Tune o Matic com tarrachas com trava!!

    Autor Mensagem
    Jafet
    Veterano
    # dez/05


    Colocar tarrachas com trava em uma guitarra com ponte Tune O Matic é perda de dinheiro ???

    lula_molusco
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Não...guitarras com tune-o-matic também desafinam...

    Jafet
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    lula_molusco

    Ok, mas ela só desafina com bends certo, já que não tem alavanca, supondo que a guitarra ta bem ajustada, um conjunto de tarrachas Gotoh sem trava não segura bem a afinação com bends fortes???!!

    maadc
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Minhas guitarras com tuneomatic têm tarrachas com trava e não desafinam.

    Jafet
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    maadc

    Isso eu não tenho dúvida!! Minha dúvida é se sem trava ela desafina com facilidade, pois acho que uma guitarra com ponte fixa e tarrachas gotoh da simples deveria segurar a afinação muito bem, sem precisar de trava!

    Deji
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Jafet
    Isso eu não tenho dúvida!! Minha dúvida é se sem trava ela desafina com facilidade, pois acho que uma guitarra com ponte fixa e tarrachas gotoh da simples deveria segurar a afinação muito bem, sem precisar de trava!

    Depende do encordoamento tb... a,11 é triste pra tarracha sem trava segurar,,,

    Gambá do Rock
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Jafet

    Eu tenho uma com tuneno matic TP-6 (microafinação) e tarrachas com trava. Tem que ver o sustain da mardita... hehe

    e não desafina nem pela porra!

    felipepossidonio
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    eu tenho uma tune o' matic da epiphone e tarraxas da grover (a guitarra é uma epiphone standard plus top). colocar uma trava seria perda de dinheiro?

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    felipepossidonio
    Não está satisfeito com as tarraxas? acha que ela está desafinando muito? eu não vejo muito essa necessidade.

    felipepossidonio
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    E agudo B e G tão desafinando muito com os bendings

    prog_jam
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Pra mim eh chover no molhado... se tuas tarrachas nao estao segurando mais, veja os seguintes fatores:

    1) Quantas milhoes de voltas com a corda voce deu?
    Nao de muitas voltas. Sugestao eh de no maximo 3 ou 4 sendo quatro pras cordas mais fininhas (a 1 e a 2)

    2) Sua tarracha eh de qualidade?
    Se for: Luthier. Pode ser soh questao de aperto.
    Se nao: troque por uma que seja.

    3) Utilize-se do item de numero 2 para a ponte.

    4) Se as cordas forem novas elas irao desafinar.

    5) Se elas forem muito velhas tambem

    6) Consulte seu luthier de confianca.

    Rod Turtle
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Quantas vezes vou ter que repetir que tarraxa com trava não melhora estabilidade de afinação?

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Rod Turtle

    2! jah falei mto isso por aki
    pessoal nao entende


    maioria do pessoal nao sabe colocar corda direito, dai desafina tudo. Dai qndo bota na com trava, q segura mesmo estando errada a colocaçao, jah pensam q eh 1000 x melhor pra segurar a afinaçao

    gucrispim
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    felipepossidonio
    eu troquei as tarraxas da minha ontem. tenho uma Epi LP recem adquirida, coloquei as tarraxas Planet Waves auto-trim, que eu uso por padrão nas minhas guitarras (tenho mais 2 epiphones com alavanca).

    as tarraxas q vem na Epiphone não sao boas não, são bem mediocres. Recomendo que coloque uma com precisão 18:1 pelo menos. Se quiser colocar sem trava, desde que seja 18:1, de uma boa marca você vai sentir uma grande diferença já.

    A trava das tarraxas não é pra travar a afinação, é pra não precisar dar voltas e voltas e acabar colocando a corda errado ou coisas do tipo.
    A Planet Waves auto-trim é legal porque é 18:1, com trava (tipo Schaller) e ainda corta a corda. Ou seja, é só colocar a corda, travar, e afinar que o excesso de corda é cortado e a afinação fica que é uma beleza.

    felipepossidonio
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    mas eu ouvi mta gente dizendo q as tarraxas GROVER são boas

    john_joao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Quantas vezes vou ter que repetir que tarraxa com trava não melhora estabilidade de afinação?
    num é?
    acho que a maioria das pessoas sequer viu um tarraxa com trava, se virem não vao nem discutir, as travas tem outra finalidade.

    as tarraxas q vem na Epiphone não sao boas não, são bem mediocres

    hum ... tenho que discordar minha Epipoca veio com grovers e nunca tive uma única dor de cabeça com afinação o Bandaid que é daqui no fórum já tocou na guitarra em questão e pode comprovar, as grovers que vem nas epiphones sao boas sim, creio que nao é o seu caso, mas muita gente nao sabe dar manutencao básica no instrumento e deixam de apertar as tarraxas, lubrificar a a pestana, enfim, coisas básicas, mas que se não feitas não garatem estabilidade nem nas melhores tarraxas.

    abraço

    gucrispim
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    john_joao
    só. ah cara... pra mim elas são mediocres haha, tarraxa boa eh que não solta afinação e as grover soltam, se meter a mão em show não adianta cobrar dessas grover pq elas não dão segurança.

    a precisão delas é baixa alem de tudo. pra eu tocar na noite, meter a mão nas cordas e elas segurarem eu axo que não rola, por isso na minha visão vale a pena trocar as tarraxas.

    felipepossidonio
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    eram as cordas msm, eu troquei elas e quase ñ desafina mais. o pouco q desafinam é pq as cordas são novas

    Forneria
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    O Jacques Molina, em uma edição da Guitar Player, falou que o desempenho de uma ótima tarracha é superior a uma com trava em pontes Tune-o-Matic.

    Socomegaton
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Engraçado, não é querer criticar nem nada, mas eu mesmo dou várias voltas de corda na tarraxa e nunca tenho problemas de afinação.

    De qualquer maneira faz sentido que, no quesito afinação, menos voltas seja melhor.
    Eu só dou várias voltas porque acho que a tensão das cordas "castigam" menos as tarraxas quando a corda fica mais perto daquela rosca da base, onde o eixo da tarraxa se apóia, e isso se consegue dando mais voltas de corda.
    E como isso não afeta a afinação no meu caso, eu faço assim.

    Putz... será que expliquei direito? hehehe

    gucrispim
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Forneria
    besteira.

    Manubio
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Eu tenho agora duas Epiphones. Uma Zakk Wylde e uma Standard.
    Na Standard a afinação está dificil, basta 5 minutos tocando e já era, tenho q afinar de novo, a Zakk, que chegou ontem, só afinei 2 vezes, a primeira, e mais uma, e pronto.
    Sendo que, acredito eu, são as mesmas tarrachas GROVER, então tem muitas outras coisas envolvidas, manutenção (não tive como levar a Standard pra ver as tarrachas num luthier), o nut, que o da Zakk Wylde parece ser melhor, e muitas outras cosias.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tune o Matic com tarrachas com trava!!