【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas

Autor Mensagem
The Guitarrerow
Veterano
# ago/06
· votar


sgt.antrax

Eai kra, qual era os captadores dessa kramer ai?

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


The Guitarrerow
Provavelmente os Quad-Rails.
E um dual-rail no meio.

Acho que eu comentei sobre eles brevemente no tópico, tá perdido em alguma página por aqui.

sgt.antrax
Veterano
# ago/06
· votar


The Guitarrerow
era um seymour duncan (acho que é assim que escreve)
do tipo blade
mas o cara não me passou o modelo dele.

diwillo
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline

Cara..pra combina com um Fred na ponte...qual c axa q ficaria melhor no braço: Paf Pro ou 59' ??

abraço!

diwillo
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline

Otra coisa cara...to pra compra o Fred q disse, mas nao sei c ele eh F-Spaced...o cara diz q ele tem 51mm de polo-a-polo (q eh a medida dos F-Spaced) e o cap tem um F atras...tem como saber c eh pra floyd mesmo?

abraço!

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


diwillo
As medidas é a unica maneira.
Acho que não vem marcado no captador se ele é F-Spaced ou não.
Nunca cuidei isso (até porque, sempre lidei com F-Spaced no caso de captadores para a posição da ponte).

Pede a medida entre os polos também, se bater com a tua guitarra, já era, pode comprar.

diwillo
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline

Vo pergunta pro cara la entao! Valeu!

Mas e em relação ao cap do braço? Q c axa q combina mais com o Fred, um Paf Pro ou um 59? abraço

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


diwillo
Eu sempre gostei mais do Paf Pro que do 59, mas ainda prefiro o Jazz model aos 2.

Qualquer um dos 2 casa bem com o Fred, mas o Paf Pro, fica mais equilibrado, na minha opinião.

Philipius
Veterano
# ago/06
· votar


Mais uma vez parabéns pelo tópico!

Vou aproveitar e fazer uma pergunta (que deve ser repetida, mas li metade das páginas e não encontrei).
Recentemente comprei uma guitarra Crafter Constantine DX, semelhante a uma Les Paul.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/140415/

Ela veio com captadores de Alnico muito bons, até gravei uma MP3 legal com ela.
Creio que um par de captadores Gibson pode deixar essa guitarra num patamar Top, só não sei quais colocar.
Não quero um som muito pesado, para isso uso a Ibanez. Meu objetivo com essa guitarra é tocar Pop Rock, Hard Rock e Rock Progressivo.
O que acha, man? Qual combinação devo utilizar?

Abraço!

Gasoline
Paul Gilbert (senão me engano, foi ele) que usou Tonezone nas Ibanez dele, combinou para ele.. e combina para o Philipius aqui do fórum (a dele é uma RG450 Japa, eu acho, tem sample por ai), combina sim.
Olha só, estou sendo citado por aqui! hehehe

Tone Zone "nasceu" para Ibanez RG mesmo, não enxergo ele em uma Les Paul, por exemplo. Adoro o som dele, é bem agressivo.
Uso ele e um Air Norton em minha RG470DX (coreana) e combina muito bem.

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


Philipius
Cara, da Gibson, eu acho que o 498T e o 490R
Eles são fortes para jogar uma dist, por exemplo de um rock e hard rock, mas tem brilho, para se tocar um pop rock legal maneiro.
Se tu comprar eles novos, das versões que vem nas caixinhas (e não retirado de uma guitarra) eles tem 4 fios, e dá para splitar, ai fica realmente bem legal para te dar a versatilidade que vai do hard rock até o pop bem swingado.

Outra idéia seria colocar uns pickups tipo PAF (Classic 57´ Plus na ponte e Classic 57 no braço). o maadc do fórum usa essa combinação em uma guitarra e gosta bastante (e ele toca sons do tipo Whitesnake, por exemplo).

Opções existem muitas, mas essas eu sei que ficam legais.

Qualquer coisa é só perguntar.

(E eu quase acertei tua guitarra, hehe. Sabia que era uma RG4X0, aonde X é um número inteiro entre 5 e 7, não sendo 6).

Philipius
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline
Cara, da Gibson, eu acho que o 498T e o 490R
Eles são fortes para jogar uma dist, por exemplo de um rock e hard rock, mas tem brilho, para se tocar um pop rock legal maneiro.
Se tu comprar eles novos, das versões que vem nas caixinhas (e não retirado de uma guitarra) eles tem 4 fios, e dá para splitar, ai fica realmente bem legal para te dar a versatilidade que vai do hard rock até o pop bem swingado.

Também pensei nessa combinação. Acho que os Classic 57 iam soar "vintage" demais pra mim.
Mas seria esse (498T e 490R) o som "padrão" das Les Paul? Não quero fugir muito disso não, se é que você me entende.
Não sabia dessa história dos 4 fios, mas vi que você falou aqui no tópico algumas vezes.
Como será que fica um Split num modelo Les Paul? Push-Pull mesmo?

Opções existem muitas, mas essas eu sei que ficam legais.

Qualquer coisa é só perguntar.

Valeu pela ajuda, man.

(E eu quase acertei tua guitarra, hehe. Sabia que era uma RG4X0, aonde X é um número inteiro entre 5 e 7, não sendo 6).
Chegou perto! hehehe
Mas a maior confusão com ela é se ela é Coreana ou Japonesa.
Às vezes até eu fico em dúvido e olho lá no Headstock pra conferir! hahaha
Aliais, não tem "Made in Korea" nem "Made in Japan", só o número de série é que começa com CXXXXXXX.

diwillo
Veterano
# ago/06
· votar


Philipius

Eu vo por ToneZone + Air Norton numa guita de luthier q encomendei :)
Tbm adoro essa combinação!!
Mas ela soh vai fica pronta mais pro fim do ano!

Por enquanto vo por Fred + Paf Pro(eu axo) na minha Ibanez :)

Philipius
Veterano
# ago/06
· votar


diwillo
Eu vo por ToneZone + Air Norton numa guita de luthier q encomendei :)
Tbm adoro essa combinação!!
Mas ela soh vai fica pronta mais pro fim do ano!

Por enquanto vo por Fred + Paf Pro(eu axo) na minha Ibanez :)

Legal, man!
Qual é o estilo dessa guitarra que você encomendou?

E em relação à Ibanez, não conheço o Fred, conheço o Paf Pro, que é muito bom.
Veja também Super Distortion na ponte e Paf Pro no braço, já toquei em uma assim que ficou maravilhosa.

diwillo
Veterano
# ago/06
· votar


Philipius

Encomendei uma mistura de RG com Soloist...vai fica animal :p

Axo q vo compra um fred mesmo pq axei um bem em conta...ai mais pra frente eu pego um paf pro :)

abraço!

Fabio Giavoni
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline
e aí cara
o q vc acha do superdistortion da dimarzio, como são as frequências dele?
outra coisa, o clean dele eh legal ou eh distorcido?

meu sonho de consumo eh ter uma flying v de luthier, corpo em cedro, com dois superdistortion zebra e ponte floyd rose (aahh, com as bobinas em paralelo)

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


Philipius
A maioria das LP Standards mais nova, vem com essa combinação, então ela é o som padrão das LPs mesmo. Até por isso sugeri eles, pq são bem caracteristicos, e ficam ótimos em LPs.
Para splitar o ideal é usar um push-push ou um push-pull, senão vai ter que furar a guitarra para colocar as chavinhas, e normalmente fica feio (depende da guitar, claro). MAs o push-push, para mim, é melhor opção além da chavinha, pq o push-pull, inclui puxar o pot para cima, o push-push, é um tapa para ligar o sistema e outro tapa para desligar, na minha opinião, melhor.

Se tu acha que os Classic 57 soam vintage demais, então vai pro 498/490. Tenta testar uma Gibbo na Teodoro, para ter uma noção deles.



Fabio Giavoni
Cara, eu gosto muito do SuperDistortion, ele tem médios claros e abertos, e eu adoro meus médios, hehe. o timbre dele é bem caracteristico, mas é legal, dá para levar de um rock leve a um metal.
Ele é nervoso, mas dá para tirar uns cleans legais dele.
Basta lembrar que o botão de volume gira para os 2 lados, hehe. Dependendo do nivel de ganho que tu usa no teu setup, claro, senão nem precisa rolar o volume.

O Dr. Stein aqui do FCC tem um instalado, conversa com ele derepente, para tirar melhor as duvidas e ouvir samples.

andre735
Veterano
# ago/06
· votar


Alguem ja tocou com aqueles Super Distortion S , em formato single ? vi no site da dimarzio , acho que vou comprar

Guilherme Ghelfi
Veterano
# ago/06 · Editado por: Guilherme Ghelfi
· votar


***************Duvida - Ajudem Por Favor!!!***************

Comprei um captador de modelo Stack (Uma bobina sobre a outra em formato de Single) ao intalar o captador verifiquei que ele fica encostado na madeira da guitarra, oque não acontecia com o single normal, o escudo deu até uma "leve" levantada, apesar de ele esta pegando na madeira da guitarra, não esta pegando em nenhum fio ou componente.

Minha duvida é... vale apena mandar "cavar" (raspar) um cpouco a madeira para o escudo voltar a posição normal?
Verifiquei que o timbre deu até uma encorpada, ganhou um pouco de grave.


O captador é o Stack da Stellfner.

Estarei mandando minha guita a um Luthier esta semana poi irei gravar uma Demo. Aguardo a ajuda de voces.

Abraço!

eeevee
Veterano
# ago/06
· votar


Guilherme Ghelfi
putz, velho, nem sei te ajudar nisso aí não... =\
bom, se não atrapalhou no timbre, e for só estético, aí acho que vai mais do teu gosto se tu prefere raspar ou deixar como tá.

Guilherme Ghelfi
Veterano
# ago/06
· votar


eeevee
Valeu!!!
Abraço!!

mais alguem??

Philipius
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline
A maioria das LP Standards mais nova, vem com essa combinação, então ela é o som padrão das LPs mesmo.
Legal, man!
Então vou buscar essa captação mesmo.

, o push-push, é um tapa para ligar o sistema e outro tapa para desligar, na minha opinião, melhor.
Nunca vi um push-push.
Mas deve ficar melhor mesmo, pois furar a guitarra não está em meus planos, e push-pull vai ficar bizarro. hehehe

Tenta testar uma Gibbo na Teodoro, para ter uma noção deles.
Aqui em Brasília tem umas LPs, vou dar uma olhada.
Já toquei em uma SG, a captação era essa mesmo.
O captador da ponte era um pouco estridente, o do braço era cremoso.
Mas gostei.

Guilherme Ghelfi
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline
Comprei um captador de modelo Stack (Uma bobina sobre a outra em formato de Single) ao intalar o captador verifiquei que ele fica encostado na madeira da guitarra, oque não acontecia com o single normal, o escudo deu até uma "leve" levantada, apesar de ele esta pegando na madeira da guitarra, não esta pegando em nenhum fio ou componente.

Minha duvida é... vale apena mandar "cavar" (raspar) um cpouco a madeira para o escudo voltar a posição normal?
Verifiquei que o timbre deu até uma encorpada, ganhou um pouco de grave.


O captador é o Stack da Stellfner.


Oque tu acha??

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


Guilherme Ghelfi
Acho que o ideal é sim, aumentar a cavidade para acomodar o novo captador.

Qual é a tua guitarra ?

Se ela for feita de compensado, então realmente não recomendo. Mas se for madeira, acho que vale a pena mandar aumentar a cavidade, até para não forçar o escudo, que pode vir a quebrar a depois.

Guilherme Ghelfi
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline
Qual é a tua guitarra ?

Area pró II Strato 1.994
A Madeira eu não faço ideia qual seja, não é compensado não... tem um tibre razoavel. Foi escolhida por um amigo que manjava de guita, e ele testou varias deta marca até achar a que eu comprei... é uma boa guita.

Ok...
Vou manda-la a um Luthier ainda esta semana pra regular e peço a avaliação dele tb... meu medo é o timbre mudar... pq ta com uma grave maneiro agora... nada de estrondoso mas um grave legal.

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


andre735
Nunca tive a oportunidade de testar esse captador, peço desculpas por isso.

diwillo
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline

Cara...li la no começo oq vc falou sobre o Fred e o Paf Pro...mas keria uma opinião pessoal (ja q caps nao tem como testar)...c axa q fica mais legal Fred + Paf Pro ou Paf Pro + Paf Pro??

O Paf Pr eh meio vintage pelo q vc disse neh...sera q o fred c sai melhor na ponte pra c tocar coisas mais modernas?
abraço

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


diwillo
Eu pessoalmente, prefiro FRED + Paf Pro.
O FRED na ponte te dá mais versatilidade, para tocar, apesar de também não ter saida (ganho) alto, ele é mais forte que o Paf Pro, o que dá uma diferença legal no timbre.

O Paf Pro na ponte, é bem legal, mas gosto mais do Paf Pro na ponte, combinado com singles no braço.
Questão de gosto claro, afinal o próprio Vai usou PafPro+PafPro.

Mas para a ponte, e com o PafPro no braço, prefiro o Fred.

diwillo
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline

O Gilbert tbm usa paf pro+paf pro
Mas axo q vo com FRED na ponte mesmo...axo q caps iguais restringe um poco a guita...
Valeu
abraço!

joao 5murf
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline
cara, tu axa q se eu botar uns caps spirit ativo numa les paul ia descaracterizar o som gordo e proprio dela, ou ela ia continuar com o som de les paul, mas com mais ganho. e se eu kisesse manda um blues ou som limpo com esses caps, será q fika bom? dizem q esses caps se assemelham aos EMGs. quem souber tambem me responda, valeu

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


joao 5murf
Cara, esses captadores não são indicados para blues e sons limpos. Dá para tirar uns sons limpos com eles, mas não é aquele som tipico de blues, entende ?

Eles tem um som mais puxado para o rock, e metal. Com médios mais vocais e agudos presentes.

Se tu procurar maiores informações sobre os EMGs tu vais ver do que eu estou falando.

Mas dá para tocar vários sons com eles. O Zakk Wylde tocava numa banda de southern rock com eles (Pride & Glory).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas