Tom Acorde Tom Escala!!! ò.ó

    Autor Mensagem
    be yourself
    Veterano
    # mar/06


    1- Galera eu usei a busca e mesmo assim não entedi direito porque tem as vezes nas músicas Tom = C (Ou qualquer outro tom)

    2- Eu tava pesquisando e também não achei nada...Eu vejo nego falando Ahh a Pentatônica esta em Dm...Como que faço para saber essa parada de tom na escala?Como isso funciona?

    Por favor me ajudem :(
    Abraços

    LeandroP
    Moderador
    # mar/06
    · votar


    be yourself

    Estude harmonia.

    Veja no "tópicos essênciais de guitarra" os tópicos de "harmonização e campo harmônico" e "glossário de acordes". Dê uma lida.

    be yourself
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Pow..Uma parada que eu vi aqui mexendo no Guitar Pro

    É que se eu quero descobrir em que tonalidade a escala tá...Eu pego tipo as notas dela

    Exemplo a Penta

    C D E G A

    Dae pega o ultimo que é o "A" e harmoniza ele..Vai dar Am e então vai dar o tom...O.o Testei isso com outros e funfou

    Porque funcionou..alguem sabe explicar?

    LeandroP
    Moderador
    # mar/06
    · votar


    be yourself

    Porque tem as mesmas notas de uma penta de Am, só que começando pelo C.

    C D E G A --> penta de C maior

    A C D E G --> penta de Am

    be yourself
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: be yourself
    · votar


    LeandroPanucci

    Então a penta de C maior é a mesma coisa que Penta Am???

    LeandroP
    Moderador
    # mar/06
    · votar


    be yourself

    Não. Uma começa com uma nota e a outra começa com outra nota. Mas você pode afirmar que as duas pentas tem notas em comum.

    Percival
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    be yourself

    Não, são escalas diferentes... só possuem as mesmas notas

    be yourself
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Cada vez mais me confundo :S
    shit!
    ..

    LeandroP
    Moderador
    # mar/06
    · votar


    be yourself

    Não precisa se confundir, é simples.

    É pra ficar contente!

    Veja, se uma escala tem as notas: C, D, E, F, G, A, B, usando as mesmas notas da escala, você terá mais 6 novas escalas.

    Veja começando pelo D, é a mesma escala de C? Não!

    D, E, F, G, A, B, C, D

    Tem as mesmas notas, mas esta já não é mais uma escala maior como a de Dó, e sim uma Escala de Ré menor.

    Portanto são escalas diferentes, não acha??

    O mesmo acontece com a pentatônica. Só que ela gera apenas 5 escalas diferentes, porque contém só 5 notas e não 7 notas como a escala de C maior que eu usei de exemplo.

    Pense pelo lado bom. Não é confuso, mas tem que pensar e não precisa obter a resposta na hora, mas insistir, com força!

    Você sacou o que eu quis dizer?

    LeandroP
    Moderador
    # mar/06
    · votar


    be yourself

    Agora, é importante conhecer os intervalos.

    Por que eu afirmei que começando pelo D, vira uma escala menor?

    Por que se você contar quantos tons tem até a 3a (terceira nota) você sabe se é maior ou menor.

    Se tiver 1 tom e meio (avança 3 trastes) é menor.

    Se tiver 2 tons (avança 4 trastes) é maior

    Da nota C pra nota E (que é a terceira nota partindo de C) temos 2 tons --> 3a maior.

    Da nota D pra nota F (que é a terceira nota partindo de D) temos 1,5 tom --> 3a menor.

    be yourself
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    G,A,B,C,D,E,F

    Então podemos afirmar que a escala acima derivada da C...É maior?

    LeandroP
    Moderador
    # mar/06
    · votar


    be yourself

    Sim, exatamente. Escala de G mixolídio.

    De G pra B você tem uma terça maior, o que caracteriza maior. Por outro lado, existem outros intervalos que diferenciam também os modos "maiores". Este em específico, tem um intervalo de 7a menor (5 tons da T pra 7), o que coloca este acorde na categoria dos dominantes.

    Em cima de cada detalhe da escala, dos diferentes intervalos que ela apresenta, que você aplica os conhecimentos de tom e semi tom, ou seja, de intervalos. Por isso eu afirmo que você deve ter esse assunto entendido, pra prosseguir. De certa forma, você pode usar desta ferramenta pra aplicar o que sabe sobre intervalos criando escalas.

    Extrapolation
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    be yourself
    TU DE NOVO!!!!
    kkkk to brincando

    olha só, como o panucci te disse, estudar intervalos vai ser muito util pra tu entenderes acho q todas as perguntas q eu já li q fizestes

    posta teu email ai q eu vo te manda um bagulho q fiz q pode te ajudar (eu acho hehe)

    estude intervalos, depois os modos gregos... sao sete escalas q tem muita coisa pra tu aprender de inicio e te esclarecer duvidas, te criar caminhos novos para estudo e etc
    mesmo q tu nao entenda e essencia da diferença de cada um dos modos vai ser bom pra ti aprender as diferenças quanto estrutura pelo menos

    LeandroP
    Moderador
    # mar/06
    · votar


    vai ser bom pra ti aprender as diferenças quanto estrutura

    Extrapolation

    Na mosca!

    Extrapolation
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    LeandroPanucci
    foi assim q aprendi, e foi sozinho... entao acho q qualquer outra alma consegue tb :)

    ah cara, aproveitando... quando dizemos tonalidade maior, menor... eu tenho usada assim ultimamente: Tom: X Tonalidade: dórico
    por exemplo, posso dizer isso?

    LeandroP
    Moderador
    # mar/06
    · votar


    Extrapolation

    Pode sim. Está sendo ainda mais específico.

    Extrapolation
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    LeandroPanucci
    vo dormir feliz e despreocupado hj entao hehe
    valeu

    LeandroP
    Moderador
    # mar/06
    · votar


    ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tom Acorde Tom Escala!!! ò.ó