Qual a diferença entre as pontes Tune-o Matic, Adjusto Matic e Adusto Matic?

    Autor Mensagem
    Kaah_lol
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Kaah_lol


    Fala galera do FCC! Estive pesquisando uma ponte pra minha guitarra (Squier Jaguar Vintage Modified. Aqui uma foto da minha Squier, que é a mesma, só que tem capa nos captadores) e sou muito ligado nas pontes modelo Tune-o Matic. Curto demais ponte fixa e tal. Quero deixar a minha tipo essa Fender Jazzmaster do Taylor York (guitarrista do Paramore)..
    Só que meu luthier falou que pontes Tune-o Matic são meio ruins para guitarras com corpo reto (como a minha), mas ele falou que dá pra fazer isso. Daí fui pesquisar sobre isso. Vi que tem muitas Fender's (como a Jaguar Blacktop e a Telecaster Thinline Jim Adkins signature) que são com corpo reto e tem ponte estilo Les Paul. Mas o nome é diferente. Tipo, nas Fender's são Adusto Matic (só as Jazzmaster's) e Adjusto-Matic. E nas Gibson's são só Tune-o Matic. E elas são iguais, visualmente falando.
    Quero saber: qual a diferença entre as pontes? Se é que tem diferença k..
    Posso usar uma Tune-o Matic (já que n acho Adjusto-Matic pra vender) Na minha Squier?
    Agradeço desde já ^^

    Kaah_lol
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    up

    blackcorvo
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Pelo que posso ver, essa adjust-o-matic é a mesma coisa que a tune-o-matic, mas a Fender usou outro nome parecido por conta de direitos autorais da Gibson sobre o nome do produto.

    TmsP
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Pelo que posso ver, essa adjust-o-matic é a mesma coisa que a tune-o-matic, mas a Fender usou outro nome parecido por conta de direitos autorais da Gibson sobre o nome do produto.

    É basicamente o que o blackcorvo respondeu.

    Ao contrário de outras marcas que preferem colocar ponte "estilo tune-o-matic" a Fender resolveu nomear a dela. Li em um forúm, que um cara comparou a tune-o-matic da guitarra dele com a adjust-o-matic da guitarra de um amigo e pelo que ele viu são praticamente iguais.

    Quanto a usar a TOM, provavelmente vai precisar ajustar algo por que, como você mesmo disse, o corpo é reto. Pode dar dor de cabeça em relação a altura das cordas... Mas eu não tenho certeza... seria bom você conversar novamente com seu luthier sobre isso, pra ele esclarecer o que pode acontecer e o que é necessário ser feito. Espero ter ajudado.

    Aproveitando o tópico, queria saber se você gostou da guitarra. O que você achou dos caps que vem nela? Eu sou viciada no Paramore e adoro as Jazzmasters Custom do Taylor, quero muito comprar essa Squier e, provavelmente com o tempo, pintar ela de branco e colocar marcação em barras no braço. Acha que precisa de alguma troca? Tipo, trocar as tarrachas, os caps, algo?

    Kaah_lol
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    TmsP

    Então.. Meu luthier falou que ia ter que colocar uma barrinha de ferro entre o braço e o corpo da guita pra dar uma elevada no braço.. Ele falou que é o de menos.,.

    Tb sou outro viciado em Paramore kk

    Enfim.. Ele tem uma Jazzmaster (a da foto que coloquei ali em cima) e uma Jaguar (a branca). A diferença nas guitas é mínima, olhando para as duas. Mas pequena diferença é a posição dos botões tom e volume. Na jazzmaster é mais em cima, na Jaguar é mais em baixo..
    Enfim. Eu amei a guita. Muuito boa mesmo. Tem um som incrível! Toco um cover do Paramore numa boa com ela. Ela vem com captadores Duncan Designed (espécie de 'Seymour Duncan' mais barato). Pelo que sei e vi no site da Fender, o captador da ponte é baseado no Seymour JB e do braço é baseado no Jazz Model. Eu achei esses captadores incríveis.
    Com relação aos captadores, o set de captadores que o Taylor York usa é: Seymour Duncan Alnico II Pro na ponte e Seymour Duncan Phat Cat no braço. A guita dele tem aquele contorno cor de creme no braço. N sei o nome daquilo kk
    Acho que se comprar a Squier Jaguar, mandar pintar de branco e trocar captadores, com a marcação em blocos no braço é uma boa. Mas se for pensar, por cima, daria 1500 reais da guitarra (pelo menos eu paguei isso kk), + a pintura, captadores e a customização do braço, daria uns 2.700 em cima da guitarra. Seria bom pensar em mandar fazer uma guitarra em um luthier (de qualidade e confiança). Dependendo da madeira (se for usar madeira Marupá para o corpo, madeira usada nas guitarras N Zagganin), e Maple no braço, com marcação em rosewood, dá uns 2.500..

    Desculpa pelo texto longo kk
    Abraços!

    Kaah_lol
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    blackcorvo

    Pensei nisso tb. Acho que vou tentar conversar com o luthier sobre essas coisas e colocar uma ponte dessas na guita.
    Abraços!

    TmsP
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Kaah_lol

    Eu não tenho preguiça de ler não, então não se desculpe pelo texto longo haha o lance é se informar mesmo :D

    A guita dele tem aquele contorno cor de creme no braço. N sei o nome daquilo kk
    Hahaha vc ta falando do binding que ele tem no braço, certo? Eu não sei o nome em português...

    Po, quando eu perguntei da guitarra, foi mais pra saber da sua, se você fez alguma modificação ou pretende fazer alguma além da troca da ponte.
    Tipo você falou da do Taylor e eu sou um pouco viciada demais então eu tenho meio que informação de quase todas as guitarras dele, eu gosto muito da Fender em geral. Então é meio que assim ele tem duas "Jazzmasters" Custom da Fender a da foto e a Olympic White uma Jaguar Blacktop HH Preta de Monster e Duas Jazzmasters normais nas mesmas cores das Custom... XD

    Mas efim como eu disse, queria saber mais sobre essa Jaguar da Squier. Eu tava com uma dúvida. No site da Squier eu só lembro de ver caps sem capa, vc continua com os caps antigos mas colocou o cover neles? Ou trocou eles?

    Valeu ai, abraços!

    Kaah_lol
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    TmsP

    Sério que é uma Jazzmaster? Tipo, as especificações (localização dos botões 'volume' e 'tom' e o braço com 22 casas ao invés de 21 como as Jazzmaster's) são de Jaguar.. o: k
    Ele tb tem uma Fender Starcaster (semi-sólida), linda demais e uma Fender Telecaster Thinline '72, que vem com os mesmos captadores da Jazzmaster Custom dele..
    Tem um vídeo que a Fender fez com o Taylor falando de suas guitas.. Curto mt esse vídeo..

    A minha guita, por enquanto, tem só as capas no captador. Tipo, elas vem sem capa. Eu coloquei as capas pq todo mundo confundia aqueles captadores 'zebra' com dois singles. Daí coloquei a capa neles e vou trocar a ponte, sem dizer que quero contornar o braço da minha com o Binding (isso mesmo, havia esquecido e vc lembrou kk).
    Mas o som da minha é bom demais, com os captadores originais dela. Eu ia colocar outro captador na ponte, mas vou deixar pra mais tarde. Ela tem aquele som agudo (estilo as guitas do taylor), com a madeira (Basswood) que dá uns graves legais pra guita. Em questão de som, é incrível com os captadores originais. Tenho uns vídeos tocando guitarra na minha banda, se quiser, posto ele aqui pra vc ver..
    Os eletrônicos ainda são os originais (captadores, 2 volumes, 2 tons), mas futuramente, quero deixar só um tom e um volume. Acho que isso de 2 tons e 2 volumes (e a ponte horrível que criaram pra essa guita, acho que é baseada nas antigas Fender's Toronado, que tinham uma ponte parecida com essa, só que mais bonita) são os únicos contras que tenho sobre a guitarra. Se trocar essas coisas (o que n deve dar mais que 400 reais, por aí), ela fica perfeita pelo preço gasto!
    To pensando em fazer um Review dela.. Acho que faço essa semana.
    É uma boa guitarra. Eu gastei 1500 nela e n me arrependo (achei até que tava barato pra um som incrível e qualidade Fender)

    To pensando, futuramente, uma Jazzmaster Blacktop HS (paixão por essa guita)

    Abraços!!

    Kaah_lol
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Então galera... Upando e esclarecendo mais uma dúvida: Falei com meu luthier e vou colocar a tune-o matic semana que vem lol
    Mas uma dúvida: To meio sem grana pra comprar uma Gotoh (180 pila numa ponte é pra matar kk) e quero saber se as pontes Condor são boas.. Elas são boas? E as Dolphin? São? Um amigo meu tem uma guita Dolphin SG.. O som é uma porcaria e arrebentava as cordas tudo na ponte. É ruim, né?

    Abraços!

    Will Bejar
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Kaah_lol
    Ah, por isso vc tava perguntando se valia a pena modificar a guita... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Bom, sobre a ponte, eu comprei uma dessas Dolphin baratinha, só que pra strato... até onde sei, ela tá se saindo bem. Mas com certeza a Condor deve ser de mais confiança!!! (Não comprei Condor pq não se acha Condor hardtail, ou "fixa" pra strato).

    Já tive uma Fender Jaguar. E a parte da frente dela é reta, e a ponte era com o mesmo tipo de fixação das tune-o-matic, ou seja, não vai ter problema nenhum em instalar essa ponte aí.

    Essa Squier aí parece ser bem bacana... tava no amor platônico com uma vermelhinha, mas tirei isso da cabeça logo pra não fazer besteira... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

    Abç

    TmsP
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Kaah_lol

    É uma Jazzmaster sim, bem, é o corpo de uma Jazzmaster com pequenas alterações como o Taylor disse no vídeo. Eu fico babando pelas guitarras dele, a Starcaster então...

    Po valeu mesmo, tava na dúvida sobre o som dos captadores que vem, mas pelo que você descreveu é exatamente o que eu quero hahahahaha. Bota o link da sua banda ai! Pode ter certeza que vou conferir seu review se fizer :D

    Obrigada mesmo,
    Abraços!

    Kaah_lol
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    TmsP

    aqui tem um vídeo da minha banda.. To eu ali, tocando com minha guita kk


    Vou fazer um review bem específico dela amanhã! Te aviso se vai sair ou não amanhã ^^

    Qualquer dúvida, posta aí enquanto não tiver feito o review da guita.
    Abraços!

    Will Bejar

    Isso mesmo cara kkkkk
    Tava de olho na vermelhinha tb, mas essa sunburst é incrível. Agora que peguei uma grana que tava faltando, vou poder ajeitar essa ponte. Coloco a foto dela no fórum de customização guitas que fiz...

    Valeu pela ajuda! Abração!

    Kaah_lol
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Galera, upando o tópico, quero falar um bag que vi, esses dias, no site da Gretsch Guitars...
    Eles usam, em algumas guitas, a ponte Adjusto matic, mesmo nome, tudo. Mas só usam aquela parte onde regula (que não sei o nome).
    Isso, provavelmente, não é só o nome das pontes que muda, acho que deve ter algum pequeno detalhe entre as Tune-o e as Adjusto...
    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a diferença entre as pontes Tune-o Matic, Adjusto Matic e Adusto Matic?