Riff igual, plágio ou coincidência?

    Autor Mensagem
    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: Rodrigo Yoshida


    Eu baixei o dvd do deftones pra assistir, e eu tava vendo um vídeo ao vivo da música Root (coincidência?), e de repente eu ouço um riff meio familiar... foi quando consegui lembrar daonde era, o riff quase no final da música é IDENTICO AO DO STUDIO REPORT DO ANDREAS! mew, não acreditei quando vi isso! comparei lado a lado, a palhetada é IDÊNTICA! e detalhe, essa música do deftones foi lançada em 1995... eu não acho que o Andreas tenha copiado, pois ele tem talento pra fazer os seus próprios riffs, mas ele deve ter escutado um dia, e aquilo gravou, foi quando ele resolveu escrever um riff e deu nisso hehe...

    Pra quem quiser comparar:

    Vídeo do Andreas: http://www1.uol.com.br/sepultura/site_videos/SEPULTURA_2005_recording. wmv

    Música do deftones: www.deftones.com
    (clique no cd preto para entrar no site, depois clique em albums, escolha o cd Adrenaline e a música Root pra ouvir, fica mais no final)

    MyNameIsRevolution
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    nenhuma das 2 bandas me interessa

    Lord Derfel Cadarn
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    é influencia nunca plagio, talvez uma homenagem

    Midgard
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    sepultura eh bem melhor

    MyNameIsRevolution
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    prefiro o pelé cantando com a filha dele

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    hahaha tem 4 posts mas acho que ninguém ouviu...



    sepultura eh bem melhor

    isso depende de gosto, pra mim mesmo os dois sendo de estilos diferentes são de qualidade...

    Midgard
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Rodrigo Yoshida

    pois eh eu ateh gosto de daftones hehehe mas sei lah o estilo do sepultura eh mais pra mim :P Mas respeito muito o daftones

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    é influencia nunca plagio, talvez uma homenagem


    então, plágio realmente não é, homenagem, acho difícil, as duas bandas se conhecem mas o certo seria o deftones fazer uma homenagem hehe (aliás, ja fez)...
    ainda acho que ele ouviu o riff, esqueceu, quando lembrou achou que ele tinha feito...

    Midgard
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Rodrigo Yoshida

    sabe quando sai do dvd do sepultura??

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Midgard

    diz o andreas em entrevistas que em dezembro agora, já tem gente com o dvd na mão, mas esse pessoal comprou importado :(
    e tb diz o andreas que o dante vai sair em março...

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/09 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Bom dia!!!

    Vou aproveitar o tópico já aberto, pois apesar de não tratar do assunto inicial, fala sobre a mesma dúvida:
    Estes riffs são parecidos ou é impressão minha?





    Valeu!!!

    GuitarUser
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    uma porrada de brasileiro copia a gringada. fato.


    observe que eu não disse todos. mas você ve muitas musicas famosas aqui que são totalmente 'inspiradas' (pra não dizer cópias) de músicas gringas.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Scuttle Buttin' - SRV
    http://www.youtube.com/watch?v=CuT9Q4VmR4E

    Chicken Pickin' - Loonie Mack
    http://www.4shared.com/file/103480965/7076cf9f/Lonnie_Mack_-_Chicken_P ickin.html

    GuitarDark
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    puts se pensar no tanto de musica que existe, é muito dificil que as vezes uma não pareça com outra, isso quando não são identicas, acho que as vezes os cara copia de safadeza mesmo, mas muitas vezes é inconciente....

    tenho um amigo que se ele falar que fez uma musica, pode pesquisar que alguem já a fez antes uhahua eu tiro mo sarro.... e o pior que é inconciente, as vezes, musicas que ele nem conhece auhhuahuahua

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/09
    · votar


    Não existe plágio hoje em dia. É tudo "homenagem", hehe.

    Oliver666
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Oliver666
    · votar


    haha okay vo editar entao ve se voce entende agora ,


    eu quis dizer q qdo o andreas copia ele esta homenageando porque acham ele o fodao , agora qdo os emo tosco do nxzer copiam eles estao fazendo plagio ! , sei la acho meio tosco julgar essas coisas

    ViniMGS
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Penta_Blues
    É quase igual o.O Meldeus
    Oliver666
    Legenda, por favor

    GuitarHome
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Penta_Blues
    Nesse caso acredito que não tenha sido plagio, e sim mera coincidência! Mas vai saber né hehe, são bem parecidos.

    Dogs2
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Pra mim a maioria não é PLÁGIO na intenção de copiar, mas é que os artistas são muito limitados no vocabulário musical e acabam fazendo algo muito parecido uns com os outros.

    GuitarHome
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Pra mim a maioria não é PLÁGIO na intenção de copiar, mas é que os artistas são muito limitados no vocabulário musical e acabam fazendo algo muito parecido uns com os outros.

    E completando, eu acho que as vezes o guitarrista ou qualquer musico acaba escutando certo riff, frase, melodia e acaba ficando na cabeça, e na hora de compor sai sem querer.

    Dogs2
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    GuitarHome
    também

    two
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Não existe plágio hoje em dia. É tudo "homenagem", hehe.
    MauricioBahia
    Diga isso para o Cold Play e para o Satriani

    Vinicius Capiotti
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Vinicius Capiotti
    · votar


    two

    Lembrando o velho caso, o Cat Stevens disse que o Coldplay "plagiou" Viva la Vida de uma música dele, que se chama Foreigner alguma coisa. Mas ele aparentemente não quis mover nenhuma ação legal.

    Realmente, plágio é algo complicado de se definir. Acho que mesmo os caras do NxZero, com um som de "baixo nível" (sem querer entrar em discussão) naum fariam algo do tipo, intencionalmente. Afinal isso é muito desleal xD

    Agora quando o assunto é homenagem, deve pelo menos se dar crédito ou deixar a fonte explícita...afinal dar desculpa de homenagem depois de tirar proveito como se a obra fosse original...aí não cola.

    ROo
    Veterano
    # mai/09
    · votar







    O gordo plagiando o Blackmore

    ogaitnas
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    nmho nessas bandinhas furrecas em que o produtor manda é plágio sim, pq vendeu bem e vai vender bem novamente.

    Em outros casos dependendo de outros fatores pode até ser que tenha sido sem querer ou pelo "vocabulário musical" limitado de cada músico.

    Vinicius Capiotti
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    ogaitnas

    Eu acho que se os produtores fossem espertos, então, pegariam músicas desconhecidas e antigas pra plagiar, não músicas relativamente populares atuais de artistas em atividade.

    E "em outros" casos o vocabulário musical limitado influencia? Acho que o vocábulario musical dessas bandinhas novas cada vez tá menor, e se isso é uma razão viável pra acontecerem esses plágios inconscientes, acho que é a razão mais provável.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Riff igual, plágio ou coincidência?