar


Boa noite. Preciso aí de umas indicações. E que ganhei uma guitarra de um amigo, uma peninha MSM. Acho q é uma Memphis by TAGIMA , mg230 , e uma azul escuro. Só que ela veio acabafinha ne, eu tirei tudo e to fazendo ela. Queria dica de um cap pro neck , sendo um hambuck com formato sigle. Aceito dicas.

monterohv
Membro Novato
# mar/16
· votar


Queria dica de um cap pro neck , sendo um hambuck com formato sigle. Aceito dicas.

Ja pensou em conversar com o Erico malagoli? vai na pagina do face dele, o cara é super gente boa e responde tudo.

DimeMegadeth
Veterano
# mar/16 · Editado por: DimeMegadeth
· votar


Fala aí, galera!
Desde que troquei os captadores da minha strato, ensaiei com banda pela primeira vez ontem. O que aconteceu foi o seguinte; em volumes extremamente altos, o captador da ponte (malagoli distortion) se portou tranquilão, numa boa, e o do braço (malagoli 59 rails), embora com timbre matador, volta e meia desenvolvia uma microfoniazinha xarope. Minha dúvida é: isso acontece, nesse meu caso em específico, pq o captador está alto ou baixo demais (falando de altura aqui)? Talvez pq a captação dele se dá por meio de lâminas? Alguma ideia?

Valeu, pessoal!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar


DimeMegadeth
em volumes extremamente altos
Tá explicado.....
Abç

BrunoRodrigues
Veterano
# mar/16
· votar


DimeMegadeth

"embora com timbre matador, volta e meia desenvolvia uma microfoniazinha"

Se o timbre tá bacana, usa essa "microfoniazinha" a teu favor.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

monterohv
Membro Novato
# mar/16
· votar


pode ser sobra de frequencia, a distorção com muito grave ou muito agudo da microfonia, se for aquela microfonia AGUDONA,pode ser sobra de agudo, se for a outro que é tipo um "VOOOOOM" pode ser sobra de graves, tenta mexer no equalizador próxima vez. Muitas vezes é coisa tão pouca que nem muda o timbre e cessa a microfonia.

DimeMegadeth
Veterano
# mar/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mas só no do braço?

BrunoRodrigues
Normalmente eu não tenho microfonia, curto uma equalização não MT aguda e sempre me posiciono em ponto estratégicos... Heheheh mas já usei, em algumas ocasiões, microfonia a meu favor, mas no pickup da ponte. Eu nunca tinha visto microfonia só do pickup do braço. Já tinha visto no da ponte e no da ponte e e no do braço juntos, mas nunca só no do braço.

monterohv
Eu toco com quase tudo em flat, exeto os agudos, que eu
Sempre deixo abaixo de 11h, tanto nos pedais quanto no AMP, cada um à sua regulagem devida. Meus graves; nenhum passa de 14h. E os médios tendem a ficar perto das 10h, 11h na bases e pulam pras 14h, 15h nos solos. (Tá, não tão flat assim... Heheheh)

Pessoal, valeu por todas as dicas e conselhos. Essa microfonia não me atrapalhou, de maneira alguma (só achei ruim o fato de não entender mesmo), eu só queria entender isso, já que microfonia só no pickup do braço eu ainda não havia experimentado. hehehhe achei honestamente que tivesse algo a ver com a altura das lâminas do captador em relação as cordas. Mas blz, vamo seguir metendo ficha!

Abração, pessoal! Valeu pela força!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar


DimeMegadeth
Se a sua equalização for grave demais, pode gerar microfonia sim...
Ademais, tocar com volumes muito altos em lugares em que isso não é necessário, é altamente prejudicial, não apenas física, mas musicalmente também...
Abç

DimeMegadeth
Veterano
# mar/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tu não sabe do que meu baterista é capaz, Bertola... Hahahaah
Vou chegar mais cedo essa semana e experimentar equalizações diferentes.
Grande braço, mestre!

BrunoRodrigues
Veterano
# mar/16
· votar


DimeMegadeth

Mas há uma série de fatores que influenciam e podem estar causando tal fato. Assim, estamos só supondo. Contudo, já vi casos de uns captadores apitarem e outros não - no mesmo instrumento - por algum problema na parte elétrica, um estar mais alto que o outro ou mesmo pela característica do pickup.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

monterohv
Membro Novato
# mar/16
· votar


Bom dia nobres, estarei reformulando minha pergunta,

Após muita pesquisa, fiquei em duvida dos captadores para a minha tagima t635 made in brazil. Isto entre os Malagoli Custom DG, ou pegar seymour ducan SSL5 para ponte e um fat50's para braço e escolher um outro para o meio... Agleum saberia me falar se vale a pena juntar mais dinheiro e ficar coma segunda opção ou os malagolis ja resolvem bemm tento me abrir ao mercado nacional, mas sempre me da uma pulga atras da orelha.

gosto de timbres mais cheios de strato, tipo david gilmour, eric clapton. Toco pink floyd, eric, black sabath, gary moore, porcupine tree...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar


DimeMegadeth
Todos os membros de sua banda devem tocar mais baixo.
Tocar bem não é espancar instrumentos... Perde-se a dinâmica e a interação entre os instrumentos... Isso é coisa de músico sem experiência...
monterohv
A muito que essa história de capts apenas importados já não é "verdade absoluta"....
Abçs

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


DimeMegadeth
malagoli 59 rails

Eu tenho esse, nunca usei HIGH gain com ele, mas toco com um amp de 100W numa 2x12" e ele não faz isso.

Talvez pq a captação dele se dá por meio de lâminas?

Não teria nenhuma relação.

Já tinha visto no da ponte e no da ponte e e no do braço juntos, mas nunca só no do braço

No do braço é mais fácil já que está numa região onde há mais movimento da corda.

Sempre deixo abaixo de 11h, tanto nos pedais quanto no AMP, cada um à sua regulagem devida. Meus graves; nenhum passa de 14h. E os médios tendem a ficar perto das 10h, 11h na bases e pulam pras 14h, 15h nos solos

Isso não diz muito meu caro, cada power stack é diferente, com sintonia em lugares diferentes etc

Tu não sabe do que meu baterista é capaz, Bertola... Hahahaah

Sinceramente, acho que precisa de um novo baterista. Fazer parte de uma banda vai muito além de saber tocar. Esse não é alguém pronto para fazer parte de uma banda.

monterohv
Agleum saberia me falar se vale a pena juntar mais dinheiro e ficar coma segunda opção ou os malagolis ja resolvem bemm

Tenha em mente que pode colocar o captador que quiser, mas será um casamento "pra vida toda", já que numa possível venda, ainda será uma T635.

monterohv
Membro Novato
# mar/16
· votar


A muito que essa história de capts apenas importados já não é "verdade absoluta"....
Abçs


Tenha em mente que pode colocar o captador que quiser, mas será um casamento "pra vida toda", já que numa possível venda, ainda será uma T635.

Realmente concordo plenamente com ambos, porem amo essa guitarra, ja tive varias, com varias madeiras, consetruções, marcas, até com captadores gringos, e para mim foi a que mais me atendeu, eu me desfazer ela seria só numa possível chance de pegar uma fender stratocastar standart americana o que ainda acho que mesmo assim ficaria com ambas se possivel.

Se eu pegasse o seymour ducan SSL5 e fender fat50's provavel que se eu comprasse uma fender standart eu colocaria esses captadores nela.

psicocooks
Membro Novato
# mar/16
· votar


Galera, to com um pickup Duncan Designed 102 Bridge duplo mas to perdido em como instalar porque não encontrei o schematics na net... Minha dúvida é sobre as cores dos fios... Saber qual é qual.
Ele tem vermelho, verde, branco, preto e terra.
Alguém por aqui pode me ajudar?

morais.sc
Membro Novato
# mar/16
· votar


psicocooks

Esquemas

Parker84
Membro Novato
# abr/16
· votar


Alguém pode ajudar? Vou adquirir um novo set de caps HSH. Caps malagoli custom 59 braço tradicional Texas meio Custom 84 ponte. Vou de jazz ao heavy metal.
Esta combinação dá certo?

BrunoRodrigues
Veterano
# abr/16
· votar


Parker84

É realmente necessário trocar os 3 ao mesmo tempo ? ¿ ?

Dependendo do que você já dispõe os 2 H resolvem.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Sávio_RJ
Veterano
# abr/16 · Editado por: Sávio_RJ
· votar


A quem interessar possa...

Sabemos todos que desde 2012 as Fender American Standard (USA) estão vindo com captadores Custom Shop Fat '50s, certo?

Bem, para quem quiser instalar um humbucker DiMarzio na ponte, como eu fiz hoje, é só seguir este diagrama que vai obter o hum cancelling nas posições 5, 4 e 2, além de tudo ficar na fase correta.

Esquema H-S-S Fender Custom Shop Fat 50s com Humbucker DiMarzio

Funcionamento

Obs.: Note que o humbucker foi instalado girado em 180 graus. Isto é feito para que sua bobina South fique pra dentro, já que o captador do meio dos Fat '50s é North.

Obs.: Nas imagens de "Funcionamento", bobinas em VERMELHO significam que estão em série. Em VERDE, estão em single-coil. Em AMARELO, estão ligadas em paralelo.

Sávio_RJ
Veterano
# abr/16 · Editado por: Sávio_RJ
· votar


...mas se sua Fender Standard Americana for do período de 2008 a 2011, você deve instalar um Humbucker DiMarzio assim:

Esquema para Humbucker DiMarzio em Fender Am Std de 2008 a 2011

Funcionamento

Obs.: Veja no esquema que aqui não é necessário inverter o humbucker em 180 graus, pois o captador do meio das American Standard tem o South como orientação magnética.

Sávio_RJ
Veterano
# abr/16 · Editado por: Sávio_RJ
· votar


Mas atenção: se sua Fender Standard Americana for do período de 2000 a 2007, as cores dois fios eram diferentes.
Cada captador tinha um fio branco, que eram os hot. Os coloridos eram terra.
A partir de Jan/2008 isso mudou: saiu o branco e entrou o preto. E melhoraram o esquema de cores, pois os pretos passaram a ser o terra e os coloridos o hot.

Sávio_RJ
Veterano
# abr/16 · Editado por: Sávio_RJ
· votar


Agora, se você não está com grana para comprar um humbucker, olha que interessante que você pode fazer com sua Fender American Standard desde que compre apenas uma 5-Way Super Switch (aquela de 4 vias) e um potenciômetro Push-Pull de 250K: Com o Push-Pull na posição normal, ela se comporta exatamente como sai de fábrica. Mas se puxar o Push-Pull, nas posições 1 e 5 dois captadores são ligados em série, como humbuckers (e com hum cancelling!). Assim, ponte e braço ficam com som porrada!

Fender Turbinada

Funcionamento - Push-Pull DOWN

Funcionamento - Push-Pull UP

Sávio_RJ
Veterano
# abr/16 · Editado por: Sávio_RJ
· votar


Mas se você está com grana e pode comprar um humbucker DiMarzio Fred ou Mo'Joe e mais 2 stacked (como o DiMarzio Area 58 e o 67), olha que show de esquema (e com pot de blender para permitir ligar ponte e braço juntos!):

H-S-S - Tudo DiMarzio

Funcionamento

Obs.: Eu sugiro o Fred ou Mo'Joe porque outros mais fortes ficam com uma discrepância de volume muito grande em relação aos "singles".

Obs.: Para o controle de Blender, use potenciômetros No-Load.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas