por que os jazzistas usam tanto esse acorde?é como acorde de quinta no rock!!

Autor Mensagem
pucci
Veterano
# jul/06


e ai rapazeda toco a algum tempo e tenho boa técnica!!mas não manjo muita da teoria,e isso esta me fazendo uma falta danana!!!tipo formação de acordes por ex. eu pego um acorde de G13!!!e por quê ele é diferente de G6!!6 e 13 não é a mesma coisa?outro exemplo num acorde de C5+/7!!por quê a nota "SI" está dentro desse acorde?não tem nada haver sendo que mi é a terça e sol a quinta!!!e por quê a 7 entra em alguns acordes tipo G13?e se vem por quÊ não vem dizendo G13/7!!!e se a terça é que diz se o acorde é maior ou menor,todos os acordes menores tem que ter a terça é regra?e por que o jazzistas usam tanto o acorde ex.6/9 tipo C6/9 eles sempre usam isso?

Steve Van Halen
Veterano
# jul/06
· votar


Cara, eh mtaa coisa q vc num sabe, tenta faze umas quatro aulas teoricas com um professor....... acredite, o pessoal aq no FCC vai ate dizer inf uteis mas num vai da pra vc aprender sozinho, procura um prof ou um livro de teoria....

alele
Veterano
# jul/06
· votar


sei lá... mas meu palpite é: se eles usam bastante deve ser pq esse acorde dá alguma sonoridade característica do jazz.

king_arthur
Veterano
# jul/06
· votar


cara.. a coisa de acordes como G13, C9, levarem junto uma sétima é pura convencao.. eles sao na verdade G7/13 e C7/9.. se fosse escrever um C9 só com a nona, sem a sétima, seria Cadd9 ... nesse caso é só uma questao de escrita..

128556
Veterano
# jul/06
· votar


como o Steve Van Halen disse, sao tantas coisas, que só com umas aulas teoricas com professor ou lendo alguns livros pra te ajudar

mas se eles usam muito isso, deve ser por causa de uma sonoridade tipica para jazz...

Fernando de almeida
Veterano
# jul/06
· votar


pucci

Brow, o lance de G13 ter a sétima é como seria um "comodismo" que se infiltrou no meio musical.

É mais comodo escrever G13 com a sétima sendo "obrigada" a ser inclusa nesse acorde do que escrever G7/13.

É mais ou menos o mesmo caso dos intervalos de 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª escritos por exemplo assim C2, C3, C4, C5 e C6 e esses intervalos, do jeito que estão escritos são maiores, e 7ª escrita assim C7 é uma 7ª menor. Por usar muito a 7ª menor o comodismo ditou que ela não seria escrita com um "m" ao lado.

Ah esse lance do comodismo é uma modo meu de pensar, não existe literatura comfirmando nada disso (nem justificando, diga-se de passagem).

t_uriel
Veterano
# jul/06 · Editado por: t_uriel
· votar


Cara um resumo muito breve de como funcionam essas nomenclaturas:

Acorde básico.
Um acorde básico é formado pela tônica, terça e quinta. Ou seja uma tríade. São as 3 notas fundamentais de um acorde (posteriormente, nos acordes sus, veremos que a 3a pode ser substituida).
Em acordes básicos, a 3a determina se o acorde é maior ou menor. Se for uma 3b o acorde é menor.

Acordes com sétima.
Bom, os acordes com sétima são marcados com o "7". (ex.: G7). Eles podem ter alterações na sétima utilizada (G7M, G7) dependendo do campo harmônico da música (G7 possui um F, que seria usado ao tocar dentro de um campo harmônico de C maior, G7M possui um F#, que seria usado ao tocar dentro de um campo harmônico de G maior).

Acordes com notas de extensão.
Essas notas "enfeitam" o acorde. São a 2a, 4a, 6a e suas equivalentes uma oitava acima (9a, 11a, 13a). O que determina se uma nota de extensão será "2a" ou "9a" é a presença da sétima do acorde. Se o acorde não tiver sétima vc usará 2a, 4a, 6a (ex.: C4, C6). Se tiver, usará 9a, 11a, 13a e não precisará indicar a presença da sétima (ex.: C9 - possui sétima mas vc não precisa escrever). Isso é convenção.

Acordes "sus".
Acordes sus (ex. Csus, Csus2, Csus4) não possuem terça. Ela é substituida pela 2a ou pela 4a. Isso faz com que o acorde não seja nem maior nem menor. Vc só poderá determinar isso analisando a harmonia da música.

Se no acorde só tiver o nome "Csus" isso implica, por convenção, que a nota que substitui a 3a é a 2a.

Como no tópico anterior, um exemplo: se um acorde C tiver 3a substituida pela 2a mas possuir uma sétima, o acorde será um Csus9.

Acordes com alteração da nota de baixo.
Um C simples tem seu baixo na nota C (no desenho de C ou A, isso fica na 5a corda, 3a casa). Se vc começar o acorde na 6a corda solta, E a nota será um C/E (dó com baixo em mi). Vc altera o baixo do acorde. Porém o detalhe aqui é o seguinte: Vc pode criar estas mudanças de baixo com notas fundamentais do acorde (grosso modo = notas ímpares - 3a, 5a, 7a). Vc poderia então ter C/E, C/G, C/B. Porém se vc colocar a nota de baixo como uma das notas de extensão (as notas pares), vc acaba criando uma inversão, ou seja, altera o acorde inteiro.

Cara.. escrevi na pressa.. se eu lembrar de alguma coisa eu adiciono. Qualquer coisa pergunta!!

Abraços

Kirk_Hammett
Veterano
# jul/06
· votar


pucci
6 e 13 não é a mesma coisa?

Nesse caso em específico eu não sei te explicar, mas no caso da 2ª/9ª e 4ª/11ª

Em um acorde suspenso vc tem uma 2ª, e em outro qualquer essa nota seria uma 9ª
Em um acorde suspenso vc tem uma 4ª, e em outro qualquer essa nota seria uma 11ª

Kirk_Hammett
Veterano
# jul/06
· votar


outro exemplo num acorde de C5+/7!!por quê a nota "SI" está dentro desse acorde?

Por que ela é a sétima oras

Ela está aí pq o infeliz que vez a música queria que o acorde tivesse sétima, sabe se lá pq

Kirk_Hammett
Veterano
# jul/06
· votar


e por quê a 7 entra em alguns acordes tipo G13?e se vem por quÊ não vem dizendo G13/7!!!

Olha ae, talvez seja por isso

Vai ver 13 é quando tem sétima embutida, e 6 quando não tem a sétima

Só uma hipótese.

Kirk_Hammett
Veterano
# jul/06
· votar


e se a terça é que diz se o acorde é maior ou menor,todos os acordes menores tem que ter a terça é regra?

É...acho que sim. boa pergunta.

t_uriel
Veterano
# jul/06
· votar


Kirk_Hammett
Sim.. pra indicar um acorde menor, ele deve possuir uma 3m. Se ele não possuir a terça (ou seja, é um acorde sus), vc precisa analisar a harmonia da música para determinar isso.

Mas olhando APENAS para o acorde, é a terça que determina se ele é maior ou menor.

Jimi Halen Benitz
Veterano
# jul/06
· votar


Acordes com sétima.
Bom, os acordes com sétima são marcados com o "7". (ex.: G7). Eles podem ter alterações na sétima utilizada (G7M, G7) dependendo do campo harmônico da música (G7 possui um F, que seria usado ao tocar dentro de um campo harmônico de C maior, G7M possui um F#, que seria usado ao tocar dentro de um campo harmônico de G maior).

Acordes com notas de extensão.
Essas notas "enfeitam" o acorde. São a 2a, 4a, 6a e suas equivalentes uma oitava acima (9a, 11a, 13a). O que determina se uma nota de extensão será "2a" ou "9a" é a presença da sétima do acorde. Se o acorde não tiver sétima vc usará 2a, 4a, 6a (ex.: C4, C6). Se tiver, usará 9a, 11a, 13a e não precisará indicar a presença da sétima (ex.: C9 - possui sétima mas vc não precisa escrever). Isso é convenção.


Mas não são só adições no acorde, eles tem funções de tensão.

t_uriel
Veterano
# jul/06 · Editado por: t_uriel
· votar


Jimi Halen Benitz
Então.. na verdade estas funções são uma coisa de harmonia funcional.
Dentro de um campo harmônico, certos graus possuem certas funções.

Por exemplo:
- a tônica e a sexta de um campo possuem função de resolução.
- a quinta e a sétima possuem função de tensão.
- a quarta possui função de afastamento.

Existem uma série de "manhas" e "regrinhas" para estas funções. Mas as extensões não servem apenas para tensão. Servem para uma série de fins. Tensão é uma delas (o bom e velho exemplo da 4# ou blue note). Se vc tocar um C com a 3 (E) e uma 4# (F#) ficará tenso.

Mas sim.. uma das funções realmente é tensão. :)

Enfim, de qquer forma na última mensagem que postei aqui nesse tópico eu estava me referindo principalmente à relação dos nomes dos acordes com as notas que vc coloca neles. E aí, nesse contexto, essas notas realmente chamam "notas de extensão". ;)

[]s

Jimi Halen Benitz
Veterano
# jul/06
· votar


Por exemplo:
- a tônica e a sexta de um campo possuem função de resolução.
- a quinta e a sétima possuem função de tensão.
- a quarta possui função de afastamento.



Sim, claro. Eu simplifiquei demais.

Kirk_Hammett
Veterano
# jul/06
· votar


t_uriel

Então, isso que eu fiquei em dúvida

pq no contexto harmônico da pra saber se ele é de fato um acorde menor ou maior, msm nao tendo terça

t_uriel
Veterano
# jul/06
· votar


Ah tá ehehe..
Foi mal.. tbm sai escrevendo o post sem ler com mais calma o q vc havia escrito! :D

Kirk_Hammett
Veterano
# jul/06
· votar


- a tônica e a sexta de um campo possuem função de resolução.
- a quinta e a sétima possuem função de tensão.
- a quarta possui função de afastamento.


ish, eu nao acredito nessas paradinhas ae nao, nem por alto

só tonica - resoluçao que é óbvio

Kirk_Hammett
Veterano
# jul/06
· votar


t_uriel
Foi mal

Eu sei lá o que vc falou/fez de errado mas ok, ta perdoado!

heauhueaheuaheuahe \m/

Jimi Halen Benitz
Veterano
# jul/06
· votar



Então, isso que eu fiquei em dúvida

pq no contexto harmônico da pra saber se ele é de fato um acorde menor ou maior, msm nao tendo terça


Só os acordes suspensos não tem terça e por isso não são menores nem maiores, os acordes com 9/ 11/ 13 tem terça mas podem não ter 5ª.

Kirk_Hammett
Veterano
# jul/06
· votar


ish, eu nao acredito nessas paradinhas ae nao, nem por alto

se bem que sexta...se tem uma nota que eu nunca explorei bem foi ela =P

as notas que eu mais gosto de usar pra repouso são 7 e 9

Jimi Halen Benitz
Veterano
# jul/06
· votar


- a tônica e a sexta de um campo possuem função de resolução.
- a quinta e a sétima possuem função de tensão.
- a quarta possui função de afastamento.


ish, eu nao acredito nessas paradinhas ae nao, nem por alto

só tonica - resoluçao que é óbvio



É físico, é uma qualidade da onda sonora.

Kirk_Hammett
Veterano
# jul/06
· votar


Acordes suspensos tem uma sonoridade meio sei lá, vazia, acho que é o acorde que mais pede uma resolução imediata

Kirk_Hammett
Veterano
# jul/06
· votar


Jimi Halen Benitz

Mesmo assim, setimas maiores eu sempre encarei mais como repouso que como tensão (em acordes maiores)

Jimi Halen Benitz
Veterano
# jul/06
· votar


Jimi Halen Benitz

Mesmo assim, setimas maiores eu sempre encarei mais como repouso que como tensão (em acordes maiores)



Sim, até porque dentro do campo harmônico maior o primeiro grau é "X(M)"7M. Mas mesmo assim eu acho meio tenso para acabar músicas.

t_uriel
Veterano
# jul/06
· votar


Kirk_Hammett
Hehehe pô valeu pelo perdão mano. Agora sim vou dormir na boa de noite!! :P

Mas então, a sétima pede resolução sim. Se vc pegar uma progressão de acordes (que é a harmonia funcional que até comentamos lá em cima), o 7o grau é diminuto - super tenso! :D

Sobre o lance de saber se um acorde é menor ou maior, qdo não tem terça, analisando pelo campo harmônico é o seguinte:

Imagine que vc está tocando em C maior. Não possui nenhum acidente. Então só podemos tocar C, D, E, F, G, A, B belê?

Então... aí vc tem uma progressão bem simples, assim:

| C | G7 | Dsus2 | Am ||

Aí vc vai fazer um solo em cima dessa base. E vc resolve ainda que vai colocar umas notas que soam dentro da harmonia (no caso, escala de C maior) e usando apenas notas do acorde atual.

então no primeiro compasso ficaria bom:
C, E, G (tônica terça e quinta do acorde de C)

no segundo compasso ficaria bom:
G, B, D

no terceiro, que não é nem maior nem menor vc usaria qual terça??
F ou F#??? Vc não sabe se o acorde é maior (usaria F#) ou menor (usaria F).. então vc analisa pelo campo harmônico.
Em C, que não tem acidentes, não tem F#...
Então vc só poderia usar F...
ou seja: vc encara como um Dm (D, F, A)

Mas entenda.. o acorde continua sendo neutro (Não é maior nem menor), mas dentro da harmonia da música vc poderia aplicar notas de um acorde menor nele para fazer um solo ou arranjo, ou linha de vocal ou sei lá oq.

Jimi Halen Benitz
humm... não podem ter 5a?? Pq vc diz isso?

Jimi Halen Benitz
Veterano
# jul/06
· votar


humm... não podem ter 5a?? Pq vc diz isso?

mas "podem não ter" 5ª, e não "não podem ter".

t_uriel
Veterano
# jul/06
· votar


Ahahaahahaha!!!!
Beleza beleza!!! Foi mal de novo!!! :P
Agora parei... vou ler direito!

HE HE HE

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


6 e 13 não é a mesma coisa?

Nesse caso em específico eu não sei te explicar


A diferença aí está na questão do intervalo simples e do intervalo composto.

A 6a está na mesma oitava que a tônica, enquanto que a 13a está uma oitava acima. Sendo mais aguda, ela ficaria na primeira voz. Isso, via de regra, é feito para acompanhar a melodia, ou seja, utiliza-se uma nota do acompanhamento melódico para enriquecer o acorde.

Essas notas assim (9a, 13a, 11a, etc...) costumam entrar no lugar de outra. A 13a, como é "praticamente" a mesma coisa da 6a, entra no lugar da 5a, por isso, ela costuma ser suprimida.

Quando toco jazz, o que eu costumo fazer é enriquecer os acordes com essas notas adicionais, e geralmente escolho as que ficam mais fáceis de utilizar.

Por exemplo, quando a tônica está na corda lá (C, D, E...), incluo a nona (está fácil, logo ali na corda B, bem abaixo da sétima).
Quando a tônica está na corda mi (F, G, A, B...), incluo a 13a, que fica próxima da 3a, na corda si (daí o acorde fica aberto - T-VII-III-XIII).

Vale lembrar que essas notas assim (9a, 11a, 13a) ficam legais tbm no acorde alterado.

Por exemplo, o acorde dominante de um campo harmônico menor, fica bem mais legal assim: V7b9. Porque está mantendo o trítono (intervalo de 3 tons entre a 3a maior e a 7a menor) e inclui a nona, mantendo esta dentro da escala (a nona maior estaria fora da escala).

Pense, por exemplo, no campo harmônico de Cm. O acorde dominante seria o Gm7. Porém, para manter o trítono, utilizamos G7 (daí, teríamos que utilizar a escala menor harmônica, onde o B é natural - na armadura de clave ele é "bemolizado"). Inclui aí a 9a, que seria o A (nona maior de G), porém, o A estaria conflitando com o Ab da escala, então, ao invés da 9a maior, colocamos a 9a menor).

Pode ter certeza, essas "coisinhas" irão enriquecer muito o seu vocabulário harmônico.

sebber
Veterano
# jul/15
· votar


Para não criar outro tópico usarei este.

RESUMO

Quais acordes soam bem antes e/ou depois deste?
Qual é o nome deste acorde? D7/9-?

e---------
B----4----
G----5----
D----4----
A----5----
E---------


Agora a descrição completa

Já toco a uns 15 anos, mas só agora conheci esse shape acima, que para mim tem uma sonoridade bem sabma, jazz, um acorde de passagem bacana, independente da região do braço em que é tocado.

O que eu quero dizer com acorde de passagem é que ele meio que é uma resposta a outro, ou que prepara para o próximo, que cria uma tensão. Não tenho estudo formal, então por isso não sei me expressar corretamente.

Sei que música não tem regras ou limites, etc. e etc., porém deve ter alguns padrões, umas manhas, e eu queria saber quais são os acordes que "casam" bem antes e depois deste. Exemplo: não é um maior natural, pelo menos para mim não ficou legal.

Então, são dicas nesse sentido que busco aqui. Obrigado. Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a por que os jazzistas usam tanto esse acorde?é como acorde de quinta no rock!!