【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

Autor Mensagem
Outraera
Veterano
# ago/11
· votar


Tenho uma banda de INDIE ROCK e estou pra comprar uma guitarra Fender e gostaria de saber quais Captadores FENDER são mais indicados para tocar esse estilo e se é realmente necessario uma guitarra com Humbucker na ponte.

Também gosto de tocar AC/DC, Guns'n'Roses, RHCP, Creed, Foo Fighters, etc.

Qual o Captador mais indicado? Seria o Hot Noiseless a melhor opção?

tevo guitar
Veterano
# ago/11
· votar


pessoal tenho uma guitarra ibanez rg 350 dx, que tem braço em maple e corpo em basswold, floyd rose, e quero trocar a captação dela pois os seus caps tem o som fechado e sem brilho, lembrando tb, vou instalar um push pull para transforma-los em singles na hora de tocar bases limpas ai na hora dos solos e bases com distorção eu vou usar a potencia toda do captador. estou na duvida entre umas combinaçoes, pessoal quem puder e tiver esses caps instalados ou tiver alguma esperiencia com eles me ajudem e tb nessa guitarra como deve ficar vlw abrass.

estou em duvida entre as combinaçoes. ponte e braço.

Seymour JB + Seymour JAZZ MODEL

Dimarzio Evolution + Paf Pro

Dimarzio Fred + Paf Pro

pessoal lembrando que meu estilo não é pesado, não toco nem metal, nem heavy, eu sou evangelico e na minha igreja não toca musica pesada, no maximo um rock and roll, gostaria de um captador de um timbre marcante, bem bonito e que o som atravesse o som da bateria, pq tenho dificuldades com os originais, eles somem quando toco junto com a banda. vlw pessoal

celotoledo
Veterano
# ago/11
· votar


Outraera

Sim. Para um timbre mais coeso com distorção é indicado um Humbucker na ponte e os Hot Noiseless são excelentes. Não esqueça de testar antes de comprar.


tevo guitar

Amigo eu tenho uma RG 350MZ que vem com os captadores INF. Adoro eles. Acho bem versáteis e com excelente saída.

Se você está infeliz com eles e pensando em trocar, identifique a característca que procura e o que não gosta neles.

É complicado opiniar entre as opções que deu, sem saber o que você exatamente procura de timbre. São excelentes opções, mas são muito diferentes....

Dê uma olhada na primeira página desse tópico, sobre as características deles...

karbono14
Veterano
# ago/11
· votar


alguem tem algum set de cabrera classic 1 braco e classic 2 ponte? ou braco e ponte classic 2? acham bons, principalmente o clean

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


Outraera

Os singles dao conta...

VandersonMiranda
Veterano
# ago/11
· votar


To montando um pedalboard pra mim e tenho percebido que nos solos (uso um Distortion DIME MXR), n tem sustain algum nas notas, n dá nem pra tirar um solo ala EVH. Captação ruim? alguém indica uma captação com bastante sustain? eu curto muito solar, meu estilo é rock.

Bruninho92
Veterano
# ago/11
· votar


Boa noite povo do FCC.

Estou querendo comprar um captador para minha strato, posição braço, e tenho a oportunidade, e a dúvida, entre dois modelos Seymour Duncan: Cool Rails e Vintage Rails.
A princípio, pelo tone chart do fabricante e pelos audio samples, os dois captadores possuem características e sonoridade parecidas, o vintage eu senti um pouco mais de pegada, mas não sei se é a mesma guitarra e o mesmo cara tocando, o que varia no som.
Mas a dúvida é: Qual deles "manteria" o som da stratocaster??? Ou melhor, qual deles alteraria menos o som da stratocaster???

Obrigado

celotoledo
Veterano
# set/11 · Editado por: celotoledo
· votar


Bruninho92

POVO LEIA, PODE SER ÚTIL PARA VOCÊ TAMBÉM!!!



Qual deles "manteria" o som da stratocaster??? Ou melhor, qual deles alteraria menos o som da stratocaster???

Os originais que estão na sua guitarra!!! Parece que a coisa ainda não está tão clara para você.

É o seguinte. Trocar os captadores consiste basicamente em identificar dois aspectos:

1º O que eu não gosto nos captadores da minha guitarra. Nesse ponto é muito importante saber se de fato a insatisfação está no captador ou se a característica sonora é da própria guitarra (madeira, hardware, cordas) ou do guitarrista (pegada).

2º Idealize o que gostaria. Exemplo: Queria mais saída; queria mais grave; queria mais definição; queria mais brilho.....

Munido dessas informações, pesquise muito. Pois captadores não podem ser testados na sua guitarra para você decidir qual vai comprar.

Última dica: Grave um som clean e um com distorção antes da troca e um depois. Compare e vai perceber que independente do captador ou da guitarra que você tem seu som terá uma mudança de característca (aqui vamos chamar de "melhora" também) de no máximo 20%.

Isso porque os captadores são apenas 1 único elemento na composição do timbre que compreende: madeiras, cordas, palheta, pegada, cabos, pedais, amplificador.....

Como essa mudança é sutil, não é incomum guitarristas com menos de 1 ano sequer conseguirem notá-la. Aí rola aquela insatifação: "Caraca, comprei essa porra e paguei tanto e não mudou porra nenhuma.....bosta!!"

Pense a respeito. A indústria criou um mito, de que o som do instrumento é gerado pelos captadores só para arrancar seu dinheiro.....

Bruninho92
Veterano
# set/11
· votar


celotoledo

Obrigado pelo esclarecimento...

Gee
Veterano
# set/11
· votar


Uma combinação de Alnico pro 2 e JB, numa Epiphone SG ficaria legal? versátil? dá pra tocar de Slash a Randy Rhoads?

Desculpe se algo parecido já foi respondido aqui, mas são muitas páginas pra ver. rs

diwillo
Veterano
# set/11 · Editado por: diwillo
· votar


Gee, eu tbm estava na dúvida do que para minha Epi SG...
Acabei optando pelo set JB + Jazz Model.
Ainda não instalei, então não posso passar minhas impressões, mas pelo que pesquisei, deve ficar bem legal.
O AIIP no braço deve ficar legal tbm...

Gee
Veterano
# set/11 · Editado por: Gee
· votar


diwillo
Pois é, essa também é uma combinação que eu estava pensando, que é muito boa pelo que dizem.

Quanto ao Alnico pro, dizem que a saída dele é baixa, se você não tiver um bom equipamento não vai ficar muito bom, por isso tô na dúvida...
Pensei no set JB+59, que o pessoal usa bastante. Quanto a esse eu tô pesquisando mais os sons.
É uma grande dúvida, pois não posso testá-los um por um, porque moro em cidade pequena, sabem como é. :/

francisacdc
Veterano
# set/11
· votar


Galerão..

estou pensando em comprar uma Lp modelo do zakk.. n pq sou fã dele.. mas por curtir a pintura e alta saída de som... gostaria de saber se o Emg 81/85 em si tem toda aquela saída ou são os pedais dele?

celotoledo
Veterano
# set/11 · Editado por: celotoledo
· votar


francisacdc

Tá disposto mesmo em pagar 4.600 dollares nessa guitar??? Isso se comprar lá fora. Aqui custa uns 11.000,00 reais....Parece furada, né? Isso é preço de carro usado e não de guitarra, na minha opinião.

As Epiphones são muito mais baratas, novas custam 3.600,00 reais, mas não vem com esses captadores EMG´s ativos, vem com os da linha Hz.....

Sim, os captares EMG ativos tem uma saída alta, o que resulta em baixa definição em som limpo, embola um pouco. Toque com ele instalados em uma Cort Viva Gold III, achei muito agudo o timbre.

Só o kit desses captadores custa em média 800,00 reais.

francisacdc
Veterano
# set/11
· votar


celotoledo

e os hz tem uma saída mais alta do q os passivos normais?

celotoledo
Veterano
# set/11
· votar


francisacdc

Não.....já toquei neles também...são captadores legais. Tem gente que não gosta, mas enfim. Timbre é característica e não qualidade. Não tem bom, nem ruim.....tem o que você gosta ou não gosta.

Precisa testar, ouvir tentar timbrar nos controles de volume, médio, agudos e graves....

francisacdc
Veterano
# set/11
· votar


celotoledo

mt obrigado ae pela ajuda.abraço

Saul Morello
Veterano
# set/11 · Editado por: Saul Morello
· votar


fala galera! pretendo trocar um cap novo na minha strato, e gostaria de saber se o Hot Rails SHR-1 ou um tone zone da dimarzio, qual seria uma boa para a ponte já que meus singles chiam from hell?

toco heavy metal, power metal, hardrock e metalcore

vlw!

celotoledo
Veterano
# set/11
· votar


Saul Morello

Depende, qual é a sua guitarra?

Saul Morello
Veterano
# set/11
· votar


celotoledo
uma strato bullet da squier

felipelfln
Veterano
# set/11
· votar


Saul Morello

Com o dinheiro desse captador da pra comprar uma melhor que a sua SE vc por um pouco mais. As Seizi são super atrativas pelo preço e parecem boas... E sobre o captador, vc poderia por uns noiseless, que preserva o timbre de strat e tal...

Night Guitar
Veterano
# set/11
· votar


Tenho uma Strato Memphis (Sim, eu sei. Mas não pretendo troca-la pois o seu timbre me agrada) ela é da 1ª serie da Memphis, uma das primeiras produzidas (não tem aquele timbre seco e mal definido)

Enfim, sim, eu usei a busca, ajudou bastante e cheguei até algumas opções e me direcionou, mas não respondeu à todas as questões e levantou outras, no geral:

------------------------------------------------------------------

Dimarzio Air Norton - 239,99 (Braço)
Seymour Duncan SHR-1 Hot Rails - 249,99 (Ponte)

-------------------------------------------------------------------

Seymour Duncan SHR-1 Hot Rails - 249,99 (Ponte)
Seymour Duncan SCR-1 Cool Rails - 229,99 (Braço)

-------------------------------------------------------------------

Fender Hot Noiseless - 399,99 (SET)

-------------------------------------------------------------------

Dimarzio Air Norton - 239,99 (Braço)
Dimarzio HS3 - 199,99 (Ponte)

-------------------------------------------------------------------

Seymour Duncan SSL-4 - 249,99 (Ponte)
Seymour Duncan SHR-1 Hot Rails - 249,99 (Braço)

-------------------------------------------------------------------

Essas são as combinações que achei interessantes, Minha guitar é S-S-S, agora as duvidas:

1. Essas combinações "casam"? terei algum problema de alteração muito grande de volume ou sujeira demais e som opaco e "morto" quando utilizados juntos?

2. Alguns dizem que o hot Noiseless da fender tem bons ganhos e é otimo pra rock mais pesado e solos, outros dizem que é melhor pra Blues ou Country com um pouco mais de ganho nas distorções, afinal, em qual dos dois acredito?

3. Colocar um Air Norton[braço] e um Hot Rails[ponte] vai matar demais o timbre da strato?

4. Custo beneficio, esses preços são bons em relação aos produtos?

5. Aceito sugestoes pra captadores pro meio, ja que fiquei totalmente perdido pra escolher um. (não só do meio, aceito sugestões de outras combinações)

6. O SSL-4 é um captador de ganho altissimo, ele pode deixar o som estridente demais quando usar com ganho alto ou apenas vai dar mais peso à distorção?

Como disse antes toco rock mais pesado, mas isso é muito vago, então, diria que toco desde o Hard Rock até o Metal core, tbm gosto bastante de Neo-Classico, Blues e Jazz são paixões, ou seja, quero algo que de peso, acabe/diminua com o "humm" mas não tire totalmente aquela cara de strato do som, e terminando, gosto do som brilhante das stratos, mas estridentes demais já são outra coisa, são irritantes e tenha averção à eles.

Obrigado, e desculpem se houver outro topico assim, eu realmente não achei.

LeoBrazil89
Veterano
# set/11
· votar


Ae Pessoal blz?

Tenho uma Epiphone SG G400, e to afim de trocar os caps dela, pensei na seguinte combinação de captadores e queria a opinião de voces

Seria o Seymour Duncan '59 no Braço e o Gibson Angus Young Signature na Ponte

ai assim to ligado que ambos são otimos captadores, mais o fato de cada um ser de uma marca afetaria alguma coisa (como volume de cada captador)?

LeoBrazil89
Veterano
# set/11
· votar


up

silva49
Veterano
# set/11
· votar


olá, tenho uma godin sd22 e tava afim de colocar um bom single coil no braço (pra tocar blues) e queria saber quais tem o melhor custo/benefício. alguma sugestão?

Angelo_Conde
Veterano
# set/11
· votar


Outraera

Noiseless (sem ruido)...
Uma dica: olhe os Area da Dimarzio.
Sem ruido, muito embora não mantenham aquele timbre estaladão da clássica fender alnico.
A Dimarzio também tem captadores mais vintage, de uma olhada lá e procure uns vídeos no youtube pra poder ouvir os caps.

Angelo_Conde
Veterano
# set/11 · Editado por: Angelo_Conde
· votar


tevo guitar

Posso opinar sobre os Dimarzio que você citou aí.
Tenho Paf Pro (ponte) + Evolution (bridge)

Acho o paf pro um captador fantástico, eu e metade do mundo também.
O bixo é de alnico 5. O timbre limpo do paf pro é bem equilibrado. No braço ele te oferece um som muito bonito, as notas agudas saem mais gordinhas e as mais graves não ficam muito pesadonas. Não é um captador com timbre vintage, não espere um som muito "bluseiro"dele. Distorcido ele tem bastante definição, bases pesadas, e definidas, solos graves, etc, etc. Muito versátil.

Já o Evolution é cerâmico e não é lá muito versátil. É o captador mais agressivo que já toquei, extremamente estridente, os harmônicos artificiais saltam longe, tapes também.
O preço que ele paga é a falta aquele timbre encorpado na ponte que o povo do metal adora como, por exemplo, o do Tone Zone.
O som limpo dele não é feio, muito pelo contrário, mas é no hi gain que ele mostra a verdadeira face.
Com certeza ele poria o baterista pra comer poeira... digamos que ele brilhe no escuro, ou ilumine a escuridão, não importa quão escuro esteja.


O Fred. O Fred também é de alnico 5. Ele é bem menos agressivo que o Evolution, mas é bem mais encorpado também. Não tem tanto ganho, te dá cleans para a ponte bem legais, mais equilibrados. Pense nele como num "parente menor" de Tone Zone, timbre equilibrado e encorpado, sem tanto ganho.


Ambas as combinações casam legal, porém no caso do Evolution prepare-se para alguns inconvenientes. O primeiro deles é que no hi gain se vc num equilibrar direito seu equipamento sai uma chiadeira do cacete. Ele por ele já tem muito ganho, por isso cuidado nas distorções. A outra coisa é que ele e o Paf Pro vão apresentar diferença de volume, não muito grande, mas apresentará.

Por fim, algumas considerações gerais. Não sendo seu estilo o heavy metal, talvez não seja muito útil pegar o Evolution. Não que ele seja feito pra metal, mas é no hi gain que ele mostra o que tem de mais marcante. Outra coisa é que, se você usar a potência máxima desses captadores com distorção, vai espantar todo mundo da sua igreja... isso se num explodir as caixas de som.
uhahuauhauhahuahuahuahuauh

Quanto ao seu som ficar escondido, tente regular isso na mesa de som, é lá que vai estar a chave pra essa questão.
Se é entre essas duas opções, aparentemente o Fred se ajusta mais às suas necessidades (isso sem contar com os Seymour Duncan), mas talvez valha a pena reconsiderar e pensar noutro cap para a ponte.

Diga o som que você espera da ponte (compare com algumas bandas, solos e talz) e talvez a gente possa te ajudar mais.

Espero ter ajudado e malz pelo tamanho pergaminho...
uhahuauhhuahuahuauhahua

Flw

danilomagacho
Veterano
# set/11 · Editado por: danilomagacho
· votar


LeoBrazil89

Depende o que você quer tocar cara, que equipamento você usa, etc... captação não é uma ciência exata, o melhor que dá para fazer são algumas sugestões genéricas... depende do seu equipamento, estilo, guitarra (madeira principalmente), até a porcaria do potenciômetro ferra tudo se for de má qualidade.

O fato de serem de marcas diferente não pega nada, funciona perfeitamente. Geralmente é bom usar um par casado para evitar diferenças apreciáveis de saída entre os caps e algumas bizarrices de inversões de fase que podem acontecer com os caps combinados com bobinas splitadas ou paralelas.

Já pensou em colocar os dois Gibson? Sei lá, um 490 no braço...

Diego Young
Veterano
# out/11
· votar


Alguém sabe me dizer as caraterísticas dos Burstbucker Pro ?
se tem saida moderada ou alta, e se fica bom tanto em ponte quanto em braço... se são versáteis.. obrigado !

Miocazzone
Veterano
# out/11
· votar


http://www.gibson.com/en-us/Divisions/Gibson%20Gear/Pickups/_Burstbuck er%20Pro/


Pure Sweet Tone

The BurstBucker Pro™ enhances the vintage "edge" of Gibson's popular BurstBucker™ pickups with the added feature of an Alnico 5 magnet.

In 2000, Gibson's new BurstBuckers™ captured the subtle variations in true humbucker tone with historically accurate "unmatched" bobbin windings and an Alnico II magnet. Two years later, in keeping with Gibson's long history of experimentation and innovation in pickup design, Gibson developed an Alnico 5 BurstBucker™ specifically for new Les Paul Standards. The outstanding performance of this new pickup (originally called the BurstBucker V) led to an overwhelming demand for an after-market version. With the BurstBucker Pro™, all "Pure Tone Lovers" can now have stunning humbucking tone.

BurstBucker Pro™ humbuckers are offered in a calibrated pair; the neck position (IM59A), and the bridge position (IM59B). Output of these pickups is similar to the standard BurstBuckerT #1 and #2 model. And BurstBucker Pro™ pickups are wax potted so that they can withstand loud volume pressures without annoying feedback. Each model is available with either German Nickel Silver- or 24ct Gold-plated covers.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas