Dúvida sobre improvisação

    Autor Mensagem
    VitorMurray
    Veterano
    # fev/06


    Agora eu estou entrando em uma área um pouco mais avançada da música e estou com uma grande dúvida: por exemplo, se eu estou tocando o acorde de Dó Maior (T, 3ª, 5ª), eu uso a escala de dó maior. Se eu fizer uma alteração em um grau desse acorde, por exemplo colocar uma sétima menor fazendo um C7m, eu teria que alterar no mesmo grau na escala, ou seja, tornar a sétima maior uma sétima menor? Ou a escala permanece inalterada? Me desculpem, pode haver um tópico que esclareça minha dúvida, mas eu não sabia que termo colocar na busca. Se já houver um tópico por favor me indique.

    VitorMurray
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    acho q o título não foi mto chamativo... ou eu to querendo uma resposta rápida demais?? sei lah é que eu tô meio ansioso pra aprender isso...

    Mat Boogie
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    fala vitor...

    olha so cara, qualquer intervalo que vc mudar no acorde, vai mudar a escala tbm com certeza...existem nomes e regras q expliquem isso...no caso q vc deu, vc tinha um C jonio, e modificou ele pra C mixolidio....

    sempre lembra q cada minima alteração, vai mudar a estrutura inteira da musica, eh como o principio do efeito borboleta...

    eu sou professor de musica, e estou pensando e expandir um pouco o conhecimento das pessoas, se vc se interessar em aprender musica mesmo, se dedicar com afinco e gostar mesmo de harmonia, deixa seu msn aki, pra q a gente possa se falar melhor, e posso lhe ensinar musica de verdade, e naum esses exercicios sem pe nem cabeça q as pessoas espalham por ae!!!!

    abraço

    flanatico
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Mat Boogie

    Aê kra, me add lá q eu tenho algumas dúvidas sobre utilização de modos e outras coisas mais: rubensrudio@hotmail.com

    Vlw kra,

    Obrigado.

    VitorMurray
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    vlw mesmo Mat Boogie.... pô kra to querendo mesmo aprender música pra valer meu msn:

    vitorsmlima@hotmail.com

    Rachmaninoff
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Nós, que queremos fazer música com a guitarra, somos minoria por aqui.
    A molecada só quer tocar o maior número de notas no menor espaço de tempo.

    VitorMurray
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    pd crer rachmanioff

    Luckas_Guitar
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Luckas_Guitar
    · votar


    Vão vê, C E G A#(C7m), acrescenta F, D, A, viu caiu na escala menor de ré, vc pode improvisar nela enfatizando as notas do acorde, se quiser gerar tensão mete o B no solo pro c ver!

    VitorMurray
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    me desculpem se eu estiver errado, mas o Mat Boogie disse que C7m é um dó mixolídio, mas o modo que abaixa a sétima em um tom (fazendo sétima menor) não é o lídio?

    VitorMurray
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: VitorMurray
    · votar


    não desculpe, jah vi q eh o mixolídio malz, confundi legal.....

    VitorMurray
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    bom, já que eu não posso fazer outro tópico hoje, vou usar esse mesmo pra perguntar outra coisa: várias vezes eu já vi uma armadura de clave feita com bemóis ao invés de sustenidos. Como ela funciona? pra que serve em relação a armadura convencional??

    ki_suco
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    mixolídio = tudo maior, só 7m... C D E F G A Bb

    emiliomiguel
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    VitorMurray


    esse negocio da clave com bemóis é assim, por exemplo, uma clave sem sustenidos está no tom dó maior, com um sustenido, está no tom de sol maior. com bemol é a mesma coisa, com um bemol, está no tom de fá, quando tem todas as notas com bemol, entao o tom é dó bemol(isso pq já tem um si na escala, e nao pode ter dois nomes, "sibemol" e "si", entao o nome q se dá é dó bemol

    vale ressaltar q para vc ver o tom de uma musica olhando a clave, vc só precisa ver o número de acidentes(bemóis ou sustenidos) q tem nela, só a escala de fá sustenido tem 6 sustenidos por exemplo, fica mais fácil...

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    VitorMurray

    Procure saber sobre o "círculo das quartas e quintas" pra entender como funciona.

    Escrevi a respeito neste tópico.

    RaFaEl69
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Mat Boogie
    aew cara ajuda eu tbm hehehe
    msn:rafaelferreira_89@hotmail.com

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre improvisação